domingo, 5 de janeiro de 2014

Morreu o "Pantera Negra"

Morreu o “King”!
Sim, ele foi o rei, o rei do futebol, o homem que fez algo de impensável para a grande maioria do povo português de hoje – levou a todo o mundo o nome de Portugal.
E como o nome de Portugal era desconhecido ou então conhecido pelas piores razões…
E temos obrigatoriamente que fazer uma comparação entre os tempos de então, nomeadamente a década de sessenta do século passado e os de hoje.
Na altura a rivalidade (sempre muito amigável) era entre Eusébio e Pelé; não havia internet, nem a facilidade das comunicações de hoje.
Imaginemos o destaque que hoje é dado, e justamente a C. Ronaldo em todo o mundo; se Eusébio fosse hoje o jogador que foi, como seria?
É incrível ainda hoje o que o nome do “Pantera Negra” representa para tanta gente lá fora, fora de Portugal.
Não é preciso gostar de futebol para se perceber isto, a importância que este homem teve no nosso país.

Mas claro que há muita gente que gosta de futebol em Portugal e no mundo, e para esses, entre os quais me incluo, a perda é ainda maior, pois os seus feitos são incontáveis.
Ele fez do Benfica o grande clube que hoje é, desde as vitórias na Champions até aos campeonatos que ajudou a ganhar, aos fabulosos golos que marcou.
Talvez o seu feito mais relevante tenha sido o Campeonato do Mundo de 1966, onde Portugal foi terceiro e Eusébio o melhor marcador com 9 golos.
Desse Campeonato deixo aqui um vídeo, de onde destaco principalmente o jogo com a Coreia do Norte, em que marcou 4 golos e fez isso depois de estarmos a perder por 0-3.
Foi o melhor jogo de futebol que já vi…

Mas, ao vivo recordo um jogo a que assisti no velho Estádio da Luz, contra o Real Madrid, a melhor equipa de então, e com os seus três golos (um deles talvez o seu melhor golo de sempre), contribuiu para uma robusta vitória por 5-1.

Não posso deixar de referir algo de fundamental – Eusébio nunca foi vedeta, antes pelo contrário, foi sempre de uma enorme humildade.
Até sempre, Eusébio, pois tu ficarás para sempre, não tenho qualquer dúvida na memória de todos nós.

20 comentários:

  1. E havemos de lembrar o seu marisco preferido :)

    k eu tanto adoro, adoro tremoços e com imperiais ...

    melhor ainda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      não sei se o teu comentário pretende ser irónico ou não; se pretende, é pena o que dizes.
      Se não é, pois quem não o recorda pelo que fez, recorda-o por coisas ridículas, desculpa a frontalidade.
      Eu prefiro mil vezes recordar os golos que o vi marcar do que estar a referir todas as "quecas" que dei...
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Não há nada de ironia, apesar de me lembrar ainda há uns anos.

      se não fosse o Humberto Coelho, o senhor viveria na rua...

      PAZ à sua alma

      Eliminar
    3. Este comentário é tão descabido...
      Antes houvesse ironia. Tu resolves tudo com a frase cliché "Paz à sua alma"; já o fizeste com o Nelson Mandela.
      Enfim, vais-te contentando com os teus gajos podres de bons; és feliz assim...
      Seja, quem sou eu para te contrariar?
      Sê feliz, Francisco...
      Eu continuo igual a mim próprio, mas tu estás bastante diferente dos tempos em que só eu comentava o teu blog, recordas-te?

      Eliminar
  2. Eu conheci Eusébio. Conheci-o em pequeno através do pai. Pude estar com ele por algumas vezes num restaurante de Lisboa, 'A Adega da Tia Matilde', e numa outra casa, 'Sete Mares', na Columbano Bordalo Pinheiro, onde me recordo, em criança, de um célebre almoço. Era um homem muito humilde e é essa a maior das recordações que guardo. De uma simplicidade comovente para quem, um dia, foi uma das estrelas do futebol mundial, passando à justa categoria de lenda e figurando entre os maiores vultos de sempre do desporto-rei.

    É um dia muito triste para Portugal. Junto-me a essa dor.

