terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dois textos de um leigo - 1 - Europa

Em dois textos vou analisar, na minha perspectiva, que é apenas a de um leigo que gosta de saber o que se passa no mundo e principalmente no seu país, a actual situação económica na Europa (EU) e em Portugal, em particular. Começo pela situação europeia e de seguida num próximo texto falarei do contexto português.
A Europa cada vez mais se confunde com a União Europeia, a chamada Europa dos 27, que no próximo ano serão 28, com a adesão da Croácia (mais um fiel aliado dos alemães); realmente, apenas não estão nela integrados, a Islândia, Suiça, Noruega (belíssima opção do povo norueguês), estados minúsculos, alguns países balcânicos, a Rússia e alguns estados da ex URSS e ainda a Turquia (porque a Alemanha não deixa). De resto, todos os outros estados pertencem à EU, embora o “clube do euro” seja mais restrito, pois há apesar de tudo, políticos um pouco mais espertos que outros.


Tem-se vindo a acentuar de há uns largos anos a esta parte, a preponderância do eixo franco-alemão nesta coligação de Estados, mas nunca como hoje, em que este eixo está totalmente desequilibrado, pois Sarkozy é um político medíocre e pouco esperto, ao passo que a senhora Merkl é uma política também medíocre, mas astuta.

Convém fazer aqui um parêntesis sobre a Alemanha como país desde quase o início do século XX até hoje: país derrotado das duas únicas guerras mundiais, sempre soube “dar a volta”, devido a dois factores – a inegável capacidade de trabalho do seu povo, e a eficácia dos seus políticos, mesmo que para o mal (caso Hitler); depois da Segunda Guerra Mundial, foi devido ao Plano Marshall,


que políticos como Adenauer, recuperaram a então Alemanha Ocidental (RFA) e a transformaram, progressivamente numa grande potência económica;
recuperaram a então Alemanha Ocidental (RFA) e a transformaram, progressivamente numa grande potência económica; a Alemanha de Leste (RDA) nunca passou de mais um aliado da URSS e apenas dava cartas no desporto e na ciência. Com a ajuda ocidental, uma vez mais, e aproveitando a abertura dos tempos de Gorbachev e da sua “perestroika”, o então chanceler alemão Helmut Kholl reunificou de novo a Alemanha em 1990.
De então para cá a Alemanha não tem parado de crescer economicamente e detém hoje posições muito fortes na EU devido essencialmente a essa sua solidez económica.
Com a chegada ao poder do primeiro chanceler alemão oriundo da antiga RDA, Ângela Merkl e principalmente devido à crise económica mundial iniciada em 2008, que lesou essencialmente as economias mais débeis da EU, (que incluem, é claro, Portugal), a Alemanha chamou a si a resolução dos problemas económicos da EU e principalmente da zona euro, beneficiando aqui da ausência do Reino Unido, e começou a ditar leis, coadjuvado por esse fantoche que é Sarkozy. As consequências não se fizeram esperar e a Irlanda, a Grécia e Portugal (tarde demais),três dos chamados PIIGS
tiveram que pedir a ajuda económica internacional. Curiosamente, um país que teve enormes problemas económicos, soube resolvê-los a contento, precisamente por estar fora da EU e consequentemente da zona euro – a Islândia.
Esta dependência económica externa por parte dos três países atrás referidos tem provocado sucessivas ondas de austeridade, que não têm surtido qualquer resultado, pois esquecem de todo o crescimento económico, que é fundamental, quer na Grécia, quer em Portugal, pelo menos; a eminência de situações idênticas noutros países, (Espanha, Itália, Áustria, Bélgica e até a França) têm levado também nesses países à imposição de medidas de austeridade e não se sabe o que mais aí virá, podendo até voltar-se o feitiço contra o feiticeiro, e vir, mais tarde a própria Alemanha a ser atingida.
É que a senhora Merckl pode comandar a Europa comunitária, mas não controla algo mais forte e que é a essência de toda esta situação, que são as agências de rating, ou seja as agências comandadas pelos grandes bancos mundiais e também grandes empresas multinacionais que classificam o risco de investimento não só nos países, mas também nos bancos, empresas e municípios, seus clientes (sim, pois para se ser “classificado” por essas agências, paga-se). E há quem pense que uma nova ordem mundial estará a formar-se por via económica, o que equivale, com o devido distanciamento, quase a uma nova guerra mundial.
A Europa, essencialmente por falta de políticos capazes, está economicamente moribunda, mas ainda há o descaramento de se exigir, por imposição alemã (evidentemente) uma uniformidade no caso do deficit da dívida pública, que não deverá exceder, a curto prazo os 3% do PIB de cada país, o que leva a situações quase utópicas, comparando economias como por exemplo a alemã e a portuguesa.
E, o descaramento atingiu as raias do absurdo, quando há dois dias essa mesma governante
ousou propor o perdão da dívida grega caso a Grécia fosse supervisionada na sua política orçamental pela própria EU, o que levou o ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos a afirmar, com toda a razão, uma frase que deve ser registada como histórica: “Alguém que coloque uma nação perante o dilema de uma «ajuda económica» ou a sua dignidade nacional, ignora algumas lições fundamentais da História”.
Felizmente e como se esperava, esta sugestão vergonhosa foi recusada liminarmente na reunião da EU que ontem terminou, e que nada trouxe de novo, no que toca a resoluções práticas.
Uma coisa é certa, e disso poderão os países agora “cercados” fazer uso: a bancarrota de um país pertencente à zona euro acarretará, a muito curto prazo, o fim do euro, como moeda única. Pelo menos isso…







Adenda: Deixei na caixa de comentários desta postagem um interessante texto sobre a dívida alemã à Grécia (não estou a ironizar).


