sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cinemas de Lisboa - 3

Esta postagem fala ainda de salas de estreia, mas não das mais conhecidas, ou das mais centrais.

Devido a algumas delas terem tido um período de duração curta, e outras terem mesmo sido demolidas (caso dos Alphas), há alguma dificuldade de obter fotos.

Começo por um cinema criado como resposta a outro. Foi o caso do cinema Estúdio
que o Império criou lá no último piso, em 1972,com uma programação cuidada, quase elitista e que tinha a particularidade de quando ainda não havia a projecção, as cortinas laterais abriam-se e ficava aquela ampla janela debruçada para a Alameda? Aliás já o referi na primeira postagem.

Pois o Monumental tinha também o seu estúdio, também no último andar do amplo edifício e que se chamou “Satélite”
e que tanto em programação como em público rivalizava com o Estúdio do Império. Mas foi criado um ano antes, em 1971

 e antes era um salão de chá.

No Campo Grande, havia o “Caleidoscópio”, com uma curiosa decoração externa, num pequeno edifício, perto da Biblioteca Nacional, cuja programação foi de início da responsabilidade do conhecido crítico Lauro António e onde havia um pequeno bar e uma ou duas lojas.
Hoje é uma dependência de uma editora e parece que há planos camarários para transformar o local e outros locais do Campo Grande em espaços úteis quer social, quer culturalmente.

Logo a seguir ao Areeiro, junto às bombas de gasolina que ali estão situadas, abriu um multiplex de três salas, chamado os “Alphas”; o que é curioso é eles terem feito sucessivas obras internas transformando as 3 salas existentes em 5, a mais pequena com apenas 27 lugares e depois uma sexta, com nove lugares apenas, imagine-se! O edifício foi demolido e é hoje um moderno prédio de escritórios.

Encostadinho a um dos lados traseiros da Igreja de Fátima, abriu um cinema pequeno e talvez dos mais feios que Lisboa já teve – o “Berna”.

Ainda resistiu uns anos, mas acabou por se transformar primeiro nos estúdios da então nova TVI
e hoje é uma dependência da Junta de Freguesia.

Numa transversal da Av. Fontes Pereira de Melo, mesmo em frente ao Palácio Sotto Mayor havia outro interessante cinema, o “Mundial”, com uma programação interessante e com duas salas. Deixou de funcionar há anos.

Bem longe, no muito agradável  bairro de Campo de Ourique e perto da igreja do Santo Condestável existiu um cinema de apreciáveis dimensões e de bom porte arquitectónico – o “Europa”.
Nele vi um filme que jamais esquecerei, e que passou desapercebido, chamado “O Ídolo”, com uma Jennifer Jones em fim de carreira, fazendo o papel de uma senhora que se apaixona pelo melhor amigo do filho, um belo actor (Michael Parks, que fez de Adão no filme "A Bíblia" do John Huston): o que me entusiasmou foi que numa cena “quente” do filme é posto a rodar no gira-discos uma belíssima música e o jovem pergunta o nome dessa melodia. Eu que nunca a tinha ouvido fixei o nome também e no dia seguinte estava na Valentim de Carvalho do Chiado a pedir o “Inferno” de Vivaldi. Que não, devia ser engano, e seria talvez o “Inverno” desse compositor que eu quereria – posto o disco a tocar e era esse mesmo; foi-me então explicado que era um dos quatro andamentos de uma composição musical chamada “Quatro Estações” e assim trouxe o long play em vez do 45 r.pm.
Devo a minha imensa paixão por Vivaldi ao cinema Europa, eheheh…Hoje, e depois de ter sido o estúdio das produções televisivas de Carlos Cruz, é um departamento do IPPAR.

E, num beco, muito perto do viaduto ferroviário da Av.da República existiu o “7ª.Arte”
onde vi o célebre “Thelma e Louise”. Fechou como quase todos os outros e hoje é o IMTT, onde vamos fazer fila não para comprar bilhete mas para pagar multas de trânsito; por cima fica a embaixada de Angola.

Há dois outros cinemas de que encontro referência, mas não qualquer foto, embora me recorde vagamente deles e até nem eram longe um do outro: o “Zodíaco”, na Rua Conde Redondo e o “Cine-Bloco”, na Av. Duque de Loulé.

