sexta-feira, 2 de novembro de 2012

90 anos

"Palavras para a Minha Mãe"

 mãe, tenho pena.
esperei sempre que entendesses as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.
sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.
pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.
às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo, a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.
lê isto: mãe, amo-te.
 eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.

 José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

Há cerca de mês e meio cheguei a pensar que não conseguiria comemorar este nonagésimo aniversário da minha Mãe. Sempre gozou de excelente saúde e de uma extrema lucidez.
Mas, de repente, no início de Setembro foi internada no Hospital da Covilhã com uma infecção pulmonar, o que na sua idade era de muito risco. E a situação esteve mesmo à beira do fim; só com uma punção muito demorada e dolorosa, em que lhe extraíram uma enorme quantidade de liquido de um dos pulmões, começou a melhorar, e após três semanas de internamento, regressou a casa, curada da infecção, mas muito fragilizada, como é óbvio. De então para cá, já recuperou bastante fisicamente, já que de espírito esteve sempre muito bem e consciente de que poderia ser o fim.
O que interessa é que hoje terá com ela os seus filhos para a  homenagearmos como é devido a uma Mãe extremosa e muito querida.
Parabéns, Mãe, e que para o ano aqui estejamos todos de novo consigo no 91º. aniversário.

Esta música é uma pequena homenagem, pois desde sempre que me conheço, foi a sua canção preferida. E foi ao som dela que à meia noite lhe dei os parabéns.

45 comentários:

  1. concordo com o J. L. Peixoto: a fotografia mais bonita de todas é aquela em que estamos ao colo da nossa mãe, e esta tua não desmente o verso.

    que bom poderes estar a comemorar com a tua mãe este aniversário tão bonito. 90 é uma idade fabulosa.

    partilho contigo a emoção desta dádiva. e dou-te a ti os beijos que tu lhe dás a ela.

    ResponderEliminar
  2. Miguel
    foste das poucas pessoas que soubeste da doença da minha Mãe e das minhas enormes preocupações, e aliás também na altura foste com a tua Mãe aí ao hospital, mas felizmente não era nada de grave. Como coincidiu com a minha pausa bloguista não dei aqui conta do sucedido.
    Felizmente, é tão bom estar com ela hoje, parece ainda ser melhor do que se ela não tivesse estado tão doente.
    Agradeço do coração os teus beijos, pois sei a sinceridade que eles encerram.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Um dia muito Feliz para a mãe e filhos :)

    Grande Abraço amigo e um beijinho à aniversariante :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Francisco
    Será dado, no meio de tantos que receberá...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Emocionante homenagem que prestas à tua Mãe, João.
    Desde o excerto do JLP até à descrição que fazes do mal que a afligiu e que felizmente recuperou, tudo nos envolve num clima de grande emoção. Especialmente para mim que já não posso desfrutar dessa felicidade.
    Muitos Parabéns à Aniversariante, pela bonita idade e pela alegria de ter os flhos junto de si.

    A canção que escolheste, há anos que a não ouvia! Esta versão de Innamorata na voz de Dean Martin é fabulosa...Houve uma versão em português, mas não me recordo quem a cantava.
    Só sei que tinha este refrão: "Há nos olhos teus, enamorada, um convite aos meus, enamorada..." Lembras-te?

    Vais desculpar-me a pergunta num momento tão pouco adequado, mas morro de curiosidade...Tu pertences à familia da empresa João Roque Cabral & Filhos, da Covilhã? Se sim, talvez tenhas conhecido um familiar meu.

    Mando um beijinho de Parabéns para a Senhora tua Mãe e um grande abraço para ti.

    ResponderEliminar
  6. João, felizmente a senhora tua mãe está a recuperar. Nestas idades a fragilidade física tende a acentuar-se... :|

    A foto é belíssima. Eras uma bebé gordinho. :) E o Volkswagen Carocha, atrás, tão típico nos anos 40 e 50 do século passado...


    Parabéns a ambos: à tua mãe pelo nonagésimo aniversário e a ti por seres um filho tão extremoso. :3

