segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cartazes soviéticos

São inúmeros os cartazes de propaganda comunista quando existia a URSS, principalmente durante o período do pós guerra.
Aliás eram um dos instrumentos mais eficazes, internamente falando, da divulgação das maravilhas do comunismo de então.
O curioso é a descoberta entre eles de alguns com conotações homo eróticas, de uma forma talvez acidental nalguns casos, mas noutros bastante deliberada.
Vejamos alguns exemplos






















30 comentários:

  1. nunca me tinha debruçado sobre este aspecto, embora eu aprecie cartazes, especialmente os associados à guerra (a última exposição que vi foi no CCB, no ano passado).
    ah, kalinka, kalinka... :)
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      também nunca tinha reparado nisso, mas vi este assunto num blog estrangeiro, outro dia...
      A música é maravilhosa e este coro era célebre.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. -_-'
    Certamente acidental. Todos sabemos que um regime comunista, de direitos e deveres comuns, gosta de manter a sua dose de contradição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex
      quero crer que sim, mas no caso do antepenúltimo, quase podia ser um cataz sobre adopção por casais homossexuais, e quanto ao último, que aliás é o mais célebre de todos, custa a acreditar num facto acidental.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Juro que não consigo ver nada de homoerótico naquele último-e-mais-famoso cartaz. Aquilo é uma mera representação ideológica, levada ao extremo. Os seus trajes simbólicos e expressões anulam todo e qualquer erotismo (recordo o exemplo semelhante, atual e recente do beijo entre o ex-papa e o líder muçulmano, entre outras representações fotomontadas). Penso eu de que.
      Já o cartaz da família gay feliz, se tirarmos os símbolos dos regimes e a cor vermelha, é perfeito.

      Eliminar
    3. Alex
      não estou de acordo contigo, pois parece-me, apesar de toda a carga ideológica, e isso é primordial em todos os cartazes, há um arrebatamento no beijo que extravasa bastante o tradicional beijo entre os homens russos, mas admito, naturalmente opiniões diversas da minha.
      Gostaria de poder contar com mais opiniões sobre este cartaz, específicamente.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    4. (não sei porque é que continuo a acordar cedo quando tenho oportunidade para dormir mais duas horas, enfim...).
      concordo com o Alex, quando vi o último cartaz não notei nada disso que descreves, João, aliás, se te lembras, três beijos e o beijo nos lábios são recorrentes deste tipo de sociedades.
      Em outros cartazes, tipo happy family, talvez seja mais visível, mas precisava de ter conhecimentos de mandarim e russo e por aí para decifrar os slogans.
      Mas já não é a primeira vez que os teus comentários deslizam para a parte homoerótica de uma peça, enquanto eu não vejo a mesma coisa. É a beleza das várias interpretações, eheheh :)
      bjs.

      Eliminar
    5. Margarida
      conheço muito bem a forma de beijar entre homens, nessas sociedades, como dizes e todos nos recordamos de as termos visto quer na vida política desse tempo, quer em filmes.
      Mas nunca são beijos errebatados como o deste cartaz, mas enfim, são opiniões.
      Já agora e se não me levas a mal, eu não andei a vasculhar a minha mente perversamente cheia de homoerotismo, como pareces querer intuir, mas sim descobri estes cartazes num blog estrangeiro (não posso precisar qual), no qual estavam incluídos como "cartazes soviéticos com eventuais conotações homoeróticas". Por tal facto no texto deixo entendido que nalguns casos, possívelmente em todos, não haveria tal intenção, mas o que é facto é que nuns quantos isso pode ser bastante sugerido.
      Contraponho aliás a essa tua afirmação acerca do meu "deslize", o facto de talvez sejas tu, por não estares completamente dentro da matéria em causa (não falo dos cartazes, mas sim das "partes homoeróticas das peças"), que faças alguma confusão no teu espírito acerca do alcance delas.
      Sinceramente, sou homossexual assumido, mas não sou perverso e não tenho um blog em que fale exclusivamente de homossexualidade, embora se o tivesse, isso seria uma opção minha, apenas.
      Afinal segues bastantes blogs de homossexuais e nunca te vi fazer alusões aos comentários que deslizam para as partes homoeróticas das peças, o que é estranho, tendo em vista o que aqui escreves.
      Talvez se eu publicasse constantemente fotos de jovens nus ou parcialmente desnudados já evitasse esse teu "toque".
      Desculpa a minha frontalidade.
      Beijinho.

      Eliminar
    6. não tens nada que te desculpar.
      nem me lembrei de mencionar outros blogues, simplesmente porque não vêm para aqui chamados, aliás, és tu que falas em fotos de jovens nus, ou parcialmente desnudados, não eu :). quanto aos comentários nesses blogues, quando eu quiser fá-los-ei nesses blogues, não aqui.
      é a minha interpretação, sei que não andas a vasculhar na tua mente perversa, mas procuraste num blogue que lhe tinha dado essa interpretação homoerótica e quiseste replicar aqui. o blogue é teu, claro, e todas as interpretações são válidas.
      bjs.

      Eliminar
    7. Margarida
      quis replicar porque senti que me estavas a dar uma "alfinetada" com essa palavra que usaste - deslizaste...
      E se falei noutros blogs é por uma questão de comparação. Claro que nada tenho a ver com isso, nem com osteus comentários noutros blogs.
      E para tua informação, eu, como tu e muita gente, leio muitos blogs e as coisas aparecem-me, não as procuro, como também me parece ser o teu caso.
      Quando dizes "procuraste" estás afinal a dizer por outras palavras o mesmo que tinhas dito antes, ou seja não sou perversamente homoerótico em tudo o que toco, mas procuro essa perversidade noutros locais.
      Apenas reagi pois lá diz o velho ditado "quem não sente, não é boa gente", porque pensei que afinal me conhecesses um bocado melhor e me tivesses numa consideração um bocadinho mais elevada...
      Ficamos por aqui, pois isto não nos leva a lado nenhum.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Que engraçado, desconhecia de todo :)

    Abraço amigo João

    ResponderEliminar
  4. Francisco
    às vezes há coisas surpreendentes...