©Todos os direitos reservados A utilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Desporto ao mais alto nível

Faltam-me as palavras para descrever o evento desportista mais emocionante que vi nos últimos tempos  -  a final singular masculina do Austrália Open,  disputada entre os dois tenistas que ocupam actualmente os dois primeiros lugares do  ranking  ATP : o sérvio Novak Djokovic  (Nole) e o espanhol Rafael Nadal (Rafa). Ninguém merecia perder, após um desgastante encontro de quase 6 horas de duração, com 5 partidas (sets) e alternância na liderança.
Claro que o meu coração pendia para Nole, não só porque o considero o melhor tenista da actualidade, mas também, como é óbvio por ser sérvio e eu já ter um bocadinho de sérvio em mim próprio.
Nos encontros disputados por estes dois monstros do ténis mundial, de há um ano a esta parte, a vantagem era nitidamente de Djokovic, mas havia o handicap deste ter disputado 48 horas antes um outro encontro histórico, de 5 horas, em que derrotou nas meias finais o escocês Andy Murray. No entanto, Djoko parece ir buscar forças ao cansaço e acabou por vencer.
Aliás ele venceu os últimos três grandes torneios mundiais (Wimbledon, USA Open e agora este); se tivesse vencido Roland Garros tinha-os ganho a todos desde o Áustrália Open do ano passado, que também conquistou.
Chegaram ambos ao fim, perfeitamente esgotados e enquanto ouviam os discursos do encerramento, quase caíam, por não se aguentarem de pé, tendo-lhes sido trazidas cadeiras para se sentarem, facto que julgo inédito.

Nos  agradecimentos ambos foram de um extremo desportivismo, tendo Djoko declarado: “Rafa, tu és um dos melhores jogadores da história. Um dos jogadores mais respeitados do circuito. Escrevemos história esta noite e infelizmente não podemos vencer os dois. Desejo-te a melhor sorte possível para o resto da temporada. Espero que tenhamos outras finais como esta».

Parabéns Rafa, por nunca desistires. Parabéns Nole, porque és o maior e …parabéns meu amor, meu Déjanito, porque hoje, mais que nunca tens o enorme orgulho de ser sérvio. É que no mesmo dia, hoje, além deste triunfo a Sérvia venceu a final do campeonato da Europa, de water-polo. É obra!!!
E eis um vídeo do último ponto (match point) que deu a vitória a Djokovic







sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Quem se lembra de... (2)

Hoje mais quatro vídeos, incluindo um de música portuguesa; quem se lembra, recorda decerto com saudade.
Quem não conhece fica a conhecer...
Percy Sledge na sua mais conhecida música, daquelas que "fez nascer" muitas crianças...
Sylvie Vartan foi o ídolo de muita juventude, ela e o seu namorado Johnnye Hallyday.
Esta banda inglesa foi das mais populares da época e esta canção foi nº1 em quase todos os "top ten" durante semanas e semanas a fio.
e finalmente na voz de Maria Clara, uma grande Senhora da canção portuguesa,a homenagem à rainha das praias de Portugal, a "minha" Figueira da Foz...
Uma curiosidade que pouca gente saberá: Maria Clara era o nome artístico de Maria da Conceição Ferreira Machado Vaz, falecida em 2009, com 85 anos, sempre muito bela e distinta era a mãe do conhecido psicólogo que tantas vezes aparece na TV, Júlio Machado Vaz.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns, Eusébio!

Ocorre hoje o 70º.aniversário de Eusébio da Silva Ferreira, o maior desportista de sempre em Portugal e o maior embaixador deste nosso país no mundo inteiro, a par de Amália.
Figo foi um grande jogador, Cristiano é um excelente jogador, mas como Eusébio só lá fora, pois pertence à galeria muito restrita dos mitos, que difere dos grandes jogadores; grandes jogadores houve e há muitos, mas daqueles que nunca mais se esquecem e que continuam a ser recordados mesmo por quem nunca os viu jogar, apenas três ou quatro: além de Eusébio eu poria Pelé, Maradona e Cruiff, apenas.
Vi jogar Eusébio muitas vezes, ao vivo e na televisão. Ao vivo, não esqueço um jogo em que o Benfica, numa eliminatória da Taça dos Campeões, cilindrou o Real Madrid por 5-1 e Eusébio marcou possivelmente o melhor golo da sua vida.
Na televisão, a segunda final dos Campeões que o Benfica venceu, com o Real Madrid (5-3) e principalmente um épico jogo dos quartos de final do Campeonato do Mundo de 1966, em que Portugal derrotou a Coreia do Norte por 5-3, depois de ter estado a perder por 0-3; Eusébio marcou 4 golos nessa partida!
Aqui deixo um vídeo desse memorável jogo.

Eusébio, o "King", ou o "Pantera Negra", como é costume ser tratado, é e sempre foi um homem extremamente simples, correctíssimo e que consegui ser sempre admirado pelos próprios adversários.
Parabéns, Eusébio!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

" Bacantes" - sublime preversão

Para uma curta série de três espectáculos, no Teatro Municipal S.Luis, esteve em Lisboa a famosa companhia de teatro brasileira "Teatro Oficina Izyna Uzona", dirigida por esse velho mestre do teatro brasileiro que é José Celso Martinez Correa, mais conhecido nos meios artísticos por Zé Celso.
A peça representada foi " Bacantes" segundo Eurípedes, mas com um tratamento alterado.
Esta peça exige uma representação não no chamado palco italiano, como é comum, mas sendo representada num extenso e largo corredor, ao longo do qual estão os espectadores, de ambos os lados, com a orquestra também instalada num desses lados.
O espectáculo tem a duração aproximada de 5 horas e mais dois intervalos, pelo que ontem, domingo, e após um magnífico almoço ( o bacalhau estava uma delícia) em casa do Francisco (Comyxtura), o Miguel (Innersmile), eu e um amigo brasileiro do Francisco nos dirigimos ao belo teatro da mal afamada Rua António Maria Cardoso para assistirmos à representação desta peça, tendo esta sido iniciada às 16,15 e só veio a terminar faltavam 15 minutos para as 23 horas...
Uma autêntica maratona, com  uma peça que eu gostaria de poder exprimir por palavras minhas o seu conteúdo total, mas são tantas as sensações, as imagens, as ideias e as concepções deste espectáculo, que me vou socorrer da excelente cábula que é o texto que o Zé Celso escreveu para esta representação em Lisboa:

“BACANTES, de Eurípedes, TragiComédiOrgya, Ópera de Carnaval, explode este fim de semana em Lisboa, fertilizando novos sentidos, novos valores na Crise da decadência sem elegância da Idade-Mídia–Neo-Liberal.

