terça-feira, 6 de maio de 2014

Viagens 11 - Madrid

Antes da minha paragem do blog, há uns tempos, eu tinha algumas rúbricas de carácter mais pessoal que entretanto deixei de publicar. Uma delas, que acho interessante, era sobre as minhas viagens, e eu já ia por volta da dezena de postagens sobre o assunto. Claro que não estão incluídas as viagens que fiz a Belgrado para estar com o Déjan, ou as viagens que fiz com ele, à Croácia, Londres, Itália, Budapeste e Madrid, pois essas fui-as relatando na altura própria. São viagens feitas anteriormente e ainda me faltam uma série delas. Vou hoje reatar essas viagens, começando por falar nas inúmeras viagens que já fiz a Madrid, sem dúvida a cidade não portuguesa que mais vezes visitei, logo seguida por Londres…
Madrid é uma cidade muito bonita e plena de interesse.
A primeira visita, mal me recordo, foi quando era miúdo, com os meus Pais e irmãos. E em família, só uma outra vez estive em Madrid, já há uns anos, quando ofereci uma viagem à minha Mãe e à minha irmã Teresa. Embora já há tempos, a minha Mãe já tinha certa idade e foi uma visita calma, muito baseada ali no centro, privilegiando as compras e alguns passeios clássicos.
 Mas Madrid é essencialmente para mim, uma cidade de descoberta de um “mundo novo”, principalmente quando nos anos 90, a movida fazia de Madrid uma das mais loucas cidades europeias. A Gran Via
pelas quatro da manhã tinha quase tanto movimento como a Baixa lisboeta durante os dias de semana no horário laboral; a vida nocturna era intensa e o centro nevrálgico das minhas noitadas era naturalmente o bairro da Chueca
que começa na Gran Via, na Calle Hortaleza e em tantas pequenas ruas com uma imensidade de bares, discotecas, restaurantes, lojas, e outros locais sempre cheios de gays.
 Para mim era uma descoberta, foi ali que entrei pela primeira vez num quarto escuro
conheci locais maravilhosos, gente bonita e fiz muita, mesmo muita malandrice.
Frequentei saunas e locais de “cruising”
enfim a movida permitia todos os excessos.
Fui a Madrid sozinho, e também acompanhado, quer com o Miguel, meu primeiro namorado, quer com o Duarte, e com ambos ali passei noites de fim de ano, sempre começadas na loucura da Puerta del Sol
Outra novidade que Madrid me deu a conhecer foi o cinema de “engate” com o super conhecido “Cine Carretas”
na calle do mesmo nome, mesmo ali na Puerta del Sol.
Por duas vezes assisti em Madrid ao dia do Pride (Orgulho Gay) e foram celebrações gigantescas, maiores do que as que vi em Londres
Nesses dias, à noite, na Chueca era quase impossível circular e o que mais me entusiasmou foi o imenso apoio do povo madrileno, quer durante o desfile (que na altura começava na Puerta de Alcalá
e terminava no Sol), quer depois à noite na Chueca; havia tanta gente ou mais ainda, hétero que gays… Agora, Madrid está mais calma, mas continua apaixonante.
Estive lá pela última vez com o Déjan, também numa passagem de ano.
Mas Madrid não foi só para mim, como é óbvio, motivo de actividades gays; conheci ao longo de muitas visitas tudo o que é importante na cidade, quer monumentos, quer museus, quer jardins, e ali cheguei por vezes de carro, por comboio ou por avião.
Deu também para visitar alguns locais não muito distantes, como o Escorial

ou Toledo

Continuo a gostar muito da cidade, que considero a mais espanhola de Espanha, já que Barcelona é mais europeia.
Madrid é monumental, é das tais cidades que não esquecem nunca e a que apetece voltar sempre. Apetece repetir um dos mais conhecidos “dizeres” dos tempos da movida: “Madrid me mata…”

26 comentários:

