segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prémio Blog Carreira

Vamos começar pelo princípio...
Em finais de Março um blog que eu não sigo - e mais adiante explicarei a razão porque não sigo muitos dos blogs que existem na blogosfera e que nada tem de pessoal, é óbvio - o blog "Namoro com um Pop Star", da autoria do Namorado, resolveu promover um concurso a que deu o nome de CIGNO - LGBT Blog awards 2015

em diversas categorias e que durante certo tempo foram sendo votados pelos seguidores desse blog, ao fim do qual foram seleccionados os cinco blogs mais votados em cada uma delas, para uma votação final que atribuía os prémios.
Embora não seguisse o blog, o Namorado teve a amabilidade de me informar por mail que o meu blog tinha sido nomeado em três categorias: Melhor Blog Informativo, Melhor Blog de Viagens, Cultura ou Lifestyle e Blog Carreira.

Um parêntesis para afirmar que eu, e em concordância com o que li no blog Dezanove, não concordo muito em chamar praticamente todos os blogs que foram votados, como blogs LGBT, pois apenas a maior parte deles foca por vezes, uns mais, outros menos, assuntos relacionados com o mundo LGBT.
Por exemplo não considero o meu blog um blog LGBT, e considero sim o Dezanove, um blog LGBT.
São sim blogs, que na sua quase totalidade pertencem a autores homossexuais, alguns mais expostos que outros, mas que têm muitas postagens que nada têm a ver com esses assuntos.
É um ponto de vista que não pretendo, note-se, seja aceite por toda a gente.
Mas não fui de forma alguma, inviabilizar, a iniciativa, aceitando de bom grado as nomeações.

E agora outro parêntesis para explicar não seguir muitos dos blogs que foram aparecendo ultimamente na blogosfera: eu estou há quase 10 anos por aqui e já assisti ao auge da blogo, antes das redes sociais fazerem uma autêntica razia entre os muitos e muito interessantes blogs que havia. Claro que alguns resistiram, mudando de estratégia para se aguentarem, como eu fiz.
Mas sigo muitos blogs ainda, portugueses e doutros países, e de variadas configurações, e quando digo sigo, é mesmo lê-los ou vê-los, e se na grande maioria dos casos, porque são blogs informativos, não os comento, também há ainda muitos que vou comentando, se vejo interesse nisso.
Ora isto toma-me muito tempo, principalmente três ou quatro blogs que me trazem muita informação que aproveito num dos meus hobbies favoritos na net e que é o Pinterest, no qual tenho uma página composta por 351 álbuns (o máximo permitido) e que é seguido por quase 8000 pessoas de todo o mundo.
Assim sendo não acrescento mais blogs ao meu Feedly, a não ser quando alguém visita o meu canto e o começa a seguir e eu não posso ser descortês, e com um mínimo de qualidade, sigo também esse blog.
E, apesar de, como disse acima, não conhecer muitos dos blogs envolvidos nesta iniciativa, conheço e sigo uma série deles:"Um Deus caído do Olimpo", "Rapaz a limpo", "No limite do oceano", "As aventuras de Mark", "Dezanove", "Vírgulas do Destino", "Time Out", "Blog do Silvestre", "Dois Coelhos", "Mas tu és tudo e tivesse eu casa tu passarias à minha porta", "Good blog, bad blog", "Um voo cego a nada", e os agora parados "Good friends are hard to find" e "Mélange".