    Estou atrasadíssimo na visita aos blogs; mas hei-de lá chegar, hehehe...

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Sem tempo para mais, apenas um 'like', porque gostei mesmo.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro
      agradeço a tua disponibilidade e repito o que já disse ao Francisco: estou muito atrasado em relação a certos blogs (Leitura e eventuais comentários), mas a "ordem" vai sendo restabelecida.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. O ultimo é então é inequívoco, abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio
      pelo menos já não sou o único a ter essa opinião...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. O últtimo, se duvidas houvesse, é bastante claro. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Mary
    pelo que já vi, ou melhor, li, dúvidas é o que mais há, mas isso até é salutar.
    Agora outras questões...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. É uma leitura possível, João, embora nunca tenha olhado para esses cartazes nessa perspectiva. Sabes certamente que, por aqueles lados, faz (ou fazia?) parte dos hábitos sociais dois homens beijarem-se na boca,assim como é vulgar em África encontrar dois homens de mãos dadas a conversar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      já afirmei isso antes; até é célebre aquela foto de um beijo entre Ulbricht (leader da RDA) e Brejnev. Mas esses beijos nunca passavam certas marcas que me parece encontrar neste, mas admito que outras pessoas não o vejam como tal.
      Beijinho.

      Eliminar
  10. viva a adopção revolucionária por casais do mesmo sexo de extracção inter-racial sino-soviética (e logo 2, parece o Ricky Martin).

    tu desculpa, tenho de discordar de ti: aquilo entre o Brejnev e o Ulbricht não foi um simples beijo na boca; foi mesmo um linguado desavergonhado, um french kiss furioso, um beijo tipo "as tuas amigdalas sabem a iogurte natural", uma verdadeira cena de filme porno gay (dizem, claro, que eu como sou púdico nunca vi nenhum!)

    ResponderEliminar
  11. Miguel
    valha-nos um comentário bem humorado para descongestionar as vias...neste caso, bocais!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. João,
    Efectivamente alguns dos cartazes parecem conter um forte conteúdo homoerótico ou, pelo menos, assim parece. O que não deixa de ser estranho atendendo à forte homofobia dos regimes ditos comunistas.
    Mas, por vezes, talvez os artistas soviéticos que faziam os cartazes fizessem sobressair a sua homossexualidade sob a capa de amizade comunista e solidariedade tipo "trabalhadores de todo o mundo uni-vos". Não deixa de ter alguma semelhança com o que se passava em Portugal durante o Salazarismo.

    Um abraço com amizade

    ResponderEliminar
  13. Lear
    realmente surpreende porque a homofobia dos comunistas ortodoxos era tão marcante que levaram à demissão do Júlio Fogaça, aqui em Portugal, ainda antes do Álvaro Cunhal.
    Mas claro que haveria homossexualidade na URSS, como em todo o lado; e o curioso é que essa homofobia continua muito activa na Rússia de hoje.
    Em Portugal, durante a ditadura ahomossexualidade só era tolerada nas classes acima da média alta, pois os outros eram perseguidos pela polícia.
    E não me recordo de cartazes semelhantes a estes aqui em Portugal, a não ser os dos rapazes da "mocidade portuguesa"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Apreciei os cartazes mas sem saber ler as "legendas" que os acompanham tenho "medo" de me pronunciar. Penso que apresentados todos juntos, podem, ou não, dar uma ideia diferentes no caso de terem sido mostrado isoladamente.
    Francamente apenas sei que gostei de os apreciar como documentos existentes na época a que se reportam.
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  15. Maria Teresa
    estes cartazes não fazem parte de um conjunto especial de cartazes; são apenas alguns dos muitos que proliferavam na URSS e não é difícil adivinhar que os dizeres enalteciam as virtudes do comunismo e nalguns casos da amizade sino-soviética.
    Eles foram seleccionados por alguém por ver neles, apenas na imagem, e nada tem a ver com os dizeres, alguma conotação com homo-erotismo.
    Foi essa a razão porque aqui os pus, não os tendo escolhido eu; e sabendo todos nós a forte homofobia dos comunistas, parece-me que a maior parte deles, pelo menos, nada tenham a ver com isso...Apenas dois podem suscitar algumas dúvidas: o antepenúltimo e o último, principalmente.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido João eu percebi que não faziam parte de um conjunto, aqui "arrumados" é que o formam. Talvez até a sua dispersão queira dar alguma mensagem "camuflada" de homossexualidade, o enaltecimento das virtudes do comunismo e da "amizade" com os chineses nem sequer ponho em causa. Seja como for gostei muito de os "conhecer" e isso só foi possível graças a esta tua postagem, muito obrigada!
      Toma lá outro abracinho!

      Eliminar
  16. Maria Teresa
    és sempre uma querida.
    Beijinho afectuoso.

    ResponderEliminar
  17. Alguns são realmente muito homoeróticos, enquanto outros não passam de propaganda ao comunismo soviético. Eu diria que na grande maioria dos que publicaste há uma boa percentagem de homoerotismo.

    abraço.

    ResponderEliminar
  18. Mark
    talvez acidentalmente, ou talvez não, esse foi o facto de ter feito este post.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!