No próximo post falarei dos variados cinemas que funcionaram em centros comerciais e hoje desaparecidos.

36 comentários:

  1. Vê lá que me tinha esquecido do Caleidoscópio e do Mundial, este último perto de minha casa e onde fui milhares de vezes XD
    Mais um excelente post sobre os nossos cinemas, sim porque hoje já não há cinemas, há salas de cinema e todas em centros comerciais :(
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      é impressionante o que tenho encontrado nesta busca sobre cinemas de Lisboa. Estava convencido que em dois ou três posts "arrumava" isto, mas os nomes são mais que muitos e as curiosidades também.
      Vê tu que só na próxima postagem finda a lista dos cinemas de estreia.
      E depois vêm os muitos, mesmo muitos cinemas de reprise.
      E é toda uma imensa nostalgia que vem ao de cima, pois como bem dizes, hoje já não há "cinemas"...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Grand tour, que eu desconhecia por completo...

    O que aprendi num post :)

    Abraço amigo João e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      e vais aprender muito mais, está prometido...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Só conheci o "Europa" (meu bairro querido!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa
      eu também adoro Campo de Ourique. Se vivesse em Lisboa mesmo, era onde gostaria de viver.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Mas tu não fazias outra coisa que ir aos cinemas?
    E havia tantos... É impressionante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex
      eu cheguei a ver 4 filmes por dia quando ia à tarde e à noite a sessões duplas nos cinemas de reprise.
      E dos filmes estreados em Lisboa não falhava um...
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Alex
      eu era um cinéfilo quase compulsivo. Corria os escritórios das distribuidoras a pedir as listas de filmes que eles haviam importado para exibição e eles por vezes não me os queriam dar, pois essas listas era para exibidores e não para "maníacos" como eu; e "passava-me" quando via um dos filmes importados com o sinal de que tinha sido proíbido pela censura.
      Enfim, manias...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Como disse o Arrakis, já não existem cinemas (ou muito poucos), e eu não fui a nenhum desses, até porque não morava mesmo em Lisboa.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sad
      eu ainda apanhei quase todos abertos durante os anos em que aqui estudei.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Douglas
      actualmente já poucos há a conhecer, infelizmente.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Não sei porquê, o Berna era um dos meus cinemas preferidos...
    Do Zodíaco e Cinebloco não me lembro, mas encontrei este documento na net que é muito interessante (história do cinema em Lisboa, lista de cinemas, com datas de abertura e fecho, etc.) Provavelmente já conheces, mas deixo aqui o link na mesma:
    http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1985-40/40_13.pdf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      talvez pela programação ou localização, pois como edifício e mesmo interiores o Berna não era nada apelativo.
      Esse documento tenho-o aqui e é pena não conseguir destacar do resto do documento, muito bom, mas demasiado longo e pormenorizado, essa listagem fabulosa dos cinemas, com as datas de abertura e fecho - é algo de precioso.
      Se eu conseguisse destacar só essa parete seria a "cereja no topo do bolo" para anexar na última postagem sobre os cinemas de Lisboa.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. É incrível o que se vai perdendo ao longo dos anos...e muitas vezes a troco de espaços feios e sem nexo...

    Abraço amigo :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      vá lá que apesar de tudo se salvaguardaram alguns espaços físicos, como o Éden, o Condes, o S.Jorge, o Tivoli e o Império.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  9. outros tempos, outra magia...
    eu sou de uma cidade que de cinema havia muito pouco. agora, com o palácio do gelo são esses cinemas nos centros comerciais de que falas que existem, mas nunca lá fui (quero dizer, a essas salas, porque ao centro comercial, sim, várias vezes).
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      a esses espaços nos centros comerciais actuais falarei no último post; mas sinceramente não valem senão uma referência.
      Falarei sim dos cinemas que havia nos centros comerciais, antigamente e já na próxima postagem.
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Parabéns por estes autênticos documentários acerca das salas de cinema de Lisboa...assim se faz história contemporânea. Muito Obrigado. Luís Galego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís
      para quem gosta de cinema como eu e vi centenas e centenas de filmes nestes "cinemas", é algo que muita satisfação me dá, acredita.

