domingo, 15 de dezembro de 2013

Karl Hofer


O Whynotnow vai voltar, mas com significativas modificações, não só do conteúdo, como também da perspectiva com que eu, de agora em diante, vou olhar a blogosfera.

E começo por aqui: sigo muitos blogs, demasiados blogs e custa-me deixar de os seguir; assim, e porque os acho  todos com motivos de interesse, vou continuar a segui-los, com previsíveis atrasos, e sem qualquer compromisso de comentário. Apenas comentarei aqui e ali, algum post que me “peça” um comentário.
Alguns são muito pessoais, quase um diário, outros são uma miscelânea de pequenas coisas, outros ainda apenas pictóricos ou musicais ou de conteúdo adulto, mas todos com algum interesse. Embora sem uma motivação extra que me faça dizer qualquer coisa.

Quanto a este blog e dado o cada vez maior interesse que mostro pelo Pinterest, onde tenho um perfil com 351 pastas das mais diversas situações e que comportam 71.000 fotos, perfil esse que é seguido por mais de 5.000 pessoas de todo o mundo, vou “abri-lo” aqui no blog a quem tiver interesse em seguir-me.

Não digo, que uma vez por outra, por um motivo qualquer, não faça uma postagem “clássica”, das habituais que fazia até agora, mas serão uma excepção e não a regra.

Como complemento, e sempre que possível, um complemento musical, que motive por si só, a vontade de visitar o blog.

Para começo escolhi um pintor alemão, não muito conhecido e que acho deveras interessante: Karl Hofer.
Karl Hofer (Karlsruhe, 1878 – Berlim, 1955) foi um pintor expressionista alemão, adstrito a uma corrente a que se chamou “Nova Objectividade”. 
Iniciado num certo classicismo próximo a Hans von Marées (lá irei um dia), estudou em Roma e Paris. Em Paris surpreendeu-o a I Guerra Mundial e foi feito prisioneiro durante três anos, facto que marcou profundamente o desenvolvimento da sua obra, com figuras atormentadas, de gestos vacilantes, em atitude estática, enquadradas em designs claros, de cores frias e pincelada pulcra e impessoal.
As suas figuras são solitárias, de aspecto pensativo, melancólico, denunciando a hipocrisia e a loucura da vida moderna.
É um pintor com uma vasta obra, e variada, pelo que a selecção aqui apresentada, além de muito subjectiva foi também difícil.
Para uma visão mais alargada poderão ir aqui.











































32 comentários:

  1. OBAAAAAAAAAA!!!

    (acho que acordei toda a aldeia com o meu grito de alegria, pelo menos os cães já ladram... outros uivam)

    Sê bem regressado, mesmo sem a névoa tão característica destes momentos. Se bem que nunca partiste, pelo menos é essa a sensação de meu pobre coração entusiasmado.

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ribatejano
      ena que entusiasmo...
      Calma aí, que isto agora éum blog diferente e pode ser que nem todaa gente goste do novo "formato".
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Douglas
      que bom teres gostado. Assim vale a pena a partilha.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. ###
    Parece-me que a geada dos ultimas dias despertou algo aqui para estas bandas.
    O lugar à arte, do que mais nos representa, do que se faz bem e fica na história. Costumo dizer que nada é eterno,
    a vida, esta tal e qual a conhecemos, tem um principio e um fim, mas acreditando nas varias reencarnações, ainda
    cá vou encontrar os mesmos quadros que testemunham a passagem dos homens, e o que eles foram nessa época. A nós cabe-nos legar, observar, preservar para que os próximos(alguns de nós) continuem a maravilhar-se ao som de uma qualquer trecho de música clássica. Viva a vida!

    @@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Eduardo
      é por causa de comentários destes que a blogo vale a pena.
      Obrigado.
      Abraço amigo,

      Eliminar
  4. Assim, se comemora o regresso da um Blogue de boa partilha

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. Interessante.
    Um bom regresso, João.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. É tudo uma questão de como se encara a blogosfera. Creio que agora entendeste o significado deste meio de comunicação virtual. Leva-o como algo que te dê prazer e não como um encargo. Dessa forma, poderás continuar a publicar sem qualquer obrigação. Eu jamais encarei a blogo como um dever. Não podemos ser 'escravos' disto.

