quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vamos jantar?

No passado domingo, realizou-se no Parque das Nações, um encontro de alguns dos participantes do concurso de contos Pixel 3, subordinados ao tema “Natal”, em boa hora lançado pelo Sad Eyes, que já havia lançado os dois primeiros, e como eles, teve um enorme êxito, pois houve um elevado número de participações, muitas das quais de grande qualidade.
A iniciativa deste encontro foi, como é natural, do próprio Sad, e conseguiu-se reunir um interessante número de participações: além do Sad, estiveram presentes a Margarida, o João e o Luís (que vão editar na sua cada vez mais interessante “empresa”, o conjunto destas histórias, à semelhança do que fizeram com a edição das histórias dos dois primeiros concursos), o Ricardo, o K, o Arrakis, o Francisco, o Silvestre (com o seu simpático companheiro), e eu, claro.
Foi um bocado de tarde muito bem passado, conversou-se essencialmente dos concursos e dos blogs e para mim, foi excelente reencontrar alguns amigos que já conhecia e conhecer alguns outros, pela primeira vez.
Estes encontros são muito salutares e se dúvidas tinha de retomar uma “velha” iniciativa minha de realizar, de novo este ano, um jantar anual de bloguistas, elas diminuíram consideravelmente.
Tendo organizado já cinco jantares, o primeiro em 2007, com um número reduzido de participantes, mas também ainda não estava há muito na blogo, no bar Agito, no Bairro Alto, em 2008, e com uma elevada participação, mudámos para o Caruso, no Pátio Bagatella, e depois, em três anos consecutivos, assentámos arraiais no Restaurante Guilho, mesmo às portas da Amadora, onde temos tido oportunidade de conviver sem ser sentados numa só mesa, confinados aos vizinhos de ocasião, já que têm sido jantares volantes, com o apoio de mesas e cadeiras e com a totalidade do espaço para nós, o que é excelente.
Tirando o primeiro ano, nas quatro edições seguintes, tive o apoio precioso do Paulo e do Zé (Felizes Juntos), mas essa colaboração, por falta de tempo não se vai reeditar num eventual novo jantar.
Por estar sozinho, e porque fico sempre algo desiludido com as desistências de última hora (tenho um pavor de ouvir o telemóvel tocar nas últimas 48 horas, antes do evento), não organizei o jantar o ano passado.
Ora tendo conversado sobre este assunto com a Margarida, ela predispôs-se a dar-me um apoio nesta iniciativa, este ano.
O Paulo, fará, com sempre o “bonequinho” do jantar e como em equipa vencedora não se mexe, o local está mais que escolhido, faltará escolher uma data, que será sempre um sábado de Maio e questionar as pessoas sobre a viabilidade de aparecerem.
Claro que há muita gente que não vive na região da grande Lisboa, mas é impossível realizar este jantar noutro local do país, pois a grande maioria dos bloguistas que conheço residem aqui e tem havido sempre a participação de gente de outras terras, pois é um fim de semana que se vem passar aqui, e se aproveita para um bom convívio.
Um outro óbice para alguns é darem a cara, o que embora respeitando, não entendo, pois este jantar não é um jantar de blogs gays, cada vez o é menos, com muitas participações de gente hétero e é bom que se desmistifique de todo essa ideia, pois nem se fala disso nestes encontros, a não ser como um tema de conversa como tantos outros, que são normais.
Acresce o facto de eu ter a certeza da presença de várias pessoas que já tiveram blog ou o têm inactivo, mas que já se habituaram a estes convívios.
Portanto, o objectivo desta postagem é “apalpar o terreno”, principalmente daqueles que nunca participaram nestes jantares, pois os que já estiveram presentes só não virão de novo, se não puderem, tenho a certeza. Por ora nada mais adianto, ficando a aguardar as vossas reacções.
Para quem não sabe, este jantar está aberto a bloguistas, com os acompanhantes que quiserem, mas também a comentadores habituais deste ou doutros blogs, embora não tenham eles próprios um blog. E claro aos bloguistas “parados”.
Vamos a isto?