O Coro dionizíaco tem como antagonista Pentheu, que quer impedir a Macumba da Arte do Teatro que chega à  Tebas-Lisboa, para voduzar a TROIKA que tiraniza a União Europeia.

Dionísios, Bacantes e Satyros, trazem o “Vinho Torna-viagem” da Macumba de Origem Teatral, para brindar o renascimento cultural da Era Ecológica, Cyber, da Economia Verde, da Bio-Genética, Era Erótica-Afetiva, da Neurociência do cientista português Antônio Damásio, anunciando “O Cérebro reinventando o Homem” e da Arábia Feliz trazendo o Eterno Retorno da palavra Revolução.

Kadmos, o Governador de Tebas, irmão da Vaca Sagrada “Europa”, raptada pelo Dragão, mata esta Fera Divinizada por Dionísios e constrói com os dentes dele a Cidade de Tebas. Tebas é erguida exactamente no lugar onde Kadmos reencontrara a sua irmã Europa, desmaiada na exaustão da fuga do Dragão.

Por este assassinato da Fera amaldiçoada já mesmo antes do Cristianismo, Zeus castiga a Casta de Kadmos fazendo-a passar hoje, pela transmutação na Macumba-Teatro: Rito de Morte Iniciática de seu filho, Dionísios, com a mortal Semelle.

O parto prematuro de Dionísios por Semelle, de ventre partido ao meio pelo gozo de Zeus, permanece vivo há milénios, no  Eterno Fogo Vivo no Centro, no Umbigo da Arquitectura da Orquestra no Teatro de Estádio da  Tragédia Grega. E estará vivo, vindo dos porões do Teatro São Luiz.

Neste fogo brando Dionisios ainda dorme em todo mundo. Mas temos a Paixão de seu acordar, atiçar esta brasa dormida, neste fim desta semana no Teatro São Luiz.
Sob o impacto da bomba que a “Standard & Poo’r” lançou  sobre a União Europeia, nestes três dias vamos despoluir os ares, praticando o Rito da Alegria de acordar o deus Dionísios para bombar nosso Phoder Humano expulsando-nos de nossos papéis de escravos na  fracassada “Sociedade de Espectáculos”.


Viemos para, com Dionísios, trazer de volta o Phoder Humano, Individual e Colectivo, através da Arte do Teatro e religá-la às revoluções mundiais de hoje, nos Corpos renascentes na derrocada da Idade Mídia-Neo-Liberal.

A Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona chega com seu “Tyazo” – Companhia Dionizíaca de Teatro em Grego – com  51 atuadores Macumbeiros-Multi-Mídias de Teatro Total: Actores-Actrizes-Músicos-Dançarinos-Cantores- Iluminadores-Sonoplastas-Operadores de Vídeo e Transmissão direccta pela Internet, Produtores, Camareiras, Figurinistas, Directoras de Arte. Todos Mestiços Antropófagos Feiticeiros deste Vodu de espetarmos nos nossos corpos comuns, Público & Atores, a velha ordem e acordarmos em nós todos o Poder trans-humano revolucionário de Dionísios.
BACANTES estreou em 1996 no Teatro Grego de Ribeirão Preto, no Estado de S.Paulo, depois de 13 anos de estudos e superação de obstáculos na direção do temido Eterno Retorno do Rito de Origem do Teatro: a Orgya.



José Celso Martinez Corrêa, artista maior do teatro brasileiro, regressa a Portugal depois de 37 anos com este rito, versão visceral, orgiástica, do texto seminal da TragiComédiOrgya.

Fundado, em 1958 o Teatro Oficina pratica orgiasticamente com os actuadores do Oficina Uzyna Uzona o Teatro Antropofágico, cruzamento e devoração de culturas arcaicas e contemporâneas indígenas, africanas, europeias, mundiais, para a apropriação da energia do Outro, seja do ser desejado ou do Inimigo da hora: a tétrica Troika que quer impedir agora o salto  fora da Crise e o Renascimento consequente da Humanidade.

O Oficina Uzyna Uzona rompeu com o Palco Italiano de Teatro de Costumes, de Auto Ajuda, de Valores, Pequeno Burguês, o da Incomunicabilidade Humana, e pratica o teatro como iniciação alegre e doida da TragyComédiOrgya: a Ópera de Carnaval.

Cria com o desejo do público, daquele que não quer ser somente espectador, do que entra na Folia da Sagrada Orgya de cada noite. Aquele que topa atravessar no  movimento de júbilo da morte e ressureição Inciática, nos 3 actos desta Macumbona.

Em Lisboa chega com toda a paixão de lamber as nossas  línguas: a da mãe-amante portuguesa e a língua acriolada brazyleira, no nosso mesmo jeito comum: sensual afectivo de ex-colonizadores e ex-colonizados que jamais sucumbiram à robótica frieza neo-liberal agonizante.




