terça-feira, 27 de setembro de 2011

Re(li)gata


Depois de ver o Miguel "ressuscitar" David Mourão Ferreira, relembrei um dos seus poemas de que mais gostei, um hino à sensualidade feminina.

"Quando em lugar de feltro é de barro de Outubro
o calor interior das coxas habitadas
Quando a língua é um barco avançando no escuro
de um canal de Corinto entre pardas escarpas
Quando o cheiro do Mar se desdobra em veludo
Quando rompe na boca o mistério das algas
Quando em baixo o teu pé a triturar-me o surdo
Perímetro do sexo encontra a madrugada
Quando mais se aproxima a náutica do culto
Quando mais o altar se mostra navegável
Quando mais eu descubro e restauro e misturo
Na crista litoral de súbito ampliada
o ritual do grito o ritual do cuspo
e vês que ninguém mais merece esta homenagem
é que enfim te possuo é que enfim te reduzo
a uma luva uma esponja uma deusa uma nave"

David Mourão-Ferreira

domingo, 25 de setembro de 2011

15º. Queer Lisboa (balanço final)

Terminou o 15º. Queer Lisboa e o grande e merecido vencedor foi o filme “Rosa Morena”, uma co-produção entre o Brasil e a Dinamarca, realizada por Carlos Oliveira, filme a que eu já tinha dado um especial destaque no post anterior.
Antes de falar no resto do palmarés, quero dar um breve resumo desta segunda parte do festival, na minha perspectiva. Vi mais dois filmes a concurso para o melhor filme, tendo assim assistido a sete dos 10 candidatos. Um inenarrável filme grego, com um nome qualquer e que foi das piores coisas que vi na minha vida (a Grécia está mesmo em crise…), e um muito interessante filme alemão, cujo nome inglês é “The Harvest”, passado numa comunidade agrícola, longe do bulício das grandes cidades e onde se vai desenvolvendo um belo relacionamento entre dois jovens trabalhadores-estudantes.
Fora de competições vi o melhor filme de todo o festival: o peruano “Contracorriente”, que não pôde concorrer ao prémio do melhor filme por ser já de 2009. É um filme soberbo, passado numa pobre comunidade piscatória do Perú, em que aparece um fotógrafo e pintor oriundo da cidade e de outro mundo, o qual se apaixona por um homem casado, em vésperas de ser pai e que, naturalmente, embora nutrindo sentimentos muito intensos entre eles, têm uma visão diferenciada desse mesmo relacionamento; depois do desaparecimento do fotógrafo, ele ( o seu fantasma) continua a “conviver” com o seu amante, até que é descoberto o seu corpo no fundo do mar. O seu amante, contra tudo e contra todos, assume a relação que entre eles existiu, ao fazer-lhe um enterro naquelas paragens, como seria seu desejo. É um drama intenso, mas nunca piegas, que aconselho vivamente a que procurem obter e ver.

Também com muito interesse, nesta secção Panorama, não em concurso, vi dois excelentes filmes: o argentino “Piedras”, onde dois jovens modificam a sua vida depois de assistirem a uma festa e um muito especial “Miss Kicki”, uma co-produção entre a Suécia e Taiwan, com uma envolvente viagem que desnuda o relacionamento entre uma mulher de meia idade e o seu jovem filho.
Nos documentários, assisti apenas a mais um – “Rent Boys”, do conhecido realizador alemão Rosa von Praunheim, sobre a vida dos jovens prostitutos berlinenses, sendo a secção a concurso de que vi menos filmes, quatro em dez.
Vi um filme da secção Queer Art, que desperta muito interesse em muita gente, mas não a mim; o filme visto foi sobre a carreira do realizador Bruce LABruce, um dos ícones dos festivais Queer de Lisboa, e que não é muito o meu género; o filme chamava-se “The Advocate for Fagdom”.
Resta falar das curtas metragens, das quais vi várias com muito interesse: ”Eu não quero voltar sozinho” (Brasil), “Fuckbuddies” (Espanha), “The Game kiss” (Indonésia), “Loop Planes” (EUA), “Plan Cul” (França), “Love 100%C” (Coreia do Sul), “Spring” (Reino Unido) e “Uniformadas” (Espanha).
Concluindo, foi um bom festival, com alguns filmes muito bons (Contracorrientes e Rosa Morena), um filme que não se entende como foi seleccionado – o grego; com um muito apropriado filme de abertura (Uivo) e um, quanto a mim, muito mal escolhido filme de encerramento, muito antigo e muito datado (Taxi Zum Klo).
Tenho pena de não ter assistido a um dos momentos mais importantes do festival, que foi o aparecimento após a projecção do filme “The Life and Death from Celso Júnior”, deste entusiasta pelo cinema gay, de quem me orgulho de ser seu amigo e que pode bem ser apelidado do “pai” do Festival LGBT de Lisboa. A sua apresentação como drag queen, mas com as inseparáveis botas foi um momento único, para quem viu…
A cinematografia latino americana imperou em quantidade e qualidade.
E agora o palmarés:
Melhor filme de ficção.: “Rosa Morena” de Carlos Oliveira.
Melhor actriz: Corinna Harfouch, em “Looking for Simon”
Melhor actor: Roberto Farias, em “Mi ultimo round”
Melhor documentário; “I am” de Sonali Gulati (India) …..(não vi)
Melhor curta metragem, por votação do público: “Não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro (Brasil).