46 comentários:

  1. Desejo-vos um jantar convívio de boa qualidade.
    Não posso estar convosco, mas acompanharei as notícias que aqui vieres a escrever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís
      bem gostaria de poder contar com a tua presença; resta-me o consolo do teu apoio.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. ok... vou associar um toque no tlm, mais dia menos dia terei de fornecer o meu número de telemóvel :)
    conta comigo.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      tu foste mesmo a primeira adesão, não por este comentário, mas pela tua disponibilidade.
      Entretanto, fui jantar outro dia ao "Guilho" e perante a eventualidade de um novo jantar este ano, houve uma imediata concordância das suas proprietárias na cedência do espaço nas mesmas condições anteriores. Basta acordar uma data, uma ementa que não será muito diferente das anteriores e o preço que também deverá andar pelos mesmos valores.
      Quando falarmos sobre isso, logo veremos a forma que irá ter a tua mais que agradecida colaboração.
      Beijinho.

      Eliminar
    2. caramba (por causa da resposta do arrakis), lembrei-me que o meu padrasto faz anos a 25 de maio. se marcar um almoço, tudo bem, se for um jantar e o nosso coincidir, estou lixada, porque não tenho o dom da ubiquidade e não queria falhar nenhum :(
      bjs.

      Eliminar
    3. Margarida
      se puderes aquilatar durante o mês de Março se for almoço ou jantar seria óptimo.
      Nós temos 5 datas disponíveis: 4, 11, 18 e 25 de Maio e 1 de Junho.
      Não me parece haver concertos importantes agendados para essas datas, mas tenho que ver melhor. Depois há os impedimentos pessoais, e serão tomados em consideração, a não ser que os haja para todas as datas, situação em que alguém terá de ficar prejudicado.
      Tu até és um caso especial, por razões óbvias...
      De qualquer forma, quero marcar a data definitiva até finais de Março, para que as pessoas não assumam compromissos futuros para essa data, o mais cedo possível.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Bem, o único jantar a que fui, era eu blogueiro, mas não sobre temática pessoal ou lgbt, e em que estiveste também, foi realizado por sugestão minha, para comemoração do aniversário do blog do meu 'papi' adotivo, o Cristóvão. Deste me descarto por dois motivos: estou em estado de choque por saber que o silvestre tem companheiro (lá se foi o sonho...), e porque trabalho aos sábados (bem como em quase todos os fins de semana do ano). Da pouca experiencia que tenho, gostei bastante do jantar, em particular de conhecer um ou outro casal gay porque me mostra a mesma naturalidade e as mesmas 'complicações' e alegrias de vida de casal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex
      recordo bem esse jantar, na Fábrica da Pólvora e que decorreu muito bem; só depois de me dizeres que nos tinhamos conhecido lá, e de ver a tua foto, me recordei, embora vagamemte de ti.
      Tenho imensa pena que não possas estar presente, não pela primeira razão, que acredito, seja passageira, mas pela segunda, a qual até talvez possa ser contornada, depois de se saber a data certa, com uma troca de serviço ou algo parecido.
      Gostava queo Cristóvao e o Lindo fossem, pois ainda não foram a nenhum...
      Quanto ao companheiro do Silvestre, é muito bem apessoado, aliás como o Silvestre, estão muito bem um para o outro.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Houve aqui um problema técnico... Nem sei como foi aparecer este "carametade", o que devia ter sido era mesmo Tongzhi!!!! Mas tudo bem, duas pesenças :)

      Eliminar

    2. mas "Carametade" não é quase a mesma coisa que "Tongzhi"?
      Eu sei que não, mas para este efeito, a tua Matemática está errada, pois aqui 1=2.
      Apontado senhor doutor...
      Abraço amigo.

      Eliminar

  5. é o que eu digo, dos blogs antigos, nem é preciso perguntar...
    Estás tu e não só, como é evidente...Dois Zés para mesa do canto, s.f.f.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. "os que já estiveram presentes só não virão de novo, se não puderem"

    ora agora é que disseste uma grande verdade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Miguel
      não é preciso dizer mais nada...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Maio, ainda está longe,

    Tudo indica que estarei presente :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      ainda por cima, às portas de casa.
      Sei que ainda está longe a data, mas este é apenas um post para apalpar terreno. Se continuar a registar apoios, em breve marcaremos uma data, apenas com o efeito de não se comprometerem para outras situações, na data escolhida.
      Mais tarde haverá outro post já com o pedido de confirmação, e com a indicação da ementa e do preço, bem como da situação exacta do local.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. Os convívios são salutares.
    Que cresça a lista!

