quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cinema e Música - 3



  Hoje venho aqui falar de um filme, que à primeira vista, nada teria a ver com esta rubrica “Cinema e Música”. Mas, bem vistas as coisas, a música é sempre um elemento fundamental de um filme e mesmo que não seja o seu principal motivo de interesse, há filmes que nos despertam uma sensibilidade musical muito apurada. O filme de que falo é o muito celebrado “A Lista de Schindler” (1993), realizado por Steven Spielberg, sem dúvida um dos melhores filmes que vi e seguramente um dos que mais vezes me humedeceu as faces… É difícil ficar indiferente à temática do filme, o salvamento de uma enorme quantidade de judeus por um homem de confiança dos nazis, Óscar Schindler. O tema musical do filme é do consagrado Jonh Williams que por este seu trabalho ganhou mais um Óscar dos muitos da sua carreira. É um tema belíssimo, muito triste, como convém num filme com este argumento e que no vídeo aqui apresentado tem como solista o famoso violinista Itzhak Perlman.
 
 Mas o principal motivo da inclusão deste filme na rubrica é uma cena, do filme a única cena que tem algo de cor, e que mostra o percurso de uma pequena miúda com um casaco rosa que se dirige para casa, no gueto de Varsóvia, passando pelo meio de cenas terríveis que vão acontecendo nas ruas quando os nazis invadiram o gueto para matarem e prenderem os judeus. Durante essa cena, e misturada com os sons normais do decorrer da mesma, vai-se começando a ouvir uma belíssima canção, cantada por um coro de crianças. É uma canção célebre entre os judeus, cujo nome é “Oyfn Pripetshik” , cuja tradução inglesa é “On the Cooking Stove”, e que foi escrita em Yiddish na segunda metade do século XIX, tornando-se muito popular na altura entre os judeus da Europa central e oriental, até à época anterior ao holocausto; fala-nos de um “rabbi” que ensina às crianças o alfabeto judaico. É uma melodia que ao longo da cena se vai ouvindo cada vez melhor e que está muito bem integrada nela. A cena é espantosa, como se pode ver no vídeo.

26 comentários:

  1. Adorei o filme,

    Decisão tomada na esplanada da Vela Latina para irmos ao Monumental ver o filme:)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Um filme, sem dúvida, fantástico. Vi-o à anos, quando andava no 9.º, em regime de "obrigação".

    No entanto, acho que nos revela duas coisas tão diferentes: a maldade e a bondade dos homens.

    ResponderEliminar
  3. Francisco
    eu também o vi no Monumental.
    Aliás e é pura coincidência, os três filmes de que já falei, vi-os todos no Monumental.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. grande escolha. chorei tanto. tão poderoso.
    ainda bem que foi visto no 9.º, não fazia ideia.
    (foi uma pena eu ter estado doente, senão tinha ido ao congresso na gulbenkian, sobre portugal e o holocausto).
    bjs.

    ResponderEliminar
  5. Horatius
    tens toda a razão. O filme mostra-nos isso mesmo.
    É um filme poderoso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Margarida
    achei óptimo ter escolhido no comentário anterior o adjectivo "poderoso" para qualificar este filme e vir depois encontrá-lo aqui.
    Quem não chorou neste filme?
    Aliás, os dois filmes mais comoventes que já vi,são semelhantes na temática: este e "A Escolha de Sofia".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. eu tb pensei nisso mesmo mal o teu comenário caiu no mail. grandes mentes pensam da mesma forma ;)
    sim, a escolha de sofia é incontornável.
    bjs.

    ResponderEliminar
  8. Margarida
    outro excelente adjectivo, este usado para qualificar "A Escolha de Sofia".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Um excelente filme, talvez um dos melhores do Spielberg com uma banda sonora 'arrepiante' sem dúvida.

