terça-feira, 16 de julho de 2013

Pierre et Gilles

Embora as primeiras obras de Pierre et Gilles datem de alguns anos antes, as suas estratégicas formais parece terem-se fixado naturalmente nos anos setenta do século passado.
Pierre tira fotografias sobre as quais Gilles pinta.
A evolução das tecnologias não teve o mais pequeno efeito sobre a obra da dupla, que se tem mantido à margem das facilidades proporcionadas pelos retoques digitais ou das formas de duplicação propiciadas pelo computador.
Há um ritmo constante de novas imagens sem períodos, focadas sobre matérias específicas. São temas vastos e intemporais, muitas vezes interligados, do amor, da morte, da mitologia e da religião.
As imagens de Pierre et Gilles são feitas no estúdio da cave da sua casa, atingindo a vida física no mesmo espaço em que o sujeito posa.
Um dos seus hábitos é fotografarem gente célebre, sendo imensa a galeria de personalidades já retratadas.


Apresento aqui alguns dos seus trabalhos que mais apreciei, certo de que outras escolhas seriam muito válidas, mas também procurar cobrir vários ângulos do tipo de fotos que publicam.





















22 comentários:

  1. É uma dupla de quem gosto muito (embora prefira outros trabalhos eles menos... estéticos...).


    E parabéns pela música do día - Patricia Kaas forever!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. iLove...
      é sempre tão difícil escolher fotos representativas desta dupla...
      Procurei apresentar um pouco de todos os géneros que eles habitualmente manejam, mas há outras opções naturalmente.
      Patricia Kaas é para mim uma das melhores vozes da música francesa, infelizmente muito pouco divulgada no nosso país.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Não quis de todo menosprezar a tua escolha e gosto imenso do trabalho do Pierre e Gilles!! Apenas prefiro outros trabalhos deles, menos ligados à fotografia... :)

      Eliminar
    3. iLove
      não entendi o teu comentário como tal, de forma alguma.
      Mas agora fiquei curioso, que espécie de trabalhos?
      Abraço amigo.

      Eliminar
    4. Projectos como The Urethra Postcard Art - podes ler uma notícia aqui http://www.guardian.co.uk/artanddesign/2011/jan/23/duncan-sanders-gilbert-and-george ou ver esta reportagem - http://youtu.be/QTntfQhCkus :)

      Eliminar
    5. iLove
      só agora entendi onde querias chegar...
      Claro que também admiro muito a obra desta outra dupla "Gilbert and George" e tenho mesmo material suficiente para uma postagem sobre eles.
      Mas de início pensei que te estavas a referir a outro tipo de trabalhos do Pierre et Gilles, o que muito me admirava, pois como digo no pequeno texto, uma das coisas que caracteriza a sua obra é a "uniformidade"...
      Obrigado pela tua partilha.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    6. Gosto muito desta dupla e tenho inclusive alguns livros deles. iLove, está é a confundir as coisas, o que o João aqui nos traz é Pierre & Gilles e não Gilbert and George. As temáticas e as técnicas são semelhantes mas enquanto os primeiros são franceses os segundos são britânicos.
      Um abraço, aos dois.

      Eliminar
    7. Olá Zé Luís
      claro que é isso mesmo. Apontaste e bem as semelhanças entre as duas duplas, mas as diferenças entre ambas são bastante maiores do que a diferença de nacionalidades.
      E a principal para mim reside exactamente na "imobilidade" do conceito da obra de Pierre et Gilles, e eu gosto deles assim mesmo e são coerentes (basta ver a casa de ambos, é completamente kitsh), e na inovação que o Gilbert and George estão constantemente a promover na sua obra o qu é notável na sua idade.
      Duas duplas de excelente qualidade.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    8. João (e José)... toda a razão... baralhei-me todo... :D A idade não perdoa!!

      Eliminar
    9. iLove
      não concordo; vieste foi a dar animação ao "debate"...
      Obrigado.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Gosto muito da foto do campo de futebol :D

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      essa foto foi feita quando a França venceu o mundial de futebol e homenageia os jogadores franceses, pondo três futebolistas não conhecidos, um de raça negra, outro branco e um "boeur" (oriundo do norte de África), já que essa selecção era muito ecléctica, e tem a curiosidade de ser a única foto em que os corpos não são trabalhados, só o enquadramento o é.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. não conhecia. vou pesquisar. obrigada.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      podes começar por aqui
      http://pinterest.com/joaoroque/pierre-et-gilles/
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Eu já conhecia. Sobretudo as homoeróticas, incluídas numa colecção da Taschen que eu possuía.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex
      eu tenho também um livro da Taschen, que comprei há meses num saldo numa das "livrarias" do metro por 5 euros. É um livro lindíssimo...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. é engraçado, quando tomei contacto com a obra de Pierre & Gilles foi um impacto muito grande, principalmente porque foram os primeiros a cruzar a representação masculina e o homo-erotismo com as artes plásticas, por um lado, e com um certo conceito de arte pop, ou seja de arte barata para consumo de massas. lembro-me das primeiras fotos que vi do trabalho deles e de como pareciam arrojadas e ousadas, e até um pouco revolucionárias, para a época. apesar de hoje este efeito se ter diluído um pouco, continuo a achar o trabalho deles esteticamente interessante e com muito sentido de humor.

    quanto ao Gilbert & George, acho que é outra liga. vi uma exposição deles gigantesca no CCB há uns anos, que foi marcante (bons tempos do CCB...)
    e não sei se alguma vez te contei, mas uma vez cruzei-me com eles numa rua de Londres, e ao vivo pareciam um objecto artístico, como se estivessem a posar num quadro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      mais uma vez o "milagre" dos comentários funcionou e desta vez graças ao iLove...
      É óptimo debater ideias e a introdução de uma segunda dupla nesta caixa de comentários só veo a enriquecr o post.
      Claro que concordo com o que dizes sobre ambas as duplas e desconhecia o teu "encontro" com o Gilbert e George numa rua londrina e achei gira a forma como os "viste"...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Não conhecia. Vou tentar encontrar mais trabalhos deles na net. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      fico satisfeito quando vejo que a partilha resultamesmo; é o caso. E olha que vale bem a pena, neste caso.
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Já há muitos anos que sou apreciador da estética P&G. São inconfundíveis! quando vemos um peça deles, dizemos logo: Pierre & Giles! Esta costuma ser uma das marcas dos grandes criadores, dos grandes artistas, o que me parece ser o caso. Curiosamente, nunca me tinha dado ao trabalho de investigar o que estava por trás do nome e, por isso, foi com muito prazer que li o teu post e aprendi mais um pouco. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      essa marca registada é a tal imutabilidade que P&G não deixam de ter sempre presente. Tu não vês facilmente se uma foto deles é de há trinta anos ou de agora, pois o estilo é o mesmo...
      E se isso num tipo de arte poderá ser um defeito, aqui é precisamente o que os torna conhecidos.
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!