sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Vêm aí os Óscares

Quer se queira, quer não e por muito que se goste do cinema independente e/ou do cinema europeu, os Óscares continuam a ser um dos momentos mais importantes do ano cinematográfico.
Basta ver a esmagadora maioria da produção americana na distribuição cinematográfica da maior parte dos países, para se ver o alcance que os filmes premiados ou mesmo só os nomeados têm; eu gosto do cinema americano, embora me recuse a ver todos aqueles "blockbusters" baseados nos heróis da BD, as inúmeras sequelas de um ou outro pequeno sucesso comercial, a imensidão de filmes gratuitos sobre vampiros, zombies ou mortos vivos ou os muito bem sucedidos filmes de animação cada vez mais rebuscados.
Sucede que recentemente tive e tenho a possibilidade de sem pagar um cêntimo ter acesso a filmes recentes, devidamente legendados, bem como séries (disso falarei um dia destes), e num espaço de tempo extremamente rápido.
E assim tenho para ver inúmeros bons filmes, alguns deles candidatos aos Óscares relativos a 2013; já vi três deles, dos quais aqui vou deixar os "trailers", mas muitos outras vou ver talvez ainda antes da cerimónia: "Gravidade", "Golpada Americana", "Capitão Philips", "Her - uma história de amor".
Ainda não tenho outros que gostaria, mas devem estar a chegar...: "Nebraska", "Blue Jasmin", "Philomena" e principalmente o candidato ao melhor filme estrangeiro "A Grande Beleza".
E aqui estão os três filmes já vistos.
O primeiro é um filme que provavelmente conquistará os Óscares das interpretações masculinas - Matthew McConaughey, como actor principal e Jared Leto, surpreendente, como actor secundário; trata-se de "O Clube de Dallas"
Depois vi "O Lobo de Wall Street", do grande Scorsese, que embora não seja para mim, um dos seus melhores filmes. é sempre um filme de Scorsese, e está tudo dito. Aqui reside a única hipótese de Matthew McConaughey não ganhar o Óscar; é se a Academia resolve premiar finalmente o excelente actor que Leonardo Di Caprio realmente é e aqui o demonstra perfeitamente.
Finalmente o terceiro filme que já vi, é um bom filme de um realizador que se tem vindo a afirmar - Steve McQueen, extremamente forte sobre a escravatura no sul dos EUA, no século XIX; grande aposta para os Globos de Ouro, apenas ganhou um, mas muito importante - o melhor filme. Aqui aposto na interpretação secundária - Lupita Nyong'o.

16 comentários:

  1. Ando tão arredada dos cinemas, não vi nenhum dos filmes!
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao preço que está aentrada numa sala, para depois estar a levar com gentinha mal criada , de telemovel ligado, a fazer barulho a comer , e sei lá que mais ...prefiro ver cine em casa. Nem que seja do youtube .

      Eliminar
    2. Sérgio
      infelizmente as salas de cinema que havia antes fecharam todas, as últimas foram as do King e agora se se quer ver cinema num ecran bom, tem que se optar por salas de centros comerciais com tudo o que invoca......
      Mas num ecran razoável de televisão vê-se muito bem um filme e eu é aí que os vejo sem gastar um tostão.
      O problema é escoar os que tenho para ver... isso e os livros para ler.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Maria Teresa
    eu também não vou ao cinema; Vejo-os no sofá de minha casa, mais cómodo e muito mais económico.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. eu gostava de apreciar os óscares, mas devido ao terrível horário da cerimónia, não vejo. provavelmente, verei o compacto na semana seguinte no canal de tv que conseguiu os direitos de transmissão.
    grande sorte em veres isto tudo à borlix :) sim, sem dúvida, quem tem amigos, tem tudo.
    mas nada de te acomodares, ;) o sofá não é o nosso melhor amigo, por muito que digamos que sim.
    bjs.

    ResponderEliminar
  4. Margarida
    o compacto passa logo na noite seguinte, e é na TVI como sempre. É num horário normal e tem algumas vantagens (legendado e sem as constantes interrupções e comentários do directo; mas tem o inconveniente de qualquer compacto - vê-se o que eles escolheram e não tudo.
    Eu prefiro o directo e este ano o facto de a apresentação estar a cargo da Ellen, é uma mais valia.
    Ainda por cima, o Félix vem passar cá esse fim de semana e faz-me companhia na maratona, o que é mais interessante.
    Beijinho.

    Ontem consegui o filme de que falaste outro dia, da rapariga dos livros, em Berlim.

