quarta-feira, 18 de julho de 2012

It was a time...

Alguém me consegue explicar porque razão em 8 de Novembro de 2008, quase 200.000 professores, vindos de todos os pontos do país se manifestaram em Lisboa, exigindo um novo modelo de avaliação e a demissão da então ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues e agora perante uma ameaça real bem mais perigosa de uma redução drástica do número de docentes, com a ida para o desemprego de professores com muitos anos de docência, os sindicatos se limitam a protestos verbais e algumas manifestações locais?
Talvez seja a hora de questionar a essa eminência parda do PCP, Mário Nogueira, que na altura foi o paladino da “grande luta” e que só descansou quando Sócrates saiu do Governo, numa acção concertada entre outros, pelo seu partido e pelos actuais detentores do poder.
Aliás, é altura de perguntar à “real” (como eles próprios se apelidam) esquerda portuguesa porque razão derrubaram o Governo, quando sabiam – toda a gente sabia – que o próximo Governo nos conduziria ao estado em que hoje estamos.
Agora aparecem alguns “analistas” que consideram que se está a fazer um cerco a um ministro – Relvas, que tem feito asneiras de alto calibre, no que respeita a governação e que é realmente quem governa o país, e esquecem todo o vilipêndio exercido sobre José Sócrates, ao longo de anos.
E até há quem considere que o culpado da “brilhante” licenciatura do ministro seja culpa não dele, mas sim do governo de Sócrates.
Ao que isto chegou…
Valha-nos "Deus", que ainda há quem tenha a coragem de chamar os bois pelos nomes.

30 comentários:

  1. Amigo,

    Já viste se o Relvas dá com a língua nos dentes?

    Tanta equivalência!? E, ninguém questiona?!

    Creio que isto de se chamar PSD, PS, ou outro nome qualquer é igual

    Só os ricos é que tem redução nos impostos :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Neste momento tudo pode acontecer... o povo está preocupado em saber se consegue pagar uma ou duas semanas no Algarve. Isso sim importa! ;) (para que não haja dúvidas, estava a ser irónico)

    ResponderEliminar
  3. Francisco
    o Relvas dar com a língua nos dentes?
    Ele está sempre a dar, mas em surdina...
    E toda a gente questiona as suas equivalências, mas há quem não questione, pois está "prisioneiro" dele - o primeiro ministro.
    Quanto a partidos, concordo que é tudo uma corja, mas porque se mudou para pior, quando se sabia que isso era certo?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. iLove...
    claro que estavas a ser irónico, mas não deixa de haver alguma razão no que dizes...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. hum, não tenho conhecimento do assunto, logo não sei o que comentar...

    ResponderEliminar
  6. Frederico
    é sobre a situação política e social do nosso país...
    De qualquer forma obrigado pela tua presença assídua neste meu espaço.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. em 2008 a crise não era tão visível, em 2012 estão ou anestesiados, ou com a cabeça na areia, ou a olhar para o próprio umbigo ou... ou... a passar férias no algarve, como ILMS mencionou...
    bjs.

    ResponderEliminar
  8. Margarida
    o que há é a conjugação de duas causas: agora não há, como havia, um ódio visceral contra Sócrates, e por outro lado, parece haver um medo da parte das pessoas de assumirem reivindicações; é definitivamente mais grave para os professores, a situação actual, com a ameaça do desemprego, do que a questão da avaliação. No entanto, agora não há um ódio profundo contra uma pessoa, que até nem foi uma má ministra da Educação - Maria de Lurdes Rodrigues.
    Isto também mostra como uma classe profissional pode ser manipulada ou não por um sindicato...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. generalizando para os funcionários públicos, os portugueses são muito pacíficos, cobardes(?), em espanha os fp estão a reivindicar e a levar porrada, mas a lutar, cá, é o que se vê. não há união, quem um puxa por si e vemos isso nos dois grandes sindicatos que temos.
    os há união, ou o governo continua a brincar com os portugueses e a ganhar.
    bjs.

    ResponderEliminar
  10. Há algo que não entendo:
    - se a profissão de PROFESSOR é única; porque há tantos sindicatos de professores?
    Será que todos os Professores não passam pelos mesmos dilemas, riscos, dúvidas, injustiças?
    Não entendo quando se levantam tantas faixas para protestar sobre um modelo de avaliação (que também o questiono); mas não se levantam para defender algo muito mais importante: o respeito,a dignidade de uma Profissão.
    Enfim... mais uma vez... desulpa o desabafo.