Mas tenho que acrescentar alguns apontamentos pessoais...
Ontem tive a sensação que não estava em Portugal, pois nunca vi, no nosso país uma representação tão ousada, em diversos campos -  e eu já vi ao longo de anos espectáculos bastante contundentes, desde a trilogia de La Féria, na saudosa Casa da Comédia, ao controverso bailado de Béjart "Romeu e Julieta" e a vários espectáculos dos Fura Del Baus - como esta peça, em que as cenas de nudez e sexo são perfeitamente normais, chegando mesmo a haver orgias em cena, e com participantes do público.
Aliás, sobre esta participação do público há a referir dois casos invulgares, sendo um protagonizado por um jovem assistente masculino, totalmente nu que estava a interagir com os actores e actrizes, quando aparece em cena um suposto namorado do rapaz a querer "resgatá-lo" daquela situação, tendo sido mandado sentar-se.
E a outra foi numa cena bastante "intima" entre uns sete ou oito participantes masculinos, do público, também em total nudez, um deles não "aguentou a pressão" e foi mais ousado nas carícias tendo ganho uma erecção total...
Era vulgar as intérpretes femininas e alguns masculinos andarem entre o público beijando as pessoas "à francesa", a bebida colectiva de várias garrafas de vinho e até uma "ganza" fumada entre o actor principal , o fabuloso Marcelo Drummon
e variados elementos do público.
O membro sexual masculino foi o herói da festa, não só em símbolo, mas principalmente ao vivo e a cores, já que havia um pintado de vermelho e outro a preto.
A música é um elemento fundamental desta representação, com especial relevo para os temas brasileiros de Carnaval.
Afinal tudo foi uma festa, apesar de se estar a representar uma tragédia grega clássica.
Houve quase no final o "aparecimento" de certas figuras públicas (Dilma Roussef, Sarkozy e Ângela Merkl), e nem o nosso (salvo seja) Sr. Silva deixou de ouvir uma piada.
Um espectáculo delirante, surrealista, fabuloso e imperdível.


Finalmente apresento um vídeo desta peça, mas não da apresentação aqui em Lisboa, mas em que se pode perceber um pouco todo o envolvimento desta representação.


Adenda: Excelente a crítica do Miguel no "Innersmile". E já agora vejam o conteúdo destes links:

http://maquinaespeculativa.blogspot.com/2012/01/tragycomedyaorgya.html
     

sábado, 21 de janeiro de 2012

Kirkpinar Oil Festival

A luta entre homens cobertos de óleo é uma modalidade de luta greco-romana muito antiga (1357) que atrai vários lutadores de toda a Turquia. Este é o desporto mais popular do país e é considerado por muitos como o mais forte da Terra. Segundo uma antiga lenda turca o Kirkpinar Oil Festival começou quando o Sultão Suleyman e 40 dos seus guerreiros faziam fortes incursões ao longo da actual fronteira entre a Turquia, a Grécia e a Bulgária e um dia dois de seus guerreiros começaram a lutar e o sultão prometeu ao vencedor um kispet (par de calças de couro). Eles lutaram de manhã até a noite sem um vencedor emergente e ambos os lutadores morreram de exaustão. Eles foram enterrados debaixo de uma figueira de onde brotou uma nascente de água doce e o campo em que o lutaram foi nomeado de Kirkpinar.
O Kirkpinar Oil Festival é um grande evento que se compõe de  música, festas, dança do ventre e outros eventos, mas a luta  continua a ser o destaque do show. Turcos e ciganos, vindos de toda a Ásia e Europa reúnem-se nos arredores de Edirne para  competir numa série de lutas  “gordurosas”. Até 1975 a luta não tinha nenhum limite de tempo e muitas vezes os lutadores lutavam do amanhecer ao anoitecer  e continuavam o seu jogo no dia seguinte, mas em 1975 foi imposto um limite de 40 minutos com tempo extra de 7 minutos, e se mesmo assim não houver um vencedor, será o competidor que marcar mais pontos durante o tempo extra que é declarado vencedor.
Os lutadores usam calças de couro pesando cerca de 13 kg  e uma camada de azeite para afastar o assustador mosquito da malária que acomete em todo o país, e desta forma, esses homens  mantém viva a tradição de homenagear os guerreiros da antiguidade. O Kirkpinar Oil Wrestling Festival é muito mais do que cultura e história, tornando-se interessante para os lutadores, pois os vencedores levam prémios atractivos. Geralmente tem lugar durante o mês de Junho.
Claro que outro atractivo, este mais particular, tem a ver com o homo-erotismo sempre presente nestas lutas, das quais se mostram algumas imagens.




Como adenda a esta postagem, um interessante vídeo sobre estes torneios e onde se pode ver a carga homo erótica desta forma de luta, embora eles que a praticam talvez nem a sintam...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Padrão dos Descobrimentos

O monumento original foi encomendado pelo regime de Oliveira Salazar ao arquitecto Cottinelli Telmo (1897-1948) e ao escultor Leopoldo de Almeida (1898-1975), para a Exposição do Mundo Português (1940), e desmontado em 1958.
O actual monumento, é uma réplica, foi erguido em betão com esculturas em pedra de lioz, erguendo-se a 50 metros de altura. Foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique, o Navegador.

O monumento tem a forma de uma caravela estilizada, com o escudo de Portugal nos lados e a espada da Casa Real de Avis sobre a entrada. D. Henrique, o Navegador, ergue-se à proa, com uma caravela nas mãos. Em duas filas descendentes, de cada lado do monumento, estão as estátuas de heróis portugueses ligados aos Descobrimentos. Na face ocidental encontram-se o poeta Camões, com um exemplar de Os Lusíadas, o pintor Nuno Gonçalves com uma paleta, bem como famosos navegadores, cartógrafos e reis.
Eis a lista completa das 33 personalidades representadas no monumento:


Infante Pedro, Duque de Coimbra (filho do rei João I de Portugal)
Filipa de Lencastre
Fernão Mendes Pinto (escritor)
Frei Gonçalo de Carvalho
Frei Henrique Carvalho
Luís de Camões
Nuno Gonçalves (pintor)
Gomes Eanes de Zurara (cronista)
Pêro da Covilhã
Jácome de Maiorca (cosmógrafo)
Pêro Escobar (navegador)
Pedro Nunes
Pêro de Alenquer (navegador)
Gil Eanes
João Gonçalves Zarco (navegador)
Fernando, o Infante Santo (filho do rei João I de Portugal)
Infante Dom Henrique, o Navegador
Afonso V de Portugal
Vasco da Gama
Afonso Gonçalves Baldaia (navegador)
Pedro Álvares Cabral
Fernão de Magalhães
Nicolau Coelho (navegador)
Gaspar Corte-Real (navegador)
Martim Afonso de Sousa (navegador)
João de Barros
Estêvão da Gama (capitão marítimo)
Bartolomeu Dias
Diogo Cão
António Abreu (navegador)
Afonso de Albuquerque
São Francisco Xavier
Cristóvão da Gama (capitão)

A norte do monumento uma rosa-dos-ventos de 50 metros de diâmetro, desenhada no chão, foi uma oferta da África do Sul em 1960. O mapa central, pontilhado de galeões e sereias, mostra as rotas dos descobridores nos séculos XV e XVI.

