quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Belgrado, que saudades...

Gosto muito desta foto de Belgrado, tirada da margem esquerda do Sava, onde cresce a Nova Belgrado, em frente da velha, histórica e central Belgrado de sempre.
O Sava nesta fase do seu curso está quase a confluir com o imenso Danúbio, e assim esta cidade está na confluência de dois grandes rios.
É uma foto de Inverno, o mesmo Inverno que possivelmente irei encontrar depois de amanhã, sexta feira quando chegar ao aeroporto Nikola Tesla, em homenagem ao grande físico jugoslavo, um dos maiores de sempre.
Há cerca de ano e meio que não visito Belgrado e tenho já muitas saudades da cidade, a que já me habituei e da qual gosto muito, da cidade e das suas gentes.
Claro que terei o Déjan à minha espera, que me visitou em Outubro, e esta estadia terá um cunho algo diferente, pois pela primeira vez o Déjan já não é o estudante ansioso por acabar o curso, mas que podia gerir o seu tempo à vontade, para ser o licenciado a fazer o seu estágio, com horários a cumprir (começa amanhã mesmo).
Assim, vou estar mais tempo só, o que me dará aso a passear pela cidade, sem destinos específicos, mas descobrindo pormenores talvez desconhecidos; e depois será tão bom, recebê-lo em casa, no regresso do trabalho, a contar o seu dia, e com ele usufruir as horas livres. Para ele, nas poucas vezes que teve que sair sem mim em visitas anteriores, era sempre uma imensa satisfação ao entrar em casa e ver que alguém estava à sua espera.
Vai estar frio, mas isso não me preocupa, pois vou sentir um calor que tanta falta me faz, nestes tempos em que estamos separados.
Entretanto, amanhã durmo num hotel Ibis, mesmo pertinho do aeroporto de Londres (Luton) e devo dar um salto à cidade, que também nada de interessante tem a ver.
Vou continuar atento às vossas postagens, mas possivelmente menos “comentador” do que é normal e também pouca coisa devo postar durante estas duas semanas.

38 comentários:

  1. então boa viagem e sobretudo muito boa estadia em Belgrado. nós cá estaremos atentos aos sinais, e aguardando o teu regresso.
    um abraço grande

    ResponderEliminar
  2. Miguel
    estou nervoso; já não tenho idade para este tipo de viagens, com escalas, aeroportos tudo o que isso significa...
    E depois, tenho que levar o mínimo de coisas, mas tenho que levar o PC e tenho sempre medo de esquecer coisas essenciais.
    Ainda por cima é a pior altura do mês, no que respeita ao pilim, pois eu recebo a 10; logo vou estar nos apertos até lá...
    Mas há-de correr tudo bem, e depois...estão dois braços à minha espera.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Continuação de boa viagem :)

    Abraço amigo João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      eu ainda cá estou, só vou amanhã de manhã; de qualquer forma, obrigado.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Boa viagem e namorem muito :)
    Abraços para ti e para o teu Déjan.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      tem que se aproveitar, pois não sei quando será a próxima vez.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Hummm... é tão bom voltar para os braços do nosso amor!
    Boa viagem, João!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, João, mas são apenas duas semanas, o qu é pouco para tanto tempo separados.
      Mas é melhor que nada.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. João.
    Boa viagem. Espero que tudo decorra pelo melhor.
    Vão ser dias maravilhosos para os dois.
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro
      não tenho qualquer dúvida; é pena as viagens. Devia poder carregar-se num botão e estar lá...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Bela foto!

    Querido João, espero que faças uma boa viagem!

    Aproveita muito esses dias. :)


    abraço.

    ResponderEliminar
  8. Olá Mark
    claro que vamos aproveitar os dois, ao máximo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. João: aproveita o tempo das viagens, enquanto só, para a gestão das emoções e afectos; depois é só ligar o descomplicador e estarem juntos (mas quem sou eu para dar conselhos?! ts, tss... Desculpa, é projecção da relação passada, cujos deveria ter seguido). Amem-se muito, bem, bom!

    Abraços aos dois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      estou em plena fase do nervoso miudinho; muitas coisas numa mala pequena, que tem que ir comigo, pois senão pago mais e que excede as medidas. O que vale é que tenho o chek in feito e só me podem pegar no boarding e aí o que pior me pode acontecer é o saco ir no porão, mas sem multa, pois já não há tempo para pagamento de multas; a ver vamos. O pior é que são quatro viagens com esta preocupação.
      Seme apanho lá, nem acredito.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. Também tenho nervoso miudinho quando viajo de avião - e não é por ser de avião - é muito por causa das malas, dos esquecimentos, etc.