    ResponderEliminar
  11. Margarida
    o que vemos de "agitação social" no nosso país, neste momento? Apenas uns protestos localizados quando um governante vai a algum lado e nada mais.
    Tirando a greve dos médicos, perfeitamente justa e com grande adesão e compreensão de todos os portugueses, quem faz greve?
    Apenas quem tem muito e mais quer: maquinistas e revisores da CP, Pilotos e controladores da TAP e por aí...
    Quem nada tem, quem perde empregos, quem tem verdadeira raiva e razão de queixa, nada faz, por falta de enquadramento sindical e ...por medo, pois a intimidação governamental tem sido forte.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Rosa
    essa é a grande questão!
    Parece que anda tudo "anestesiado".
    Quando chegar a altura da colocação (?????) de professores, é que se vai ver...
    Turmas com 30 alunos? Claro! É preciso poupar, à custa de quem? Dos professores...e dos alunos.
    É uma tristeza.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. O nosso povo é tradicionalmente um povo pacífico, o que é bom. Mau, é que além de pacífico é passivo. E compare-se com o que se passa por estes dias em Madrid, onde os recortes e aumentos de impostos ainda nem sequer entraram em vigor. Mas, os espanhóis, para o bem e para o mal, são mais determinados, diria mais "tesos".
    Estou profundamente frustrado com a situação política/económica/social do nosso país. Por pessoas como Relvas e tantos outros que por aí pululam, só posso ter um sentimento: metem-me nojo!
    Quanto à Santa Madre Igreja, uma andorinhha não faz a Primavera, e ela esteve sempre, praticamente desde o seu início, ao serviço dos poderosos, dizendo contudo defender os mais fracos, forma astuta de melhor os expoliar. Porém, concedo evidentemente, que há gente boa e decente dentro da Igreja, na hierarquia e também entre os leigos.
    A única satisfação que posso ter (pequena no entanto) é que não contribuí com o meu voto para a eleição destes senhores!
    Quanto ao resto...


    Um abraço de amizade

    ResponderEliminar
  14. Respondendo à primeira pergunta, acho que o PSD não tem tomates suficientes para receber tal honra de ter tão elevado número de professores a protestarem. Existem coisas que só a esquerda consegue provocar contra a esquerda. lol

    ResponderEliminar
  15. Lear
    pois, sempre fomos o tal país dos brandos costumes...
    Concordo, que num todo, a Igreja portuguesa sempre apoiou os sectores mais conservadores do nosso país, mas com honrosas excepções, com maior relevo para o então bispo do Porto, no tempo da ditadura, D.António Ferreira Gomes e mais tarde com o bispo de Setúbal, D.Manuel Martins.
    Agora e desde há tempos tem emergido a figura do bispo das FA, D.Januário Torgal Ferreira, cujas críticas de ontem, são realmente fortes, mas das quais, e curiosamente, a Igreja não se demarcou totalmente como se esperava...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Ribatejano
    excelente argumentação.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Olá, João:
    Era para falar já dos Rolling Stones, mas este assunto parece-me mais urgente. Isto está um verdadeiro caos. Também concordo contigo em relação ao Sócrates, pela forma abrupta como o puseram a mexer. Não é que eu goste muito dele. Ele também soube bem “ dar conta do recado”! O mito da felicidade aparente é da responsabilidade dele, assim como outras patifarias. O homem era inteligente, mas também foi um sacana. Ele e todos os que o antecederam. Isto já vem do tempo em que o Cavaco foi 1º ministro. Simplesmente, se tivessem concordado com o PEC, as medidas seriam drásticas na mesma, mas ter-se-iam evitado eleições e, consequentemente, um mal maior.
    Quanto à posição da igreja, ainda hoje ouvi um padre qualquer a dizer que a igreja se demarcava da atitude de D. Januário, que eu acho que “os tinha no sítio”. Acredita que até fiquei a pensar bem da igreja. Dei-me a esse luxo! Mas, eis que vem logo alguém lavar daí as mãos, tal como Pilatos. É que o bispo, D. Januário, chamou as coisas pelo seu nome e isso não convém. Que hipocrisia a da Igreja!
    Quanto ao povão, talvez agora refile por causa do subsídio de reinserção. De resto, acho que não vão mexer uma palha.
    Claro que, quando forem as colocações e cada professor ficar com 30 alunos, a corda vai esticar. Digo eu! Tudo isto é “natural” que aconteça. Se eles acabam com maternidades, se extinguem escolas e diminuem os serviços de urgência nos hospitais. Se enfermeiros e médicos estão a ir para o estrangeiro. Se… Se… O Tribunal Constitucional acha que o corte nos subsídios é institucional e não repõe a situação, o funcionário público presta-se para estas coisas. Em que é que eles haviam de carregar senão neles? Isso é assunto perdido. Agora, começa o ataque aos privados… Verás! E nos mais desgraçados! Nunca vi uma coisa assim! Nunca pensei que chegássemos a injustiças e contradições tão flagrantes!
    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  18. Isabel
    ainda a procissão vai no adro...infelizmente.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Já sabes como é a política à portuguesa: um bando de pessoas que só sabem trocar acusações e muita conversa que nem é fiada, é conversa de político, eles falam falam, mas não dizem nada.