    ResponderEliminar
  7. Mark
    esta foto foi tirada nas Penhas da Saúde (Serra da Estrela), no Verão de 1946,tinha eu 5 meses; o carro era um Ford Prefect, e foi o primeiro automóvel do meu Pai.
    Obrigado pelos teus votos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Janita
    acho que temos muito que conversar...
    Para já, um agradecimento às tuas belas palavras tanto para comigo, como para minha Mãe.
    Depois esta música, que ela adora; era meia noite em ponto, ela estava a ver televisão e eu no computador, e disse-lhe: "Mãe, veja lá se conhece isto?", e pus o vídeo do "Innamorata" a tocar; ela diz logo, "olha a minha música", e eu respondi que sim, pois ela fazia 90 anos e fui dar-lhe um beijo de parabéns.
    Quanto à tua pergunta, João Roque Cabral foi o meu Avô paterno e os filhos foram o meu Pai e o meu Tio.
    A firma foi fundada antes da II GG e eu fui trabalhar para lá um pouco forçado, em Janeiro de 1980, já o meu Avô era falecido precisamente ido de Serpa, onde estava a leccionar, tendo nesse ano lectivo apenas dado o primeiro período, Após a morte do meu Pai em 1989, assumi a gerência, junto com o meu Tio e saí da empresa eu e dois irmãos meus, em 1994, por desentendimentos com o meu Tio. Trabalhei ali 14 anos e os últimos foram-me extremamente pesados. A empresa fechou pouco tempo depois de eu ter saído, um ano ou pouco mais. Agora fico muito curioso acerca do teu relacionamento com a empresa, presumo por lá ter trabalhado algum familiar teu...
    Hoje, é uma excelente residência universitária, talvez a melhor da cidade da Covilhã. Já publiquei aqui no blog fotos da fábrica antes e como está agora.
    Manda-me por mail o teu e-mail (o meu está no cimo do blog) e eu mando-te as fotos de antes e de agora.
    E também devo conhecer algumas pessoas de Serpa que tu conheces, não tenho dúvidas...
    Beijinho.


    ResponderEliminar
  9. Janita
    já me recordei qual o post do blog em que falo da empresa.
    Vai a
    http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3128076638234072032#editor/target=post;postID=5694928080386866784
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. João, meu amigo.
    Um dia feliz, muitos parabéns para ti e principalmente para a senhora tua mãe.Festejem pois têm boas razões para o fazer.
    A foto é linda, bem característica desses idos tempos dos quais a memória guarda, felizmente, o melhor.
    Bela a música.
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. :) muitos parabéns à mãe e um forte abraço ao filho! :)

    ResponderEliminar
  12. Pedro
    sim, a imagem com o seu colorido, a forma de vestir, o automóvel é bem representativa da época, embora para mim, como é lógico, representa muito mais que isso.
    Vai ser um dia bem passado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Shoes
    sei a consideração que tens pela tua Mãe, pelo que vais dizendo no teu blog e nunca é demais qualquer homenagem que lhes prestemos, pelo muito que nos deram; isso é comum a mim, a ti e à quase totalidade de todos nós.
    Obrigado pelos teus votos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Que bom que ela já está se recuperando e que bom que você sabe como dizer "eu te amo"! Parabéns aos dois!

    ResponderEliminar
  15. Que foto fantástica e o excerto Peixoto diz tanto!

    Muitos Parabéns à tua Mãe e um grande abraço pari ti João. Que passem um dia muito feliz e que a tua Mãe continue a recuperar.

    ResponderEliminar
  16. Que profundo sentimento consegues exprimir pela tua mãe!
    Comoveste-me!
    Junto-me ao teu desejo: que para o ano estejam cá todos para comemorarem o 91º ano de vida da Senhora que certamente te ama com a mesma intensidade.
    Abracinho meu

    ResponderEliminar
  17. Edu
    o amor é muito abrangente e existe em relação a diferentes pessoas e até a coisas e animais.
    O que é preciso é que seja sempre sincero e não usado como um "cliché"; e o amor filial é dos mais belos que existe. Para quem não é a sua Mãe o ente mais querido do mundo?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  18. Arrakis
    já falei da foto e de como ela é tão importante para mim, como era a do JL Peixoto para ele.
    E quantas vezes nos faltam as palavras para exteriorizarmos todo o amor que sentimos pela Mãe, sem cair na pieguice...
    Enfim, considerações, que hoje, fazem para mim, todo o sentido.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Maria Teresa
    quando se chega a esta idade, já só podemos desejar mais um ano de cada vez...
    E como parecia há um ano atrás, com uma saúde magnífica, que seria fácil chegar aos 90; e não foi, de todo, já que nesta altura da vida, tudo pode acontecer, a qualquer momento. E às vezes são os mais idosos que estão mais preparados para a "partida" do que aqueles que cá ficam...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Se7e
    muito obrigado pela tua gentileza.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. é uma felicidade, João. possas estar com a tua Mãe sempre que puderes e nesta fase particularmente delicada da sua vida. qd mencionaste o líquido pulmonar, sei como ela deve ter sofrido, pois minha Mãe passou por isso, várias vezes.
    foi uma bela surpresa a canção da tua Mãe, era linda, é linda, com certeza a tua Mãe. Bjs para ti e para ela tb, se me permites :)

    ResponderEliminar
  22. Margarida
    claro que permito e é até um enorme prazer.
    Um beijinho também para ti e ainda bem que gostaste desta canção tão romântica.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia João
    Parabéns à tua Mãe. Linda idade e com lucidez ainda mais bela.

    Gostei do primeiro texto. Está muito bem aqui colocado.
    São tantas coisas que guardamos dento do peito, mas não somos capazes de as dizer nos olhos da nossa mãe.
    Nós sabemos e elas também sabem...