    ResponderEliminar
  9. Foi uma tarde muito bem passada e deu para muita conversa além dos blogues e dos concursos.
    E ainda bem que retomas a ideia do jantar. O Sábado é um dia difícil para mim, sempre imprevisível, devido aos compromissos familiares, mas farei os possíveis por estar livre para o jantar.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sad
      a data será anunciada com antecedência suficiente para que cada um possa fazer o seu planeamento como deve ser.
      É escusado dizer o prazer que nos daria a tua presença.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. Miguel, eu levo o carro desta vez, ficou prometido! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Félix
      Coimbra presente, como é habitual.
      Falta falar com o Nuno...
      abraço amigo.

      Eliminar
  11. João acho uma excelente ideia mas, infelizmente, não posso ir. Implicaria alterar muita coisa, inclusive encontrar alguém que se encarrega-se de tomar conta dos cavalos, já que eu não iria sozinha. Como não sou pessoa para fazer desmarcações à ultima hora, acho de uma falta de respeito enorme, não assumo compromissos desde que não tenha a certeza que posso cumprir. Espero que seja outro êxito. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      tocas um assunto importante; alguma leveza que algumas pessoas assumem em dizer prontamente que sim, sabendo desde já que eventualmente não poderão ir; e depois as desmarcações ocorrem quase sempre nos últimos dois dias, depois de termos dado um número o mais aproximadamente possível das pessoas presentes às senhoras do restaurante, e que com base nele fazem as suas compras. Isso é um sinal de desrespeito e mesmo que lamente muito uma ausência, prefiro um não a um sim duvidoso. Claro que há sempre impnderáveis de última hora que são justificativos; mas é uma estranha coincidência tanta gente "adoecer" na véspera...
      Por tudo o que aqui digo, gosto da tua franqueza, embora possa sempre sonhar com a situação inversa que é dizeres-me na véspera ou quase para contar contigo ou com mais duas pessoas - há sempre um lugar disponível-
      Beijinho.

      Eliminar
  12. Respostas
    1. João e Luís
      outra coisa não esperava eu; e de certeza muito se falará de livros, entre muitas outras coisas...
      Abraço(s) amigo(s).

      Eliminar
  13. Tudo de pende da data ( a minha mãe faz anos no primeiro fim de semana) mas à partida também podes contar comigo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      essas informações pessoais podem ser importantesna definição da data, já que na hipótese de duas datas disponíveis, opta-se por aquela que possa interessar a mais pessoas.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  14. Caro amigo João,

    Foram várias as razões que me levaram a escolher-te para o desafio. Bem sei que já estás "saturado" destas ondas de desafios, que já vêm dos tempos áureos da blogosfera. Não foi minha intenção obrigar-te a aceitares por causa de ser um desafio, pois já sabia de isso de antemão.

    Os meus motivos foram outros.

    Em primeiro lugar, quis, com a escolha do teu blog, homenagear-te. Tive em atenção o facto de escolher duas pessoas que tenho como referência na blogosfera - tu para mim és um dos ícones da blogosfera e o Hotei também escreve muítissimo bem, na minha opinião.

    Em segundo lugar, este desafio foi para mim muito difícil de fazer.

    Levei algum tempo a ponderar e a meditar na resposta, a pergunta que foi feita, é algo que sinceramente não me passa pela cabeça. Talvez isso me aconteça porque sou muito menos experiente que tu em relacionamentos. Sou ainda muito "verde", nesse campo. Decidi pois optar por ti porque gostava de ouvir e saber a opinião de alguém vive um grande amor há bastante tempo e que, como eu, vive um relacionamento à distância, embora eu esteja "apenas" 300 kms do meu príncipe....e tu a muitos, muitos mais!

    Em terceiro lugar, porque dizem que com a idade vem a sabedoria. Eu sei que existem coisas que só as vivências nos farão aprender, mas ainda assim, nada como escutar a tua forma de resolver uma situação tão delicada, como a proposta neste desafio.

    Gostei muito da tua resposta, deixou-me algumas luzes e orientações preciosas e certamente ajudará também quem passar lá no blog e ler.

    Quanto ao jantar, eu quero ir. Tenho uma tia na Amadora e preciso de saber se me dá guarida no fim de semana em que decorra o jantar. Como tal, ainda não vou confirmar que vou, vou aguardar por mais pormenores para poder eu também verificar junto dela essa possibilidade.

