quarta-feira, 3 de julho de 2013

Um país surreal

Não gosto muito de escrever postagens sobre a situação política, mas o que aconteceu em Portugal, a nível político é tão patético, tão surreal, que merece uma referência.
Numa pincelada rápida, o que se passou foi que segunda feira, Vitor Gaspar pede a sua demissão da pasta das Finanças numa elaborada carta enviada ao primeiro ministro. Nela não aponta uma causa directa mas farta-se de mandar pistas e não estarei muito longe da verdade se disser que a razão desse pedido de demissão assenta num somatório de pressupostos: ele já não acreditava na eficácia da sua política que falhou em todos os campos; ele tinha uma crescente oposição dentro do próprio governo, não só do outro partido da coligação, o CDS, mas de vários ministros do PSD.
Os grupos parlamentares que sustentam a coligação estão cada vez mais “rebeldes” e chegam a aprovar no Parlamento 6 medidas apresentadas pelo PS; a desconvocação da greve dos professores só foi conseguida com concessões que criam um perigoso precedente nos regimes de mobilidade da função pública aprovados sob pressão da troika. E ainda foi apanhado na armadilha montada por Teixeira dos Santos que o “entalou” com a questão dos Swapps.
Razões pois de sobra para Gaspar se ir embora, e como não deixa saudades, há a possibilidade de Passos Coelho resolver vários casos de uma vez só com a escolha de um novo ministro que implemente uma política orçamental e económica diferente, como por exemplo Paulo Macedo.
Mas o primeiro ministro mostra uma vez mais que é tudo menos um político e nomeia a pior pessoa possível, Maria Luis Albuquerque
que não só é a garantia de uma política inalterada, como é uma pessoa marcada por fortes suspeitas de políticas financeiras de risco quando gestora da Refer.
Portas, líder do outro partido da coligação, vai aos arames e pede a demissão, havendo uma grande confusão sobre o timing em que a apresentou, mas o facto é que essa demissão é comunicada ao silva de Belém, em cima da hora da tomada de posse da nova ministra das Finanças, acto verdadeiramente triste e bem demonstrativo de como é ridícula e apavorante a “pequena política portuguesa”.
Findo esse chocante episódio, PC reúne com o Governo em S.Bento e vai num instantinho à reunião da comissão política do seu partido a comunicar que no seu discurso ao país irá dizer que não de demite.
Num inacreditável palavreado, comunica essa sua decisão ao país e cúmulo dos cúmulos diz que não aceita a demissão de Portas, pelo que não pediu a sua exoneração ao silva e Belém, e que fará TUDO para que este governo não caia porque isso blá, blá, blá, blá, já sabemos de cor e salteado as consequências que ele invoca.
O que faz PC tomar esta atitude? Ele sabe que se ele se demitir, haverá eleições antecipadas, provavelmente a 29 de Setembro, coincidindo com as autárquicas e sabe que sendo assim, o PSD quase desaparece na contagem dos votos. Não se demitindo, procura ganhar tempo, para inviabilizar a coincidência de datas e vai procurar culpabilizar Portas e o seu partido da crise política.
Aguardam-se os próximos capítulos que prometem ser tão escandalosos como estes aqui relatados.
E o silva? O que faz? NADA!!!!!
O silva é um zero à esquerda, perdeu toda a decência mínima para ser PR. E pode ser, e deve ser, acusado de ter uma imensa quota parte neste “imbróglio” político.
Para piorar a situação, Seguro não é um homem que dê garantias de “salvar o barco”, embora possa ou pelo menos o tente, bater o pé na EU para que Portugal não seja o primeiro país a sair do euro e provocar com isso um efeito dominó de consequências dramáticas.
E nós, ficaremos melhor? De forma alguma e os tempos que aí vêm serão não só difíceis como têm sido, mas também extremamente incertos.
Mas resta-nos a consolação que fizemos o que devíamos ter feito para mandar estes bandalhos para a “p*** que os p****”.

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Maria Teresa
      que tristeza ter esta mediocridade de políticos em Portugal.
      Com todos os seus defeitos e virtudes, que saudades dos 4 líderes dos quatro maiores partidos, a seguir ao 25 de Abril: Mário Soares, Sá Carneiro, Álvaro Cunhal e Freitas do Amaral.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Também acompanhei (não diria com grande admiração, mas sim preocupação...) o desenrolar dos acontecimentos do dia de hoje. Chegámos à mesquinhez total na política. Paulo Portas e Pedro Passos Coelhos brincam como se o país fosse um campo de terra batida onde jogam à batata quente. Para agravar tudo isto, temos um Presidente da República TERRIVELMENTE incompetente, que assiste a tudo impávido e sereno quando deveria tomar uma posição agora mais do que nunca.

