segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Um conto de Natal antológico

O João e o Luís que me perdoem.
Ando na blogo há muito tempo, tenho participado e outras vezes lido participações em variados desafios, mas nunca li algo tão bom (e ao mesmo tempo tão divertido), como isto.
Por isso, muito ao estilo da Margarida Rebelo Pinto aqui estou a fazer "copy e past" da participação destes dois amigos no desafio Pixel do Sad Eyes, porque toda a divulgação deste conto deve ser efectuada.
Obrigado, amigos.

Todos os outros continuem a mandar histórias e boas, pois o futuro livro (não é verdade, João?), vai ser um sucesso; mas o vencedor está encontrado!


História #14 
Autor: João & Luís (INDEX ebooks)

INCENSO E MIRRA?

Tenho 33 anos, estou desempregado e agora fiquei sozinho. O meu namorado, Jonas, deixou-me, julgo que para sempre, com um curto beijo embaraçado e triste. A minha mãe, Marta, ainda não sabe de nada. E do meu padrasto, Jorge, não sei eu desde os 12 anos. Conheceram-se na Nazaré. Marta era uma rapariguinha modesta, filha de pescadores pobres. Jorge era um homem feito, serralheiro mecânico de profissão, um pouco calado e ensimesmado. No dia em que foi viver com ele, Marta disse-lhe que estava grávida, mas garantiu-lhe que ainda era virgem. Ele saiu porta fora, furioso, mas regressou nessa mesma noite, cabisbaixo e resignado.
Passados nove meses nasci, debaixo de um viaduto. A história do meu nascimento já foi contada milhares de vezes. Jorge e Marta tinham ido a Lisboa, para uma manifestação anti-troika frente ao palácio de Belém, mas o carro avariou na A8. O meu padrasto não tinha saldo para chamar o 112. Era noite, estava frio e não havia ninguém, a não ser as ovelhinhas, as vaquinhas e os burrinhos, que ruminavam mansamente, e eu nasci. Mas de súbito, a confusão! Primeiro, apareceu um helicóptero, pairando por cima do viaduto, projetando um forte foco de luz branca diretamente sobre mim. Depois, montados em três grandes limusines escoltadas pelas sirenes furiosas das motos da polícia, surgiram um preto americano, uma loira gorda alemã e um português com olhos de cherne, que saíram para me oferecer ouro, incenso e mirra. Ouro ainda vá! Mas incenso e mirra?

E porque faz parte da postagem este vídeo do início de um dos melhores filmes jamais feito – “A Vida de Brian”, dos Monty Pithon, aqui o incluo também.

26 comentários:

  1. João, obrigado, és super simpático!!! Mas isto foi só uma pequena homenagem aos Monty Python, esses sim, geniais!

    ResponderEliminar
  2. merece toda a divulgação ;) adorei! ah, como me ri :D
    bjs.

    ResponderEliminar
  3. João
    eu não vou fazer comparações desse género - cada macaco no seu galho...
    Mas que é um conto genial, ai isso não tenhas dúvidas.
    Abraço(s) amigo(s).

    ResponderEliminar
  4. Margarida
    só poderias mesmo rir...
    Aqui se mostra como apesar dos tempos difíceis, ainda podemos fazer humor...inteligente! Como o dos Python.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Brilhante! E como dizem(acho que é assim) os Monty Phyton, "always look on the bright side of life":))))

    ResponderEliminar
  6. Justine
    o adjectivo justifica-se e a frase está correcta, era um dos seus lemas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida uma das excelentes participações deste Pixel que não tem parado de nos surpreender. =)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom! Parabéns ao autor pela criatividade.

    ResponderEliminar
  9. Super criativo. Quanto ao filme a net está tão super lenta. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Arrakis
    sem dúvida que a quota parte do Sad neste conjunto de histórias que têm aparecido, agora e antes é muito importante.
    Estes desafios, quer do Pixel (já é o terceiro), quer do "Book of Distance", quer das lombadas dos livros, da Margarida, levam a uma das mais importantes funções da blogo, que é a partilha.
    Muito melhor do que essa onda das correntes de prémios, que há tempos por aí andou e para a qual já não havia pachorra.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Francisco
    o contrário é que me admiraria, não é verdade?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Catso
    como disse aí atrás este já é o terceiro desafio do género que o Sad organiza. Todas as contribuições que houve nos dois primeiros concursos estão publicados numa pequena brochura que o João e o Luís (os autores desta histórias) editaram, pois eles organizaram uma editora de e-books, mas também há mesmo em livro e pode ser comprada na Amazon, a um preço muito acessível (paga-se tanto pelo envio como pelo livrinho).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Mary
    o vídeo está no You Tube, parece ser a parte 9 do filme, o que é confuso, pois tem a parte inicial, a que tem realmente a ver com a história que aqui é contada e depois dos créditos passa para uma cena do filme já no ano 33 DC.
    É pena não haver um vídeo só com a cena do nascimento de Brian.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Boa partilha João :)

    Adorei este conto de Natal do Séc. XXI e nascido em Portugal!

    Abç

    ResponderEliminar
  15. Mz
    tem havido contos muito bons nesta iniciativa do Sad Eyes, mas este é para mim, e até agora,o melhor.
    Se quiseres ler o resto dos contos podes ir a http://good-friends-are-hard-to-find.blogspot.pt
    Já estão publicados 16...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Lol, eu não inventaria melhor! Muito bom!

    ResponderEliminar
  17. Félix
    ainda bem que concordas comigo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. muito divertida a história do João e do Luís (adorei a parte de eles se terem conhecido na nazaré, grande terra). aqui o 'nosso' pipole anda com o talento todo em alta, o que é muito bom. e é como dizes, é bom haver este tipo de passatempos, para partilhar as coisas e porque estimula à criatividade.

    ResponderEliminar
  19. Miguel
    anda tudo cinzento; nós já somos "cinzentos" por natureza, agora põem-nos gente cizentona a governar-nos e ainda ficamos mais escuros...
    Haja quem tenha criatividade suficiente e "cores" como este conto nos mostra, para esquecermos o já longo "Inverno do nosso descontentamento".
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Sérgio
    excelente, a todos os níveis.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Diverti-me imenso a ler a história, que considero de uma criatividade e imaginação espectaculares.:)
    Parabéns ao brilhante autor!
    A inspiração nos fabulosos Monty Python, cujo vídeo não vi na integra, nas voltarei para ver, é genial.
    Obrigada, João, pela partilha desta engraçada rábula. Eheh
    Beijinhos.

    PS: Afinal, não vi o vídeo todo mas ouvi! Enquanto escrevia ele chegou ao fim.

    ResponderEliminar
  22. Janita
    tem havido óptimas participações neste concurso promovido pelo blog "Good friends are hard to find", Já são 20 mas haverá mais.
    Esta para mim é a melhor até agora.
    Se quiseres ler todas as histórias podes ir ao blog e lê-las.
    http://good-friends-are-hard-to-find.blogspot.pt/
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Frederico
    está excelente bate nos pontos da actual crise portuguesa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!