terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Um livro...uma ideia...um outro livro

Acabei de ler um livro de ensaio, género que há muito não lia, e que devo confessar, não me é muito apelativo. Prefiro a ficção, a poesia, as biografias e os romances históricos; mas este era um livro especial que eu precisava de ler, e não dei o tempo por mal empregue.
Trata-se da obra “Homossexualidade – Uma História” (1995), da autoria do polifacetado autor inglês Colin Spencer. Este escritor escreveu sobre diversos temas – Ficção, Ensaio, Teatro, Livros de Culinária, e foi também desenhador. Além deste título, escreveu no ano seguinte, um outro ensaio sobre a homossexualidade (“O Kama Sutra Gay”).
Não sendo uma obra prima e sendo um livro ambicioso, pois não é fácil falar da homossexualidade desde a Pré História até aos nossos dias, terá algumas justificadas lacunas, mas o essencial está lá, desde os tempos em que a homossexualidade (este termo só começou a ser utilizado no século XIX) era considerada normal – Grécia, certos períodos durante o Império Romano, e outras civilizações antigas, incluindo as do extremo oriente e as pré-colombianas, algumas repúblicas renascentistas, mas também e sobretudo da enorme perseguição que quase sempre, ao longo dos séculos, lhe foi movida, a começar pelos judeus, que através da religião lhe moveram uma contínua luta.
 Aliás, ainda hoje, grande parte dos argumentos da religião cristã, contra a homossexualidade, se baseiam em textos bíblicos insertos no Antigo Testamento e em S.Paulo. Basta lembrar o exemplo do texto sobre Sodoma e Gomorra…
Não vou entrar em pormenores sobre todo o texto do livro, eles são muitos, apenas recordar que a homofobia tem grandes e profundas raízes no passado e chegou até nós, na actualidade, pese embora as grandes conquistas que se têm feito, neste campo, nos últimos tempos.
Aliás, uma das lacunas (natural) deste livro, é que tendo sido escrito em 1995, a época desde então até hoje (quase 30 anos) tem sido aquela em que mais se tem implementado em variados países desenvolvidos, do Ocidente, uma visão muito mais aceite desta situação.
Uma coisa é fácil de concluir: apesar de ser a homossexualidade não uma opção, mas uma questão genética, e de ainda hoje haver países que a consideram um crime que leva até à pena de morte, aquilo porque passaram os nossos antepassados pelo facto de serem homossexuais foi algo de terrível e com consequências absolutamente abomináveis, como por exemplo no tempo da Inquisição. No nosso país, no mundo ocidental de uma forma genérica, os dias que correm, são, na defesa dos direitos homossexuais e no reconhecimento da sua existência um quase paraíso por comparação com esses tempos.
Aproveito esta postagem para chamar a atenção para o aparecimento no nosso país de uma editora bastante original, ideia do João Máximo e do Luís, cujo nome é Index ebooks, que aproveitando a vaga das novas tecnologias com o aparecimento e crescimento dos ebooks, têm editado alguns livros de temática LGBT, incluindo algumas traduções de obras importantes, sem edição normal em Portugal; é um trabalho notável que pode ir sendo seguida no blog do João e do Luís.
Por outro lado, tiveram uma ideia muito interessante e que está apenas a dar os primeiros passos e que será a compilação de um Dicionário de Literatura Gay Portuguesa.
Para tal efeito, foi por eles criado um grupo no site goodreads, (que eu aconselho vivamente a quem gosta de ler) e que se chama precisamente “Literatura Gay Portuguesa”, onde os aderentes podem ir acrescentando livros que conheçam e caibam no âmbito do grupo. Por ora, apenas estão inscritos neste grupo, além do João e do Luís, a Margarida, o Miguel e eu próprio. Seria muito interessante que mais pessoas aderissem e contribuíssem com o acrescentar de obras, o debate de críticas e ideias, pois tudo isso é importante para o aparecimento futuro desse Dicionário.

28 comentários:

  1. muito oportuna a tua referência à Index Books e ao trabalho persistente e incansável do João e do Luís.

    quanto ao grupo do Goodreads, é fantástico, mesmo que não houvesse mais nada, termos ali uma excelente fonte de referência. mas confesso que me surpreende o reduzido número de obras que fomos capazes de inventariar. mesmo admitindo que, entre os 5, não conhecemos tudo, e certamente haverá mais livros a descobrir (a poesia, por exemplo, está muito lacunosa, mas falta-me tempo para me organizar), mesmo assim acho um bocado decepcionante haver tão pouca literatura portuguesa sobre o tema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      não acho assim tão decepcionante; o grupo foi criado há pouco tempo, não há uma urgência, e assim como tu também eu terei livros para ali adicionar.
      Gostaria sim, de ver aumentar o número de aderentes e por isso aqui deixo este apelo.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Miguel, ainda tenho alguns livros que ainda não tive tempo de colocar, porque dei prioridade a ler obras candidatas a publicação... ;D

