quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Os últimos livros


De tempos a tempos, gosto de lembrar aqui os livros que vou lendo e há mesmo alturas em que dedico uma postagem a um livro que me entusiasme especialmente, o que sucedeu recentemente com o “Salto Mortal” de Marion Zimmer Bradley"
um dos vários livros que li desde a última actualização deste tema, aqui no blog e que foi um resumo do meu ano literário de 2014.
Já neste ano, em mês e meio li muito e devido essencialmente a ter tido muito tempo vago, enquanto estive em Olpe (Alemanha), quando o Déjan estava a trabalhar.
Foi a oportunidade também de ler alguns livros de formato e-book e que aguardavam vez no meu kindle.
Assim e tirando quatro livros menores que não merecem referência, todos de um mesmo autor, amigo dos blogs que os publicou autonomamente e que são pequenos apontamentos sem interesse li finalmente um livro do qual tinha as melhores referências e que não me defraudou, antes pelo contrário - “O Corredor de Fundo”, de Patricia Nell Warren
magnífico, e um livro de poemas, tão pequeno no seu tamanho como grande na beleza dos seus versos, do meu amigo Miguel - “Fados”

 Ainda e tal como estes dois, li ainda outro livro editado pela INDEX e é um tipo de literatura que me enfada um pouco, devo confessá-lo, o ensaio; o livro em questão - “A Inversão Sexual – Estudos Médico-Sociais”, de Adelino Pereira da Silva
só me interessou realmente como documento histórico de ser um livro pioneiro do tema LGBT no nosso país.
Também neste período fiz algo muito pouco habitual, que foi reler um livro; foi um livro de Frederico Lourenço, já que um livro deste autor que li no final de 2014 me remetia para esta obra - “Amar não acaba”
e talvez ainda tivesse gostado mais do que na primeira leitura.
Já, não uma desilusão, mas algum desapontamento, pois esperava mais, foi a leitura de “Reflexos num olho dourado” de Carson McCullors

Num campo oposto dois livros de autores que desconhecia em absoluto e que tinha comprado há dois ou três anos por uma “pechincha” na Feira do Livro.
Um deles, do escritor chileno Óscar Bustamante - “O Jogador de Râguebi"
é mesmo muito interessante, e o mesmo posso dizer de um livro baseado na vida de um matemático famoso, escrito pelo francês Denis Guedj - “Uma Janela para o Infinito"

 Finalmente uma referência para um dos meus escritores de eleição, Augusten Burroughs, que escreve no estilo que eu mais gosto, ou seja escreve sobre si próprio.
Tirando o seu primeiro livro, que não conheço, mas penso não ter referências pessoais, li tudo o que ele escreveu, a começar com o famoso “Correr com Tesouras”, ao qual se seguiram “A Seco”, “Efeitos Secundários” e os dois que li (um ainda estou a meio) neste período - “Pensamento Mágico”
e o actual livro de cabeceira “À Mesa com o Lobo”
que pode ser considerado uma prequela de “Correr com Tesouras” (todos os outros que refiro são cronologicamente datados nos diferentes períodos da sua vida: a infância e adolescência, o alcoolismo, as suas consequências e a procura e (encontro) com o amor da sua vida.
Um escritor fascinante.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Veneza no cinema

Esta postagem é talvez a mais longa jamais posta no meu blog, e decerto uma das mais trabalhosas. Eu adoro a cidade de Veneza, que é uma cidade mágica. Talvez por isso, é porventura um dos locais mais escolhidos para cenário de filmes, desde há muito. Atrevo-me mesmo a afirmar que Veneza é a cidade mais cinematográfica que existe, com centenas de filmes, desde as grandes obras a filmes medíocres a terem cenas ali filmadas. Vi muitas, mesmo muitas cenas desses filmes (não de todos, como é óbvio) e fiz uma selecção, não tão curta como eu gostaria, mas que ficou assim... Por um lado há variados trailers de filmes passados em Veneza, alguns são hoje clássicos da 7ª^.Arte, e por outro há imagens de muitos outros. Espero que gostem, que procurem visionar alguns destes filmes e por favor, se puderem, vão a Veneza e façam o vosso próprio filme.

"Morte em Veneza"


"O Turista"


"Loucura em Veneza"


"Casanova" (1976)

"As asas do amor" "
   
"Estranha Sedução"

"Elfie Gray"


"Imperdoáveis"


"The Thief Lord"

"Aquele Inverno em Veneza"

"O Código Tempesta"

"Casanova" - 2005

"O Mercador de Veneza"


E vejamos agora as fotos relativas a outros filmes:



















"Eva"


























domingo, 8 de fevereiro de 2015

Dan Witz


Dan Witz nasceu em 1957 em Brooklyn (NY), embora tivesse crescido em Chicago.
Formou-se na Cooper Union, em Nova York e é desde o final da década de 70, um dos pioneiros da “urban art”.






Mas é também um pintor realista, inspirando-se muitas vezes na cena “punk” para criar as suas obras deste tipo.












Os interiores e as luzes são outro campo em que desenvolveu a sua arte. 












E é ainda é um excelente retratista. 






Fora do campo da pintura, escreveu alguns livros, entre eles “"Os Pássaros de Manhattan", (1983), “In Plain View”, (2010) e “Colibris”, (2011). 
Colaborou ainda em vários filmes.
As pinturas de Dan Witz foram mostrados em galerias de todo os EUA e Europa.
Vive actualmente em Nova York e é considerado como um dos maiores artistas da sua geração; é um rebelde confesso e um dos principais objectivos do seu trabalho é chocar, não só pelo realismo técico que faz acreditar que as suas pinturas são fotografias, mas também pelas reacções emocionais que as mesmas provocam.