sexta-feira, 27 de julho de 2012

As Olimpíadas

Definitivamente, hoje, Londres é a capital do mundo.
Independentemente das crises, do medo de actos de terrorismo e da incerteza dos tempos que aí vêm, esta reunião de quatro em quatro anos, da elite mundial de quase todos os desportos, desperta sempre um sentimento de reencontro, com as mais nobres regras de convivência a virem a tomar o lugar dos confrontos bélicos, económicos e sociais com que o mundo se debate actualmente.
Sob fortes medidas de segurança, hoje à noite, uma quantidade quase record de governantes vão estar presentes na cerimónia de abertura, um espectáculo sempre muito interessante, apesar da demora do ritual da entrada das delegações dos cada vez mais numerosos países participantes.

Que esperar da participação lusa? Talvez a menos ambiciosa das representações portuguesas nas mais recentes Olimpíadas, desde que Carlos Lopes nos deu o ouro na maratona. Com a ausência, por lesão, dos sempre candidatos Francis Obikwelu, Nelson Évora e Naíde Gomes, com uma forte aposta na renovação dos nossos atletas, temos sempre a possibilidade de uma boa prestação e da obtenção de bons resultados, e as eventuais medalhas, porque não exigidas, terão um sabor mais apetitoso: Telma Monteiro, Dulce Félix ou Gustavo Lima poderão surpreender, no judo, maratona e vela, respectivamente.
Uma palavra para a excelente cobertura televisiva preparada pela RTP para este acontecimento.
Enfim, a festa vai começar...

26 comentários:

  1. Não perco essa Abertura por nada! Já o resto não me atrai muito não. Bj!

    ResponderEliminar
  2. Gosto de ver é os Saltos para a água. Longe os tempos em que ficava acordado para ver a Rosa Mota ganhar maratona em Seul. Recordas-te?!

    Abraço amigo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Adoro jogos olímpicos, só fico triste que a próxima será aqui no Brasil, um país que não tem uma infra-estrutura adequada e nem dinheiro sobrando para investir em um evento tão grandioso, quando falta muito para uma educação e saúde de qualidade.

    ResponderEliminar
  4. Amigo, tenho de confessar que tenho algum receio do que possa acontecer logo à noite. Notícias como "o maior número de chefes de estado" dão-me frio na espinha. Espero, contudo, que o evento seja um sucesso e que os nossos atletas dêem o máximo (até que o Fortes se levante da caminha :D).
    Há, no entanto, dois atletas que estou ansioso em ver: Phelps e Bolt. O 1º não tem nada a provar a ninguém; o 2º também não, mas tem concorrência forte nos 100mts.

    Aposto em duas ou três medalhas para nós.

    ResponderEliminar
  5. Edu
    eu também não perco; mas sigo com entusiasmo o atletismo e a ginástica.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Francisco
    se me lembro? Eu ainda sou do tempo do Carlos Lopes ganhar a primeira medalha de ouro; estava eu na Póvoa de Varzim...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Frederico
    é um investimento muito importante e se for bem planeado será muito valioso para o Brasil.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Catso
    é sempre uma possibilidade, mas não acredito que aconteça algo de anormal...
    Os dois atletas de que falas, não têm rivais, nas respectivas modalidades.
    Quanto aos portugueses, a ver vamos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. primeiro: a música, adoro! vangelis no seu melhor e eu sempre tive um fraco pelo ben cross (nunca mais esqueci este nome, e que bem que lhe fica).
    segundo: eu acerto sempre, mas por puro acaso. há 4 anos, estava em spm de férias e assisti à abertura dos JO de Pequim, este ano estou novamente de férias (tem outro sabor assistir a estes jogos sem a preocupação do trabalho).
    tenho muita pena que os 3 que mencionaste estejam de fora este ano, mas espero que a prestação de Portugal nos encha de orgulho e que o nosso hino se oiça algumas vezes.
    gosto de ver de tudo um pouco, pelo que irei seguir a RTP sempre que puder.
    bjs.