As decisões parecem ser as da maior parte do público, pelo que os júris
estão de parabéns.
Passaram 8000 pessoas pelas sessões do cinema S.Jorge; parabéns à organização.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

15º.Queer Lisboa (1º.Balanço)

O festival vai a meio e é altura para fazer um primeiro balanço.
A sessão de abertura teve um filme à altura, pois tendo este festival como tema a transgressão, poucos filmes poderiam representar esse tema como  "Uivo" (Howl), de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, com James Franco no papel do poeta Allen Ginsberg - este filme estreia quinta feira no circuito comercial; casa cheia, noite muito agradável sob todos os aspectos.
Dos filmes seleccionados para a melhor longa metragem de ficção, vi até agora cinco, e todos eles com motivos de interesse: "Looking for Simon", uma produção franco-germânica sobre um jovem desaparecido que a mãe procura na companhia do seu ex-namorado; o chileno "Mi último round" sobre a vida de um pugilista e do seu jovem amante, passado numa Santiago cinzenta e chuvosa, triste como o filme, mas com interesse pois não entra nos clichés dos filmes gay; o tão esperado "Ausente", um filme argentino, de que gostei francamente sobre a situação entre um aluno e o seu professor de educação física, que vão jogando ao "gato e ao rato" no seu relacionamento (um caso interessante de debater será se a homossexualidade do professor só se manifesta perante a situação causada ou se já havia antecedentes); um filme alemão, ao mesmo tempo divertido e muito sério sobre o problema da mudança de género - "Romeos", e finalmente o filme deste grupo que mais me seduziu: "Rosa Morena", um co-produção entre o Brasil e a Dinamarca, que relata a ida a S.Paulo de um homossexual dinamarquês a fim de comprar um bebé para adoptar, de uma rapariga grávida que se torna um problema difícil. Não é um filme de tema LGBT, mas sim um drama que tem uma personagem gay - é um filme terno e duro, que para mim será um forte candidato a ganhar o festival

Quanto a documentários, vi um muito interessante filme alemão "Silver Girls". sobre a vida de três prostitutas berlinenses e a forma muito natural como encaram a sua profissão mostrando o seu dia a dia e até a sua vida familiar: um  outro filme com interesse, "Mia, a japonese icon", um dos artistas de entretenimento japoneses mais conhecidos; e um filme tailandês, verdadeiramente mau,"The Terrorists".
Vi um filme da secção especial, que gostei bastante, "FIT", sobre uma turma de dança que se torna numa quase terapia para alunos desadaptados no que respeita à sua homossexualidade ou à forma como a vêem.
Ainda antes de falar nas curtas metragens,uma palavra para um longo e chato filme porno americano, que não aguentei até ao fim - "Leave Blank" e outra para um dos melhores momentos do festival: a peça da companhia espanhola "Sudhum Teatro" que se chama "Silenciados", com cinco magníficos intérpretes, e que representam o assassinato de cinco tipos de pessoas, pelo preconceito contra a homossexualidade - um prisioneiro gay num campo de concentração nazi, um activista LGBT, uma transsexual, um católico gay, cheio das contradições entre sexualidade e religião, e um jovem vítima de bullyng.
Uma encenação simples , mas muito conseguida e a inserção de conhecidas músicas muito oportunamente.
Eis um vídeo sobre esta peça

Finalmente, as curtas metragens, das quais poucas vi ainda, tendo gostado muito de uma que já conhecia "Blokes" da Argentina, de uma bastante má, brasileira, "Duelo",;de uma sofrível alemã,"Beardead Man", de uma idiota israelita, "The Wanker"; e de uma estreia do português Luís Assis com o sua interessante "10 Dias (sem bater)".
Guardo para o fim, o momento mais transgressor deste festival: a curta de animação "Judas & Jesus", que é tudo menos um filme gay, mas é verdadeiramente "hard", e que justifica plenamente o aviso para adultos no início do blog. (um aviso - se tiver algum preconceito para algo que atente contra a religião é melhor não ver o vídeo); mas se o vir vai-se rir com certeza...



No final do festival,cá estarei com mais novidades.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

15º Queer Lisboa


Pois é, inicia-se para mim, hoje, a habitual maratona anual de cinema, que desde o seu início, apenas falhei duas vezes, por estar em Belgrado: o ano passado e há quatro anos.
De resto, é sempre um saco cheio de filmes; desde que sai a programação, é uma cuidada preparação do meu programa, para ver o máximo de filmes, possível. Devido ao desdobramento de algumas sessões, consegui o objectivo de ver tudo quanto queria.
Vou ao S.Jorge todos os dias do festival e verei 25 sessões de cinema e uma de teatro - uma estreia no Queer. Como tenho tempo e sou viciado mesmo em filmes de temática gay, será mesmo assim, com bastantes dias a assistir a 4 sessões.
Expectativas? Não muitas...O filme de abertura, hoje- "Howl", "ausente", "Contracorriente" e uma curta "Fuckbuddies".
Decepcionou-me bastante a escolha do filme de encerramento, um filme alemão já antigo, e que sinceramente não gostei, quando o vi.

Por estas razões, vou estar menos presente aqui na blogosfera durante uma semana, e no final do Queer aqui deixarei as minhas impressões.
Espero encontrar alguns de vocês por lá; aqueles que não conheço pessoalmente, e que conhecem a minha cara, aqui do blog, digam-me olá!, hehehe...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Sunset Boulevard"

Supri, ontem, uma das maiores lacunas que havia no meu mundo do cinema!
Vi pela primeira vez uma das obras primas do cinema, o célebre “Sunset Boulevard” (“O Crepúsculo dos Deuses”). É um filme de 1950, realizado por um dos maiores mestres do cinema americano, que nem foi assim tão profícuo, (realizou apenas 27 filmes durante a sua longa carreira), Billy Wilder; curiosamente, pelo menos para mim, os seus grandes êxitos são todos posteriores a este filme.
É um dos raros filmes de Hollywood que fala de Hollywood, da sua vida cinematográfica, das pessoas que protagonizam os filmes e dos outros, os que ficam na sombra. E é um documento importantíssimo para mostrar o que foi a dura realidade, para vários grandes nomes do cinema mudo, a passagem para o sonoro. Por outro lado, e complementarmente, mostra-nos também o drama do envelhecimento das grandes estrelas, com um natural realce para o sexo feminino.



