sexta-feira, 25 de abril de 2014

Óscares femininos de 2014

Este ano, vi a grande maioria dos filmes candidatos aos Óscares antes da sua atribuição, mas claro que houve sempre alguns que ficaram para trás, e curiosamente foram essencialmente filmes candidatos às interpretações femininas, quer principal, quer secundária.
Ainda me faltam ver dois deles: “Philomena” e “Nebraska”, em que estão duas candidatas – Judy Dench, no primeiro e na categoria de actriz principal; e June Squibb, no segundo, mas no escalão secundário.
No entanto vi recentemente dois dos mais importantes filmes das categorias referidas, pois qualquer deles tinha candidaturas a ambos os Óscares.
Trata-se dos filmes “ Blue Jasmin”, de Woody Allen e “August: Osage Cunty”, de Jonh Wells, e curiosamente há alguns pontos comuns a ambos, embora sejam bastante diferenciados.
Ambos giram à volta de personagens femininas muito marcantes (os homens são quase secundários) e ambos se passam no interior familiar; e ambos são bons e muito fortes.
Em “Blue Jasmine”
vamos encontrar uma personagem fascinante daquela galeria de mulheres que Woody Allen tão bem sabe definir e que dá a Cate Blanchett a oportunidade de demonstrar que é uma das grandes actrizes da actualidade pelo que o seu Óscar foi por assim dizer consensual.

Mas também aqui aparece uma actriz fabulosa e muito apta a vencer o galardão secundário, Sally Hawkins, a irmã “pobre” de CB.

Já quanto a “August:Osage County”
 traz-nos pela enésima vez a candidatura de Meryl Streep, a maior actriz viva, e que se “arrisca” sempre a ser candidata com qualquer filme que interpreta, e que, por contraproducente que pareça até a pode prejudicar, pois a Academia poderá preteri-la por uma actriz que não tenha o estatuto de MS (eu até admito que ela não se chateia nada de não ganhar)
.
E traz-nos uma surpreendente Julia Roberts, naquele que é para mim o seu melhor desempenho de sempre; ela é fabulosa numa cambiante de situações definidoras de uma mulher complexa mas de uma personalidade forte e rebelde.

Mas quem ganhou o prémio da melhor actriz secundária acabou por ser Lupita Nyong’o, pelo seu trabalho em “12 Anos Escravo"

Sem pretender menosprezar o belo trabalho da jovem actriz, eu teria escolhido sem hesitação Julia Roberts e teria mesmo preferido Sally Hawins a Lupita…são opiniões.

8 comentários:

  1. Não vi nenhum dos filmes e não conheço o trabalho de Lupita; mas admiro imenso as duas últimas atrizes que mencionaste: Meryl Streep e Julia Roberts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa
      se tiveres oportunidade não percas qualquer destes dois fimes.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Gostei muito da Lupita no filme "doze anos escravo", mas daí ser a mulher mais bela do planeta, segundo o jornal do metro, ainda vai muito... Gosto muito da Meryl Streep,, excelente atriz. Julia Roberts melhora a cada filme que faz... E, por fim a Cate Blanchett é fabulosa. Este ano,a meu ver o prémio é merecido pelas 4 :D

    Não sei te dizer qual deverá ganhar, todas muito boas...

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      os Óscares já foram distribuídos e quem ganhou foram a Lupita (concordo contigo sobre a sua beleza) e a Cate Blanchett. Embora eu tivesse concordado com o prémio para a Cate, já na actriz secundária teria preferido a Julia Roberts.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. ainda não vi 'um quente agosto'. será, espero, na próxima quarta.
    quanto à Meryl, ela é tão boa, mas tão boa naquilo que faz, que provavelmente só ganhará outro óscar se vestir uma personagem à semelhança da 'dama de ferro'.
    bjs.

    ResponderEliminar
  4. Margarida
    ela é sempre tão convincente que será sempre potencialmente uma candidata. Eu já perdi a conta às vezes que o foi e quando não ganha, não é por desmérito dela, mas por aparecer alguém também muito boa e que perante tal pamarés de MS acaba por se evidenciar.
    Mas, e como disse no texto, surpreendentemente bem está Julia Roberts; quanto a mim põe a Lupita a um canto...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Falta me ver "Philomena" mas este ano, na minha opinião, as mulheres estavam em alto, pois teria dificuldades em escolher a melhor atriz e melhor atriz secundária. Depois de ter visto "Blue Jasmine" fiquei rendido ao papel, ainda para mais um filme de Woody Allen que geralmente não gosto. Mas deste gostei e muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No limite...
      Olá, também eu sou da tua opinião e embora também ainda não tenha visto "Philomena" e de adorar a Judy Dench, acho que aqui a questão era entre a Cate e a Meryl...
      Woody Allen é um realizador surpreendente;depois de tantos filmes muito bons, tem andado a "fazer filmes" (ele não pode viver sem eles), mas sem grandes lampejos. Mas, de vez em quando sai-se lá com uma delícia como este "Blue Jasmine" e CB teve razão ao afirmar que uma actriz que trabalhe com Woody Allen, se arrisca sempre a ser candidata a um Óscar.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!