sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O "regresso"

Pois aqui estou “de regresso”.
 E é bom frisar que não é um regresso efectivo, nos moldes em que este blog estava, antes desta pausa, orientado. Não, agora vou “passando por aqui”, sempre que haja um assunto ou tema que o justifique, sem a obrigação de postar de x em x dias, sem entrar em sagas ou grandes rubricas.
Devo confessar que acho normal esta evolução; tudo tem um começo e um fim. E eu limito-me a adiar o fim deste blog, mas tenho que reconhecer que a blogosfera actual é muito pouco parecida com a blogosfera que eu conheci e que era entusiasmante. Restam não mais do que meia dúzia dos blogs que havia quando aqui comecei a minha odisseia bloguista: o Miguel e o André são dois exemplos dessa perseverança e do tipo de blogs que havia antes.
Claro que há blogs muito interessantes actualmente, mas são diferentes dos que eu seguia antes, onde se usava a caixa de comentários para debater ideias e não para apenas se estar sempre de acordo com as fotos que se expõem… Se virmos bem, muitos comentários em muitos blogs são exactamente iguais, no seu dia a dia.
E essa não é a minha blogosfera. A blogosfera que eu conheci, deu-me a possibilidade de conhecer ao vivo tanta e tão boa gente, que algumas dessas pessoas são hoje amigos que ultrapassaram a esfera da blogosfera: o Félix, o Paulo, o Miguel, a Maria Teresa, eu sei lá…
Para isso muito contribuíram os jantares anuais de blogs, que realizei durante cinco anos consecutivos, e nos quais estiveram sempre mais de 30 pessoas; hoje, isso seria impossível. Vir do Porto, do Algarve, de Coimbra de propósito para vir a um jantar de blogs, era, e foi muito bonito; e orgulho-me muito de ter fomentado esse espírito.
Como muito me orgulho, e sem falsa modéstia, de ter “lançado”, e em boa hora o fiz, alguns blogs que antes apenas tinham um seguidor, eu, ou poucos mais, e que depois de ter falado neles com entusiasmo aqui no blog, tiveram o reconhecimento do seu valor e hoje têm uma interessante lista de seguidores; dou como bons exemplos, um mais antigo, o blog do Francisco e outro mais recente, o da Margarida.
Enfim, vou estando por aqui; lendo sempre os vossos blogs, comentando de vez em quando e postando, de tempos a tempos. Aproveito para dizer, que na próxima semana, irei fazer um post sobre um “acontecimento” deveras importante para mim: o Déjan chega a Lisboa de hoje a oito dias, dia 12 para uma estadia de nove dias; é pouco, eu sei, mas depois de um ano de separação é uma maravilha.

58 comentários:

  1. Gosto dos blogs "meu diário", isto é um fato. Nem tanto dos que se propõe a opinar demais, como se fossem críticos de artes, mas também isto depende do jeito que se o faz - sou fã de dois blogs que "criticam" de maneira bem pessoal/parcial e portanto, gosto. Acho que quero ver a pessoa por trás das palavras e quando só há "notícias" isto fica prejudicado. Bom te ver por aqui. Melhor ainda saber que Déjan está de volta também!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Amigo
    As mudanças fazem-nos aprender cada vez mais e devemos aceitá-las para sermos felizes em cada dia.

    Lentamente vou reparando que o grupo de amigos que eu lia vai desaparecendo e trocando o Blogue por outras coisas do seu agrado.

    A minha aposta irá continuar aqui como um exercício diário obrigando-me e escrever pequenos episódios que vivenciei aqui na terra que me viu nascer e que eu amo demais.

