quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Georgia O'Keeffe

Georgia O'Keeffe (1887-1986) foi uma das primeiras mulheres a alcançar um sucesso indiscutível no seio da pintura norte-americana.
Estudou pintura no  Art Institut of Chicago e mais tarde na Universidade de Columbia em Nova York.
Afastando-se das influências da pintura europeia dos inícios do século XX e, nomeadamente, do surrealismo, encontramos as principais bases de influência da sua obra na fotografia, tendo como principal mentor o fotógrafo Alfred Stieglitz (1864-1946).
que inicialmente começou por se interessar pelos quadros de O'Keeffe (numa fase ainda embrionária da sua obra) expondo-os na sua galeria “291” em Nova Iorque, e que, mais tarde, viria a ter um longo relacionamento amoroso com a artista, o que levaria a que houvesse uma influência recíproca na obra de ambos.
Num misto de arte abstracta, irreal e onírica, e arte figurativa, representativa, em certa medida, conservadora, a obra de O'Keeffe prima pelo cunho muito pessoal e emotivo que a artista imprime aos seus quadros, deixando transparecer o significado que atribui aos objectos que vê, à realidade que sente.
Daí o seu interesse pela natureza, a paixão pelo Novo México e a sua paisagem selvagem, inóspita até, em contraposição à sociedade moderna, civilizada, tipicamente nova-iorquina, cidade vertical repleta de arranha-céus também retratados por O'Keeffe, em que parece haver uma redoma que não deixa sequer entrever o céu.
As suas telas de paisagens e flores foram muito apreciadas a partir de 1928. Georgia é considerada uma das pintoras norte-americanas de maior sucesso do século XX
































8 comentários:

  1. curiosamente, conheci o nome da Georgia O'Keeffe há mais de 20 anos, numa edição dos Encontros de Fotografia de Coimbra, através de uma exposição no Mosteiro de Celas de fotografias da GO'K e do seu ambiente de trabalho no Novo México, feitas pelo fotógrafo Todd Webb. Só depois de a conhecer como objecto fográfico é que tentei conhecer as suas pinturas, e fiquei fascinado. que bom teres feito este post sobre ela, serviu-me para matar saudades desses saudosos encontros de fotografia onde aprendi tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      Georgia O'Keeffe é uma referência fundamental na pintura não só norte americana, mas também mundial.
      As suas telas sobre flores são uma consequência quase lógica dos traço e das cores dos seus outros quadros.
      Poucas são as suas telas que fogem a esse colorido magnífico e isso pode ver-se nesta selecção aqui mostrada.
      Além de notável pintora deve ser também aquela que mais retratos deixou da sua pessoa, alguns belíssimos, obra do seu companheiro, esse fotógrafo de excepção que foi Alfred Stiglitz.
      Um dia será a vez de postar sobre ele e a sua obra.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Interessante, desconhecia de todo

    abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      pois ficaste a conhecer possívelmente a maior pintora moderna norte americana.
      Fico satisfeito.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Também desconhecia. Mas eu não sou um entendido em pintura. Conheço alguma coisa.

    Bonitas telas. Não será o que mais gosto na pintura. Eu tenho preferência pelo cubismo e pelo surrealismo. Claro que gosto do naturalismo e do realismo.

    um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Mark
    Esta pintora, ao contrário de alguns outros menos conhecidos do universo de pintores americanos da viragem do século XIX para o XX foi muito célebre, em parte pela sua peculiar forma de pintar, mas também pela notoriedade que o casamento com um fotógrafo tão conhecido, lhe deu.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito da pintura desta Georgia :-)))))

    ResponderEliminar
  6. Justine
    Admira-me um pouco que apenas tu e o Miguel, já conhecessem a obra de Georgia O'Keeffe, pois pensava que ela era mais divulgada.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!