    ResponderEliminar
  10. iLove...
    e ela que bem a merece!!!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Margarida
    "Chariots of Fire" é talvez o melhor filme sobre Olimpíadas que já se fez, e também eu conheci Ben Cross desde então; a música é soberba e só esta poderia acompanhar esta postagem.
    Foi um enorme azar que os nossos três melhores atletas se lesionassem nesta altura, mas vamos ver se não haverá boas surpresas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Em plena silly season, é uma excelente maneira de passar alguns momentos descontraídos...

    ResponderEliminar
  13. Olá, João!
    Parabéns, parabéns, pelo teu trabalho. Quase que posso dizer que, quando aqui venho, levo mais paz e serenidade. Sabes tão bem falar das coisas! Eu sei que isto é o teu blog, mas sente-se que nos queres sempre transmitir algo, o melhor de ti. Tenho a certeza.
    Tal como a Margarida, tocou-me a música, para começar. Depois o texto!
    É sempre com emoção que revejo os nossos momentos de glória. Quem poderá esquecer um Carlos Lopes ou uma Rosa Mota? E outros se foram sucedendo!
    Gosto do espírito dos jogos Olímpicos, daquele sentimento que faz mexer multidões. É algo que me fascina!
    Não sei quais os lobbies que estarão por detrás disto tudo e nem me vou preocupar com isso.De momento, deixou-me seduzir pela festa.
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  14. "Carruagens de Fogo" ficará sempre marcado nas minhas memórias. 1º- pelo lindo filme que é; e 2º- foi ao som dessa música que fui receber o diploma da minha licenciatura (realizada em 4 anos, em horário pós-laboral, pois tinha que trabalhar para pagá-la)
    Adoro as Olímpiadas, pela essência, pelo significado, pelo espírito. É claro que torço sempre PRIMEIRO pela prata da casa. Mas gosto imenso de ver o esforço dos atletas em competição, independentemente da sua nacionalidade.
    Nem vou citar nomes que me fizeram ficar presa à televisão... são tantos...

    ResponderEliminar
  15. Justine
    eu gosto muito de ver e a RTP tem uma cobertura fabulosa, pelo que vou saltando de canal para canal: o "dois", o "HD", o "informação...
    A natação e a ginástica é o que mais me interessa até começar o atletismo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Isabel
    é verdadeiramente a grande festa do desporto mundial. Para quem participa deve ser um enorme orgulho, independentemente do resultado obtido.
    Quanto à música do Vangelis, que é linda, foi devidamente focado na cerimónia de abertura, bem como uma cena do filme maravilhoso que é o "Chariots of Fire" em que se intrometeu com tanta piada o Mr.Bean.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Rosa
    estou a escrever este comentário enquanto vou vendo os saltos para a água, femininos e sincronizados, que é alguma coisa de maravilhoso.
    Também eu torço pelos nossos atletas, embora desta vez seja difícil obter medalhas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Sérgio
    já somos dois...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. devia ter metido férias estes 15 dias para poder ficar em casa a ver as transmissões dos jogos. que raiva grrrr (e que inveja! lol)

    ResponderEliminar
  20. Miguel
    a idade tem algumas compensações, hehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Tenho acompanhado como consigo... gostei imenso da abertura!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Pat
    adorei a abertura, muito diferente das habituais, muito "british"...
    E que quantidade e qualidade de boa música ali foi recordada...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. João há alturas que nos cansamos e muitas vezes esse cansaço é originado por atitudes com que não estamos de acorod na blogsfera. Espero que estejas pouco tempo ausente pois deixas-nos excelentes posts. Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Mary
    não é o caso; sempre fui pessoa de consensos na blogosfera, tirando um caso muito antigo, de um indivíduo idiota que ainda por aí anda, mas ao blog do qual não presto atenção, senão teria razões de sobra para me aborrecer.
    É cansaço e muito blog a ver, a ler, a comentar...
    Agora, e durante uns tempos, vou lendo...
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!