  1. Bom dia Amigo
    Agradeço as visitas e as palavras carregadas de simpatia como tu sabes fazer. A vida vai-nos oferecendo de presente dias bonitos de Sol e de calor. Viver será uma aventura que cada pessoa fará do seu modo de ser e querer ser feliz.
    Passei uma semana em Madrid em 2010(não sei a certeza das datas) e foi fantástica embora numa descoberta diferente. Arte, Museus, Monumentos. Outras coisas em redor como Ávila, Segóvia, Escorial.
    Desejo voltar para rever e completar os conhecimentos. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís
      outro slogan madrilista dos tempos da "movida" era "Madrid me encanta" e não poderia ser mais bem acolhido por mim.
      Há que regressar uma e outra vez para voltar a ver e completar os roteiros.
      Dos museus, já há anos que não visito o Prado, que considero uma das melhores pinacotecas do mundo; curiosamente só na minha última visita, com o Déjan visitei o "Reina Sofia" que é também imperdível.
      E outra coisa que merece uma visita em Madrid é o célebre "Rastro", ou seja a feira da ladra lá do sítio, e que é gigantesca e onde terás a certeza que poderás comprar de tudo, a bons preços...
      E uma referência à grande avenida de Madrid, a "Castellana", com o "Santiago Barnabéu" a meio.
      Que lá voltes depressa...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. que bom teres pegado de novo no projecto das viagens. e logo com uma tão sumarenta! gostei muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      em Madrid, tinha mesmo que ser muito "sumarenta". Plagiando, aqui com toda a propriedade o nosso amigo Malato (que também já o foi), posso dizer que já fui muito feliz em Madrid, e até no "HOT", o local da sua célebre foto...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. É outra cidade (e país) que eu gostaria de conhecer. Quem sabe nos 50 anos de empresa?? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edu
      a Espanha, e principalmente Madrid merecem visitas demoradas. E se fores só, sem o teu namorado, tanto melhor...(depois contas-lhe, eheheh).
      Beijo.

      Eliminar
  4. Para mim Madrid é sinónimo de uma fuga de Inverno muito especial, descobrindo tudo o que contas (e ainda o jardim botânico no Retiro, praças e museus) apaixonadamente acompanhado - com a inusitada visita à casa da estrela do Teatro Real e posterior acompanhamento da sua arte e carreira.

    E o Almodovar fez as melhores descrições desse quotidiano callejero nos 80's!

    Abraço grande, João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      o Retiro é um local que penso nenhum visitante de Madrid possa ignorar. De teatro apenas uma inesquecível recordação - o musical "Evita" com a Paloma San Basílio e o Patxi Andion a fazer de Che - dizem que melhor que o de Londres.
      Museus há dois fabulosos - Prado e Reina Sofia e sítios lindos não faltam (adoro a Plaza Mayor, a primeira foto, embora não a considere a mais bela de Espanha; como sabes há em quase todas as cidades espanholas uma Plaza Mayor, mas a mais bela de todas, para mim é a de Salamanca.)
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Adoro Madrid, creio que já estive mais vezes em Madrid do que no Porto lololololololololol

    É uma cidade preciosa, que me encanta mucho, pero Barcelonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Abraço amigo João

    ResponderEliminar
  6. Francisco
    mais vezes em Madrid do que no Porto, é obra, hehehe...
    Eu também gosto de Barcelona, mas comparando cm Madrid tem tudo a perder: a monumentalidade, a vida nocturna e as características típicas espanholas; apenas numa coisa é melhor, tem mar ali ao lado...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. E que tal reunir em livro as tuas memórias de viagens? Nós publicamos... :)

    ResponderEliminar
  8. João
    não me assustes...
    Para já vou continuar a publicar os textos que ainda faltam, e são ainda alguns: Londres, Berlim, Barcelona, Bruxelas/Amsterdão/Luxemburgo, Praga/Budapeste/Viena, Lyon e Suiça, Madeira, Escandinávia, Grécia e uma viagem épica num mini com mais 3 pessoas a Madrid, Paris e Londres.
    Depois se fala no assunto.
    Abraço amifo.

    ResponderEliminar
  9. estive lá no fim de semana passado! gosto muito da cidade, tal como escrevi no meu blog :)

    ResponderEliminar
  10. Aaron
    eu sei, pois leio todos os teus posts.
    Madrid como cidade continua maravilhosa; apenas terá mudado um pouco na vida louca nocturna, que embora ainda muito activa, perdeu aquele grão de salutar "maluqueira" almodovoriana do final dos anos 90.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também apanhei um fim de semana em que, segundo me disseram, existem umas festividades espanholas quaisquer fora da cidade então muitos dos madrilenos saíram da cidade, então não havia muita vida na chueca.
      abraço :)