    Nem sei para que temos tantos deputados, gastam tantos milhões aos cofres públicos e fazem as figuras tristes que fazem. Eu só vejo uns e outros trocarem acusações e no final, ninguém faz nada de significativo, a não ser piorar a vida da grande maioria dos portugueses.

    Enfim...
    *suspiro*

    Politiquices de quem faz de conta que nos governa. Sim, porque os "verdadeiros boss" deste país estão nos bastidores...nunca dão a cara e escapam sempre ilesos de tudo o que lhes possa acontecer.

    Mas também há outras coisas que me confundem sabes? Se as pessoas estão com tanto medo de perderem os seus empregos, como dizem muitos, então porqu~e que temos de gramar com tantas greves nos transportes? concordo que as pessoas tenham o direito de reclamar por melhores direitos, direito de se expressarem, mas quem faz greve não perde um dia de salário? Muitos à custa de tantas greves já devem perder salários inteiros digo eu...ou talvez a crise não lhes bata à porta...quem sabe? :)

    Abraço :3

    ResponderEliminar
  20. Horus
    tens toda a razão; aliás já me referi a isso num comentário anterior.
    Actualmente, e tirando a greve dos médicos, as greves foram todas de pessoal dos transportes - maquinistas e revisores da CP e controladores ou pilotos da TAP - todos com salários muito confortáveis, e que só lutam pela não perda das suas muitas regalias, com prejuízo de muita gente.
    Quem pouco ou nada tem, ou a quem perdeu emprego, esses não fazem greve.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Titio João:
    Tudo muda! Este País vai mudando, mudando... quem sabe até que acertem na direcção.
    Quem me dera viver num sítio melhor.

    Se todos defendem os nossos interesses, então porque passam a vida a atacarem-se uns aos outros em vez de trabalharem por um futuro mais próspero?

    Não é por alguém ter um curso superior que é melhor ou pior, digo muitas vezes que se tivessem a 4ª classe, seriam melhores. A escola da vida é a mais importante e é desvalorizada.

    A meu ver, o problema é que estes senhores nunca souberam quais são, verdadeiramente, os seus deveres.
    Andam confusos, coitados.

    Beijo, com esperança*

    ResponderEliminar
  22. Retiro...
    sim, a esperança é sempre a última a morrer, mas devo confessar que da minha parte, resta muito pouca.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Perdoe-me, querido amigo, minha extrema ignorancia sobre este acontecimento (no Brasil se diria "fato" :-)). Mas, como também se diria no Brasil (dos anos Sessenta): estou mais por fora do que umbigo de vedete :-) Conhecias esta expressao, amigo??? rsrsrsrs....

    ResponderEliminar
  24. Tanto silêncio... será medo, ou depois das férias, quando os alunos mais precisarem deles, regressam às greves?

    Só os próprios professores e as suas organizações sindicais poderão responder.

    Hoje na Assembleia estiveram presentes professores, numa manifestação proíbida [segundo a constituição, diz o governo] contra Nuno Crato "O Exterminador"
    como lhe chamam!

    ResponderEliminar
  25. Ricardo
    não, na verdade não conhecia, mas fiquei a conhecer, hehehe...
    Isto são politiquices aqui da "nossa praça", que cada vez mais só faz asneira e já enoja.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  26. Mz
    sim, eu vi; mas nada que se compare com os 200.000 da outra vez, apenas por causa da forma do modelo de avaliação...
    Algo anda mal no reino da Educação em Portugal...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. subscrevo tudo o que dizes.
    só mesmo um jotinha cretino é que se lembraria de culpabilizar um ministro por ter criado uma lei com sentido que foi aproveitada por um malfeitor em seu benefício pessoal.
    e o ataque do ministro (aguiar) branco ao bispo das FA é de quem só conhece a linguagem da prepotência e da ameaça.

    ResponderEliminar
  28. Miguel
    eles são tão cretinos, me Deus...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. João e os bois ainda têm nomes?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Mary
    parece que sim, mas é das poucas coisas que lhes resta; vergonha é que não têm nenhuma.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!