A protagonista, Norma Desmond é uma famosa actriz do cinema mudo, que se isola na sua mansão, depois do aparecimento do som, não acompanhando essa evolução, e ao mesmo tempo vivendo com um subserviente mordomo, que tinha sido um marido rejeitado, e um dos realizadores que a tinha projectado, e que agora tudo faz para lhe criar a ilusão que continua a ser um ídolo.
Esta mulher, com uma demência nítida, encontra, acidentalmente um argumentista em apuros financeiros e daí a um “entendimento” com benefícios para ambos, as coisas evoluem.
Mas o tempo e a realidade são mais importantes que a ilusão e o drama estala.
Glória Swanson, no papel de Norma Desmond é inexcedível (não entendo como o Óscar foi para Judy Holliday foi nesse ano) e tanto William Holden,  como principalmente o fabuloso Erich von Stroheim, têm interpretações fabulosas. O filme foi candidato a 11 óscares, mas apenas ganhou três (argumento, música original – excepcional, e direcção artística).
O aparecimento de várias pessoas célebres, interpretando-se a si próprias, principalmente o célebre realizador Cecil B. deMille, mas também a temida comentadora Hedda Hooper e o famoso Buster Keaton, entre outros, só valoriza o filme. A cena da ida de Norma aos estúdios da Paramount e o seu encontro com deMille é muito boa.
Mas o melhor está reservado para o fim, para o “grand finale”, uma das cenas antológicas da História do Cinema e que aqui deixo em vídeo.



domingo, 11 de setembro de 2011

Um documento emocionante

Tinha pensado não fazer um post dedicado ao décimo aniversário dos acontecimentos verificados nos EUA em 11/9/2001.
No entanto ao ver este vídeo postado por Pedro Sales no "Arrastão", não me contive e quase fora do controle, aqui está o vídeo do Daily Show de Jon Stewart dessa data.
Tocante e extraordinário.

Uma referência e um sorriso

 Eu sei que hoje é uma data que não devemos esquecer, pois nos lembra um acto que veio a mudar em muitas coisas, o mundo: há dez anos, a 11 de Setembro de 2001, uma série de actos terroristas tiveram lugar em diversos pontos dos EUA, com destaque para Nova York. Poderia fazer um post apenas sobre isso, mas, apenas deixo esta referência, pois hoje toda a blogosfera vai falar neste assunto.
Assim, e porque tristezas não pagam dívidas, resolvi falar de algo mais leve e que nada tem a ver com o conteúdo atrás referido.

Vamos pois juntar o útil ao agradável...
http://www.gay-ville.com é um site interessante de uma agência de viagens gay que nos mostra alguns acontecimentos a realizar em diversas cidades e nos dá também a indicação de hotéis baratos em muitos locais.
Dentro da política publicitária desta empresa, foram feitos vários vídeos, todos eles com gente muito bonita e que são bem divertidos.
Seleccionei este que me fez rir, e que espero tenha o mesmo efeito em quem o vir

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Não estamos no Irão, mas...



Isto é inqualificável, porra!


"Um pai entregou, na madrugada de quinta-feira, o filho na esquadra da PSP Valadares, em Vila Nova de Gaia, por ter descoberto a orientação sexual do menor, ao início da noite.

Segundo fonte policial, o progenitor perseguiu o menor, com 15 anos, logo que este lhe pediu autorização para uma saída nocturna com amigos. O pai foi então encontrar o adolescente na discoteca Pride, no Porto, pelas 1.30 horas de quinta-feira.

Reagindo a quente, alegadamente, o homem accionou primeiro várias autoridades, acusando a gestão do espaço - maioritariamente frequentado por jovens homossexuais - de ter permitido a entrada do menor.

Tendo em conta que a PSP pouco mais terá feito que registar a falha de identificação na entrada do espaço, apenas permitido a maiores de 18 anos, pai e filho regressaram então a casa, a Valadares.

Pelas 4.30 horas, o progenitor, engenheiro de profissão, apresentou-se na PSP daquela localidade com o adolescente lavado em lágrimas, para o entregar aos polícias que estavam de serviço.

O JN sabe que o pai se recusou a ficar com o filho em casa, tendo sido accionado o serviço de emergência social para encontrar uma resposta de albergue para o jovem."

