domingo, 29 de dezembro de 2013

As "minhas" personagens do ano

Estamos no final de mais um ano, tempo de balanços e de esperança.
Quanto à esperança, confesso que ela é quase nula, em relação a um novo ano melhor que este que agora finda; e não seria difícil, tão mau ele foi…
Balanços, já afirmei ter sido um ano verdadeiramente mau, não só pelas razões que (quase) todos conhecem, mas também a nível pessoal, perdi um ente querido.
Não me vou a alongar em apontar o bom (pouco) e o mau (muito) que houve, quer no nosso país, quer lá fora e apenas deixo aqui a minha opinião sobre quem foram as personagens do ano de 2012.

Uma, pelas piores razões, a escolhida a nível nacional; e porque não pode ser tudo mau, a outra, a nível mundial, pelas melhores razões e nela assenta a maior parte da pouca esperança no ano que aí vem.


Vitor Gaspar, foi o escolhido por mim para personagem do ano nacional, embora houvesse vários outros candidatos e quase todos pela negativa.
A escolha nesta figura baseia-se em ter sido ele o pilar da (des)construção de todo um sistema económico, social e político em que ele confiava cegamente conforme a sua formação junto dos meios internacionais que agora comandam o mundo – os mercados.
A forma como ele governou o país foi catastrófica e o mais curioso é que foi ele próprio a reconhecer o fracasso dessa política, quando da sua demissão escreveu a sua famosa carta que é demolidora e que infelizmente o Governo ignorou e manteve essa forma de governar.



Já no plano internacional, a escolha é bastante consensual.
Este ano tivemos um facto inédito desde há muito – a resignação de um Papa e a eleição do seu sucessor. Independentemente das questões da fé e da religiosidade de cada um, todos sabemos que a figura do Papa tem no mundo um papel importantíssimo.
E a Igreja há muito precisava de sair da “rotina” de Papas ou muito maus (Bento XVI), ou “assim, assim” (João Paulo II).
Este Papa é o primeiro não europeu, originário de uma América Latina, cada vez mais importante no mundo actual.
Desde o princípio que o Papa Francisco nos deu uma boa imagem, mas com o decorrer do tempo essa imagem foi-se cimentando em actos e mesmo naqueles aspectos em que a Igreja é mais conservadora, para não dizer retrógrada, ele tem dado sinais de mudança, de não radicalismo.
E no que respeita aos aspectos sociais e políticos tem tido e terá cada vez mais, um papel muito importante e positivo a representar.

22 comentários:

  1. Boas caro João!
    Quanto as figuras concordo com o do Papa Francisco, apesar de ser ateu, gosto de ver os ventos de mudança da igreja católica.
    Quanto ao troglodita do Gaspar pois alguém tinha de ser a pior figura... e por certo nesta podias fazer secções e atribuir várias personalidades... mas mesmo assim não está mal atribuído!!

    Boas escolhas apesar de a minha pela negativa ainda não ser esse trambolho, mas também não tenho um que se destaque...

    ResponderEliminar
  2. Nuno
    é esse facto, de mesmo para os ateus, a figura deste homem que hoje é o chefe dos católicos, não lhes ser indiferente, que faz dele uma personagem importante - um homem bom, simples e que pode ser um sinal para o futuro deste mundo cada vez mais dominado pelo dinheiro, e agora da pior forma - o garrote dosmercados.
    E isto leva-nos a Vítor Gaspar, um homem que sempre foi mais convicto a defender os ditos mercados em que se educou do que políticas que ajudassem realmente o seu país.
    Mas tens razão, são tantos, mas tantos e tão maus os candidatos a esta "eleição", que deveria fazer uma listagem; deixo-te só o resto do pódio: na prata, o Miguel Relvas e no bronze, o silva de Belém...
    Abraço amigo e Bom Ano,

    ResponderEliminar
  3. concordo com a personagem boa que até é a escolhida da tão prestigiada time como figura do ano. quanto à má, há tantos maus, tantos que nos fizeram mal que eu escolheria o ppc, como cabeça de um governo medonho e o senhor silva como a outra parte...
    temo que 2014 não seja um bom ano. a nivel de saúde, pelo menos, espero que tudo te corra bem. a nível amoroso, espero que a alemanha esteja mais perto e seja mais fácil o vosso reencontro.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      Eu apenas escolhi o Gaspar, pois enquanto ele esteve no governo, foi ele o verdadeiro primeiro ministro, e o ppc só se tornou realmente primeiro ministro após a sua saída e a saída do Relvas, que aliás foi o que o salvou...
      Se o Relvas tem continuado, o ppc já tinha ido ao ar...
      Mas nada de bom espero de 2014; que haja saúde, como dizes e que eu possa ver mais vezes o Déjan, quando ele for para a Alemanha, na Primavera.
      Um Bom Ano para ti.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. apesar de perceber a escolha do Gaspar, eu para ogre do ano escolheria o Portas e a sua crise irrevogável que custou ao país milhões e milhões de euros, e serviu apenas as suas estratégias pessoais de conquista de poder dentro do governo. um crime, que permanece impune.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      pensei nele, pois foi uma personagem demasiado importante para poder ser esquecida, mas a influência de Gaspar nos acontecimentos nacionais, foi, a meu ver mais importante do que todas as piruetas do Portas. Mas se me perguntares quem detem neste momento o poder em Portugal, dir-te-ia que
      e Portas...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Como figura negativa elegeria também Pedro Passos Coelho, afinal, ele é o primeiro-ministro, ex aequo com Cavaco Silva e, claro, Paulo Portas, o 'vice'. A 'santíssima trindade' do descalabro.