No interior do monumento existe um elevador que vai até ao sexto andar, e uma escada que vai até ao topo de onde se descortina um belo panorama de Belém e do rio Tejo. A cave é usada para exposições temporárias.
Uma das mais interessantes perspectivas do monumento pode ser observada a partir de oeste, à luz do pôr do sol.

(Notas tiradas da Wikipédia)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Normal ou A primeira vez


Li há dias algo, num blog(?), sobre a célebre “primeira vez”, um assunto que todos nós, independentemente da sua orientação sexual, nunca esquecemos e guardamos geralmente no rol das nossas coisa intimas.
Sucede que eu sou um bocado partidário de se partilharem coisas nossas e vai daí resolvi lançar aqui um desafio, para o qual, e devo ser sincero, não conto com uma grande adesão; mas porque não tentar?
Falar da nossa primeira vez!
E, como a ideia é minha, devo dar o exemplo. A minha primeira vez aconteceu sob a forma de algo há muito desejado e sempre reprimido: ter sexo com outro homem! Era isso que me despertava a libido, que eu usava nas minhas deambulações mentais que conduziam ao sexo único até então experimentado – a masturbação.
Estava no meu primeiro ano em Lisboa a estudar Economia, tinha 18 anos e alguns complexos acerca do meu órgão sexual (uma fimose, que resolvi mais tarde com uma circuncisão) e tinha medo, muito medo…Uma noite, ao passar no Príncipe Real (eu morava perto), vi um jovem como eu, a olhar fixamente para mim e dirigiu-se para falar comigo. Era estudante universitário, como eu (Agronomia) e talvez por ser um estranho, não me senti tão intimidado. O convite surgiu da sua parte como algo natural: se queria ir ao seu apartamento, perto da Av.Roma? Não falou em sexo, nem foi preciso, estava implícito…Aceitei, sabendo que finalmente iria descobrir o que sempre tive vontade de descobrir: como era sentir um corpo (masculino) junto ao meu e ter sexo. Não lhe disse que era virgem. Chegados lá, e como não sabia o que fazer, resolvi fazer o que ele fazia; beijou-me e eu correspondi com muita satisfação; e quando se começou a despir eu fiz o mesmo, peça a peça, como ele fazia. Ficamos em sleeps e fomos para a cama. Senti então o seu corpo e fiquei num estado de excitação difícil de descrever. Aconteceu então o improvável: nem passados cinco minutos, só com a troca de carícias, tive um orgasmo, mesmo com os sleeps vestidos. Fiquei sem saber o que fazer, e só então ele me perguntou se era a minha primeira vez. Sim, respondi e pedi desculpa do que aconteceu. Ele foi muito amável, fui tomar um duche e depois conversámos bastante sobre o assunto.
Foi frustrante por um lado, pois foi sexo sem sequer expor o sexo, o meu ou dele, mas tinha dado um primeiro passo… Nada a partir daí, seria igual. O medo continuou e até uma segunda vez demorou muito, mas muito tempo, mas nunca posso esquecer aquela noite, nem a cor dos seus sleeps – eram pretos!
E pronto, já está!
E porque nas últimas postagens tenho andado a falar destas coisas – são fases – aqueles dois vídeos sobre as vidas duplas, o post das tentações, e principalmente porque se enquadra muito bem nesta postagem, deixo aqui um vídeo maravilhoso, que já conhecia e que tenho na minha colecção, mas que me foi recordado ao vê-lo no blog “Ser Gay”.

Fala-nos de uma primeira vez também, mas para ambos e fala acima de tudo de algo muito mais importante: a normalidade de se ser homossexual, não no aspecto de que seja a mais comum das orientações sexuais, mas sim porque na intimidade, nada é anormal e porque um homossexual é um ser humano perfeitamente normal.
O filme faz pensar muito e reflecte uma velha máxima minha: todos somos potencialmente homossexuais; não o concretizamos a maior parte das vezes por medo ou por falta de oportunidade!
Agora fico à espera de quem tem a coragem de contar a sua primeira vez…


©Todos os direitos reservados A utilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Tentações

Em virtude da passagem da televisão analógica à TDT, o nosso televisor da cozinha precisava de uma solução, já que quando se instalou a TV por cabo, estupidamente, decidiu-se pôr uma só tomada, na sala.
Agora, era mais fácil e útil pôr mais uma tomada na cozinha do que um simples adaptador e ficamos com um leque de canais alargado também na cozinha.
Contactada a Zon, ficou combinada a vinda cá a casa de um técnico, hoje, segunda feira, para fazer essa instalação. Extremamente simpático e muito interessante fisicamente, pelo menos para o meu gosto: trintão, cheiinho sem ser gordo, com um começo de barriguinha prometedor, cara bonita e uma pêra muito atractiva.

Combinado o sítio por onde o fio iria passar, o senhor começou a trabalhar, para o que foi necessário afastar móveis e outras coisas. Sempre que ele se agachava para mudar a tomada, ficava à vista aquele “bocadinho” que todos conhecemos e que é o começo de algo que gostaríamos conhecer melhor. E eu não conseguia tirar os olhos “daquilo”…

Depois quando foi ao quarto onde está a instalação da net, teve que se esticar todo para descobrir que tipo de instalação era, e mais uma vez mostrou algo muito, mas mesmo muito interessante, pois subiu-se-lhe a parte de cima da roupa e ficou à mostra o umbigo e esse tal pedaço prometedor de barriguinha.

Definitivamente estava a ser muito tentador, e ainda por cima, o senhor era uma simpatia. Quando começou a colar o fio por cima da porta de comunicação da cozinha com o hall de entrada, disse-me que tinha de fechar a porta e portanto disse-me que era melhor eu entrar…
Antes que mais tentações chegassem, respondi-lhe que tinha que fazer na sala e ele que fechasse a porta.