    ResponderEliminar
  10. Arrakis
    para mim, o melhor de SS.(não fazer confusão com outras iniciais parecidas...)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. esta sequência do filme é inesquecível.
    um enorme filme que nos trouxe duas grandes certezas: a de que Spielberg é um dos, se não o maior cineasta da actualidade; e a de que o revisionismo histórico não vingará, e a memória do holocausto nunca será apagada.

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    essas são as conclusões mais correctas e muito reais de um filme memorável.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Já vi há vários anos, e o filme tocou-me e afectou-me de tal forma que durante vários dias andei a pensar nele. Mas o mais importante é a denúncia do horror nazi. Infelizmente, é de lamentar que o judeus tenham sofrido o que sofreram que após 1945 tenham feito aos palestinianos quase o que lhes fizeram a eles. Não entendo, mas os humanos são assim mesmo. Não vale a pena tentar entender!
    Sobre o mesmo tema recomendo a leitura do livro "O Cônsul desobediente" da Sónia Louro. Estou quase a acabar de lê-lo e vale a pena, apesar de não ser uma grande obra, que para mim, nunca me chega a empolgar. Contudo, é importante conhecermos melhor a figura de Aristides de Sousa Mendes, e aquilo que o ditador Salazar lhe fez passar e a toda a sua família, por lhe ter desobedecido e enfrentado.

    Um abraço de amizade.

    ResponderEliminar
  14. Lear
    é curioso que quando estava a editar este post, estaca precisamente a pensar como um povo que foi tão perseguido e quase dizimado, passado meio século se transformou num estado opressor...coisas da p*** da política.
    Parece estar em exibição ou esteve, um filme sobre a vida de Aristides Sousa Mendes; qualquer dia passa na televisão e logo o verei.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Há coisas que não consigo racionalizar... e uma é o que retrata este filme: o holocausto.
    Fez-me lembrar de outro filme que também me marcou pela mesma temática: "O Último Imperador", de Bernardo Bertolucci.

    ResponderEliminar
  16. Está a passar o filme, que ainda não vi, com o Vitor Norte como Aristides. Outro filme português que também deverá valer a pena é "Operação Outono" sobre o assassinato de Humberto Delgado. Nesta época de crise e descrença generalizada no futuro do país, é bom revermos alguma da nossa história recente.

    Um abraço com amizade.

    ResponderEliminar
  17. Lear
    também tenho conhecimento desse outro e é importante começarmos a ter filmes sobre factos mais recentes da nossa História.
    São filmes que me parecem ser produzidos com o apoio de estações televisivas, pelo que a seu tempo terão visionamento na televisão.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Rosa
    eu também gostei muito desse filme de que falas, mas não me parece que tenha muito a ver com este.
    Sobre o holocausto, e além deste filme, aquilo que mais gostei de ver, pelo seu realismo, foi uma mini-série, já de há muitos anos, com a Meryl Strep e que tinha precisamente o título de "Holocausto".
    E há uma média metragem francesa, fabulosa, do Alain Resnais, que se chama "La Nuit et le Brouillard".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Frederico
    é um filme tão bom, que pouca gente poderá ficar indiferente...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Desculpe (oops) desculpa, mas não fui clara.
    Não estava a referir-me ao tema "holocausto" e, sim, ao tema "guerra" e aos horrores dos campos de concentração.
    E aproveitando... com respeito à sua visita no meu cantinho... eu vivi essa realidade! Concordo que não seja uma realidade geral mas vamos tentando jogar umas sementinhas... Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Rosa, minha querida
    eu compreendi que era o tema que te perturbava e não qualquer problema em relação à aceitação do holocausto, mas não alcancei que te referias a toda e qualquer guerra.
    Quanto ao meu comentário, não ligues, mas eu fico assim quando se aproxima o Natal...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  22. É um grande filme! de vez em quando revejo-o...para que nunca se esqueça!

    ResponderEliminar
  23. Justine
    claro que só posso concordar; além de ser o melhor filme de Spielberg (opinião pessoal), o que já é um feito, é também um dos grandes filmes da minha vida.
    Há certos filmes, este incluído, que deveriam fazer parte do currículo escolar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!