quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"Pièce de résistance"

O Sad Eyes tem um blog. Esse blog tem um nome grande e muito curioso: "Good friends are hard to find”; além de grande e curioso é muito verdadeiro, pois os amigos não aparecem por acaso, nem por vontade própria, mas são fruto de uma convivência que se vai estreitando, de um entendimento nos assuntos mais importantes da vida, na discussão correcta das diferentes concepções de alguns assuntos e sempre e acima de tudo por um grande e mútuo respeito.
Antes, esta convivência obrigava a um convívio real, mas agora com as novas tecnologias, a convivência virtual vai contribuindo em grande parte para o aparecimento de novas e boas amizades. Claro que nunca haverá uma amizade concreta e duradoura sem que as pessoas se conheçam ao vivo, mas isso é um passo que é dado com alguma frequência entre os bloguistas após tempos de simples conhecimento virtual.
Ando na blogo há mais de seis anos, já assisti ao aparecimento e ao desaparecimento de tantos blogs que, fatalmente teria que ter ganho amigos nesta comunidade virtual; e alguns deles, têm-se transformado mesmo em grandes amigos, com quem convivo hoje extra blogosfera, são amigos para a vida. Tenho uma certa facilidade no contacto com as pessoas e isso facilita muito e sempre que posso lá estou eu a proporcionar um encontro e é curioso que é raro enganar-me na “fotografia” que faço às pessoas apenas pelo contacto virtual. Na realidade elas são o que mostram nos seus textos e nos seus comentários. Os últimos bloguistas que tive o prazer de conhecer pessoalmente foram a Margarida e o João Máximo (e o Luís, pois claro) e essa regra manteve-se, não foi surpresa a excelente impressão que me deixaram.
Ora o Sad também já o conheço pessoalmente, e é curioso que num passado recente, andámos sempre desencontrados; ele trabalhava na minha terra, na Covilhã, onde eu geralmente só vou em épocas festivas, altura em que o Sad vinha para junto da família. Na altura o blog do Sad era outro (confesso não me recordar o nome), mas a estrutura era muito semelhante à deste seu blog; talvez mais sucinto, pois apenas consistia numa simples frase, quase sempre muito bem escolhida, e nada mais. Não havia música, não havia fotos, nada. Mas foi nesse blog que ele iniciou certas iniciativas que ainda hoje continuam, como a célebre “frases que podiam ser gays” ou desafios de escrita.
Mas actualmente, o seu blog “abriu” um pouco mais, embora continue curto de textos, e ele não abdica da forma como o concebeu e faz muito bem, pois um blog é sempre a vontade e tem a forma que o seu autor lhe deseja imprimir. Eu, tenho a minha visão da blogo, que é a minha e em muitas coisas diferente da forma como muitos blogs que sigo e com interesse, têm. Não sou apologista de muitas postagens, curtas e apenas com uma foto ou uma música e nada mais, pois isso não é convidativo a uma coisa fundamental para mim – a caixa dos comentários! Reparem que eu não digo os comentários, mas sim a caixa dos comentários. Gosto de textos mais elaborados, mais extensos e que promovam uma salutar troca de impressões com quem me lê e me comenta. Por isso, não publico mais que três posts semanais, em média, tendo alguns deles um trabalho de pesquisa que muito aprecio.
Voltando ao Sad, conheci-o numa tarde naquilo que prometia ser um interessante encontro entre os concorrentes aqui da região lisboeta do seu primeiro desafio Pixel; infelizmente fui o único a aparecer, nas foi uma oportunidade para conversar mais com ele do que teria tido se houvesse mais gente. Esses desafios Pixel já vão na terceira edição, que está a ser, tais como as anteriores, um sucesso, tendo as contribuições dos concorrentes às duas primeiras sido editadas pelo João Máximo em e-book, mas também em livro, que eu adquiri através da Amazon (assim mesmo…). Também em curso uma outra iniciativa muito interessante, que é o “Book of Distance”, que está agora em meu poder, mas que enviarei dentro de dias ao antepenúltimo “contador de histórias”, um dos tais velhos amigos que hoje quase nunca escreve no seu blog, e que é um amigo do coração, que não foi difícil convencer.
E chegamos (já não é sem tempo) ao motivo principal desta postagem; o Sad "fabrica" t-shirts!!! Têm todas o mesmo modelo, apenas variam na cor, no desenho ou nas palavras. Das muitas que ele já nos mostrou, decerto que por variadas vezes nos apeteceria ter esta ou aquela. Ora agora, e ao jeito das “piscinas do Arrakis” (outra interessante iniciativa), ele resolveu começar a ofertar t-shirts aos amigos, sempre muito apropriadas às características de cada um.
Calhou-me agora a mim a sorte de receber uma, que mostro na foto e que muito me sensibilizou, não só por ele se ter lembrado de mim, mas principalmente pela frase que escolheu, que eu entendo como uma dupla homenagem: ao meu blog, pela sua longevidade, neste mar revolto pelas redes sociais, mas que vai sobrevivendo e que é a blogosfera. E…”last but not the least”, ao meu muito difícil mas muito forte relacionamento afectivo com o Déjan, que faz este mês seis anos – seis anos de alegria, de amor, mas também de lágrimas e separações quase insuportáveis.
Muito obrigado, Sad, e o agradecimento é de ambos, do Déjan e meu.