    Está instalado o caos.


    abraço, querido João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      claro que é um momento preocupante e quanto mais se adia o inevitável, mais preocupante se torna.
      Quanto ao silva de Belém, chamar-lhe palhaço é quase um elogio - é um PR que vai ficar na História pelos piores motivos e peço desculpa se incorro em alguma falha inconstitucional, mas não me merece o mínimo respeito institucional.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. excelente análise, João.

    a forma como o governo se desmorona (em duodécimos, como dizia acho que a Margarida ontem no Facebook) demonstra que Gaspar era o único no governo que tinha uma "missão", que sabia o que queria (ainda que isso representasse um prejuízo imenso para a economia e o trabalho em Portugal), e que era, enfim, o verdadeiro primeiro-ministro! o Portas é o que sempre foi, uma cadela sem dono e cheia de cio, o Passos Coelho é um imbecil, uma abécula, e o Silva também é fiel a si próprio, ou seja o embuste que sempre foi.

    de tal maneira, que um tipo quase chega a ter saudades do Gaspar (eu disse 'quase'...) um dia depois de ele se demitir!

    lembro-me de que quando o Sampaio despediu o Santana, comemorei com um jantar com champanhe. Desta vez, e como diz o outro, não sei se ria, não sei se chore, não sei se reze...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      lá venho eu de volta com o Sócrates de que ninguém gosta; mas se compararmos,(e não falo de políticas, embora mesmo aí eu lhe dê um ganho substancial no "deve/haver"), na postura institucional Sócrates com Passos Coelho, a diferença é abissal.
      Sócrates pode ser apelidado de tudo, menos de imbecil e estúpido, adjectivos que caracterizam muito bem este desgraçado que tem posto a minha morada actual nas ruas da amargura.
      Quanto ao silva, é melhor eu calar-me pois repugna-me falar deste idiota.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. era previsível. portas estava pelos cabelos e a nomeação da senhora foi a gota de água. tudo faria a crer que seria o paulo macedo o novo ministro. mas como é que ele a nomeia se o segundo saber? está tudo louco e eles a brincarem com as nossas vidas.
    Portugal já bateu no fundo, mas como ainda pensam que não é suficiente, que aguentamos, ai aguentamos, vamos amargar ainda muito mais até haver eleições, seja agora, seja no próximo ano. Grécia, aqui vamos nós...
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      que eles estão todos loucos é verdade e daí não viria mal ao mundo se isso não nos afectasse gravemente.
      Eduardo Pitta afirma com toda a sua subtil ironia que em Atenas se grita "nós não somos Portugal!"
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Gostei da tua análise.

    Acho que o Portas, apesar de tudo, está a querer sair bem na fotografia, e melhorar a sua imagem, para no pós-eleições (sim, acredito que elas acontecerão com ou depois das autárquicas), poder cozer a panelinha com o Seguro.

    Cavaco Silva não merece sequer um comentário. Comparando a sua postura de Sócrates para Passos Coelho, não parece a mesma pessoa. Sócrates tem 1001 razões de Cavaco Silva. E tinha mais dignidade que Passos Coelho, pois soube quando tinha que sair (não que seja seu apoiante). Quanto mais vejo a postura de Cavaco (ou a falta dela), mais monárquico me torno...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Horatius
      não podia estar mais de acordo, com o que dizes de Sócrates, de Passos Coelho e do silva de Belém.
      Apesar de tudo não consigo ser apoiante, jamais, de uma monarquia.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Isto só demonstra a responsabilidade destes sujeitos e a convicção que têm quando tomam uma atitude. Já disseste tudo, vamos aguardar os próximos episódios. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      isto que escrevi já está desactualizado; esta de um ministro se demitir e 24 horas depois ser mandatado para negociar um acordo com o principal responsável da sua demissão é qualquer coisa de inacreditável.
      Entretanto, só hoje, na Bolsa, Portugal perdeu 2,6 milhões de euros, duas vezes o que perdeu com o chumbo do TC.
      Já não há palavras para tanta irresponsabilidade e para tanta imoralidade...
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Este país está pior que a América Latina, somos latrina mesmo...

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que tu acertaste em cheio, Francisco.
      O cheiro a merda é nauseabundo.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. O título diz tudo... Só para dizer que já ouvi aqui, por duas vezes, o novo e brilhante álbum dos Deolinda, por completo... e é tão bom!

    Um abraço, João!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      Sim, os Deolinda estão aqui no lugar certo...
      Assim estivesse o silva.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  9. Inaceitável, estas expressões de total falta de decência moral! Desprezíveis!
    Sinto-me indignada perante tanta manipulação, tanta mentira, tanta tentativa de enganar o país!
    É uma vergonha, para quem a tem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      este post está constantemente desactualizado conforme os episódios desta lamentável telenovela. Agora é o inacreditável Portas a desdizer-se (mais uma vez).
      Em que ficamos, afinal?
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Na minha raiva, esqueci-me de te desejar um bom fim-de-semana:))))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom fim de semana para ti também, com um calor sufocante e alta temperatura política.
      Hoje à noite vou dar um salto ao Arraial Gay, e passear à beira Tejo.
      Beijinho.

      Eliminar
  11. Não gostamos de escrever sobre política porque a realidade é que afasta o leitor, e os post's deixam de ser populares. O bloguer tradicional não gosta muito de se expôr políticamente,lê mas não comenta.
    O pior que pode acontecer, é colocarem o blogue de parte por uma ideia política exposta por quem lhe dá vida.

    Ser bloguer é uma gota num oceano de comentadores credenciados, mas é a opinião individual e única. E uma coisa é certa, se ninguém expôr as suas ideias e as suas opiniões, seja pela escrita ou por outra forma, é aniquilar o voz, é sufocar o grito de quem vive num país em que a liberdade de expressão ainda existe.
    Por isso escrevemos e vamos para a rua clamar e reclamar o que está errado. O contrário é rendermo-nos.

    Concordo com tudo o que escreveu aqui.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mz
      e eu concordo inteiramente com essa análise muito lúcida da relação do bloguer tradicional com a política.
      Mas afinal o mais importante num blog, além da partilha, é a expressão do que sentimos...
      Beijinho.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!