segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O mais belo presente de Natal

Recebi há pouco mais de uma hora o mais belo presente de Natal que me poderiam ofertar.
O Déjan (perdão, o Dr. Déjan), formou-se hoje em Medicina!!!
Ao fim de uma odisseia indescritível com a realização do exame final, que revelou condições absolutamente incríveis no sistema de ensino da sua faculdade, finalmente foi aprovado e agora tem um ano de internato à sua frente, antes de começar a sua vida profissional remunerada e que ele tem mais ou menos assegurada, não na Sérvia, ou em Portugal, mas sim na Alemanha com a quase garantia de um emprego bem pago; para esse efeito há já tempo que tem aulas de alemão, dominando já a língua.
Era um dos dois grandes problemas da vida do Déjan.
O outro é não se poder afirmar no seu todo, num dos países mais homofóbicos do mundo.
Mas agora que sabe que a curto prazo vai ficar independente monetariamente doutros, tudo vai mudar na sua vida, e na nossa, naturalmente.
Ainda este mês deve ir ao Canadá, a convite da sua família, que ali habita há muito e juntar-se ao Pai, que está lá de visita desde há um par de meses. Deve regressar em meados de Janeiro a Belgrado, para iniciar o mais rápido possível o estágio e eu estarei lá em Belgrado no final de Janeiro para lhe dar ao vivo tudo o que neste momento sinto de imensa felicidade.
Obrigado, meu amor pela mais bela prenda de Natal deste ano.
O Natal para mim, celebrado aqui na Covilhã com a família vai ter outro sabor...
Congratulations, Déjan.
VOLIM TE, Chako Pako!!!

61 comentários:

  1. Muitas felicidades aos dois e feliz Natal! ;)

    ResponderEliminar
  2. K
    muito obrigado. desejo-te também um Bom Natal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado João
      até eu estava nervoso, imagina ele...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. gostei muito desta notícia João, e da forma comovida e comovente como a recebi. sei como este 'passo' era importante para vós, e a alegria dos amigos é a nossa. um abraço de boas festas e principalmente um beijo de parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      foste a única pessoa a quem comuniquei quão importante era o dia de hoje para mim; era natural que te desse a boa nova em primeira mão.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Que bacana...
    Com certeza, a sensação de um objetivo concretizado/ realizado não tem preço.
    Parabéns ao novo DR., que o ano de 2013 seja repleto de coisas positivas.

    Feliz Natal ao casal!

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ro
      é para ele o finalizar de um sonho que nos últimos tempos se estava a tornar um pesadelo.
      Vamos ver como vai correr o difícil ano que aí vem.
      Bom Natal para ti e para os que te são queridos.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Obrigado, chako pako!!! Thank you for all your support and understanding!!!
    Merry Christmas to all!!!
    Feliz Natal!!!
    Amo-te, meu amor!!!

    ResponderEliminar
  7. My love
    it was wonderful to see you in Skype and speak with you after your exame.
    Now I just want to see you realy and kiss and hug you; I hope do it in one mounth...
    I dont tell you Merry Christmas, because it is just in 6 January, but I tell from the deep of my heart "CONGRATULATIONS"!!!!!!!!!!
    Volim Te!

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns aos dois. Desejo-vos um bom Natal e que o ano 2013 seja o início do melhor por vir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leonardo
      muito obrigado. Também te desejo um Bom Natal e este facto fez o ano de 2013 parecer menos negativo, na realidade.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  9. É bom sentir a tua felicidade! E os meus parabéns ao Dr. Déjan:))
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      é realmente anorme a minha satisfação, bem proporcional à ansiedade de que estava possuído.Ele ainda não quer acreditar, mas é verdade. Soube quando um membro do juri o interrompeu, lhe disse que não era necessário responder a mais nada, lhe estendeu a mão e lhe deu os parabéns.
      Beijinho agradecido.