    Espero que não te esqueças do lidacoelho e que mantenhas acesa a vela da amizade.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que voltaste, seja em que moldes. Como sabes tive outros blogues e acabaram quando achei que era o que devia acontecer, assim como voltei quando tive vontade.
    A verdade é que não podemos esperar que os blogues sejam o que eram antes porque a dinâmica das redes sociais mudou e os blogues ficaram um pouco para trás nessa evolução, e nós só continuamos por aqui porque de facto gostamos disto.
    Mas, de certa forma, discordando do cenário que descreveste, acho que a nossa blogayesfera está a atravessar um momento especialmente bonito e genuíno, em que existe um grupo de pessoas que segue de forma "fiel" os blogues umas das outras.
    Poderão é não ser pessoas com as quais todos se identifiquem, e isso é legítimo.
    Naturalmente que cada um comenta à sua maneira e alguns nem são muito comentadores, mas é sempre agradável saber que passaram lá...
    Um abraço e bom regresso.

    ResponderEliminar
  4. (como eu gosto dos Muse!)
    foi graças a ti que entrei na blogosfera, como já referi algures, antes limitava-me a ler os mais conhecidos, como os políticos; graças a ti debrucei-me em outras leituras, que antes que tinham escapado, conheci outras músicas e outros pontos de vista. é muito bom alargarmos os horizontes, sem nunca deixar de respeitar o outro. isso não é fácil, às vezes.
    obrigada, mais uma vez, por apadrinhares o meu canto :)
    agora saboreia mais um momento maravihoso na tua vida.
    bjs.

    ResponderEliminar
  5. Edu
    concordo inteiramente contigo. Um blog deve ser pessoal qb; mesmo quando se noticia algo ou se observa alguma foto ou vídeo, deverá haver um cunho pessoal.
    E continuo a bater na mesma tecla - a caixa de comentários é importante, não pelo facto de ter muita gente por lá, mas sim pelo conteúdo do que lá se escreve, concordando ou discordando.
    Quanto ao teu blog, que acompanho desde há muito e foi se não erro o primeiro blog que segui, fora de Portugal, se mais não comento, é por ser quase sempre sobre coisas interessantes, mas que eu conheço mal; inclusivé este teu blog actual é o único que devo "traduzir" para português, pois tu escreves numa muito divertida forma, com palavras próprias que crias e que muitas vezes tenho que ler mais de uma vez para entender; mas é essa "originalidade" que lhe dá sabor...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Luís
    claro que não esqueço e me delicio com as tuas histórias, únicas de veracidade e eivadas de vida própria, onde reflectes o viver do nosso povo mais genuíno.
    Mas os meus comentários vão rarear, tal como as postagens, pois sigo tantos blogs que me é impossível manter o ritmo de comentários a que estava habituado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Sad
    aceito que haja formas diversificadas de sentir e viver a blogosfera e se eu sigo um blog é porque gosto do que lá está escrito; apenas não concordo com o estilo "clone" de tanto comentário, nomeadamente acerca das fotos; deves concordar que é estilo "copy & past"...
    Também concordo contigo sobre a influência directa do aparecimento das redes sociais no bastante acentuado declínio da blogosfera. Aliás era previsível.
    É pena ter visto desaparecer algumas autênticas jóias de blogs, com escritos magníficos.
    E mesmo nalguns (bastantes) blogs se criou o estilo das redes sociais - entradas curtas e muitas - em detrimento do desenvolvimento de determinados assuntos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Aqui está o momento esperado e aguardado há muito, o teu regresso. Seja em que moldes for, desde que regresses, está tudo bem :)

    Mais uma vez quero agradecer-te a tua amizade e mais uma indicação para o meu blogue. Verdade! Que foste o meu primeiro seguidor, comentador, divulgador do meu canto. também foste o primeiro amigo com quem fui beber café da bloguesfera....

    Concordo com o Sad Eyes, muitas vezes quando leio um post e não sei o que dizer, deixo apenas um "Gostei", "Beijinhos ou Abraço" Apenas para dizer um olá e que passei por ali...

    Não conheci esses teus 5 anos de Bloguesfera, mas a realidade é que todos os blogues ou a sua maioria 99% passaram por aqui primeiro :)

    Isso é um facto, os meus votos para que voltes quando queiras e que nos delicies com os teus posts :)

    Abraço amigo e um excelente feriado.