    Não te preocupes com as repercussões. Sê tu mesmo e torna o blogue naquilo que tu queres. Quem gostar, gosta; quem não gostar, tem bom remédio.

    um abraço, João, e sê bem-vindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Mark
      aliás a partilha sempre foi uma das componentes mais fortes do meu blog.
      A partir de agora, aqui se encontrarão coisas, pessoas e factos objectiva e subjectivamente interessantes, pelo menossob o meu ponto de vista.
      Este pintor alemão é um bom exemplo e a abertura de "Tannhäuser" de Richard Wagner, na parte musical, uma obra que aprecio sobremaneira.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Um novo formato de partilha não deixa de ser partilha. Obrigado João por continuares por cá.

    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eolo
      sim, é verdade, mas vai ser um blog menos pessoal, embora as minhas características não me permitam desligar-me completamente dessa vertente.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. Bom dia João
    Também não posso passar por todos os blogues mas faço os possíveis por agradecer àqueles que vão passando cá por casa.
    Penso que o Facebook veio afastar as pessoas dos blogues. Muito fizeram do Face a sua casa de trabalho.
    Prometo visitar-te. Agora resta-me desejar-te Boas Festas. Vamos todos trabalhar para que 2014 seja bom para todos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Luís
    eu passo por todos, mas questiono-me por vezes porquecontinuo a fazê-lo. Nunca tenho menosde 1000 postagens para ver na minha lista no Feedly...
    Claro que é impossível dizer algo em todos e neste momento radicalizei mesmo arestrição de comentários. Aliás e embora seja sempre agradável receber comentários, já me preocupei mais com isso do que agora. As visualizações são um dado muito mais interessante e estão sempre num número bastante elevado.
    O FB leva-me a postar lá o "dia a dia", aquilo que vejo aqui e ali e me merece uma partilha rápida e não gasto postagens do blog com assuntos menores, como muitos fazem, chegando a postar 3 ou 4 vezes por dia, quase telegraficamente ou expondo os corpos (sempre iguais) dos rapazinhos de que gostam.
    Eu também gosto, mas para isso tenho blogs especializados nisso, com belíssimas fotos e com os corpos que mais aprecio...
    Enfim, a multiplicidade é grande e como bem diz o Mark, não se deve ser escravo destas coisas e muito menos encher as postagens com "comentários" do tipo "boa segunda, terça, quarta......feira" todos os dias ou "eu quero o quarto ou o quinto" da lista...
    Comentar é dizer algo com um mínimo de interesse que complmente o texto , o aclare ou mesmo o contradiga.
    Sei que é algo polémica esta minha maneira de ver as coisas, mas é aquela que tenho e talvez por isso, por estar sempre a ler as mesmas coisas, eu me cansei um pouco da blogo.
    Desculpa o desabafo,que nada tem a ver contigo, é óbvio, mas faz bem.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por comentários destes que valem a pena as postagens!!!

      Um grande abraço, João

      Eliminar
    2. João Pedro
      por outro lado há aqueles blogs com "sumo" suficiente para deixar sempre um comentário, mas muitas vezes seria repetitivo: Excelente!
      Deves saber a que blog me refiro, ou não?
      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. Excelente formato para o regresso!
    E Wagner a acompanhar... excelente escolha musical!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      vai ser muito neste estilo...
      Ainda bem que gostas, mas claro que não será apenas sobre pintura.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  11. Quem não gostar terá que fazer contas comigo.

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ribatejano
      então onde está essa tolerância?
      Abraço amigo.