28 comentários:

  1. João, estás um modernaço... até já compras livros na Amazon... qualquer dia convenço-te a comprar um kindle...:D
    Mas ainda bem que és um "animal" social e insistes em juntar e conhecer as pessoas... ficamos todos mais ricos por isso... obrigado!

    ResponderEliminar
  2. que bonito o teu texto, João.
    Tb fiquei muito contente por me teres recebido tão bem. adorei conhecer-vos, a todos.
    a bloga é isto mesmo, dar e receber. os blogues até podem desaparecer, como referes, mas a amizade perdura.
    bjs.
    ps: e agora vou dançar mais um pouco...

    ResponderEliminar
  3. João
    e paguei mais pelos portes do que pelo preço da capa...
    Mas foi uma excelente estreia.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Margarida
    claro que a amizade não é o objectivo númro um da blogosfera, que para mim, será sempre a partilha.
    Mas quantas vezes se cria uma empatia que se transforma em amizade?
    E sobre os comentários, não concordo com quem afirma que não liga importância a isso; se só nos interessa expor ideias sobre factos, pessoas, coisas ou simples conceitos, então escrevam um diário...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. De acordo! A partilha e a amizade são o que fazem dessa atividade um prazer!

    E parabéns pelos 6 anos!!

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito do blog dele.

    Ah se tu gosta de praia tem que vir ao Brasil, (Florianópolis em especial) eu estou indo a praia com um conterrânea sua, uma amiga minha que está estudando aqui.

    ResponderEliminar
  7. Edu
    é só no final do mês, dia 29...
    Mas obrigado, na mesma.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Frederico
    eu gostava muito de visitar o Brasil, mas é caro demais para as minhas posses e além disso há tanto lugar que eu gostaria de conhecer, mas tão longe uns dos outros...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns aos dois. A quem recebeu a T-shirt e a quem teve a ideia de presentear :)

    Verdade seja dita, que este canto é uma espaço de referência para todos os que começam a escrever o seu canto :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  10. Francisco
    tenho a certeza de que a tua camisila, quando chegar a tua vez também te vai agradar.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Adorei a t-shirt, cores e frase. João vim desejar-te um bom Natal. Esperemos que no sapatinho haja aquela prenda que tanto desejas: estar com o Déjan. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Mary
    um bom Natal para ti também.
    Infelizmente a ida a Belgrado terá que ser adiada para o começo da Primavera.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. acho que o tema da t-shirt é de facto muito adequado: tu és mesmo la pièce de résistance da 'nossa' blogosfera.

    acho que cheguei a participar num dos passatempos que o sad fez nesse blog anterior, mas também não me lembro como se chamava. vou investigar a ver se descubro.

    ResponderEliminar
  14. acho que o blog do Sad (que não se chamava assim na altura) era Uma Imensa Minoria, mas que já não está activo, o que é pena.

    ResponderEliminar
  15. uma imensa minoria... lembra-me o spot da voxx, a rádio da melinha. agora sim, que saudades!
    :)

    ResponderEliminar
  16. Miguel
    não sei se foi essa ou se foi só essa a intenção do Sad, mas eu liguei a frase também ao meu estado afectivo com o Déjan.
    É isso mesmo, chamava-se "Uma Imensa Minoria" e o Sad Eyes só apareceu neste blog.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Margarida
    tive que ir ao Google para "decifrar" o teu comentário.
    Nunca tinha ouvido falar e vi o blog deles, que achei muito interessante.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Bem, deixas-me sem palavras. Ser assunto de conversa aqui no teu blogue e na tua caixa de comentários é uma honra.
    É verdade que foste o único a comparecer ao encontro do primeiro Pixel, mas valeu muito a pena. Já conheci outros dos participantes, mas um de cada vez.
    Claro que terias de ser um contemplados com as minhas t-shirts e fiquei contente por teres gostado, porque acho que és uma pièce de résistance muito para além do blog e da tua relação com o Dejan.
    Quanto ao meu passado, é tudo verdade :) O blog "Uma imensa minoria" e a associação um slogan de uma rádio (era a XFM Margarida).
    Só não me lembro do Miguel andar por lá, mas o blogue ainda existe, não está desativado, apenas de acesso restrito, e também vou fazer as minhas investigações :-)
    E concordo com tudo o que escreveste sobre os blogs e sobre as amizades. É por isso que continuamos todos por aqui.
    Abraço aos dois.