Parece que o Namorado teve uma ideia bastante original e interessante para anunciar os premiados na noite de ontem e que consistiu em fazer uma "Gala" on line, e assim assegurou a presença de vários convidados e outros participantes de diferentes locais.
Não assisti, mas parece ter corrido muito bem.
Na apresentação do último prémio, o Blog Carreira, a cargo do anfitrião, o Namorado, este deixou as seguintes palavras: "Este prémio tende a distinguir aquele que mesmo contra todas as adversidades existentes, conseguiu continuar presente na blogosfera de uma forma sistemática e sem interrupçao de maior. A verdade é que a blogosfera é imensa. Ao contrário do que era desejável, nascem muitos blogs, que cedo são abandonados. Um blog é uma relação. É exigente. Tem que ser alimentado frequentemente para não ficar estagnado no tempo. Os nomeados nesta categoria, mais do que resistentes da blogosfera tendem a ser um exemplo para muitos de nós, demonstrando-nos que é possível ter um projecto duradouro. Exibem uma longevidade que muitos pensam não ser possível. Estes blogs já se confundem com as pessoas que os escrevem, porque são parte integrante do ADN destes autores. São uma extensão da sua materialidade e alma. Vivem por si guardando no seu arquivo, momentos. E estando reconhecido, pessoalmente pelo trabalho que estes bloggers desenvolvem e desenvolveram ao longo destes anos é com o maior orgulho que entrego este prémio nesta categoria". 
E foi nesta categoria que o meu blog venceu

 o "Whynotnow", é realmente um blog com alguma história, mas tenho pena que pelo menos dois outros blogs tão antigos ou mesmo mais não tivessem sido seleccionados: "Um voo cego a nada" e "André Benjamim".
Não vou negar, seria hipocrisia da minha parte fazê-lo, que me deu satisfação este prémio e devo agradecer penhoradamente a todos aqueles que votaram no meu blog e está claro ao autor da iniciativa - o Namorado.
Uma palavra para o autor do design dos prémios, muito bonitos e elegantes e que de agora em diante figurará no meu blog, com justificado orgulho.

22 comentários:

  1. Parabéns, João.

    Eu estive presente na gala interactiva e posso assegurar que foi engraçada. :)

    Recebi dois CIGNO e também pretendo escrever algo sobre isso. Curiosamente, estive nomeado nesta categoria, o que muito me surpreendeu. Bem, também já levo uns anos de blogosfera. Com a volatilidade actual deste mundo, um blogue que passa a fasquia dos cinco anos já é um vencedor por si só.

    um grande abraço, amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      essa gala deve ter sido um achado...
      Sei que recebeste dois prémios e muito merecidos. Claro que dentro dos blogs que constaram das votações (ainda não sei os critérios de selecção, o teu seria um dos mais antigos, como o do Miguel que deveria merecer uma nomeação, e ninguém se lembrou do blog do André Benjamim, um dos mais antigos da blogo e dos melhores.
      Enfim, para ser honesto, digo que gostei de o ter ganho.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Prémio bem merecido :)

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Francisco.
      Sei que votaste em mim,tu próprio o disseste e fico-te agradecido.
      Contava que tivesses ganho pelo menos numa categoria, confesso.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Um prémio merecido e bem entregue. Parabéns Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      olha que a ti também te assentava como uma luva. Infelizmente não és (nem eu) popular entre a maioria daquela gente nova dos blogs.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Coisinhas bonitas de se ver, gostei. Parabéns!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana
      muito obrigado pelos parabéns. Claro que fiquei satisfeito...hehehe.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Acho sinceramente que mereces o prémio! Parabéns!
    E concordo contigo, o design do prémio é muito bonito!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      se o mereço ou não, não sou a pessoa indicada para responder, mas a nomeação, sim, tê-la-hei merecido.
      O prémio é muito bonito e tem o pormenor da personalização, o que é sempre interessante.

      Eliminar
  6. A ideia dos prémios foi muito engraçada, a noite da entrega também foi e o teu prémio foi muito bem entregue! Acho que és um bloggers com que me "cruzei" há mais tempo.