      Eliminar
  12. Excelente ideia, trazeres o imenso material que tens no pinterest para aqui.
    E sempre vou aprendendo. Nao conhecia este pintor, e como ainda recentemente comentei, os meus conhecimentos de artes plásticas são nulos.
    Abraço e bom regresso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Miguel, vai ser essa a principal fonte do meu blog a partir de agora, mas não exclusivamente...
      É curiosa a forma como as "coisas" me vêm "parar às mãos". Algumas das pastas mais interessantes que tenho no Pinterest constam de fotos de telas de pintores, (a maioria deles pouco conhecidos), cuja temática é a pintura erótica no masculino. E frequentando eu tantos blogs, naturalmente alguns deles fornecem-me muito material que aproveito para a minha página do Pinterest; acontece ter visto a terceira foto depois do selo, publicada neste post e desconhecendo o autor, pensei ser um dos inúmeros pintores do género acima descrito. Depois de uma breve pesquisa na net, descobri que Karl Hofer é um magnífico pintor e com renome no panorama da pitura alemã, ao ponto de merecer um selo. E assim o incluí de imediato na pasta "German Painters", depois de uma maior pesquisa das suas obras.
      Esta uma das razões porque estou sempre em atraso na leitura dos posts do Feedly - de vez em quando deparo com algo de interesse e "perco" imenso tempo com aquilo que encontrei...
      E logo me veio a vontade de partilhar esta descoberta deste pintor com os meus amigos e daí...o renascer do blog, noutros moldes.
      Espero que o teu menor interesse por estas questões da Arte se vá atenuando com o que por aqui vás vendo.
      A música ajuda...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  13. Bom dia João,
    Um boa forma de regressar em grande, com cultura, a inspirar quem acha que o tempo é sempre pouco.
    Gostava tanto que estivesse mais perto para partilhar comigo tantas das suas sapiências, desde a arte à arquitectura, passando pela música, tocando sempre na leitura.
    Bem haja a pessoas que partilham comigo a arte, pois é isso que devo "levar" deste mundo, conhecimentos e descobertas, tudo o resto são extras.
    Abraço doce e continuação de excelentes post's.
    Sairaf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sairaf
      a Cultura é um bem precioso e tão desprezado neste nosso pobre país. Vou fazendo o possível e agora, ainda mais, por partilhar algumas coisas de que gosto, mas sem exageros, pois de vez em quando também convém, aligeirar os temas.
      Beijinho.

      Eliminar
  14. Delicioso momento cultural.
    Concordo com o Luís e o seu parecer acerca do face (devia escrever BB)
    A escola deixa-me pouco tempo mas sigo o teu procedimento: feedly. Caso contrário, perco-me!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo
      com certeza que também estou de acordo e é pena que as pessoas não consigam entender o alcance das postagens do FB e da sua diferença abissal das postagens da blogo, não só pelo conteúdo, mas também pelo universo que têm como destinatário.
      Eu também uso muito o FB para "coisinhas" pequenas e algumas com bastante interesse; mas um post como este e que se quer "activo", com comentários que complementem a postagem, é impossível fazê-lo nas redes sociais.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  15. É bom saber que voltas, ao teu ritmo (claro), e que vais andando por aqui. O Pinterest não me cativou, mas ainda bem que tens tantos seguidores, é bom sinal!
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Paulo
    eu tenho aprendido tanto no Pinterest, que nem imaginas.
    Nunca pensei conseguir um tão vasto e eclético conjunto de fotos e "perco" muito do meu tempo por lá.
    E sim, vou andando por aqui...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Apesar de ter estado afastado durante bastante tempo, fui acompanhando os blogs, diariamente, no telemovel, quando me deito (o que é um péssimo hábito). Fiquei feliz quando li o início deste post, como fiquei agora que li os comentários e sobretudo a tua resposta aos mesmos. Quanto ao conteúdo do post propriamente dito, tudo como antes: venho aqui e aprendo mais qualquer coisa. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O salutar hábito de responder sempre aos comentários, amigo Coelho, tem sempre uma dupla intenção: primeiro, agradecer a atenção dispensada por quem comentou, mostrando que o comentário foi lido e compreendido, e depois através deles (dos vossos e meus consequentes comentários) enriquecer e/ou completar o texto.
      E deixei de me interessar de ter mais ou menos comentários, pois o maior interesse do blog é partilhar e só me sentiria triste se não houvesse visualizações, o que não é o caso.
      Neste sentido, a divulgação de um nome relativamente pouco conhecido e da sua obra, parece-me um bom reeinício para este reencontro, mais pausado, à blogosfera.
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!