    Como pensei em ti, João, vim aqui deixar-te duas palavrinhas.

    Quando leres, espero que já estejas com o Déjan e o resto não interessa nada.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro
      ainda não, mas já falta pouco. Vou dormir que estou arrasado e tenho que me levantar cedo.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  11. tem uma excelente viagem, João, estás ansioso, é natural. depois de lá chegares, vais tirar um peso dos ombros (acho que soou mal, mas tu entendes) :)
    ama, descansa, relaxa.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      não soou nada mal; por agora, descanso. Amanhã, bem amanhã é OUTRO DIA!
      Beijinho.

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Muito, Frederico. E quando lá mora a pessoa que se ama, mais bonito é...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  13. Sobre viagens de avião e bagagens não comento. Aiiiiii
    Mas o reencontro!!! Só me apetece dizer-lhe coisas boas... aproveite tudo. A paisagem, o amor, o carinho, o calor... tudo! Mas não se constipe, tenha cuidado :))))

    Um abraço com amizade e boa viagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mz
      também prefiro não fazer comentários às peripécias da viagem, resumindo-as num mero: cada vez mais penosas...
      O reencontro teve variados aspectos e todos extremamente positivos: com o Déjan, com a casa, com a comida, com as gentes, com a cidade...
      Beijinho.

      Eliminar
  14. Caro João,
    Que mais posso desejar que uma excelente viagem e estadia em Belgrado?! E, claro, bons momentos juntos do Dejan.

    Um abraço com amizade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lear
      chegámos agora a cas, depois de um belo jantar e de um copo num acolhedar bar; é tempo de descanso e de amor...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  15. é sempre bom recordar e passar por estes sitios!!! ficam marcados na nossa alma e por isso é sempre bom regressar:) abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      há quanto tempo...
      Que bom ver-te de novo por aqui; quando regressas tu à blogo?
      Fazes cá falta.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  16. Então, não era só em finais de fevereiro que estava prevista a tua viagem, João?
    Já sei que a viagem vai ser longa e penosa, mas esperam-te momentos tão desejados que compensarão tudo.

    Não poderias ter escolhido uma voz e canção mais adequada,João!
    É linda e bem a propósito.
    Resta-me desejar-te a viagem melhor possível e que vivas intensamente cada minuto dessa estadia.
    Sejam felizes!

    Beijinho.

    PS. Traz muitas fotos, ok?

    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita
      não, era no final de Janeiro; regresso a 16 do corrente. São estadias muito curtas para tão longas ausências. Mas há que aproveitar.
      Tudo corre bem, e nem sequer está o frio que eu temia; mas a viagem, com escala em Londres foi algo penosa, como será o regresso.
      Beijinho.

      Eliminar
  17. Gostaris de tanto lá voltar. Imagines que estive lá uma única vez... em 1981!!!!!!!
    O mundo mudou e Beogrado deve estar muito mudada...
    Quem sabe bo encontramos lá um dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo
      está completamente mudada, claro, com marcas deixadas de propósito, sobre a terrível guerra dos Balcãs e com uma nova cidade - Nova Belgrado, na margem esquerda do Sava.
      Gostaria muito de te encontrar um dia, aqui em Belgrado, em Lisbos ou em Viena.
      Beijo.

      Eliminar
  18. Desejo-te uma excelente estadia em todos os aspectos!
    Que tudo vos corra como desejado
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      está tudo bem; tem estado um tempo agradável para a época e para a região, mas hoje está muito mais frio e começou a nevar...
      Não saí de casa... hehehe.
      Beijinho.

      Eliminar
  19. Olá Sérgio
    e estou a aproveitar, podes ter a certeza...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Pensa no teu prazer, na tua felicidade, no teu companheiro, aproveita ao segundo tudo, mesmo tudo, se não me puderes visitar, eu sei onde estás e ficarei muito feliz por ti e pelo Déjan.
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  21. Maria Teresa
    Penso nisso tudo, é óbvio, e também em como o tempo corre quando não devia...
    Pois as minhas visitas aos blogs, agora são um bocado complicadas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Esquece este mundo durante estas semanas e aproveita esse. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      se te referes ao mundo "português", faço os possíveis...
      Beijinho.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!