    ResponderEliminar
  24. Luís
    eu sempre demonstrei à minha Mãe por atitudes quanto lhe quero;já não sou tanto do tipo de andar sempre a fazer festas e coisas do género, apesar de quase naturalmente, com a chegada da velhice e sobretudo nos últimos tempos, pela sua doença, esses afectos tenham aparecido e sinta mesmo necessidade de lhos oferecer e mostrar.
    Mas nunca lhe disse por escrito ou oralmente, que a amava, tal como refere o JLP, embora ela o saiba em absoluto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Homenagem comovente, João. E é um privilégio teres ainda a tua mãe contigo...
    Parabéns a ambos e Abraço
    (a foto é uma ternura!)

    ResponderEliminar
  26. Justine
    se é um privilégio...
    E que maravilha vê-la recuperar tão bem da doença que teve; não a via há três semanas e está óptima.
    Estava linda ontem à noite no jantar e com um humor notável.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. João
    obrigado, obrigado, obrigado!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Olá João! Parabéns à tua mãe por chegar a uma idade tão bonita e votos de uma rápida recuperação! ^^

    ResponderEliminar
  29. Até parece a «insustentável levesa do ser»
    Ser esse que cresceu, cresceu. Que ainda tem uma mãe, não que lhe possa pegar ao colo, mas... ainda tem braços para o poder abraçar.
    Que bom que isso é.

    ResponderEliminar
  30. Hórus
    obrigado, ela está a ficar óptima outra vez.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Miguel
    primeiro que tudo, é para mim uma enorme satisfação ter aqui um comentário teu, de uma pessoa tão importante para mim.
    Depois porque conheces a minha Mãe, dás à foto um especial valor.
    E como dizes, se não posso pegar nela ao colo, pelo menos tenho vontade de o fazer e a tal insustentável leveza do ser permite-me fazê-lo em pensamento.
    Abraço especial e muito amigo.

    ResponderEliminar
  32. Parabéns para a sua Mãe. Que linda idade! Que comemore muitos mais, sempre com muita saúde!
    Minha mãe passou pelo mesmo e, também, recuperou. Porém, agora já não a tenho "em corpo".
    Porém, posso afirmar que fiz tudo e disse tudo o que desejei a ela.
    E acredite, mesmo a mãe sabendo o que sente o filho... os seus olhos brilham quando o ouve expressar o seu carinho por ela.
    Se me permite, um grande beijinho à sua Mãe.

    ResponderEliminar
  33. Rosa
    eu sei que é verdade o que dizes (por favor, trata-me por tu...), mas ela também o sente quando se vê envolvida por uma onda de carinho tão grande como o que a rodeou agora.
    E claro que o beijo para ela é sempre bem vindo.
    Um beijinho também para ti.

    ResponderEliminar
  34. Oh! João! Que privilégio! Ter uma mãe por companhia ao longo da vida!

    A homenagem nas palavras de JL Peixoto não poderia ser mais bela, sensível! O autor fala tão bem do afecto que nos liga à mâe!

    Como fico feliz em saber que a tua mãe ultrapassou a infecção! E que bela idade!

    A canção, não consegui ouvir...

    Continuação de carinhosa companhia junto de tua mãe!
    Assim, aqui estarei para o ano para celebrar contigo o seu 91º aniversário!

    Parabéns! Muitos parabéns! Um beijo



    ResponderEliminar
  35. Fragmentos
    belas palavras as tuas, e que agradeço. Espero que possas realizar o teu voto sobre o 91º.aniversário.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Muitos parabéns para ela então e muita saúde :)

    ResponderEliminar
  37. João, respondendo à tua pergunta no "QUarteto", a aldeia chama-se Felgueiras, no concelho de Resende, na serra de Montemuro a ver-se o Douro ao fundo...uma beleza!

    ResponderEliminar
  38. Backpacker
    um sincero obrigado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  39. Justine
    muito obrigado. Gosto sempre de saber os nomes das terras, mesmo pequenas e a sua localização.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  40. João um beijinho para ela e as melhoras. Há pessoas que deviam ser eternas. Excelente homenagem, espero que ela a venha a conhecer. Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Mary
    ouviu a música, viu a foto e até me esclareceu pormenores sobre ela, mas não lhe li o o poema, pois seria difícil explicar-lhe o seu sentido.
    Obrigado pelos teus votos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Muitos parabéns à tua mãe, não só pelo aniversário e pela sua idade magnífica, como pelo fantástico filho que tão bem criou.

    ResponderEliminar
  43. Muito obrigado pelas tuas palavras, amigo Coelho.
    Fui educado, com mais quatro irmãos, acima de tudo, com muito amor e é esse sentimento que nos continua a unir. Infelizmente para todos nós, mas principalmente para ela, um dos filhos já partiu e penso que nada pode ser mais doloroso para uma Mãe do que perder um filho.
    Agora, não tem receio de morrer (tem as suas convicções religiosas), ma agarra-se muito à vida o que lhe permitiu sobreviver com esta idade a uma pleurisia.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!