    P.S - Depois conta-nos tudo :) Oito dias passam a voar, para quem esperou um ano...

    ResponderEliminar
  9. Margarida
    claro que partilho contigo o meu gosto pelos Muse.
    O teu blog foi um dos que mais prazer me deu "apadrinhar", pois logo desde início vi que tinhas muito para dar, mas não queria isso só para mim e assim divulguei aqui com muito gosto o teu excelente blog.
    E tenho visto a troca de comentários que tens feito com o Miguel e que muito me satisfaz, pois blog onde o Miguel vá comentar tem que ser bom...
    É além do mais um bom e querido Amigo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Francisco
    tenho assistido ultimamente a um deveras interessante estilo nas tuas postagens.
    Sem deixares o cunho pessoal, e isso é fundamental num blog como o teu, que nasceu para "desabafar" de um amor mal resolvido, tens nos últimos tempos acrescentado algumas considerações muito acertadas sobre as realidades do nosso tempo e particularmente, sobre o nosso país.
    Para quem pensasse que o teu espaço se limitava às tuas ocorrências afectivo-sexuais, aí ficam as tuas postagens mais recentes.
    Parabéns.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o que escreveste. Mas acho que, tal como todos os "movimentos", também a blogosfera foi sofrendo alterações. Neste momento não entusiasma muito, é verdade. Talvez seja culpa do Face ou do twitter.
    Tal como tu, também eu vou aparecendo menos vezes, mas vou aparecendo, lol.

    Ficamos a aguardar esse teu post que virá recheado de emoções, com certeza.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Um regresso, tímido, mas sem dúvida aguardado!

    João, o teu devido lugar na blogosfera é impassível de ser ocupado por alguém. Talvez pelas tuas características pessoais, de atenção, de estima e de amizade, granjeias todo o reconhecimento e o carinho de quem lê o que escreves e de quem te reconhece o mérito. :)


    Estarás por aqui quando quiseres e escreverás quando te apetecer. O importante é que te sintas confortável ao fazê-lo, sem qualquer tipo de obrigação.


    Acompanhas-me desde praticamente o meu início e a tua companhia, ao longo dos anos, tem sido muito importante.


    Um grande abraço :3

    ResponderEliminar
  13. Essa é que é essa, de tudo isto no fim de contas sairam as mais belas amizades. O que seria de mim sem ti agora, és o meu mais precioso ouvinte e conselheiro! ;) Beijo.

    ResponderEliminar
  14. Olá Mark
    sim, é verdade, acompanho-te desde há muito e tenho-me deliciado com a tua evolução, como pessoa.
    De um menino algo fútil e mimado, pois nunca tinhas convivido a não ser com as pessoas do teu meio, desde que foste para a Faculdade, quanta mudança.
    Não no teu intelecto que sempre foi o mesmo, riquíssimo de conhecimentos e clarividência, mas sim do relacionamento humano.
    Como segui quase apaixonadamente o teu "caso" com o R, e ainda hoje tenho pena que não tivesses sido mais ousado...
    As tuas lições de História são soberbas e as lições de Vida começam a ser deveras interessante.
    Tens um dos melhores espaços da blogosfera.
    parabéns.

    ResponderEliminar
  15. Catso
    é verdade a "má" influência das redes sociais no esvaziamento da blogosfera, não tanto do Twitter, mas principalmente do FB.
    Mas há quem sobreviva, como tu; parece que é fundamental não estar tão escravo da blogosfera como eu tenho estado, e daí o perigo do cansaço e o respectivo abandono; por isso fiz esta pausa e resolvi abrandar o ritmo das postagens e dos comentários, para poder continuar a estar aqui.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Félix
    tudo o que poderia dizer sobre o que escreveste seria supérfluo, pelo que me fico com uma das mais belas palavras da língua portuguesa: Obrigado!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  17. Pois eu, não sendo um desses conhecimentos antigos e gratos ao João, fiquei contente com o seu regresso! Venha até à blogosfera de hoje, sempre que puder e lhe aprouver.
    Pela minha parte, dir-lhe-ei uma palavra que é também uma das mais belas da Língua Portuguesa:
    Bem-Vindo.
    Um beijo.