    ResponderEliminar
  19. Sad
    não é honra nenhuma; é um acto de pura justiça e de amizade também, claro.
    Não é a primeira vez e não será a última que ocupo uma postagem com a referência de outros blogs.
    Alguns porque estavam no início e necessitabam de um "empurrãozito".
    Outros porque são tão bons que os quero partilhar com quem me lê.
    Outros ainda porque neles vi algo que não consigo resistir em divulgar.
    E por vezes basta um pretexto para se falar num blog alheio; sigo muitos, porventura demasiados, o que me leva a uma luta com o Google Reader que nunca está em dia.
    Claro que a maior parte são blogs que não são para comentar mas que me agrada ler ou "ver" (eu também gosto de "ver" coisas interessantes, mas há blogs próprios para isso, e muito bons). Apesar disso há muitos para comentar e isso dá-me tanto gozo como receber comentários.
    Mas quando me aparecem 5 ou mais postagens diárias num blog, é impossível comentar tudo e até me assusta.
    Bom Natal e mais uma vez, muito obrigado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Já vi que venho atrasado, mas já tinha comentado quando te ofereceu a t'shirt que, como disse, achei um enorme elogio.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Arrakis
    não me fales em atrasos, pois eu é que por vezes me atraso demasiado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. É muito bonito de se ver estas amizades que surgem através da blogosfera e que depois se tornam reais, efectivas. :)

    Também penso em todos vós não como entes virtuais; pelo contrário, vão fazendo parte do meu quotidiano. Esta convivência é saudável e não deixa de ser próxima. Haverá algo mais próximo do que ligar um computador e estar-se conectado, assim, com quem gostamos? :)

    Já temos contacto há um bom tempo, João. Espero que um dia nos conheçamos, bem como a tantos amigos aqui presentes.

    abraço :3

    ResponderEliminar
  23. Mark
    será um prazer acredita, e embora a nossa difereça de idades seja muito grande, não tenho dúvidas de que haverá muitas opiniões semelhantes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Partilho da tua opinião sobre a quantidade de postagem nalguns blogues. Dos blogues que sigo, para mim só no do Arrakis isso faz sentido.
    Eu também não gosto de fazer mais do que um post por dia e alguns até têm dia e hora certa, como é o caso dos ditos. De resto só em tempo de Pixel é que faço 3 ou 4 posts por dia, mas é inevitável que assim seja.

    Aproveito para te sugerir que introduzas a função de resposta aos comentário debaixo de cada comentário. Fiz isso há umas semanas e estou muito contente com o resultado..
    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Sad
    percebo o que dizes no que concerna ao blog do Arrakis, pois os variados posts têm (quase) sempre interesse (sabes e ele também sabe porque ponho o quase). Mas mais de cinco postagens num dia é sempre demais, na minha opinião. Ainda voltando ao blog do Arrakis, há postagens com imenso interesse que chegam a não ter comentários, infelizmente, porque os seguidores dispersam-se; e também é curioso que as postagens com mais comentários são sempre as mesmas e os comentários idem, aspas.

    Compreendo perfeitamente a necessidade no tempo dos concursos que promoves, de postar mais para dar saída às histórias que te vão chegando.

    Sobre a tua sugestão, vou ver como se faz isso, pois comentando eu todos os comentários que me deixam, facilita, sem dúvida.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Sad
    volto aqui pois por mais voltas que dê não descubro como introduzir no blog a aplicação de que falas e que permite responder aos comentários logo a seguir.
    Imagino que seja por intermédio de uma miniaplicação com HTML, mas não sei qual e se estou certo. Eu sou um bocado "loiro" em questões informáticas.
    Se me puderes dar uma dica agradeço.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Bem atrasado, como é meu apanágio, não posso deixar de te parabenizar com a oferta do Sad. Olhando para o motto inscrito na t'shirt, as associações a ti são tantas que nem consigo pensar numa outra forma mais genial de te caracterizar em três palavras. Estão os dois de parabéns.

    ResponderEliminar
  28. Sim, amigo Coelho
    o Sad já deu provas, não só nestas ofertas com distícos muito apropriados, mas também pela sua criatividade nos desafios que propõe, que é uma pessoa muito perspicaz e original.
    Neste caso captou com um raro sentido de ecletismo e síntese a frase ideal para t-shirt.
    Ele é que está de parabéns.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!