      Eliminar
  11. Mas que delícia esta tua homenagem aos cinemas de Lisboa! Logo eu que adoro cinema!

    A maior parte desconhecia. Só me lembrava de alguns, na Avenida da Liberdade. Foi muito bem relembrar ou conhecer.

    Aqui, tudo se passou de igual modo! As grandes salas, com amplos átrios onde se tomava café nos intervalos, e se fazia alegre conversa de amigos, uma espécie de encontros semanais, particularmente ao sábado à noite, os pais sentavam-se nos confortáveis sofás, sempre controladores :-) e os mais novos juntavam-se por grupos, no centro, formando pequenas tribos de tertúlia buliçosas e culturais sobre este ou aquele assunto da semana.

    Hoje, as salas desinteressantes dos centros comerciais onde o convívio nunca existiu, o espaço para a mera 'possibilidade' de o fazer se resume a átrio de passagem e distribuição pelas salas e mera compra de pipocas. Detesto esta coisa de se comer e beber dentro da salas de projecção. Mas também elas começam a fechar...

    Sempre bom voltar aqui, depois de tão longa ausência deste teu espaço e do meu...

    Bom domingo, João!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      sim, sei que o mesmo sucede no Porto, e claro, que me seria impossível fazer um trabalho destes sobre os cinemas do Porto.
      Recordo acima de tudo o Batalha, já que em negócios ficava hospedado ali em frente no hotel do mesmo nome.
      E tenho uma história deliciosa passada nesse cinema, quando lá foi exibido um filme chamado "As bailarinas", do Bertrand Blier; um dia contarei...
      Beijinho.

      Eliminar
  12. Estou "babada" com estas tuas excelentes reportagens! Tanta recordação, tanto filme visto, tantas saudades de locais onde fui formando o meu gosto artístico!
    Dos que referes hoje, só não me lembro do "Cine-Bloco"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      quem fica "babado" sou eu, hehege...
      Também só tenho uma vaga ideia do Cine-Bloco.
      Beijinho.

      Eliminar
  13. O Mundial depois de ter fechado ainda foi durante algum tempo sala de teatro, mas foi sol de pouca dura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. iLove
      tens toda a razão; ainda me lembro de lá ter visto uma peça ou duas.
      Também seria interessante fazer algo de semelhante para salas de teatro.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  14. desta série só me lembro de ter visto filmes no Mundial. frequentei muito o Caleidoscópio, mas já como livraria, e também o restaurante que havia no primeiro andar. bons tempos de Lisboa, agora sou mesmo um rústico enrustido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      sim, a seguir a ter sido cinema, o Caleidoscópio foi uma livraria com algum nível.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  15. Os teus conhecimentos sobre os cinemas surpreendem-me. :)

    (sinto-me um pouco deslocado em comentar este roteiro interessantíssimo que estás a fazer pelos cinemas de Lisboa, uma vez que nada disto é do meu tempo, logo, pouco ou nada tenho a acrescentar... mas leio e aprecio a vossa experiência e vivências).

    abraço, querido João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      quando se chega a uma certa idade, dá-nos um prazer imenso falar de coisas que foram importantes na nossa vida; e o cinema foi muito importante para mim. Conheci realizadores como hoje já não há...
      Agora um filme vive essencialmente de novas tecnologias, mas naquele tempo vivia do talento dos actores, dos argumentistas e principalmente de fabulosos realizadores...
      E depois foi a época. Considero os anos 60 a década mais importante do último século, por tudo o que nela aconteceu - e eu tive a felicidade de a acompanhar com o entusiasmo dos meus "verdes anos". Isso ninguém me poderá tirar, jamais.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  16. Tens aqui um trabalho muito detalhado sobre o cinema da capital,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Magnifica coleção de post sobre os cinemas de Lisboa. Alguns, os que fecharam nos últimos 15 anos, que foram muitos ainda conheci. Os outros tenho caixas cheias de bilhetes de cinema que o meu pai ia quando estudou em Lisboa, ou seja há +/- 50 anos atrás. Um abraço Francisco, X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      também cheguei a coleccionar bilhetes e programas de cinema.
      Deu-me um imenso prazer fazer esta série aqui no blog, acredita.
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!