    Janita

    ResponderEliminar
  18. Olá Janita
    começo por pedir desculpa da ousadia, mas costumo tratar toda a gente por tu aqui no blog e claro que o façam comigo da mesma forma.
    É um prazer esta visita como será um prazer acrescentar o teu blog no meu Google Reader.
    Pois, devagar, devagarinho, estou "regressando"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Caro Pinguim, fico felicíssimo com o teu (ainda que moderado) regresso. O teu canto sempre teve uma característica muito transversal, dada a polivalência de temas que abordas, fruto de uma cultura espantosa e que se recusa a ficar estática e presa no tempo (como porventura muitos da tua geração ficaram). Naturalmente umas postagens seduzem mais do que outras, e não é difícil adivinhar quais as minhas favoritas. Aliás, espero com anseio a continuação da tua rúbrica de viagens, que acho simplesmente deliciosa. E claro, de saber novidades dessa história de amor tão singular e sofrida que é a tua e do teu Dejanito. :)

    ResponderEliminar
  20. Bem vindo de volta amigo João! Saboreia bem os 9 dias! Abraço

    ResponderEliminar
  21. Amigo Coelho
    é verdade que há boas histórias para contar de muitas viagens efectuadas, mas, de momento, falta-me a coragem para pegar nesse assunto; não é por falta de matéria prima...
    Talvez um dia...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Olá Sérgio
    a escassez do tempo de reencontro será amenizada pela perspectiva de um novo reencontro, em Belgrado, no final do ano.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Querudo Joao, acho sua atitde lógica e compreensível. Minha vida também nao é "dominada" pelo Blog, ele em si é só uma prolongacao dela, uma forma de expressar coisas que ficariam guardadas e poderiam ser um dia esquecidas. Eu às vezes escrevo uma vez por semana, ou duas até... às vezes nao escrevo... Cheguei à uma conclusao interessante sobre a finalidade do meu Blog na última postagem que fiz. Simples assim. Quando puder, faca uma visita às "Tertúlias". Quando puder...

    Feliz por saber que Déjan chaga a Lisboa na próxima semana... Que felicidade!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  24. Olá Ricardo
    um dos meus problemas é seguir demasiados blogs, e assim, só para ler e eventualmente comentar alguns deles, tira-me muito tempo; mas compreendo que as pessoas gostem de receber comentários às suas postagens...
    É mais isso do que o tempo gasto com o meu blog, pois geralmente postava de dois em dois dias.
    Mas agora, será ainda menos e também guardarei os comentários para as postagens mais interessantes.
    Vou ver o teu blog, que tem sempre motivos de interesse.
    Quanto ao Déjan, eu nem acredito; eu podia ir mais vezes a Belgrado, mas não é fácil lá para nós, devido a ele não ser assumido e temos que fazer muito "teatro"; aqui, podemos estar à vontade, pois eu sou absolutamente assumido.
    Também noutras cidades podemos estar bem e assim já visitámos Madrid, Londres, Milão e Budapeste; mas infelizmente o dinheiro não abunda e só podemos ficar em cidades onde haja amigos que nos recebam como Milão ou Londres, ou outras, mais baratas e em estadias muito curtas - Madrid, antes dele chegar a Lisboa ou Budapeste, num "salto" desde Belgrado.
    É assim a vida...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  25. Que bela surpresa! Logo no dia em que finalmente tive coragem de fazer login depois de muitos meses de ausência.

    Abraço grande!
    BL

    ResponderEliminar
  26. espero que esses nove dias demorem a passar, devagarinho, para que se possa saborear cada minuto. Um abraço P.