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A Lisboa gay que eu conheci


Ainda na sequência da minha postagem sobre o livro “Homossexualidade no Estado Novo”, prometi, na altura, que iria dar o meu testemunho sobre a minha vivência desses tempos, tendo como referência obviamente apenas os últimos anos da ditadura, que eu passei em Lisboa, como estudante universitário, de 1962 a 1972 (ano em que parti para a guerra colonial).
Já deixei uma primeira abordagem, centrada numa figura muito especial da vida homossexual lisboeta desse tempo, a Bernarda, e num célebre local, onde se juntava uma enorme amálgama de personagens, alguns felinnianos e que era a Cervejaria Reymar, na rua das Pretas.
Hoje vou falar, não de pessoas, e muitas seriam as que poderia citar, assumidas, umas mais, outras menos, que pululavam por essa Lisboa tão interessante desses tempos, mas sim de locais, que conheci mais ou menos bem, e que traduziam toda a vida gay lisboeta de então.
Curiosamente, quando vim estudar para cá, para frequentar Económicas, perto de S. Bento, o meu Pai arranjou-me um quarto numa casa de uma Senhora muito bem (daquelas com um nome muito grande) e que para suavizar a questão de ter necessidade de alugar quartos, nos tratava por “sobrinhos”; sucede que essa casa, onde estive os meus primeiros 4 anos lisboetas ficava, e fica, pois ainda lá está, numa das ruas mais conhecidas da vida gay de Lisboa, a Rua de S.Marçal. Não havia ainda nenhum bar ali, mas havia por perto, pois toda a zona cerca do Príncipe Real, foi onde começaram a a abrir alguns dos primeiros bares.
Mas os primeiros bares que conheci, com frequência gay, foram o “Barbarella”, no Bairro Alto e o “Insólito” do actor João d’Ávila. Depois conheci e frequentei com alguma assiduidade o bar gay de Lisboa mais conhecido internacionalmente e que ainda hoje está em funcionamento: o célebre “Bric-a-bar”, na Rua Cecílio de Sousa, ainda propriedade de quem o abriu, o José Filipe Vilhena, que mais tarde o passou a um dos seus preferidos amantes, o belo António; o Zé Filipe acabou por ser anavalhado na sua casa por rapazolas que ele lá levava e naquele bar, originalmente muito bonito, com sofás de veludo e de espelhos dourados, pontuava à porta a célebre Emília, que era peremptória nos seus critérios de admissão…
Depois conheci um outro bar, o “Bar Z” que veio a tornar-se o “Harry’s Bar”, no cimo do Elevador da Glória, e que era um “must”: abria quando os outros fechavam e ali havia de tudo: gente bem, chulos, soldados, artistas, comia-se caldo verde e havia porrada noite sim, noite não. A música que tocava era essencialmente fado, e essencialmente Amália, por predilecção do dono, o famoso Joãozinho Ferro, mais conhecido por “Joaninha”, pois andava quase sempre vestido de mulher.
Outra vertente foi um bar chamado primeiro “Gato Verde” e que depois durante muitos anos se chamou “Memorial” e que foi o primeiro bar onde se concentravam muitas lésbicas; eram famosas as matinés dançantes, ao domingo, também chamadas “Bailes dos Bombeiros”, em que se dançava slow – foi a primeira vez que vi e dancei em público dessa forma, com outro homem. Aí conheci um empregado/porteiro, chamado Armando Teixeira, um tipo porreiro e cheio de iniciativa que resolveu investir num bar próprio, e que eu fui acompanhando desde as obras: ainda é hoje um dos mais conhecidos locais gay de Lisboa – o “Finalmente”, com os seus célebres shows de travesti (A “Dança das Bruxas” da Lídia Barloff esteve em cena três anos e levou àquele bar muita gente heterossexual).
Para a classe mais alta, um bar bastante frequentado era o “Ad-Lib”, perto da Av.da Liberdade e célebres eram também as madrugadas do “Galo”, à entrada do Parque Mayer.
Não falo dos recentes, pois esses são por demais conhecidos.
Mas gostava de referir dois restaurantes com uma grande frequência gay, ambos no Bairro Alto: a “Baiúca”, na rua da Barroca (um beijinho á velha amiga Júlia) e o “Alfaia”, onde uma empregada fabulosa, a Odete era rainha e senhora (ficou rica, segundo consta).
Nos cafés, três referências de peso: A “Brasileira” no Chiado e no Saldanha, o “Monumental” e principalmente o “Monte Carlo”, onde o actor Paulo Renato reunia a sua corte de jovenzinhos.
Duas últimas referências: a primeira para as saunas, a mais conhecida das quais era a “Lys Sauna”, mesmo ao pé da casa do Primeiro Ministro, na Calçada da Estrela, onde muita gente não ia apenas à procura de sexo, mas também de dormir barato, pelo que era também conhecida como a “pensão Lys”. Havia uma outra na Infante Santo e outra, “Catacumbas”, muito kitch, perto da Conde Redondo.
A outra referência é para as zonas de engate, desde o celebérrimo Parque Eduardo VII, até ao Campo Grande, o Cais de Sodré e alguns urinóis célebres como um que havia no Rossio, outro na Praça do Comércio, o do Café Gelo, o do Campo Pequeno e o do Campo das Cebolas.
Enfim, todo um mundo!!!

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terça-feira, 6 de setembro de 2011

Não é defeito, é feitio...

Já os vi de todos os tamanhos, de variadas formas, uns bonitos, outros muito feios, mas há sempre algo diferente; eis quatro exemplos bem especiais
A mentirosa
A indiana
A tímida
E finalmente, a ecológica!

domingo, 4 de setembro de 2011

The Third and The Seventh

Por favor, não se assustem com a duração do vídeo, e vejam-no até ao fim, de preferência em "full screen" e depois vão sentir-se muito bem.
Foi-me enviado pela boa amiga Ana e dedico-o com muita admiração aos muitos amigos que me seguem que gostam e sabem o que é a fotografia, incluindo alguns amigos do Google+, onde, como sempre deixo estas minhas postagens.
Que me perdoem todos os outros, mas quero distinguir três seguidores em especial, que têm blogs dedicados à fotografia, e que eu muito aprecio: o Félix, o Sérgio e o Dylan.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Finalmente...