      Eliminar
  10. De facto, melhor presente era impossível!
    Um bom Natal para ti, para o teu Déjan e para todos os teus.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Arrakis
    embora ansiosamente esperado, este acontecimento que me foi comunicado quando ainda dormia, manhã cedo, deixou-me louco de felicidade.
    Só eu e o Pai dele sabemos o que ele sente hoje.
    Tenho pena de não estar com ele neste dia, mas é como se estivesse, pois lhe disse ontem,que "estaria" com ele quando estivesse a fazer exame.
    Abraço agradecido e amigo e um bom Natal para vocês dois.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns aos dois! Agora o vosso projecto de vida vai ficar mais clarificado e mais fácil...um esperar doloroso mas que vai ter um belíssimo desfecho bem merecido.
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Teresa
      o nosso futuro continua a se muito nubloso, mas este passo era absolutamente fundamental para clarificar muita coisa, tens razão.
      Vamos repensar a nossa vida apartir daqui...e sempre positivamente.
      Beijinho.

      Eliminar
  13. Obrigado pela simpática mensagem que me deixaste. Parabéns aos dois e votos de um feliz Natal :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LusoBoy
      nem sempre comento, mas leio sempre o que pões no teu blog e acho muito original o novo formato do blog.
      Agradeço os parabéns e os teus votos natalícios que já te retribuí no comentário de que falas.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  14. Que belo presente de Natal :)

    Parabéns aos dois :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Francisco
    foi maravilhoso...
    Abraço amigo e agradecido.

    ResponderEliminar
  17. Um belo presente de Natal, Boas Festas aos dois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Sérgio
      Para ti e toda a tua Família os votos de um Bom Natal.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  18. Muitos Parabéns!!! Fico muito muito feliz, ainda mais por conhecer todos os pormenores das batalhas que o Déjan tem enfrentado nos últimos anos. Agora só coisas boas estão a caminho!! ;)

    Parabéns Déjan! Boas festas e abraços aos dois!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Félix
      sim, tu estás ao corrente do que têm sido estes últimos anos para o Déjan, e para mim também indirectamente. E daí saber que és muito sincero quando dizes que estás feliz pelo acontecimento.
      Nós, que estamos mais ou menos nas mesmas codições, tu e eu, em relação aos afectos, que temos longe, vivemos estas coisas ainda de uma forma mais intensa do que se vivessesmos juntos.
      Tu, de momento, estás muito bem, com o teu Arthur por cá e vamos ter oprtunidade de confraternizar no último dia do ano.
      Abraços amigos para ti e para o Arthur, claro.

      Eliminar
  19. Querido João, que bom! Fico feliz por ambos! :)

    Parabéns ao Déjan por mais esta etapa concluída!


    Feliz Natal e um abraço carinhoso :3

    ResponderEliminar
  20. Mark
    e que etapa...
    Fazer um curso na Sérvia é muito mais difícil do que fazê-lo aqui, acredita; sei do que falo e daí a minha ainda maior satisfação.
    Agora ainda não está tudo, mas o que falta são mais coisas formais, como o estágio e um exame relativamente fácil para inscrição na Ordem dos Médicos.
    Obrigado pelos teus votos e espero que a tua Consoada tenha sido excelente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Feliz Natal meu querido e tudo de bom para vc ai em Portugal :)

    ResponderEliminar
  22. Olá Frederico
    um bom Natal e quentinho aí pelo Brasil. Aqui apetece estar em casa, bem aconcegadinho.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. De facto um ótimo presente, por tudo o que significa.
    O resto de um feliz Natal, aos dois.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sad
      o Déjan acaba de me ligar, está a caminho de Stuttgart, na Alemanha, onde ficará dois dias em casa de uma família amiga; viaja de carro, e já atravessou a Sérvia, a Bósnia e a Áustria, estando agora na Alemanha, a 4 horas do destino. Diz que não há quase trânsito nenhum, neste dia de Natal.
      Dentro de dois dias vai passar duas semanas ao Canadá a convite do Pai e tios e quando regressar a Belgrado, para iniciar o estágio, vou eu lá passar duas semanas, mais ou menos no final de Janeiro.
      Obrigado pelos teus votos.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. É muito bom ver-te tão feliz, João! Parabéns ao Dr. Déjan por ver coroado de êxito o esforço dispendido na realização desse sonho.
      Fico contente por ambos e desejo-vos as maiores felicidades.
      Penso que essa prenda de Natal, foi a melhor que todos vós, tu os Pais e o próprio Déjan, poderiam desejar.
      Alegrias assim, compensam as possíveis horas de maior desânimo.

      Beijinhos a ambos e que tudo vos corra pelo melhor, são os meus votos para 2013.
      Um abraço, João!