    ResponderEliminar
  27. Olá João.
    Que bom ter-te de volta.
    Asiim nos encontraremos por aqui, enquanto, por aqui andarmos.
    Com altos e baixos, vou andando...
    Mas tú, com o Déjan por cá... não vais ter tempo para o blogue (lol) :)
    Mas Ok ... o people espera.
    Até porque o pessoal gosta de ti à brava, João.
    Já notaste isso, certamente.
    Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  28. Blog Liker
    é o que se chama o "bichinho" da blogosfera a funcionar "por contacto".
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Speedy
    infelizmente, e por experiência própria não será assim; vão passar a correr, mas o que interessa é vivê-los intensamente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. Olá Pedro
    parece que a blogosfera se está a recompor: além do meu teu regressos, também o Blog Liker, o Speedy e um outro blog de que eu muito gosto, o Porcupine.
    Que seja uma fase de renovação.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Acho que não posso acrescentar mais nada ao que foi dito, a não ser reforçar a ideia de que és uma presença imprescindível aqui na blogosfera que nos enriquece a todos.

    E que feliz que deves estar, com o teu Déjan aqui contigo. Desfrutem :)))))

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  32. Olá João :)

    Não mudamos as escolhas individuais...
    Eu continuo no meu registo fiel desde o início e que sei não agrado a todos, contudo é o que eu gosto de fazer por aqui.

    Tentando não poluir a blogosfera ;)

    Abç

    ResponderEliminar
  33. Arrakis
    obrigado pelas tuas palavras.
    Sim, há muito que sonho com esta data da próxima sexta feira; desta vez não iremos a lado nenhum, só estarmos juntos já é muito bom.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. Mz
    ainda bem que continuas fiel a esse teu registo, pois gosto dele e por essa razão te sigo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  35. Gosto muito do seu blog e de suas opiniões, que bom que voltou, pena que não diariamente ehehe
    bjos :)

    ResponderEliminar
  36. Olá Frederico
    é uma opção para não fechar o blog; assim, postando apenas de vez em quando, não cansa e quantidade nunca foi sinónimo de qualidade.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  37. Ia jurar que tinha comentado este post... Olha, agora não me apetece repetir o que ia jurar que tinha escrito... «Regressa» muitas vezes... Abraço.

    ResponderEliminar
  38. André
    a caixa de comentários é tua, ahhhh...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  39. que bom chegar de um fim de semana prolongado (o último com o 5 de outubro, mais um esbulho do gang do costume), e ler um post teu. acho muito bem que só escrevas quando te apetecer, mas espero que não acabes com o blog. mesmo quando não pões cá nada, é sempre um lugar de referência, e foi o maior ponto de encontro e de reunião que eu alguma vez frequentei na net (para já não falar na blogosfera). foi através do teu blog que conheci, e continuo a conhecer, outros blogs de pessoas interessantes, das quais fico seguidor e amigo.

    gosto muito de te ler, e ainda que goste muito mais de ser teu amigo, uma coisa não tira a outra, e um post aqui é sempre um encontro contigo, com a tua amizade e a disponibilidade que sempre tens para os outros. e com a tua enorme sabedoria: aquela de quem já leu muito, viu muitos filmes, fez muitas viagens, mas sobretudo aquela de quem vive a vida com inteligência, sensibilidade e entrega.

    o que me leva aos jantares. João, acredita que cada um dos jantares onde estive é uma recordação carinhosa, até porque, pelo menos para mim, eles foram sempre a subir em termos de gozo de estarmos juntos e a passar um belíssimo serão. de tal forma que sempre tenho as pessoas que lá conheci e encontrei, na conta de amigos inesquecíveis. destaco sobretudo os jantares do Guilho, onde realmente nos sentimos em casa.

    compreendo bem a razão porque deixaste de organizar os jantares, até porque acompanhei o trabalhão que aquilo te dava, o stress, e as desilusões. mas sabes, e tenho a certeza de que partilhas o sentimento, que é uma pena imensa termos perdido essa ocasião de nos vermos todos (ou todos os que queriam estar juntos). para alguém como eu, sempre muito reservado e tímido, os nossos jantares são sempre recordados como ocasiões de grande descontracção e bem-estar.