Acabei de comprar os bilhetes para a minha nova deslocação a Belgrado. Em princípio, seria a vez do Déjan vir cá e agora em Setembro; mas as coisas nem sempre são como nós pensamos e queremos, e assim, pela primeira vez desde que nos encontrámos, estávamos numa indefinição que nos trazia angustiados a ambos. A separação custa menos, muito menos, se temos uma data de reencontro,mesmo que tardia e desta vez, desde que nos separámos, há mais de três meses, não chegávamos a nada conclusivo, devido a circunstâncias que nada se devem à falta de vontade para o fazer, da parte de ambos, antes pelo contrário.
E hoje, tenho tudo acertado e as confirmações dos voos assegurados: a 15 de Outubro voo até Londres e no dia seguinte estou a abraçar o Déjan e lá passarei duas semanas, pois quero estar aqui a tempo de ir passar com a minha Mãe o seu 89º.aniversário.
Sei que é mais um mês e meio, o que perfaz quase cinco meses de separação, mas o que interessa é que hoje posso dizer: é para o mês que vem!
E, se tudo correr como pensamos, o encontro seguinte será menos demorado, pois espero que o Déjan possa estar em Lisboa, logo a seguir ao Natal, isto é, menos de dois meses...
Claro que hoje ambos sorrimos.
See you soon, my love,

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Macacadas


Recebi esta história por email, como todos recebemos tanta coisa. Achei que era da maior pertinência, partilhar convosco. Acredito que efectivamente não há falta de arroz, trigo, milho e petróleo.

Há é uma história que anda a ser mal contada e que, seguramente, vai acabar mal. Infelizmente, vai acabar mal para todos. E mais rápido do que poderemos suspeitar. Leiam e percebam, tal como eu fiz.

"Uma vez, num lugarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por 10,00 Euros cada. Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.

O homem comprou centenas de macacos a 10,00 Euros e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria 20,00 Euros por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.

Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para 25,00 Euros e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça.

O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por 50,00 Euros. Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria o seu assistente cuidando da compra dos macacos.

Na ausência do homem, o assistente disse aos aldeões: Olhem todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender-vos por 35,00 Euros e, quando o homem voltar da cidade, vocês podem vender-lhe por 50,00 Euros cada.

Os aldeões, espertos, pegaram nas suas economias e compraram todos os macacos do assistente. Eles nunca mais viram o homem ou o seu assistente, somente macacos por todos os lados ...

Agora percebemos como funcionam os mercados financeiros."

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Uma frase e uma foto...

Uma frase belíssima
e uma foto de homem muito belo, para desanuviar a segunda feira e o regresso ao trabalho de muita gente

E atenção à música...




sábado, 27 de agosto de 2011

Eu não vou boicotar o semanário "Sol"

É com este título que Helena Araújo diz da sua justiça no blog "Dois dedos de Conversa", acerca das polémicas e infelizes considerações do director do semanário "Sol", sobre o caso do divórcio de um casal do mesmo sexo e já amplamente divulgado.
Aqui vai o texto de HA:
"Recebi no facebook um convite para boicotar o semanário Sol devido a este texto de António José Saraiva.
Não o vou fazer, por duas razões:
- nunca comprei o semanário Sol, pelo que dizer agora que o vou boicotar era uma grande piada para a
 insider que há em mim;
- a liberdade de expressão existe para promover o debate de ideias - e é o debate que nos faz avançar.

Ora então, por partes:

1. À data em que este artigo de opinião foi escrito, o casamento de pessoas do mesmo sexo já era permitido na Holanda há dez anos, na Bélgica há oito, em Massachusetts (EUA) há sete, na Espanha e no Canadá há seis. Nos últimos cinco anos, muitos outros estados se juntaram a essa lista. Em Portugal, a respectiva lei foi aprovada há mais de um ano - e após um intenso debate.
 

Ou seja: hoje em dia, qualquer pessoa minimamente informada que leia sobre um casal em que ambos os cônjuges têm nomes masculinos, não precisa de ler segunda vez para verificar se leu bem. Pode concluir logo à primeira leitura que se trata de um casal de pessoas do mesmo sexo.
 


2.
 "Separado? Mas os gays, que travaram uma luta tão grande, tão longa e tão dura para poderem casar-se, separam-se afinal com a mesma facilidade dos outros casais? Não seria normal que, pelo menos nos primeiros tempos de vigência da nova lei, procurassem ser exemplares, até para provarem aos opositores que as suas convicções eram fortes e sua luta era justa?"

Sim, os gays separam-se afinal
 com a mesma facilidade dos outros casais. O que está em causa é a igualdade: o direito de casar, e o direito de se separar com a mesma facilidade dos outros casais.
(nesta frase, gosto especialmente da palavra "facilidade" - não fazia ideia que os casais heterossexuais se separavam com facilidade, o que pressupõe uma certa leviandade na decisão de casar - e eu a pensar que os heterossexuais levavam essa instituição muito a sério!)

E não, não seria normal que,
 pelo menos nos primeiros tempos de vigência da nova lei, procurassem ser exemplares. Um casamento não é uma bandeira, é um acto fundado no amor. Se a relação não funciona e não se lhe vê futuro, o mais normal é que se desfaça o casamento: por respeito a si próprio, ao outro membro do casal e até à própria instituição.
Surpreende-me que alguém sequer imagine que se possa prolongar o vínculo do casamento por motivos exteriores à relação, mascarando e pervertendo a sua verdade.


3.
 "Acresce que um dos membros do ‘casal’, Jorge Nuno de Sá, na altura deputado, pessoa com alguma notoriedade social, ao assumir o risco de tornar pública a sua homossexualidade e o seu amor por um homem, parecia querer dizer a todos que a decisão de se casar fora devidamente amadurecida. Ora, depois disso, qual o sentido de se separar ao fim de meia dúzia de meses?"