Por vezes, custa muito, não responder a impulsos, e eu sempre fui muito bem sucedido com esses impulsos, mas hoje resisti

sábado, 14 de janeiro de 2012

Almas perdidas

Dando seguimento ao assunto da última postagem, em que mostrei uma curta com uma evidente vida dupla, continuo no mesmo tema.
Desta vez a vida dupla é de outro sentido, talvez tão comum ou mais do que o do vídeo anterior.
Quem não está dentro do meio, não imagina a quantidade de casos como este, de homens casados, com família, muito respeitados, mas com uma secreta vida dupla e não necessariamente com pessoas de outro sexo; curiosamente, a sociedade tolera muito melhor a vida dupla heterossexual, a qual é quase aceite como normal (principalmente se é feita pelo marido), do que a homossexual, a qual é ciosamente guardada, com medo de escândalos.
Esta curta está apresentada em duas partes.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

306

Esta curta é um dos muitos exemplos das vidas duplas que tanta gente enfrenta; e não só com o intuito de aumentar proventos, como neste caso, mas noutros, por  razões diferentes.
E se neste caso, entramos no mundo da homossexualidade, no mundo heterossexual acontece o mesmo; e quem pode afirmar que o protagonista deste filme seja homossexual?

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Já cheira a Revolução????


Não é meu hábito plagiar postagens de outros blogs, portanto sinto-me perfeitamente à vontade para transcrever aqui uma entrada de Luís Moreira, habitual colaborador do excelente blog "Pegada", que aproveito para recomendar vivamente e que não sendo da sua autoria também ele transcreve; aliás segundo consta no final do texto, ele repassa-o de um autor desconhecido.
Mas, e porque acho este texto magnífico, não só pela análise bastante exaustiva dos factores que levaram o mundo à encruzilhada em que hoje se encontra, mas também pelo final, simultâneamente radical e redentor,
aqui fica, à vossa apreciação.


"Há cerca de 3 ou 4 meses começaram a dar-se alterações profundas, e de nível global, em 10 dos principais factores que sustentam a sociedade actual. Num processo rápido e radical, que resultará em algo novo, diferente e porventura traumático, com resultados visíveis dentro de 6 a 12 meses... E que irá mudar as nossas sociedades e a nossa forma de vida nos próximos 15 ou 25 anos!
Tal como ocorreu noutros períodos da história recente, no status político-industrial saído da Europa do pós-guerra, nas alterações induzidas pelo Vietname/ Woodstock/ Maio de 68 (além e aquém Atlântico), ou na crise do petróleo de 73.
Façamos um rápido balanço da mudança, e do que está a acontecer aos "10 factores":
1º- A Crise Financeira Mundial : desde há 8 meses que o Sistema Financeiro Mundial está à beira do colapso (leia-se "bancarrota") e só se tem aguentado porque os 4 grandes Bancos Centrais mundiais - a FED, o BCE, o Banco do Japão e o Tesouro Britânico - têm injectado (eufemismo que quer dizer: "emprestado virtualmente à taxa zero") montantes astronómicos e inimagináveis no Sistema Bancário Mundial, sem o qual este já teria ruído como um castelo de cartas. Ainda ninguém sabe o que virá, ou como irá acabar esta história !...
2º- A Crise do Petróleo : Há 6 meses que o petróleo entrou na espiral de preços. Não há a mínima ideia/teoria de como irá terminar. Duas coisas são porém claras: primeiro, o petróleo jamais voltará aos níveis de 2007 (ou seja, a alta de preço é adquirida e definitiva, devido à visão estratégica da China e da Índia que o compram e amealham!) e começarão rapidamente a fazer sentir-se os efeitos dos custos de energia, de transportes, de serviços. Por exemplo, quem utiliza frequentemente o avião, assistiu há semanas, a uma subida no preço dos bilhetes de... 50% (leu bem: cinquenta por cento). É escusado referir as enormes implicações sociais deste factor: basta lembrar que por exemplo toda a indústria de férias e turismo de massas para as classes médias (que, por exemplo, em Portugal ou Espanha representa 15% do PIB) irá virtualmente desaparecer em 12 meses! Acabaram as viagens de avião baratas (...e as férias massivas!), a inflação controlada, etc...
3º- A Contracção da Mobilidade : fortemente afectados pelos preços do petróleo, os transportes de mercadorias irão sofrer contracção profunda e as trocas físicas comerciais que implicam transporte irão sofrer fortíssima retracção, com as óbvias consequências nas indústrias a montante e na interpenetração económica mundial.