      Eliminar
    2. Aaron
      tenta ir lá em Junho, no final do mês, no fim de semana do Pride; é algo que jamais esquecerás.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  11. João,
    Oh Madrid, a minha cidade favorita!! De facto, como dizes. só lhe falta uma coisa que é importante para um lisboeta, o mar. De resto é uma cidade completa. Mas, não tendo mar, tem em contrapartida serra.
    De museus recomendo também o Thissen-Bornemisza no Paseo del Prado e agora o renovado Museu Arqueológico Nacional (que vou conhecer na minha próxima viagem). O Rastro, a feira da ladra, acontece todos os domingos durante todo o dia e é uma coisa imensa onde há de tudo, mas mesmo tudo! Depois de uma visita ao Rastro a degustação de umas tapas no Mercado de San Miguel, logo ali ao lado da Plaza Mayor, é uma maravilha!
    A vida nocturna apesar de mais calma que nos tempos da Movida, continua impressionante, pelas ruas da Chueca e de Malasaña, ele é bares e discotecas. para todos os gostos.
    A Pride é uma manifestação deveras impressionante que chega a juntar mais de 1 milhão de pessoas entre Cibeles e a Plaza de Espãna, passando pela Gran Via. Toda, mas mesmo toda, a cidade sai à rua. É sobretudo uma festa de confraternização a favor do respeito e tolerância que todos os seres humanos merecem.

    Enfim, sem mais iDE MADRID AL CIELO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lear
      que bom ler este teu entusiasmo que não é inferior ao meu. Referes além de outras coisas que referi algumas muito interessantes, como esse Museu Thissen-Bornemisza, que eu ainda não conheço.
      Imperdoável eu não ter referido esse magnífico Mercado de San Miguel, que além de muito belo é fabuloso de "conteúdo".
      Finalmente, e no que respeita à vida gay, pois se a Chueca continua a ser a "Meca", começam a ver-seoutras pequenas zonas com vida gay, nomeadamente Lavapies.
      Quanto ao Pride de Madrid, só visto, é um assombro, o desfile e a assistência.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  12. Nunca fui a Madrid - correcção, quando fui para os Estados Unidos, fiz escala em Madrid, mas não saí do aeroporto. :P
    Agora que estou a frequentar um curso de Espanhol e tendo eu algumas ligações importantes com Espanha e a sua língua, a vontade de ir visitar Madrid e de ficar por lá algum tempo tem vindo a crescer. Depois de ler o teu post, mais vontade fiquei de a conhecer! ^^
    Abraço :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      não podes perder, e está aqui tão perto, com viagens baratas, mesmo de avião (já cheguei a pagar 30 euros de ida e volta), e estadias acessíveis.
      Quando quiseres dar-te-hei dicas que te possam ser úteis.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  13. Em Espanha, conheço Salamanca, Cáceres, Huelva, Sevilha, uns pontos balneares e pouco mais. Não tenho grande interesse em Madrid, mas iria, claro. O Escorial suscita-me algum interesse.

    um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Mark
    pois enganas-te, pois culturalmente Madrid é deveras interessante.
    Basta falar em três museus fabulosos, dos melhores do mundo - o Prado, o Reina Sofia e o Thissen-Bornemisza.
    Mas há uma monumentalidade fantástica em quase toda a cidade, com destaque para a Plaza Mayor, o Palácio Real, a Plaza de Cibelles, a Puerta de Alcalá, a Gran Via e a Plaza de España, o Retiro, os bairros típicos e claro os arredores, que além do Escorial, tem a magnifica cidade de Toledo, banhada pelo Tejo, Aranjuez, Segóvia, enfim um sem núnero de motivos que justificam plenamente uma visita bem programada para a maravilhosa capital de Espanha.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que me "engane". Eu disse que não tinha interesse em conhecer Madrid. Se dissesse que não queria conhecer pelos motivos X e Y, aí sim poderia me enganar. O interesse diz respeito à vontade. E a vontade é nula. Sim, o Prado e o Reina Sofia devem ser muitíssimo interessantes. Aliás, espero vir a conhecer para ter opinião fundamentada sobre a cidade.

      um abraço.

      Eliminar
  15. Eu sei, Mark, que tu detestas os espanhóis; eu também não vou muito à bola com eles, mas Madrid vale mesmo a pena...
    Um dia vou-te ver entusiasmado com a cidade, vais ver...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Saudade de Madrid ! Também a minha favorita em relação a Espanha. Tenho que voltar.

    ResponderEliminar
  17. G- Souto
    embora não tenha sido há muito a minha última visita, o desejo de voltar é enorme.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!