Acontece nas melhores famílias. Alguém precisa de exemplos?
 


4.
 "Mas a leitura de mais pormenores sobre o ‘casal’ ajuda a lançar alguma luz sobre a história. O ainda marido (ou mulher?) de Nuno de Sá é um massagista de nacionalidade venezuelana, de nome Carlos Eduardo Yanez Marcano (e não Maceno como dizia o DN), com menos 10 anos do que ele. Perante este bilhete de identidade, compreendem-se melhor as zangas, as agressões – e finalmente a lavagem de roupa suja na praça pública."

Depois do conselho às raparigas portuguesas para pensarem duas vezes antes de casar com muçulmanos, vem o conselho aos rapazes portugueses para que pensem duas vezes antes de casar com estrangeiros 10 anos mais novos e com profissões mal remuneradas. Atentem no aviso que vos é feito: podem meter-se num monte de sarilhos!
Caramba, está cada vez mais difícil escolher a pessoa certa e infalível para casar.
Agora, a sério: não caia na tentação de generalizar, José António Saraiva. Não venha com insinuações sobre os sul-americanos de baixos rendimentos que são mais novos que o parceiro. Olhe que o Ben Kingsley pode não achar muita graça.
 


5. Que nome dar a um dos elementos de um casal de homens: marido ou mulher? É uma questão complicada, reconheço, porque nos habituámos a dizer casamento-marido-mulher, e agora é preciso construir novos troços nas auto-estradas dos neurónios. Boas notícias para todos: consta que essas obras nas auto-estradas cerebrais são um óptimo exercício para prevenir o Alzheimer.
Quanto ao mais, esclareça-se que um marido é um cônjuge do sexo masculino. Não há que hesitar.
 
Porquê chamar-lhe mulher? Um homem não é uma mulher (sim, eu sei: foi a lapalissade do dia). Pese embora a polissemia do termo "mulher", parece-me que dizer que um homem é a mulher de outro comporta o seu quê de chacota e humilhação premeditadas, atitudes que convinha evitar nos discursos que se pretendem construtivos, respeitadores e pacíficos.
Porque (cá vamos nós fazer uma pequena revisão da matéria dada) a Democracia defende a liberdade de expressão não para que cada um diga tudo o que lhe apetece, mas para que as suas ideias possam enriquecer o debate público e alargar os horizontes da sociedade. Esse direito pressupõe a aceitação dos princípios básicos da mesma Democracia, nomeadamente o respeito pela dignidade do ser humano.
 


6.
 "As palavras que usamos têm um significado que o tempo e o uso foram consolidando – e ‘casamento’ na nossa civilização quer dizer a união entre um homem e uma mulher, ou seja, o acto fundador de uma família. Querer que a palavra tenha outros significados é uma aberração que põe em causa as próprias referências do meio em que vivemos."

O significado das palavras não é imutável. O tempo e o uso tanto consolidam como transformam. Na nossa civilização (atenção: já vamos na segunda década do séc.XXI) o casamento está cada vez mais assente no aspecto afectivo.
Olhemos para a História, observemos como foi evoluindo o modo como a sociedade entende esta instituição. Porquê parar algures em meados do século passado, porquê recusar à sociedade o direito de se continuar a transformar? Concretamente: se nos nossos dias o elemento fundador do casamento é o amor, porquê recusá-lo aos casais do mesmo sexo?
Olhemos também para as contradições do nosso presente: o casamento (heterossexual) é muitas vezes usado para fins diferentes daqueles que se diz serem a sua essência, o que põe em causa as
 referências do meio em que vivemos. Pensemos no casamento tipo golpe do baú, no casamento entre o estudante de vinte anos e a velhota que lhe subaluga o quarto, no casamento para sair finalmente da casa dos pais... 


7.
 "(...) não é necessário pôr em causa as nossas referências nem baralhar os nossos pobres espíritos.
Nem – já agora – complicar a vida aos pobres jornalistas, pondo-os a pensar se estará certo dizer ‘o ex-marido de Jorge Nuno de Sá’."


"baralhar os nossos pobres espíritos" e "complicar a vida aos pobres jornalistas, pondo-os a pensar"
Homem, porque não avisou logo no princípio

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Antes era assim...

Há relativamente pouco tempo, publiquei aqui no blog uma série de fotos antigas com pares românticos, de ambos os sexos, a que dei o nome de pioneir@s.
Pois há dias, encontrei num dos meus contactos do Google+  (que continuo a recomendar), mais uma série destas fotos, apenas do sexo masculino, e que se encontram num site absolutamente imperdível, para quem gosta de fotos deste tipo: http://www.ipernity.com/doc/57114/album/83587. (Este site tem 2103 fotos)
Mas, aconselho vivamente a visitar o site principal http://www.ipernity.com/ e explorá-lo, pois é um regalo imenso (tem que se ir devagar já que é quase ilimitado).
Seleccionei uma dezena de fotos dos tais pioneiros.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