4º- A Imigração : a Europa absorveu nos últimos 4 anos cerca de 40 milhões de imigrantes, que buscam melhores condições de vida e formação, num movimento incessante e anacrónico (os imigrantes são precisos para fazer os trabalhos não rentáveis, mas mudam radicalmente a composição social de países-chave como a Alemanha, a Espanha, a Inglaterra ou a Itália). Este movimento irá previsivelmente manter-se nos próximos 5 ou 6 anos! A Europa terá em breve mais de 85 milhões de imigrantes que lutarão pelo poder e melhor estatuto sócio-económico (até agora, vivemos nós em ascensão e com direitos à custa das matérias-primas e da pobreza deles)!
5º- A Destruição da Classe Média : quem tem oportunidade de circular um pouco pela Europa apercebe-se que o movimento de destruição das classes médias (que julgávamos estar apenas a acontecer em Portugal e à custa deste governo) está de facto a "varrer" o Velho Continente! Em Espanha, na Holanda, na Inglaterra ou mesmo em França os problemas das classes médias são comuns e (descontados alguns matizes e diferente gradação) as pessoas estão endividadas, a perder rendimentos, a perder força social e capacidade de intervenção.
6º- A Europa Morreu : embora ainda estejam projectar o cerimonial do enterro, todos os Euro-Políticos perceberam que a Europa moribunda já não tem projecto, já não tem razão de ser, que já não tem liderança e que já não consegue definir quaisquer objectivos num "caldo" de 27 países com poucos ou nenhuns traços comuns!... Já nenhum Cidadão Europeu acredita na "Europa", nem dela espera coisa importante para a sua vida ou o seu futuro! O "Requiem" pela Europa e dos "seus valores" foi chão que deu uvas: deu-se há dias na Irlanda!
7º- A China ao assalto! A construção naval ao nível mundial comunicou aos interessados a incapacidade em satisfazer entregas de barcos nos próximos 2 anos, porque TODOS os estaleiros navais do Mundo têm TODA a sua capacidade de construção ocupada por encomendas de navios.... da China. O gigante asiático vai agora "atacar" o coração da Indústria europeia e americana (até aqui foi just a joke...). Foram apresentados há dias no mais importante Salão Automóvel mundial os novos carros chineses. Desenhados por notáveis gabinetes europeus e americanos, Giuggiaro e Pininfarina incluídos, os novos carros chineses são soberbos, réplicas perfeitas de BMWs e de Mercedes e vão chegar à Europa entre os 8.000 e os 19.000 euros! E quando falamos de Indústria Automóvel ou Aeroespacial europeia... Estamos a falar de centenas de milhar de postos de trabalhos e do maior motor económico, financeiro e tecnológico da nossa sociedade. À beira desta ameaça, a crise do têxtil foi uma brincadeira de crianças! Os chineses estão estrategicamente em todos os cantos do mundo a escoar todo o tipo de produtos da China, que está a qualificá-los cada vez mais.
8º- A Crise do Edifício Social : As sociedades ocidentais terminaram com o paradigma da sociedade baseada na célula familiar! As pessoas já não se casam, as famílias tradicionais desfazem-se a um ritmo alucinante, as novas gerações não querem laços de projecto comum, os jovens não querem compromissos, dificultando a criação de um espírito de estratégias e actuação comum...
9º- O Ressurgir da Rússia/Índia : para os menos atentos: a Rússia e a Índia estão a evoluir tecnológica, social e economicamente a uma velocidade estonteante! Com fortes lideranças e ambições estratégicas, em 5 anos ultrapassarão a Alemanha!
10º- A Revolução Tecnológica : nos últimos meses o salto dado pela revolução tecnológica (incluindo a biotecnologia, a energia, as comunicações, a nano tecnologia e a integração tecnológica) suplantou tudo o previsto e processou-se a um ritmo 9 vezes superior à média dos últimos 5 anos!
Eis pois, a Revolução!
Tal como numa conta de multiplicar, estes dez factores estão ligados por um sinal de "vezes" e, no fim, têm um sinal de "igual". Mas o resultado é ainda desconhecido e imprevisível. Uma coisa é certa: as nossas vidas vão mudar radicalmente nos próximos 12 meses e as mudanças marcar-nos-ão (permanecerão) nos próximos 10 ou 20 anos, forçando-nos a ter carreiras profissionais instáveis, com muito menos promoções e apoios financeiros, a ter estilos de vida mais modestos, recreativos e ecológicos.
Espera-nos o Novo! Como em todas as Revoluções!
Um conselho final: é importante estar aberto e dentro do Novo, visionando e desfrutando das suas potencialidades! Da Revolução! Ir em frente! Sem medo!
Afinal, depois de cada Revolução, o Mundo sempre mudou para melhor!..."