    ResponderEliminar
  5. Curiosamente, ou nem tanto, não gosto de cinema. Eu sei, eu sei, é estranho e raro. Sou assim desde pequeno. Sou incapaz de correr para o cinema porque estreou um filme ou ver todos os que estão em cartaz. Na adolescência, ia muito ao cinema para conviver com os meus colegas e amigos, às vezes porque no grupinho estava o rapaz que me interessava e era uma forma de promover o contacto.

    Assim como a televisão, cansa-me estar sentado a ver um filme. Até no cinema. Não tenho paciência. Claro que gosto, pontualmente, de ver um ou outro filme. Tarde ou cedo acabo por ver os filmes que todos vêem, mas geralmente um bom tempo depois de serem falados e comentados.

    um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Mark
    se acabas por ver os filmes mais tarde é porque tens vontade de os ver; chamarei a isso mais não gostar de assistor a um filme do que não gostar de cinema.
    Confesso que nunca encomtrei ninguém que não gostassse de cinema, hehehe...
    Mas, não condeno, cada um tem os seus gostos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não vi os 2 primeiros :S

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  8. Francisco
    será desses dois filmes que sairá o Óscar do melhor actor principal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. As minhas escolhas vão para o Gravity como melhor filme e para Cuáron como melhor realizador. Levava também o oscar dos efeitos especiais e da melhor fotografia. Melhor actor, o Matthew McConaughey, se bem que o Chiwetel Ejiofor também tem um interpretação notável nos '12 Anos Escravo'. Melhor actriz, Cate Blanchett, com um interpretação magistral no 'Blue Jasmin'. Dos secundários, aposto no Jared Leto e na LupitaNyong'o. A melhor canção, o Happy do"Pharrell Williams é contagiante e um vencedor , espero.
    Este ano temos sorte, a maior parte dos filmes nomeados são interessantes.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      é sempre apaixonante este tema de prognosticar quem vai vencer. Ao contrário doutros anos, já vi alguns e terei oportunidade de ver outros e poucos são os candidatos mais importantes que não verei antes da cerimónia. De qualquer forma estou bastante informado sobre a maior parte dos filmes e tenho alguma opinião formada, desde já.
      Quanto ao melhor filme, duvido que seja o Gravity, por ser um filme algo monótono segundo me parece, mas poderá ganhar a realização e os efeitos especiais e a fotografia, quase estarão certos.
      Talbez o Óscar do melhor filme vá para o McQueen, já que o 12 Anos Escravo, além desse e na minha opinião só poderá ter a interpretação secundária feminina.
      No campo masculino concordo totalmente contigo e o Dallas ficará com o pleno, neste campo.
      Assim como será difícil que Cate Blanchet não ganhe o Óscar da melhor actriz.
      Quem ganha de certeza somos nós, que gostamos de cinema, pelo nível dos filmes e que gostamos da cerimónia, porque a apresentação da Ellen é só por si uma mais valia.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. Também estou atenta, João, e já vi o "12 anos escravo", de que muito gostei! Vou vê-los no cinema (não é como tu...), e por isso vou ser mais contida:)) O próximo acho que será o "Clube Dallas".
    Obrigada pelas informações, caro co-cinéfilo :-)))
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Justine
    eu vejo tantos filmes e de tanto género (tenho uma extensa colecção de filmes com temática LGBT), que nem tempo tenho de ir ao cinema...parece um paradoxo, hehehe...
    Mas fui intem ver uma peça de teatro "Coriolano" e confesso que esperava melhor.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Partilho com vocês que a qualidade dos filmes nomeados este ano é significativamente melhor que nos últimos 2/3 anos anteriores. Dos que vi até agora, não me deixei encantar pelo Lobo de Wall Street, pelo que espero que o Leonardo não leve o óscar (merecido por outros filmes em que entrou mas não por este). O Clube de Dallas é, dos que me faltam, o que mais curiosidade gera. Vamos a ver se ainda vou a tempo.

    ResponderEliminar
  13. Coelho
    tenho andado a mandriar desde esta altura e dos candidatos principais, vi só mais um, aliás o filme com mais candisaturas, salvo erro: "A Golpada Americana", que sem ser uma obra prima, é um forte candidato ao melhor argumento e às interpretações onde faz o pleno com as duas femininas e as duas masculinas, todas muito boas, mas que salvo a de Jennifer Lawrence (esta actriz é fabulosa), as devem falhar. E mesma esta poderá ir para a escrava negra de "12 Anos escravo".
    Hoje vou ver mais um, que me parece interessante - "Capitão Philips".
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!