    desculpa o testamento (mas sabes como sou sempre palavroso), mas havia coisas que eu te queria dizer por escrito (e em público) desde que decidiste tirar férias do blog. abração

    ResponderEliminar
  40. Pois Miguel, este é um comentário a que eu nunca chamaria de testamento, pois trata de coisas importantes para ti e para mim.
    A minha vida na blogosfera, e não só, sempre se pautou por ser vivida com intensidade, bem própria dos carneiros, e por isso sinto muito o que escrevo e o que me escrevem.
    A nossa amizade é algo de inquestionável e se nasceu da blogosfera, cimentou-se nos jantares dos blogs, esse fenómeno que muita gente não compreendeu, embora quem lá tivesse estado depois tivesse ficado arrependido de não ter aparecido antes.
    Mas nunca perceberei a recusa de alguns bloguistas de estarem presentes, com a alegação de ainda não estarem preparados para expor as suas orientações sexuais, quando estes jantares nunca foram um encontro de homossexuais, mas sim de bloguistas.
    E mais, acho que teria sido para muita gente, uma boa oportunidade para as pessoas se integrarem num mundo mais aberto e amigo.
    Tenho a certeza de que se houvesse um novo jantar, quem já foi, voltaria, e alguns outra apareceriam de novo.
    Enfim, foram reuniões extremamente interessantes e com excelentes convívios.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Caro amigo João,
    Sê bem vindo de regresso à blogosfera.
    Eu pessoalmente continuo a preferir blogs a redes sociais tipo FB, que são em geral bastante enfadonhas.
    Muito devo à blogosfera e muito em particular ao teu blog: devo momentos de cultura, de aprendizagem, de humor, de boa disposição.
    Sê bem vindo, caro amigo.

    ResponderEliminar
  42. Lear
    só para te ler, é quase mais que razão para voltar à blogosfera...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  43. A blogesfera está a perder cada vez mais escritores interessantes, uns por falta de motivação ou descontentamento pelos tempos.
    Espero que apareças de tempos a tempos caro Pinguim, nem que seja para eu dizer um "Olá!!"
    Abraço e aproveita bem esses oito dias com o mais que tudo!!!
    Tudo de bom
    :)

    ResponderEliminar
  44. Sairaf
    pois está, minha amiga e não é de agora, já está a acontecer há tempos...
    Sim, vou aparecendo, menos mas vou continuar.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Ora então, um regresso "moderado"! Claro que sim, todos os formatos são válidos (e como fui lendo, revejo-me no modelo Blogue dinâmico, estilo FB, já que não tenho e sei que empobreço...)mas é bom voltar aqui e ler-te vitorioso, batalhando pelo teu estilo de sempre, pondo a verdadeira comunicação em evidência neste mundo de "surdos". E mudámos todos, é um facto - uns foram, outros chegaram, faltam os que estarão por vir - mas mantermo-nos é a crescente sabedoria! Tu´s o exemplo, por tudo o que a tua acção nos ensina!

    Um grande abraço, João! E aproveita todo o tempo com o Deján!
    (tenho que criar um BlogRol para te acompanhar!!!)

    ResponderEliminar
  46. João
    gostei muito daquilo que escreveste, pois é uma enorme verdade: ...batalhando pelo teu estilo de sempre, pondo a verdadeira comunicação em evidência neste mundo de "surdos".
    E assim continuarei sempre, como tu decerto sabes pois já me conheces Há muito.
    É bom não abdicarmos do nosso estilo, não é?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  47. Titio João,
    e são raros os blogs que comento.

    Não vou mentir que sinto a falta de te ler com a mesma frequência com que lia, mas como tudo tem um começo e um fim, tal como dizes, também isso eu irei compreender e aprender a viver.

    Nem imaginas como fico feliz por vocês se reverem. FINALMENTE!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=brXNFdeLze4

    By the way,
    avisa o Déjan que para Janeiro (ou antes) vai ter um sobrinho. :)

    Felicidades. Goza muito. (ÓH! eu sei que vais gozar...)