      Eliminar
    3. Janita
      o Déjan tem muito pouca família: apenas o Pai que vive na sua cidade natal, na Croácia (Zadar) e um irmão médico que vive em Belgrado. De resto a maior parte da restante famíla vive na América (EUA e Canadá), sendo tios essencialmente.
      O seu relacionamento com o irmão é apenas razoável, pois sendo médico, ainda crê que a homossexualidade é uma doença e está casado com uma "Barbie" insuportável. Mas tem um relacionamento muito bom com o Pai, que exultou tanto ou mais que eu com este sucesso do Déjan. Ele vai ao Canadá ter com o Pai que lá está de férias, como prenda de fim de curso.
      Claro que embora me custe, também me alegra que ele vá e volte revigorado e com energia para enfrentar o estágio, e então teremos duas semanas diferentes, como nunca tivemos, pois já não estuda, mas trabalha e se estamos menos tempo juntos, por outro lado é uma vivência curiosa, ele regressar do trabalho e ter-me à espera dele e contar como foi o dia, estas coisas normais entre casais, mas que nós nunca experimentámos, na prática.
      Beijinhos para ti.

      Eliminar
  24. ah, João, como fiquei feliz ao me contares isso ontem! e ao ler estes planos já delineados ainda mais contente estou. agora com este obstáculo finalmente ultrapassado, tudo será mais fácil. :)
    parabéns ao senhor doutor D., a ti e ao vosso futuro.
    feliz natal, mais uma vez.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      estes planos têm estado guardados numa gaveta à espera deste acontecimento.
      Quanta coisa mudará agora a um curto prazo, principalmente quando o Déjan começar a ganhar dinheiro, pois sei como lhe custa com a idade dele andar a viver às custas do Pai e no que respeita aos nossos encontros, e com grande esforço, com gastos por minha conta. Sei que por vezes adia encontros para que eu não gaste dinheiro mas tudo isso irá ser diferente dentro de um ano, mais ou menos.
      Beijinho.

      Eliminar
  25. Parabéns ao rapaz! E a ti também, indirectamente, que sempre o apoiaste! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. iLove
      sim é verdade, sempre o apoiei e quão necessário isso foi quando o insucesso lhe batia à porta. Aprendi com ele a conhecer um pouco o sistema de avaliação desta cadeira final do curso de Medicina e que engobava toda a matéria do curso. Há alunos que andam mais de cinco anos a tentar passar sem sucesso e eu recuso-me a aceitar que não saibam as matérias.
      Há comissões (júris) de cinco professores que sistematicamente vão reprovando os alunos, deixando apenas passar um número muito restrito em cada exame. Concluí que ninguém passava com menos de 80% na avaliação escrita, embora o limite para a passagem à oral fosse de 66%.
      E agora com 84% lhe disse que se estivesse calmo (o que não era fácil) ele passaria e assim sucedeu.
      Foram três anos e uns meses mais de exames a seguir a exames, sempre com o mesmo resultado- reprovado! Como se pode depois deste tempo todo não ir nervoso para o exame. O seu companheiro de estudo ainda não foi desta...
      Enfim, sistemas de ensino muito esquisitos.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  26. Parabéns ao Déjan! ^^ As maiores felicidades, aos dois.
    Que sejam sempre assim felizes.
    Abraço ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ricardo.
      Ele verá os teus votos pois vai seguindo o blog.
      Nós somos tão felizes quanto podemos dentro dos condicionalismos de uma relação deste tipo.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  27. Caro João

    Acompanhei a tua apreensão relativamente a esta fase final da licenciatura do Dejan e foi com enorme alegria que li este post. Parabéns aos dois!

    Luís Galego

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís.
      Conheces-me o suficiente e há suficiente tempo para eu saber que é verdade o que dizes.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  28. Parabéns ao meu colega! :D
    Boas festas!

    ResponderEliminar
  29. Catso
    mal acabe o estágio e esteja inscrito na Ordem, vai trabalhar para Alemanha onde já lhe garantiram um lugar...Nada mau!
    Abraço amigo e continuação de Boas Festas.

    ResponderEliminar
  30. Já estou a imaginar:

    D: Onde é que dói?
    JR: Aqui em baixo doutor.
    D: Aqui?
    JR: Não... um pouco mais abaixo...

    loooool

    Desculpa... não publiques.