domingo, 8 de janeiro de 2012

Viagens - 3

Retomo hoje a rubrica das minhas viagens, falando de uma viagem que foi extraordinariamente importante para mim, e por várias razões: foi uma das mais longas, sendo mesmo a de mais tempo de permanência num só país – a Bélgica;
aprendi muito sobre vários aspectos da vida e foi um começo importante para um descobrimento mais aprofundado da minha sexualidade.
Deixo este último tema para outra ocasião, e que será exposto fora desta rubrica sobre viagens, e para uma ocasião em que me sinta mais à vontade para abrir certas páginas intimas, mas importantes da minha vida, e que são verdadeiramente fundamentais para a formação do ser que sou hoje.
Quando cheguei ao meu primeiro ano em Económicas (1963) tomei conhecimento que a minha Faculdade fazia parte de uma organização internacional chamada AIESEC, e que reunia as principais faculdades de economia do mundo, tendo como objectivo, nos períodos de férias, a troca de estágios em empresas de todo o mundo para os estudantes dessas faculdades.
A coisa funcionava assim: o núcleo da AIESEC de cada escola de economia, abria inscrições para os estudantes que queriam fazer esses estágios, indicando eles as suas preferências quer no tipo de empresas quer na localização das mesmas; claro que os alunos dos anos mais adiantados tinham prioridade e nestes funcionava ainda o critério das melhores classificações.
Por outro lado esse mesmo núcleo, procurava junto das grandes empresas nacionais, quem estava disposto a receber um estagiário de outro país.
Todos os anos, havia uma reunião, numa cidade escolhida no ano anterior, e onde esses núcleos iriam promover as trocas: se o núcleo da minha Faculdade tivesse conseguido “x” empresas dispostas a receber um estagiário, poderia arranjar o mesmo número “x” de estágios para estudantes dessa Faculdade; depois era uma questão de ver se  podiam satisfazer-se  todos os pedidos feitos, quer em número, quer na escolha do tipo de empresa, quer no local.
Sei que a AIESEC ainda existe, mas parece que está bastante diferente nos seus objectivos, sendo hoje essencialmente e de uma forma mais geral e não específica, uma organização de intercâmbio de jovens.
Estando eu no final do 1º.ano, claro que seria difícil conseguir um estágio, mas consegui-o e foi para a Bélgica, para a cidadezinha de Mons, na Valónia (parte sul e de língua francesa deste pequeno país bilingue), quase junto da fronteira francesa.
Curiosamente esta pequena cidade é a única em todo o país em que a denominação francesa e flamenga são totalmente distintas, sem uma raiz comum; Mons, em flamengo é Bergen, tal qual a cidade norueguesa de mesmo nome.
E fui para ali, para estagiar na maior cimenteira da Bélgica, que estava situada (e está) nos seus arredores – Ciments D’Ouburg!
Claro que eu ia e fui, estagiar para a parte administrativa da empresa e não para a parte do trabalho da cimenteira; mas tive uma visita privilegiada da fábrica, com explicações pormenorizadas de tudo, tendo inclusivamente estado dentro de um dos fornos, quando por motivo de uma avaria, ele esteve inactivo três dias.
A empresa tinha um plano elaborado para um mês, de toda a actividade administrativa que era obviamente complexa e não tinha nada a ver com as actuais tecnologias, como se pode depreender.
Foi muito interessante e importante em função do meu eventual futuro como economista.
Também me arranjaram um local para ficar, numa residência universitária, que por estar em período de férias estava por assim dizer vazia, havendo apenas meia dúzia de alunos de países distantes, que não tinham dinheiro para ir passar férias aos seus países. Todos os quartos, eram individuais e tinham uma pequena cozinha onde podíamos confeccionar as refeições; fiz amizade com um vietnamita que me convidou variadas vezes a partilhar os seus cozinhados, estranhos mas muito apetitosos.
Ali bem perto de Mons, fica o quartel general da NATO, o S.H.A.P.E., que é assim uma espécie de Pentágono americano, mas em ponto pequeno, e por isso havia sempre na cidade muitas famílias estrangeiras.
Deu para conhecer bastante bem a maneira de viver do povo belga daquela região, não tão rica ou desenvolvida como a região flamenga e estranhei muito a forma deles viverem: durante a semana, não faziam qualquer extravagância, antes pelo contrário, poupavam o mais possível, deitavam-se cedo, mas ao fim de semana, era a “desbunda”: reuniam-se em grandes festas familiares, e o álcool era o rei – não faltavam enormes bebedeiras, deles e delas.
Fraco gozo, para tanta poupança, mas era assim que eles se divertiam.
Apesar de tudo eu nunca ficava em Mons no final da semana.
Havia um alemão a estagiar numa empresa em Charleroi, quase ali ao lado e que conheci por acaso na residência universitária e que tinha um carro giríssimo, um velho Carocha cor de rosa e então íamos sempre passar o fim de semana fora: um a Bruxelas, outro a Gand e outro a Brugges.
Deixo Bruxelas para o fim e falo das outras duas cidades;
Brugges é uma das cidades mais belas que conheço – muito bem preservado o seu centro histórico que é maravilhoso, os seus canais, é uma cidade de sonho. Curioso ter lá voltado 40 anos depois e a cidade permanece na mesma. Verdadeiramente um encanto.
Também cheia de canais, também muito bela e maior que Brugges, é Gand.
Ali assisti a duas coisas memoráveis, pois tive a sorte de a visitar durante o seu Festival de Verão. Um concerto na Catedral, com uma acústica óptima e que uma orquestra muito boa interpretou as “Quatro Estações” de Vivaldi; e assisti a uma exibição ao longo dos canais, de cenas históricas, as quais permaneciam nos mesmos sítios, sendo as pessoas que se deslocavam ao longo dos canais para assistir a essas cenas – algo de muito bom e inesquecível.
Houve também um passeio com todos os estagiários que estavam na Bélgica a diversos locais, incluindo Waterloo, onde se realizou a célebre batalha e a um incrível local de sistema de “elevação” de canais (tipo como há no Panamá), em Nivelles.
Bruxelas mereceu duas visitas, a primeira com o alemão e outra sem ele, pois queria descobrir certas coisas sozinho, e fiz muito bem.
Bruxelas tem aquela que possivelmente é a mais bela praça do mundo, La Grande Place,
e tem um restaurante que é toda uma instituição, o “Chez Léon”, conjunto de salas e mais salas onde se comem os melhores mexilhões do planeta – os famosos “moules”. Visitei o Atomyum e visitei o menino que faz chi-chi, o célebre Manneken Pis, que é uma grande desilusão .Visitei La Bourse, que me proporcionou uma “certa história" (das tais para contar mais tarde) e outros sítios nocturnos que tinha vontade de conhecer…
No final do estágio, fui remunerado com uma quantia de dinheiro suficiente, para durante uma semana ter ido conhecer algo da Holanda, mas isso já é outra viagem.

©Todos os direitos reservados A utilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os 3 "gays" magos



É pena o vídeo ser de má qualidade, (ainda é do tempo dos "Gato Fedorento" na SIC Radical) e o Pedro Granger (ele está tão "à vontade" a fazer aquele boneco) acaba por ser o elo mais fraco.
É sempre aquele Betinho da Linha, apoiante incondicional do sr. Silva e cabeça de série dos laranjinhas...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Pintura homo-erótica

Desde sempre, o homo-erotismo esteve presente na Arte, exceptuando talvez o período obscuro da Idade Média.
Deixo aqui alguns exemplos (muitos mais haveria e de diversa procedências) e procuro fazer um percurso desde a Antiguidade aos nossos dias
No que respeita aos tempos mais remotos escolhi esta
que representa uma imagem de Aquiles cuidando dos ferimentos de Patrócolo (séc. V A.C.)
e também uma pintura oriental que desconheço a sua época, mas que é extremamente explícita

Passando ao Renascimento duas representações de grandes mestres
Uma obra de Caravaggio - "Os músicos"
E a estátua de David, de Miguel Ângelo, a sua obra prima no campo da escultura.

Já no século XIX, podemos encontrar
de William Adolphe Bouguerau - "Dante e Virgílio no Inferno"
e de Édouard Henri Avril - "Ancient Times Plate XVIII from "De Figuris Veneris"

Já no século XX, a escolha recaiu em
Salvador Dali
Frida Kahlo - "Dois nus num bosque"
Francis Bacon - "Study from the human body"
e Andy Wharol - "Auto retrato"

Finalmente num tipo de arte mais modernista, dois exemplos
Um trabalho fotográfico de Aymeric Giraudel - "The Profecy"
e uma tela de Steve Walker

Não podia deixar de referir um caso muito especial de homo erotismo, já no campo da desproporção das formas, de modo a aumentar a carga erótica
Trata-se como é óbvio de um desenho de Tom of Finland (contive-me e não escolhi um dos mais ousados).