    E, regra geral, concordo com a escolha do Papa Francisco. Coitado, é um bom homem preso a uma Igreja irascível e decadente. Muito vai fazendo ele. Se ousasse inovar mais, ainda apareceria morto como João Paulo I, que morreu de 'ataque cardíaco', claro, cof cof.

    abraço, João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      essa "terrível trindade" não pode ser esquecida, mas de certa forma, todos os três se sumteram ao ideal económico, político e social de Gspar.
      Quanto ao Papa Francisco, é necessário ter um grande equilíbrio para tentar mudar algo naquele imenso polvo que é o Vaticano.
      Falaste em João Paulo I, que infelizmente nada pôde fazer, mas teria sido, junto ao meu saudoso João XXIII, os únicos Papas que até hoje me deiaram saudades.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Gosto muito deste Papa, porque será?!

    Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      porque é um Papa diferentr, para melhor...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Olá, João. Vim aqui mais para te desejar um ano novo como tu desejas. Sobre a política nacional, que dizer? Acho que já não tenho palavras. Todos dias, e em cada dia, se anunciam, com o maior descaramento, medidas anticonstitucionais e desumanas. Não vou martelar numa matéria que já me cansa em todos os aspectos. Quanto ao papa Francisco, considero-o uma lufada de ar fresco naquele "polvo", como muito bem dizes, que é o Vaticano. Aconselho-te a leres os " Abutres do Vaticano" de Eric Frattini" da Bertrand! Lê que vale a pena.
    Quanto ao ente querido que perdeste, não sei quem é, mas presumo quem seja. Sobre isso, aceita a minha mão sobre o teu ombro.
    E é tudo. Tenho andado num " corrupio psicológico" que nem te conto.
    Um abraço para ti, extensivo ao Duarte e ao Déjan.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel
      eu também me abstenho cada vez mais de comentar a política nacional, pois mexer em porcaria, suja as mãos...
      O Paapa Francisco parece ser um homem, bom, inteligente e tolerante, coisas que têm faltado nos corredores de S.Pedro.
      Espero que assentes no novo ano, pois a saúde é muito importante, e quando menos se espera acontecem coisas menos boas.
      Beijinho.

      Eliminar
  8. João, espero que tenhas recebido o meu comentário. É que não vejo aqui qualquer nota a dizer para aguardar aprovação. Gostaria que me avisasses. Caso não tenha conseguido enviar, reproduzo, de novo, o que pretendia dizer-te.
    Bom ano.
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel
      Recebi os dois ao mesmo tempo e aceitei ambos, claro...

      Eliminar
  9. Só vou dar importância a quem merece: Papa Francisco!
    (o outro, quero esquecer)
    E como sou um pouquinho teimosa; quero desejar que 2014 seja bem melhor que este! Saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa
      claro que há toda uma abissal diferença entre as duas personalidades...
      Como sou ou melhor, estou, deveras pessimista em relação a 2014, que pelo menos nos traga saúde.
      Bejinho.

      Eliminar
  10. Eu concordo com as tuas escolhas embora elegesse para pior toda a classe política portuguesa - aqui só sabem fazer trocas de acusações e nada mais, a não ser arruinar a vida aos que mais precisam...

    Para melhor, acho que Sua Santidade não podia ter sido melhor escolha. O facto de ser um Papa que viveu a vida antes de se tornar religioso, fê-lo abrir os horizontes e a mente, tão curta na maior parte da comunidade católica e religiosa. Acredito que ele continuará a fazer a diferença, pelo menos até ao dia em que "calque os calos" a alguém - e aí, veremos quanto tempo se manterá no "posto"...

    Faço votos que 2014 te traga muita Alegria, Saúde, Paz, Prosperidade, Sucesso nos campos positivos da tua vida, a realização de todos os sonhos bons e claro, Amor, muito Amor! ^^

    Abraço grande :3

    ResponderEliminar
  11. Olá João
    quanto à personagem internacional, tudo esrtá dito e é uma escolha quase consensual.
    No que respeita cá aoburgo, infelizmente as hipóteses eram muitas e todas muito más. Escolhi aquela que me parece ser a raiz de quase todos os nossos males actuais.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Feliz ano novo, para ti e para o Déjan! Que este ano vos aproxime ainda mais! :)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      obrigado e desejo que para vocês dois, este ano seja também pleno de Amor e Saúde.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  13. O consenso que reúne o Papa Francisco alegra-me, mesmo sendo ateu. Pouco mais há a dizer sobre isto. Já em relação à figura negativa do ano, na minha opinião Vitor Gaspar é ainda suplantado por Pedro Passos Coelho. Para mal de todos nós, ambos continuam no poder, um de facto, e outro pela sua pupila predilecta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coelho
      o facto de se ser ateu não significa que se deixe de estar atento ao mundo, incluindo as religiões e os seus representantes; isso apenes reflecte que as pessoas sabem distinguir as coisas, o que é para muita gente e infelizmente "muito difícil"...
      Quanto à outra figura, já expliquei a preferência de ter escolhido VG, embora como bem dizes, entre um e outro, venha o diabo e escolha...
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!