quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cinemas de Lisboa - 12 (final)

Neste post final, quero deixar aqui, em primeiro lugar, uma referência a vários blogs, dos quais me servi, mais frequentemente, embora haja outras fontes mais avuisas que fui encontrando na net.
Mais uma vez repito que este roteiro não pretende, nem é de todo, completo, como poderão constatar aqui, nesta fabulosa  listagem, que o blog "Restos de Colecção" nos proporciona.
Não fiz referência aos cinemas mais antigos e apenas referi àqueles que de uma forma original ou transformados, eu conheci.
Estes são os blogs mais usados e todos eles merecem a vossa demorada visita:
Citizen Grave, Cinema aos Copos, Restos de Colecção, Cinemas do Paraíso, O Rato Cinéfilo.

Finalmente e sabendo que possa haver algumas imagens repetidas, não fui capaz de rejeitar nenhum destes vídeos que encontrei no You Tube





 Obrigado a toda a gente que passou por este blog durante esta "odisseia", pelos vossos comentários e opiniões.

26 comentários:

  1. Bom dia Amigo
    Parece que nós é que devemos estar gratos pelo teu trabalho.
    Foi bom recordar alguns e outros nunca tinha ouvido falar deles.
    Conheço mal Lisboa e sempre que tenho de ir lá o medo apodera.se de mim. Este ano tinha pensado passar lá um ou dois dias para rever monumentos e museus, mas esse desejo está já posto de parte por falta de tempo.
    As nossas viagens são mais para Norte. Visitas à sogra com 91.
    Um abraço para ti. Votos de que vivas bem.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís
    Esta Lisboa de hoje está muito diferente daquela que eu conheci quando cá vivi, nos anos de universidade, quer antes quer depois da guerra colonial.
    Melhor em muitos aspectos, mas há sempre recordações de sítios e situações vividas naquele tempo.
    A exibição cinematográfica é um exemplo da forma como as coisas mudaram; se nos permitem regalias tecnológicas, perdeu-se no entanto algum encanto do que era "ir ao cinema"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Margarida
    tu, que és das pessoas mais fiéis a este blog, agradecida? Nem penses nisso...
    O blog é feito para ser partilhado!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, João ! Adorei todas as 12 postagens. Me deu muita vontade de ir à Lisboa ! Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Douglas
    Portugal merece uma visita por muita coisa mais do que os cinemas, mas também...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado, o que eu aprendi :)

    Abraço amigo João

    ResponderEliminar
  7. Agora falta falta do QueerLisboa 17.
    Já fizeste a escolha? Eu já! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno
      isso é outra história...
      Mas, sim, já fiz a escolha e é um pouco mais curta que a do ano passado - 20 sessões contra 26 de 2012.
      Parece-me, posso estar enganado, uma programação mais fraca que a dos últimos anos e discordo, à partida de uma abertura com im documentário, por muito interessante que seja.
      Também o calendário fez com que por duas ou três vezes tivesse que optar.
      Nas curtas há um excesso de experimentalismo, que eu não aprecio e também me deixei de filmes "tardios".
      Falando em nomes, apenas já tinha ouvido falar no filme com o James Franco ("Interiors") e no filme português "E agora?". Vou rever o "Ginger" do António Silva e há um filme sobre uma hipotética relação entre Botto e Pessoa que me desperta muita curiosidade.
      Há também um reforço dos filmes acerca do lesbianismo e transformismo, que me são, pessoalmente, menos atractivos.
      Lá nos encontraremos e com certeza aqui falarei do assunto.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. como no cinema: no final do filme passam os créditos.
    foi excelente e fascinante esta viagem por onde nos conduziste, João. muitos parabéns pelo trabalho, e pelo resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      é mais ou menos isso, hehehe...
      Se para alguém foi fascinante esta viagem, foi para mim. Uma viagem às memórias do cinema e às minhas própriasmemórias.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  9. Já comprei os meus 10. :)

    E quando estava a comprar apareceu lá um, que comprou os bilhetes descarada e desesperadamente para o engate...

    Sempre deu para rir e cortar na casaca alheia.... eu não sou perfeito. :)

    ResponderEliminar
  10. Nuno
    eu vou terça feira comprar os meus 20............
    E não vou comprar bilhetes para sessões "tardias"
    (À bon entendeur demi-mot suffit)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele não foi para as tardias... Nessas (já) não se passa nada...

      Depois de ter perguntado se já estavam à venda (se tivesse lido com atenção, saberia que sim, desde o dia 5) disse logo que queria as sessões inaugural e de encerramento, ou seja "dos globos de oiro" que todos fazem questão de vir ver e serem vistos...
      Depois lembrou-se que há o pack de cinco filmes pelo preço de 4 e disse que queria ver o filme português (não sabia nem o nome nem o dia)... o filme português... (claro, o único que tem tido projecção jornalística). E como já tinha assegurado o seu lugar nas vernissages ainda faltavam dois bilhetes... e sai-se com esta "hum... pode um curtas... curtas um." como se fosse: "pode ser qualquer coisa, o que interessa é estar cá quando tod@s @s outr@s cá estiverem... eu nem quero saber que filmes venho ver... desde que me fechem numa sala escura com eles..."

      Eliminar
    2. Nuno
      ok, percebi e não me tinha lembrado dessas sessões para os pretendentes a "jet set".
      Por acaso também vou comprar bilhetes para essas três sessões, mas porque me interessam os filmes, embora não concorde com a abertura com um documentário.
      Mas olha que a sessão que vai ter mais gente vai ser outra: será a do filme do James Franco - lotação esgotada, pela certa.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  11. Obrigado nós também por tão profunda pesquisa e partilha deste pedaço da história de Lisboa! ^^

    Abraço :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João
      foi um imenso prazer.
      Mas já tinha saudades de postar outros assuntos.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  12. Gostei muito da série. Onde agora vivo já não há nenhum daqueles velhos cinemas como os que constituiram esta série, e nos quais eu desfrutei de tantos e tantos filmes quando menino. Agora também aquí só há multicinemas em centros comerciais. Uma lástima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kaplan
      sim, eu sei que infelizmente é a regra actual, a ecibição em salas frias, todas mais ou menos iguais cujo único fim é mesmo passar as fitas e vender pipocas...
      Obrigado pelas tuas palavras de apreço.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  13. Adorei. Foi uma viajem no tempo pelos cinemas de Lisboa. E uma viagem pela memória também.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Arrakis
    sei que gostaste mesmo desta série de postagens e agradeço-te.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Para mim foi um enorme prazer acompanhar esta excelente reportagem. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  16. Eu é que te agradeço porque esta maratona deu-me a conhecer um pouco mais de Lisboa. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      foi mesmo uma maratona e até parece que Lisboa é uma grande cidade, pelos muitos lugares "visitados", mas na realidade nãoo é.
      Beijinho.

      Eliminar
  17. Justine
    não tão grande como para mim, publicá-la.
    Obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!