    um abraço, querido João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Mark
      A "Adega da Tia Matilde", no Rego era o ceu poiso predilecto, desde que deixou de jogar futebol.
      Se há coisas que a idade nos permite é recordar estas coisas que o Eusébio nos deu.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. um dos nossos heróis maiores.
    tenho pena, a avaliar por certas reacções nomeadamente nas redes sociais, que haja quem não entenda a justa celebração de que o Eusébio está a ser objecto (e é sempre extraordinário, quando na hora da maior dor, celebramos em vez de chorarmos).
    somos tão fáceis a importar os mitos alheios, e esquecemo-nos de acarinhar os nossos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      eu sei que há muita gente que não gosta de futebol; e também sei que há muita dessa gente que aproveita tudo o que de uma forma ou outra se relaciona com o futebol, para achincalhar quem dele vive e quem dele gosta.
      Ora Eusébio é muito mais do que o futebol que o imortalizou, é um homem que deu imenso a Portugal, tal como fez Amália, mas esta não era desprezada por jogar futebol.
      Isto entristece-me...
      Claro que como adepto do futebol e adepto do Benfica o meu sentir é ainda maior.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Na sua humildade foi o melhor na sua arte! Apesar de não gostar de futebol reconheço-lhe esse dom. Ficará na história deste país!
    Um abraço amigo de Bom Ano para ti, João:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Justine
      e é assim que deve ser, pois Eusébio está para lá do futebol. Infelizmente muita gente mistura as coisas e só o facto de não gostar de futebol, o que é absolutamente normal, lhes dá o estatuto de minorar uma figura como a de Eusébio.
      Um bom ano para ti, embora as perspectivas não sejam famosas.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Eusébio era muito mais que futebol, era o nosso orgulho, e eu que já não sou do tempo de ele ganhar contra tudo e todos. ficará sempre connosco. entende-se a homenagem que estão a fazer no estádio da luz e amanhã na praça do município e os 3 dias de luto nacional. e eu respeito e admiro-o imenso, apesar de ser humano, profundamente humano. e humilde e podia ter ido para um clube famoso no estrangeiro noutros tempos e não o fez.
    de resto, as redes sociais são efémeras, o que dizem de mal passa ao lado, ele era respeitado por milhões de pessoas, fãs e não fãs, era o melhor dos melhores daquele tempo.
    bjs.

    ResponderEliminar
  6. Margarida
    como dizes e bem, é fácil nas redes sociais "gozar-se" com este assunto, principalmente a pretexto de não se gostar de futebol; não entendo porquê? Amália era fadista e há qiem não goste de fado, mas Amália era, como Eusébio alguém acima das suas actividades - eram e foram o nome de um país.
    Sobre o facto de ele nunca ter ido para nenhum clube estrangeiro, ele estava proíbido de o fazer, pelo próprio estado, que o usava para disfarçar o tão mau nome que o país tinha lá fora...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. acordar com esta noticia foi estranho. é daquelas figuras que não sei porquê, pensava que ia existir para sempre. sempre olhei para ele como uma lenda, todas as histórias que ouvi acerca dele ficarão guardadas.

    ResponderEliminar
  8. Olá Aaron
    sim, é já um mito, sem dúvida.
    Tenho lido com interesse o teu blog e desejo que o teu relacionamento com o Artista dê resultado, do fundo do coração.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo João, Eusébio nunca foi uma vedeta, mas não precisou se o ser para se tornar Rei do futebol no nosso país e o melhor da Europa da sua época. Um viva a Eusébio!

    Estou de regresso depois de umas férias e agradeço todas as palavras que foste deixando por lá.

    Bjnhs e um Bom Ano 2014!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mz
      aindabem que concordas comigp nesse aspecto; vi tanta cretinice acerca deste assunto, caramba...
      E que bom o teu regresso à blogo.
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Falámos de Eusébio há um ano ou dois, nem sei a que propósito. Sem dúvida uma figura ímpar da história portuguesa do Séc. XX, em embaixador de Portugal no mundo. Apesar de algum novo-riquismo dos últimos anos de vida (minha opinião, conhecendo-o de dois ou três dedos de conversa), não podem ser ignorados anos e anos de dedicação ao clube e ao país, sacrificando a saúde e o bem estar, coisas impensáveis hoje em dia, onde ao mínimo resfriado os 'galacticos' ficam no banco.
    Apesar do excesso das redes sociais (as reações virais são mesmo assim), também me custou ver algumas críticas à notoriedade dada ao acontecimento. Porém, muitos dos que se manifestaram contra, se por ventura o CR7 morresse, não hesitariam no post "RIP CR7"... E esta, hein?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um coelho
      sim, esse é um ponto interessante e vai mais além do que a simples comparação entre os dois no que se refere a quem é melhor. Neste ponto, acho que a resposta estará mesmo em dizer que Eusébio foi o melhor no século XX e o CR7 o melhor neste século...
      Mas, em virtude da mediatização dos tempos e à qual CR7 não fica indiferente (antes pelo contrário), haverá muita gente que não gosta de futebol, até critica quem gosta, mas adora o CR7, porque "é giro, sexy, sei lá mais o quê", oque a mim me deixa perfeitamente indiferente, pois embora admire o jogador, o seu aspecto físico está muito longe dos meus gostos.
      Conheço particularmente um amigo que tem um blog (aliás interessante), e que várias vezes posta sobre o CR7, e a dizer sempre bem, óbviamente, e que agora, acerca da morte de Eusébio disse "cobras e lagartos" sobre o futebol...
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!