segunda-feira, 14 de julho de 2014

Geoffrey Laurence

Geoffrey Laurence é um pintor realista americano, que nasceu em 1949, em New Jersey, filho de pais sobreviventes ao holocausto, naturais da Silésia mas naturalizados americanos.
Foi criado e educado em Inglaterra (Londres), e ali viveu 38 anos.
Foi lá que estudou pintura em três escolas de arte durante sete anos e depois de terminados os estudos começou a trabalhar como free lancer em diferentes campos da sua arte: ilustrador de revistas, designer gráfico para empresas de moda e multinacionais, fotógrafo de jornais.
Na década de 90, tornou-se designer de interiores, mas sempre que tinha tempo disponível desenhava e pintava, principalmente figuras, tendo feito algumas exibições.
 Entretanto voltou de novo a dedicar todo o seu tempo ao estudo de técnicas de pintura clássica e em 1992 voltou aos EUA, onde em Nova York concluiu os seus estudos.
Desde 1996 que vive e trabalha no Novo México.
Gosta de explorar a relação entre a figura contemporânea e pinturas clássicas específicas.



















10 comentários:

  1. não conhecia, e gostei.
    não sei se estou a dizer um grande disparate, mas há qualquer coisa nas figuras humanas que me faz lembrar as da paula rego.

    obrigado pela dica :)

    ResponderEliminar
  2. Miguel
    esse "qualquer coisa" existe, mas em Paula Rego é-nos sempre mostrado de uma forma excessiva, "feia" e perturbadora. aqui, não.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. |||| Observar estes quadros com grande atenção, rodeado de silêncio que uma boa galeria convida, é sem dúvida um dos melhores momentos que tu podes desfrutar e perscrutar o quanto o ser humano tem tanto de riqueza. Exprimi-lo ainda não é para todos.
    Obrigado por trazeres a este teu espaço mais um pedaço dessa riqueza...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. João Eduardo
    é um privilégio ir divulgando por aqui, a amigos e seguidores deste blog, pintores menos conhecidos, embora também há-de chegar a vez dos consagrados.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante| Não conhecia.

    Engraçado, ia dizer que há pinturas que têm algo em comum com Paula Rego. Não sei se houve influências.
    No entanto, um outro leitor teu encontrou a mesma similaridade...

    Nem sempre Paula Rego se mostra através das suas pinturas como algo de feio. Excessivo, perturbador, sim. Reminiscências de uma infância num país de outros tempos (que não os nossos) mas de que ouvimos falar ou lemos sobre essas épocas 'fechadas'.

    Há também muitos dos seus fantasmas de infância, crendices contadas pelas servidoras, que vistas à escala da inocência são tremendas.

    Mas conheço quadros delas que gosto muito !

    ResponderEliminar
  6. G- Souto
    concordei com o Miguel, e naturalmente agora contigo sobre certas parecenças com a pintura de Paula Rego, embora não em todas as telas aqui seleccionadas.
    Embora eu tenha tido o cuidado de escrever o adjectivo feias entre comas, aceito que não é o mais acertado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia. Achei interessante os olhares na maior parte das obras, tem qualquer coisa...
    Obrigado pela partilha.
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  8. João
    eu é que fico agradecido por vocês aceitarem a partilha de nomes bastante desconhecidos e que numa mera apreciação subjectiva, merecem ser divulgados. Este é um desses casos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Interesantíssimo trabalho ao qual acabei de ser apresentado! Isto faz bem... descobrir novas coisas num domingo ensolarado vienense...
    Obrigado, querido Joao!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo
      parece que já conseguiste entrar no blog, outra vez...
      E ainda bem.
      Como podes ver, modifiquei a estrutura do blog: postagens mais espaçadas no tempo, temas de que gosto verdadeiramente e que me parecem susceptíveis de serem apreciados por um certo tipo de pessoas e que leva a partilhá-los, uma vertente um pouco menos pessoal, embora a não despreze totalmente ( a postagem seguinte ´e sobre o lançamento do meu primeiro livro), enfim, a crise da blogosfera e o "boom" das redes sociais a isso obriga.
      A quase totalidade dos meus blogs de referência desapareceram e salvo raras excepções os que apareceram de novo, são para o fraquinho...
      Aparece sempre que queiras.
      Beijo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!