José Manuel Osório

Faleceu há dias José Manuel Osório. Foi um lutador, numa luta desigual contra um adversário poderoso - a Morte!
Durou 27 anos esse combate e só com uma grande força ele aguentou tanto tempo essa luta. Teve com certeza, fases de desalento, mas quando aparecia na televisão, era sempre para deixar a sua mensagem de esperança e de fé.
Foi um grande fadista e um excelente comunicador. Que descanse em paz.
Deixo aqui um artigo de opinião, em sua memória, do seu filho, o jornalista Luís Osório, que é um linda expressão de amor filial.
"
Morreu tranquilo e apaziguado, fez ontem uma semana. Na última semana viu todas as pessoas que verdadeiramente lhe interessava ver – fez-nos rir, mostrou-se feliz pelo prémio de investigação que deveria receber em Novembro, mas ao contrário de todas as outras vezes não se comprometeu com mais uma redenção.
Há vinte e sete anos, também num dia de calor, fiquei destroçado. Informou-me que talvez fosse a nossa última conversa porque lhe fora diagnosticada uma doença que se mostrava fatal e infalível no seu rasto de destruição. Nesse dia, nesses primeiros dias, deixou-se ficar por casa, afundou-se na cama do quarto de sempre, contou as horas que faltavam para iniciar a viagem para o fim. Tudo nele parecia derrota, não pelo medo da morte mas pela irremediável sensação de que não se cumprira, pela terrível ideia que desperdiçara a sua vida.
Deu a volta às gavetas. Queimou as fotografias que tinha, as suas memórias, os sinais do que julgava ser o seu falhanço. Ficou assim algumas semanas e, num dia igual aos outros, sem que conseguisse explicar porquê, saiu do quarto e jurou aos mais próximos que decidira vencer a doença. Foi aí que renasceu. Foi nesse preciso momento que começou a viagem que o faria chegar, contra todas as expectativas, a um sítio onde apenas estão os que partem de consciência tranquila.
Esta é então a história de um homem que provou não existirem impossíveis. O homem que decidiu tirar num só dia todos os dentes porque o médico lhe disse que eram potenciais focos de infecção. O que fez questão de assumir a doença publicamente para combater a discriminação. O que resistiu à toxoplasmose, tuberculose, linfoma, meningite, septicemia, hepatite. O que esteve três vezes em coma e sem muitas esperanças de sobrevivência. O que durante tantos e tantos anos tomou mais de 50 comprimidos todos os dias. O que fez todas as quimioterapias possíveis. O que aproveitou os momentos disponíveis para investigar sobre o fado, para escrever várias colecções de referência, para ganhar prémios, dirigir o trabalho de associações de combate à discriminação, coordenar acções de formação e ajudar dezenas de doentes a acreditar que na vida cada um deve lutar até ao fim e não desistir.
Esta é a história do meu pai. De quem estive afastado uma vida e que tantas vezes não compreendi, o meu pai – militante comunista, exilado em Paris, co-fundador do grupo de Teatro A Barraca e filho de Alice, a mulher da sua vida. José Manuel Osório, chamava-se. Fez ontem uma semana que partiu. Tranquilo e apaziguado.
Nos últimos anos coordenou duas monumentais colecções de fado. Em 2005, organizou a convite de João Pinto de Sousa o projecto Todos os Fados, publicado pela revista Visão. Esteve na primeira linha entre os que fundaram o Museu do Fado, coordenou as Festas da Cidade de Lisboa e tudo isso depois de estar doente – quando quase todos pensavam em surdina que não acabaria o que tinha em mãos, ele pensava na próxima ideia a concretizar.
Essa é a sua marca, o motivo pelo qual me orgulho. À sombra da desconfiança de todos os olhares e com o terrível peso de uma doença que o destruía por dentro, soube e teve a coragem de construir uma obra e o sentido que lhe faltava.
Ao contrário das outras vezes, tantas e tantas que a sua morte foi antecipada, sabia que agora o tempo se estreitara. A última vez que estive com ele a sós não me falou de nenhum projecto que quisesse terminar. Limitou-se a sorrir. Estava pronto.
O primeiro texto que escrevi foi uma cunha sua. Joaquim Benite, ao tempo chefe de redacção do jornal Diário recebeu-me a seu pedido – «o teu pai está convencido que tens talento, diz-me coisas». Escrevi dois textos: sobre o movimento skinhead e uma entrevista ao Rodrigo Leão.
A primeira vez que fui sócio do Benfica foi ele que me inscreveu. Entrei pela sua mão na sede da Rua Jardim do Regedor, onde homens jogavam bilhar e comentavam jogos da véspera. Que felicidade a minha.
O primeiro filme interdito a maiores de 18 anos vi com ele. Nessa noite a RTP anunciara o Pato com Laranja, um erótico italiano e a avó Alice pediu-lhe para me tirar de casa. Para compensar levou-me ao Roma onde estava em exibição Pink Floyd The Wall. Não me parece que, em algum momento, lhe tenha passado pela cabeça que talvez aquelas imagens fossem demasiado violentas para uma criança que ainda não completara os dez anos. E não fizeram, pai.
A primeira vez que me deitei de madrugada foi depois de uma borga com ele. O primeiro concerto a que assisti foi com ele. Apresentou-me a Cunhal, Manuel Alegre, José Mário Branco, Ferré, Chico Buarque. O ursinho com que adormecia na infância era o mesmo que o adormecia…
No 8.º ano, por força da puberdade, tive seis negativas no segundo período. Convidou-me para jantar e, como se nada fosse, perguntou-me pelas notas. Informei-o de que tudo estava bem, como podia estar mal? Impassível, sem elevar a voz, disse-me que talvez existisse um equívoco: «Esta tarde estive no liceu e pareceu-me ter visto seis negativas. Não quero saber mais nada nem falar mais disto. Mas se for verdade quero que resolvas isso. Não tenho que me preocupar, pois não?».
Numa longa conversa, publicada num livro, confessou-me que gostaria de ouvir, antes de morrer, o Com que Voz de Amália Rodrigues. Se tivesse tempo escutaria ainda Maria Callas a interpretar ‘Casta Diva’, uma ária da Norma, de Vincenzo Bellini. Jantaria um bife no Pap’Açorda e arrumaria os livros no quarto para separar os que não podiam deixar de ficar para mim.
Oiço então Amália. E termino com as suas palavras: «Os meus dois netos são um caso à parte. É natural que olhe para eles de uma forma diferente, é até natural que olhe para eles como nunca olhei para ti. Mas normalmente olho para ti quando estás distraído. Assim que percebes, desvio o olhar. Como os dois miúdos não me perguntam ‘porque estás a olhar para mim?’, olho sem qualquer preocupação. Se um dia me perguntarem, também saberei desviar o olhar».
* A última palavra gostaria que ficasse para Ana Campos dos Reis, directora de serviços de apoio ao VIH da Santa Casa da Misericórdia. Ela foi o seu anjo, ela é um anjo. E para Tozé Brito e Manuel Faria, eles sabem porquê.