    Parabéns aos 2!!!

    ResponderEliminar
  31. Ribatejano
    publico, pois senão publico isto não publico nada, pois nunca comentas nada...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Parabéns para o Déjan, que este fim lhe traga o principio com que sonhou e que ele vos ligue finalmente, chega de quilometros entre vós. Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Mary
    os quilómetros vão continuar a existir, mas serão mais fáceis de percorrer, a curto prazo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Ribatejano
    vá lá, deste vez comentaste duas vezes, hehehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. Esta notícia deixou-me tão, mas tão, mas tão feliz migo!! Sei o quão ansioso estavas com este acontecimento, o que significa para ti, para ele e para vós!
    Manda-lhe um grande abraço da minha parte, e os meus mais sinceros parabéns!!
    E tu tb estás de parabéns, pelo imenso apoio e suporte emocional e moral que lhe deste, isso é tão importante!!
    (estou neste momento a ver se dou vida àquele blog molengo que possuo :-) )

    Um grande abraço aos dois!!

    ResponderEliminar
  36. Ima!!!!!
    Finalmente, rapaz...
    Foi preciso o meu Déjan ter acabado o curso, para tu apareceres por aqui; se ele soubesse isso, se calhar tinha acabado mais cedo.
    Obrigado pelas tuas palavras, mas, modéstia à parte, sei que contribuí alguma coisa com o meu apoio para este sucesso e também soube ampará-lo nos momentos de desânimo quando não teve êxito.
    Quanto ao teu blog, olha eu já nem digo nada, para não te zangares comigo, e também não quero envergonhar-te, mas tens sido algo desleixado com os teus amigos da blogo. Olha, ano novo, vida nova... E continuo à espera de uma visita tua e de conhecer o meu conterrâneo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Eh lá...Parabéns, parabéns!
    João, eu não tinha visto este post... como foi que me passou ao lado? Mas hoje, o belo "Adonis" não me passou ao lado ;)

    Uma belíssima prenda, parabéns ao Sr. Dr. Déjan. Desejo-lhe uma carreira distinta, digna e cheia de sucesso.

    Um grande abraço e muitas felicidades aos dois.
    Bjs

    ResponderEliminar
  38. Mz
    estou roído de saudades, conto os dias para o abraçar,mas imaginas como fiquei naquela manhã do dia 24 de Dezembro, quando me ligou e disse apenas. "it's over!!!!"
    Agora está no Canadá a convite dos seus muitos familiares que aí vivem (Toronto) e festejou ontem o seu Natal (ortodoxo).
    O abraço do reencontro está marcado para a manhã de 1 de Fevereiro no aeroporto de Belgrado...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Pinguim, como não podia deixar de ser, também fico felicíssimo com as novidades. Por vezes um desafio como tirar um curso superior é uma verdadeira odisseia. E se isto já o é verdade num país como o nosso, nem imagino como não será na Sérvia, depois de tudo o que tens vindo a falar (ao de leve, é certo) por aqui. Por isso, não posso deixar de referir a importância de ter alguém ao lado para nos apoiar nos piores momentos, naquelas alturas de desânimo em que parece que ninguém acredita em nós. E à distância, tu conseguiste, exemplarmente (parece-me), executar esse papel e motivar o teu Dejan a remar contra as adversidades. E claro, as viagens para a Alemanha são muito mais baratas. ;)

    ResponderEliminar
  40. Coelho
    o Déjan ia dando em doido com esta última cadeira. Claro que ia sempre adectado e nervoso para a oral o que não ajudava. Agora com uma boa classificação na escrita (84%), seria uma oportunidade única e ele conseguiu finalmente.
    Quanto às viagens para Alemanha não é só o facto de ser mais barato; evita as escalas e os voos low cost para a Sérvia são cada vez menos, o que não acontece com a Alemanha.
    E depois, não vai ser preciso fazer teatro, como fazemos agora em Belgrado; aqui em Portugal fazemos uma vida completamente assumida, está claro; o que não quer dizer que andemos nos bares e noutros locais gays - apenas somos nós próprios.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Glauco
    muito obrigado em seu nome.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  42. o teu menino é determinado. Felicidades aos dois :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Speedy
      neste caso, que atingiu as raias do drama, diria antes que foi persistente e sobretudo, muito paciente.
      Tudo está bem quando acaba bem.
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!