domingo, 8 de fevereiro de 2015

Dan Witz


Dan Witz nasceu em 1957 em Brooklyn (NY), embora tivesse crescido em Chicago.
Formou-se na Cooper Union, em Nova York e é desde o final da década de 70, um dos pioneiros da “urban art”.






Mas é também um pintor realista, inspirando-se muitas vezes na cena “punk” para criar as suas obras deste tipo.












Os interiores e as luzes são outro campo em que desenvolveu a sua arte. 












E é ainda é um excelente retratista. 






Fora do campo da pintura, escreveu alguns livros, entre eles “"Os Pássaros de Manhattan", (1983), “In Plain View”, (2010) e “Colibris”, (2011). 
Colaborou ainda em vários filmes.
As pinturas de Dan Witz foram mostrados em galerias de todo os EUA e Europa.
Vive actualmente em Nova York e é considerado como um dos maiores artistas da sua geração; é um rebelde confesso e um dos principais objectivos do seu trabalho é chocar, não só pelo realismo técico que faz acreditar que as suas pinturas são fotografias, mas também pelas reacções emocionais que as mesmas provocam.

16 comentários:

  1. Algo mais que eu aprendi hoje

    abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      eu, pessoalmente, aprecio muito este pintor multi-facetado.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Miguel
      eu também acho que é um dos grandes valores da pintura actual norte americana.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. eu gosto de arte urbana. gostei, também, de algumas pinturas em que a luminosidade é um elemento constante, trabalhada muito bem. também gostei muito da pintura da rua à noite, o carro a passar, a sensação de asfalto molhado, a solidão.
    bjs.

    ResponderEliminar
  4. Margarida
    posso estar equivocado, mas parece-me ser este pintor, dentre os vários que aqui tenho mostrado, aquele de que mais gostas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem, não gostei de todas as pinturas dele, mas, sim, gostei de muitas, principalmente do da rua. podia estar na minha casa :)

      Eliminar
  5. Margarida
    nem seria normal gostar de todas.
    Sabes que ao pôr estes posts sobre pintores fico sempre numa grande indecisão sobre a selecção das pinturas que aqui ponho. Claro que haverá sempre algo de subjectividade na escolha, mas por outro lado devo apresentar as telas mais representativas do estilo de cada pintor e também as suas telas mais conhecidas, mesmo que não sejam para mim, as mais interessantes.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito do trabalho dele com a luz! magnífico.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Sim, Justine, tens razão, são excelentes.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia João
    Agradeço esta aula sobre a arte nova e artistas que eu desconheço quase completamente.
    Gostei dos trabalhos apresentados e também estava na dúvida se eram fotos.
    Quanto ao restante parecem-me uma aposta na diferença com o passado e o clássico.
    Votos de umas férias excelentes.

    ResponderEliminar
  9. Olá Luís
    tenho vindo a apresentar uma retrospectiva dos principais pintores americanos e já estou nos conrtemporâneos, faltando quase só os mais conhecidos ( Liechenstein, Warhol, Haring e outros).
    Este Dan Witz é excelente em todos os tipos e será uma surpresa agradável para a maior parte das pessoas que por aqui passam.
    Quanto às férias(?), elas já terminaram há uma semana, infelizmente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Também gosto de arte urbana. O enforcado, presumo, é bastante intenso. E, tal como a Margarida referiu, senti esse traço a solidão presente em várias telas.

    um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Mark
    Witz tem muitas obras nos seus diferentes campos e eu procurei pôr aqui aquelas que individualizam mais o seu estilo, em qualquer deles.
    O enforcado é um dos quadros que mais me agrada, não pela temática, claro, mas pela força que dele emana.
    Embora goste muito de arte urbana, este tipo de arte é sobretudo anónima, sendo poucos os artistas de renome a dar-lhe vida e em Dan Witz eu prefiro as telas sobre a luz em que ele é primoroso e também a forma tão real como ele representa as grandes quantidades de personagens, quase sempre humanas, mas também de cães, por exemplo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Fucker
      Bem vindo a este meu canto.
      Ainda bem que gostaste.
      Abraço.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!