      Eliminar
    3. João
      estás como eu, acabei de ler "O Horto de Incêndio" e comecei de imediato o "Lunário".
      Nem sei quando vou ter tempo de acrescentar títulos lá.
      Já fui cuscar sobre a tua última "Colocação" e já está na lista...não me dás descanso.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Olá João.
    Que bom ler-te.
    Primeiro aprendo imenso contigo, depois ainda posso ouvir, quando posso, uma belíssima melodia - hoje o 'D'ont let the sun go down on me'.
    Deliciei-me.
    E apesar de dizeres que o livro não é uma obra prima fiquei bastante curioso.
    Obrigado.
    Abraços e bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro
      o livro não é uma obra prima, pois obras primas apenas considero alguns livros excepcionais; só para te dar um exemplo, tenho neste momento registados 89 livros lidos no "goodreads" (vou lá pndo os livros que já li, aos poucos) e desses 89 apenas a 11 dei 5***** (obras primas).
      Este ensaio mereceu-me 4****, o que é francamente bom.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. tens tantos livros, João. :)
    quanto à Index, o miguel já o referiu, é extraordinário o seu trabalho na divulgação da temática lgbt.
    o goodreads não o sigo há muito tempo, e quanto ao grupo do site a que pertencemos, apenas hoje corrigi o que ontem registei do Álamo de Oliveira. falta mesmo tempo para registar os livros entretanto lidos, vamos actualizando aos poucos, o goodreads não foge :)
    e venham mais sócios para o grupo.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      tudo o que se disser em abono da iniciativa do João e do Luís, é pouco, no que respeita à iniciativa deles de lançarem a Index.
      E temos a mesma opinião sobre a compilação dos livros LGBT, no "goodreads"; ela vai sendo feita gradualmente.
      Sei que o João já fez mais alguns convites por sugestão minha, mas ainda não houve mais adesões, o que é pena. O André Benjamim seria uma óptima "aquisição", como a Fernanda Parente, por exemplo...
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Excelente ideia essa do Goodreads. Vou espreitar.
    Abraço João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      é um site muito interessante em que vais encontrar imensas sugestões de livros recomendados e onde as podes, e deves também expõr as tuas.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Tenho que ver se ganho coragem para ler um romance assim xP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ama...
      obrigado pela tua visita.
      Este livro não é um romance, pois não é ficção; e um estudo baseado em variadas fontes sobre como foi a homossexualidade ao longo dos tempos e em diversos sítios. Por isso se chama um "ensaio" e não é fácil de ler, acredita, embora as informações lá colhidas tivessem aumentado muito os conhecimentos sobre a matéria.
      Um dia, depois de leituras mais "leves", chegará a altura de leres algo deste género, acredito.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. João, estamos sem palavras... muito obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João(e Luís)
      que vos faltem as palavras, mas que continuem com ideias e as ponham em prática, como está a acontecer pelo que vejo no vosso último post.
      Abraço(s) amigo(s).

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Francisco
      Fazes bem. Todas as colaborações são necessárias e importantes.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. João sabia que era distraída mas tanto! Só hoje percebi que no teu segundo comentário ao post O(s) Zico(s) Suplica(m) te referias ao comentário que seguiu o teu. Não liguei o Já cá faltava ao teu comentário e quando fizeste o segundo comentário pensei que te referias a um comentário que te tivessem feito noutro blog, houve muitos blogs a abordarem o tema. Isto acontece porque não leio e nem dou resposta no mesmo dia. Como te respondi aceito as diferenças, todas, até a de opinião e se assim não fosse fecharia os comentários, porque não iriam acrescentar nada. Explicaste muito bem a tua posição, com educação e correcção, e como não temos cérebros clonados, só tinha que admiti-la. Se assim não fosse ficaria preocupada comigo, porque tudo é discutível e a certeza é tão incerta que necessita de ter uma prova para que se torne uma verdade, o que não invalida que essa prova se possa desfazer perante outra certeza provada.
    Excelente ideia a criação da editora, Index ebooks, que irei anotar.
    Beijinhos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      claro que foi um comentário relativo a outro comentador, pelo que vejo, muito pouco tolerante para com opiniões diferentes da sua...
      Mas o assunto está encerrado.

      Quanto à Index, ainda hoje mesmo e já depois deste post estar editado, anunciaram que vão editar um novo autor português, muito jovem e prometedor - é uma excelente notícia.
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Sérgio
      fazes bem. E se gostas de ler, porque não aderir?
      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. Parece ser interessante, vou conferir :)

    ResponderEliminar
  11. Frederico
    sim é bastante interessante, mas não é um livro fácil de ler.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Tmbém vou dar uma espreitadela! ^^
    Obrigado pela partilha e sugestão!
    Abraço :3

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. Sérgio
      é muito interessante para quem gosta de ler.
      Espero que já estejas completamente restablecido.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  14. Adorei a sugestão. Gosto bastante de ensaios, sobretudo tratando-se de temas que despertem a minha atenção. Fizeste uma breve abordagem histórica bem interessante. Dúvidas restassem, o aparecimento do Cristianismo e o subsequente fim da Antiguidade Clássica representaram um retrocesso civilizacional - e tenho absoluta consciência daquilo que escrevo. Cristo veio com bons propósitos, mas os seus "seguidores" e fundadores da sua Igreja distorceram as suas ideias.
    A Bíblia nem me merece qualquer comentário. Escrita por homens. É quase um romance ficcionado.


    abraço, querido João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      Tu irás gostar muito deste livro, tenho a certeza.
      É uma edição brasileira, mas eu comprei-a aqui, on line, num dos sites que vendem livros dessa forma.
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!