    Foram feitas criticas, mas o que interessa é que houve uma dedicação de alguém (+equipa) que teve uma ideia e que apareçam mais e mais e mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No limite...
      sim, o nosso relacionamento bloguista há vem de longe. Foi pena que nunca pudesses ter estado presente num daqueles memoráveis jantares de encontros de blogs e que deu para tantos de nós se conhecerem pessoalmente e desenvolverem boas amizades.
      Eu estive um pouco por fora deste evento e parece-me ter explicado bem as razões, nada de razões pessoais...
      E claro que deu trabalho, e eu sei por experiência própria que estas organizações dão muito trabalho, pelo que o Namorado está de parabéns.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. João espero ganhar coragem a ir a um próximo. Ter um blogue pode ser algo já muito banal, mas quando se criam amizades acho que cada espaço, cada blogue ganha um brilhozinho especial :-)

      Eliminar
    3. No limite...
      Duvido que volte a haver jantares de blogs, pelo menos com a amplitude daqueles que houve entre 2009 e 2013.
      Gostaria que alguém tomasse a seu cargo a organização desse evento, pois eu demiti-me definitivamente de organizar mais jantares após 2013 e também porque o sítio onde se realizaram os de 2010 até ao último não existe mais e era o local perfeito.
      Este ano o Francisco do blog "Um Deus caído do Olimpo" ainda tentou, mas não deu em nada, pois é necessário muito poder organizativo e principalmente muita paciência para se organizar algo com cabeça, tronco e membros.
      No entanto, estarei com prazer, presente num qualquer evento desse tipo que se realize, desde que minimamente bem estruturado.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. ||||||
    Depois do livro...
    Depois o Blogue...
    O que mais virá? :-)
    Passei por aqui para te desejar os parabéns. Também concordo em parte com a tua opinião, mas sobretudo pela dinâmica que dá na Blogosfera de que alguns ainda andam por cá, contrariando as tendências do facebook. Também votei nos blogues e fiquei satisfeito com os vencedores. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      ainda bem que percebeste o que eu quis dizer...
      Mas acaba por ser como bem dizes uma alavanca dinamizadora da blogosfera.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. parabéns, João.
    eu confesso que não nomeei ninguém, mas quando surgiu a lista dos nomeados, votei.
    todas as iniciativas que promovam a blogosfera são bem-vindas. eu conheci e passei a seguir um novo blogue.
    bjs.

    ResponderEliminar
  9. Margarida
    eu nunca contestei as nomeações dos blogs para serem votados, apenas a denominação.
    Tu achas, só para te dar 3 exemplos, que o meu blog, o do Miguel ou o do Mark são blogs LGBT?
    São blogs que não têm problema algum, qualquer deles, como outros, aliás em defender e até expor quando muito bem entendem posições da vida LGBT, mas isso numa percentagem muito mínima e eu, como o Miguel e o Mark, nunca nos desmarcarmos da nossa condição sexual. Admito, isso sim, que o meu blog e os outros referidos possam ser considerados blogs LGBT Friendly, exactamente uma das categorias existentes e que tu merecidamente ganhaste.
    Mas isso é apenas uma opinião e não descarta a louvável iniciativa do Namorado, que como bem referes, ajudou a promover a blogosfera, embora dentro de um certo gueto, e sabes bem a minha opinião sobre esse assunto de o mundo gay se isolar muitas vezes dentro de uma bolha, a que chamo gueto.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns amigo João!
    Confesso que estou fora destas excelentes iniciativas, nem tenho sequer pretensões a me comparar com os blogues de qualidade que mencionou.
    Estou aqui também já algum tempo, por puro prazer de partilha .

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. não é fácil neste tempo de vacas magras da blogosfera (com a concorrência das redes sociais), aglutinar em eventos, sejam eles de que tipo forem, blogs de tantas e diferentes espécies.
      E qualquer organização desse tipo, dá muito, mas mesmo muito trabalho e não compensa nunca, nos resultados alcançados.
      É muito mais importante a solidariedade dos pequenos grupos que se vão formando em redor de cada blog, com o seus leitores, seguidores e comentadores, para não deixar a blogo morrer de vez.
      Beijinho.

      Eliminar
  11. Parabéns e obrigado pela referência. O André Benjamim já acabou há muito tempo, embora, de quando em quando, lá publique qualquer coisa. Mas por aqui continuo, no Ainda que os Amantes se Percam, até ao dia,,, Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, André
      mas eu refiro-me à tua pessoa como bloguista, na duração do tempo em que permaneces na blogo, que é quase histórica.
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!