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tempo volta para trás

O tempo não passa só por nós; passa por toda a gente e é por vezes cruel, principalmente para quem, sendo famoso, foi essencialmente conhecido por um corpo esbelto ou um rosto bonito. Hoje apresento aqui nove actrizes de cinema que se distinguiram nessa arte e que se tornaram célebres; algumas delas estão retiradas, outras pouco aparecem, mas ainda há duas que continuam a fazer cinema, sem vergonha das suas rugas e sem o recurso a artificialismos plásticos - são duas Senhoras do cinema: Jeanne Moreau e a "nossa" Isabel Ruth. E, foi hoje anunciado que uma das actrizes aqui representadas, e que também foi cantora, Doris Day, hoje com 87 anos, vai editar um novo disco; será possível? Enfim, desta "lei do tempo", só escapam os mitos,como a eterna Marilyn Monroe...


Shirley Temple
DorisDay


Jane Fonda

Julie Christie



Marisol
Jeanne Moreau
Brigitte Bardot
Claudia Cardinale
Isabel Ruth

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Excitante????


Há tempos vi num blog de um amigo esta foto, e comentei que ela, não sabendo bem porquê, me excitava. E mantenho a afirmação.
Proponho um desafio: será que esta imagem te excita? E em caso afirmativo, porquê?

terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Mine Vaganti"

Ferzan Ozpetek é um realizador turco, que muito jovem decidiu ir estudar cinema para Itália, país onde se fixou após terminar os estudos e onde realizou os seus filmes, que são nove, incluindo uma curta metragem; apenas os seus dois primeiros filmes foram filmados na Turquia, embora sejam filmes italianos.
O primeiro deles, “Hamam”, foca a homossexualidade, tema de mais três dos seus filmes, e aqueles que tiveram mais êxito: “Le Fate Ignoranti”, “La Finesta di Fronti”, “Saturno Conto” e o seu mais recente filme e único exibido comercialmente em Portugal – “Mine Vaganti”, que teve o título português de “Uma Família Moderna”;  dois dos outros referidos passaram no Lisboa Queer. Vi estes quatro filmes e gostei de todos eles; mas este último foi talvez dos melhores filmes que vi recentemente e que recomendo vivamente. 
Passa-se numa cidade do sul de Itália, Lecce, cidade pequena em que todos se conhecem, e onde vive uma família burguesa possuidora de uma fábrica de massas, fundada pelo avô e tio do protagonista, um jovem estudante em Roma e que vem à sua cidade por causa de uma reorganização da sociedade familiar em questão. Na véspera do jantar em que se oficializam a entrada de novos sócios, Tomazzo confessa ao seu irmão António que irá nesse jantar contar a verdade sobre ele próprio: que não estuda Gestão, mas sim Letras, que quer ser escritor e não empresário e que é gay.
Para surpresa de todos, principalmente de Tomazzo, António antecipa-se-lhe no uso da palavra e afirma perante a atónita família que ele, António é gay e há trinta anos que cala esse segredo, tendo mesmo despedido um trabalhador da empresa, com quem tinha uma relação e afastando-o da cidade, para manter as aparências.
Após este começo, várias situações se desenvolvem, com o pai a expulsar António de casa, a ter problemas cardíacos e a forçar Tomazzo a manter-se junto dele na fábrica, longe do seu namorado, com quem vivia em Roma. Há mais duas irmãs, uma casada e outra alcoólica, e uma Avó, com um passado sentimental proibido, relembrado desde o início do filme em flashback, e que é uma espécie de matriarca da família.
O conflito interior de Tomazzo é enorme e compartilhado por uma jovem, filha do recente novo sócio da empresa e que com ele vai dando assistência à fábrica; a uma certa altura o namorado vem de Roma visitá-lo com mais três amigos gays e que são convidados a passar uns dias na mansão familiar, onde são muito bem recebidos, mas ocultando, com algum esforço a sua sexualidade.
O falecimento da Avó, pessoa de espírito livre e que sempre apoiou os netos vem reaproximar a família, numa cena final belíssima, onde se mistura o passado e o presente, e onde se vê perfeitamente que Tomazzo prefere ficar sozinho, observando na sua imaginação, talvez o enredo do seu próximo livro.
É um filme que me comoveu e que devia ser divulgado o máximo, pois é fundamental que seja visto por muita gente: pelos homossexuais que se escondem atrás dos tabus sociais e não são capazes de ser felizes (curioso o caso do cunhado heterossexual do protagonista); das famílias dos homossexuais para compreenderem que a homossexualidade não é uma opção, mas sim uma característica de um ser humano; dos homofóbicos, para tentarem(?) perceber toda a hipocrisia das suas vidas, em que tudo é permitido, desde que não seja gay.
E fica uma frase ouvida durante o filme que nunca esquecerei: um amor impossível, não acaba jamais…
Em cima o trailer do filme, e aqui a última cena, quase onírica.