    ResponderEliminar
  48. Retiro
    tenho que mostrar este comentário ao Déjan para ele acreditar que vai ser tio, eheheh...
    E como se anda a portar o puto? Espero que não ande a cansar demais a mãe...
    Beijinhos...duplos, para ti e para ele.

    ResponderEliminar
  49. Não vou pedir que em 9 dias vocês tirem umas horas para conhecer o rebento, ainda que dentro da minha barriga, mas em breve conto com isso.

    Nada é utópico quando se deseja muito, pois não? (Ou serão as hormonas a criar fantasias na minha cabeça?)

    O puto é um anjinho, fossem os adultos assim :)

    Beijos nossos, mas para o Déjan um maior, que o rapaz vem de longe e merece ;)

    ResponderEliminar
  50. João é essa falta de debate de ideias que acaba por desmotivar, afinal é para que ela exista que escrevemos. Debater ideias acaba por nos abrir horizontes. Neste momento as pessoas limitam-se a publicar e apenas isso, a ideia de quem os lê parece não interessar. Além da desmotivação que isso me trouxe a minha saúde não anda grande coisa. Quer queiramos quer não o estado do país e a má gestão que está a ser feita acaba com a nossa saúde e cansa-nos. Além de um cansaço enorme os meus membros superiores, principalmente a mão direita, à qual vou ter que ser operada porque tem o carpio bloqueado, não andam nas melhores condições. Fechar o blog não me passa pela cabeça mas sei que ele sofre bastante com as ausências. Sempre que possa virei mas claro que menos frequentemente. Não sabia que já tinhas voltado e adorei a tua visita. És das pessoas que adoro ler porque os teus comentários têm, sempre, uma reflexão e não despejam uma frase banal. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  51. Mary
    lamento que a tua saúde não seja a melhor e isso é das coisas mais preciosas que temos.
    O cansaço acumulado por tanta coisa, com grande quota parte da responsabilidade assacada aos momentos difíceis que passamos levam a esta letargia e a uma certa mediocridade de vários blogs, que apostam essencialmente em despejar fotos e coisas de pouca ou nenhuma importância.
    Recordas-te daquele concurso em que tantos de nós nos conhecemos?
    Acho que seria impossível haver outro neste momento, já que a quase totalidade dos participantes desapareceu da blogosfera.
    Mas...vamos aguentando.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  52. João o segredo do vosso amor é idêntico ao segredo do teu blog. Por mais tempo que estejas ausente continuas a ser muito visitado. Há pessoas que têm mesmo algo de especial. Beijinhos

    ResponderEliminar
  53. Mary
    e tantos outros assim há; só é pena que não haja vontade de os "alimentar".
    Que saudades tenho da blogosfera de há dois ou três anos atrás...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  54. É verdade que já não estamos na blogosfera como há três ou quatro anos.
    Há fases para tudo. E a vida vai rolando...

    Mas é bom regressarmos de vez em quando aos nossos blogues! Afinal tanta coisa partilhámos neles!

    Sempre vamos deixando uma postagem ou outra.
    Umas porque algo nos chama a atenção, algo que gostamos, ou queremos falar sobre... outras só porque nos vem aquela vontade de escrever! Comunicar, mesmo que não nos leiam, não comentem.

    O que importa é estarmos presentes, mesmo que menos assiduamente.
    Afinal criam-se raízes, tu próprio falas nelas...

    Foi tão bom ver o teu regresso no meu espaço, e no teu espaço, estes espaços que são a nossa sala digital de convivência com amigos e leitores!

    Bem vindo, João!

    Vamo-nos lendo por aí...
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  55. Fragmentos
    é como dizes; o teu blog ainda é daqueles que elabora e trabalha ideias, de uma forma consistente e útil, o que vai rareando por aí. Por isso o tenho seguido sempre com manifesto interesse.
    Pois seja, vamos-nos vendo e lendo por aí...
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!