    Abraço amigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Kuma
      fico muito satisfeito com este teu comentário, pois temia que levasses a mal a minha reacção, mais a mais sabendo de antemão e sem falsa modéstia os motivos que presidiram à tua escolha do meu blog, a qual te agradeço de novo e muito me honra.
      Quanto à minha resposta ela foi o mais sincera possível, dentro do campo das conjecturas, pois felizmente nunca passei por uma situação dessas e uma coisa é "ver" as situações do lado de fora e outra é vivê-las no real.
      Mas como te disse, nós podemos sempre, de alguma forma antecipar-nos a essas eventuais situações se vemos que as coisas não estão a correr de feição.
      Quanto ao jantar seré um enorme prazer ter-te entre nós e é uma oportunidade única de conheceres e contactares pessoas com quem já estabeleceste laços de amizade e empatia virtuais. Boas e duradouras amizades tiveram início nestes encontros.
      Também prefiro que me digas mais tarde a confirmação da tua presença, embora já possas começar a delimitar a data, que será definitivamente marcada até final de Março. E como tens essa boa ajuda de uma tia na Amadora, acredito que irás estar presente.
      Abraço amigo e reconhecido.

      Eliminar
  15. Eu nem devia comentar né?

    Seria giro ser a 4 de Maio... só por ser véspera do dia na mãe.

    Conta aqui com o teimoso desta vez... a não ser...


    hahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ribatejano
      ALELUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Só pela tua presença já valerá a pena fazer o jantar.
      Quando souber a data eu digo.
      E se houver um "a não ser", já sabes, levas nas orelhas.
      E até vai dar para conheceres o Mark, vê tu...
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Pronto, agora é que não posso mesmo recusar.

      Odeio quando me tocam no coração com algumas frases. grrr

      Eliminar
    3. Tu odeias e eu adoro. Já estás na lista, sabias?
      Abraço amigo.

      Eliminar
  16. Querido João, em princípio irei. Maio é o mês em que terminam as aulas, geralmente atarefado, mas o sábado, a mim, por acaso, até calha bem.

    Depois confirmarei a presença quando o solicitares. :)

    abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mark
      mas que excelente notícia e que mostra bem a tua evolução. Há dois anos isso seria completamente impossível, penso eu.
      E como disse aí atrás ao Ribatejano, será uma oportunidade de vocês se conhecerem,pois sei que são uns bons amigos virtuais. Não só a ele, como a muito outra gente que frequenta o teu blog. Entre os quais eu, como é óbvio.
      Quando houver data, comunico.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  17. Amigo João, claro que a minha luz estará presente, aconteça o que acontecer!!! Eu e o Carlos lá estaremos!!! Abraço grande
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel
      não esperaria outra coisa da vossa parte.
      Lá nos encontraremos.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  18. João, há muito que nos "conhecemos" por aquilo que escrevemos um ao outro, e desde o primeiro jantar tive vontade de participar e conhecer-te pessoalmente. Não vivo em Lisboa a semana toda desde que me reformei, mas vou aí quase todas as semanas, sendo a minha casa às Portas de Benfica, portanto muito perto do restaurante de que falas. Assim sendo,caso não haja no dia que marcares para o jantar algo de força maior que mo impeça, terei muito gosto em participar.
    Fico a agardar a data:))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      sem qualquer menosprezo por outras presenças, que todas são importantes, e pelas razões que apontas, não poderia ter ficado mais satisfeito com a leitura deste teu comentário.
      Aliás, espero contar com as já habituais presenças da Maria Teresa e da Esmeralda, "moças" da minha idade, e que darão um toque de experiência, comigo, claro, com o Zé Varandas e outras pessoas para contrabalançar a juventude renovada que também espero.
      Penso que poderá ser uma noite realmente muito agradável.
      Logo que tenha uma data, informarei.
      Beijinho.

      Eliminar
  19. Infelizmente não posso estar presente (P%&$# Q"$*ª P"#&%=!)

    :-(

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, André
      estás bem longe infelizmente, e sabes como lamento que tenhas que estar aí...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  20. A mim não me será possível comparecer ao jantar. Em Maio já andarei bastante ocupado com a faculdade e a deslocação a Lisboa será muito difícil.
    A ideia é bastante boa e dou-te e à Margarida os parabéns pela coragem por organizarem as coisas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro K
      embora compreenda, lamento não poder contar contigo.
      Noutra ocasião será...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  21. Opá... já sabes: diz-me a data com antecedência e se não estiver ocupada, está marcada!

    Quem não quiser dar a cara... dê outra parte. :)
    Nenhum de nós fez mal a ninguém por isso é preciso gozar (esta únic)a vida.

    PS: banana frita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno
      durante o mês de Abril será comunicada a data do jantar.
      Já sabia que só mesmo se nãopuderes, não estarás presente.
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!