domingo, 15 de julho de 2012

50 Anos de Rolling Stones!


Cerca de cinquenta anos medeiam entre estas duas fotos, a primeira com a composição inicial da banda que teve a sua génese no encontro entre Mike Jagger e Keith Richards, e a segunda com a sua actual composição.
Falar dos Stones é falar não só de música, mas também de tanta coisa, boa, e alguma menos boa de que este conjunto inglês tem vivido ao longo deste meio século.
Começo por mostrar um vídeo sobre esses 50 anos, da autoria do brasileiro Nelson Motta


A sua discografia é vasta e conhecida, mas permito-me destacar dois temas, um deles porventura a sua música mais representativa

e a outra, que é a minha preferida, que foge até um bocado ao estilo marcante dos Stones

Finalmente referir que das suas vindas a Lisboa, os fui ver na sua primeira actuação entre nós, a 10 de Junho de 1990, num concerto no já demolido Estádio José Alvalade. Foi memorável...
Só por curiosidade, aqui está a ordem das canções aí apresentadas, e só tive pena que eles não tivessem apresentado o "Angie"
01. Start Me Up
02. Sad Sad Sad
03. Harlem Shuffle
04. Tumbling Dice
05. Miss You
06. Almost Hear You Sigh
07. Ruby Tuesday
08. Blinded By Love
09. Rock and a Hard Place
10. Mixed Emotions
11. Honky Tonk Women
12. Midnight Rambler
13. You Can't Always get What You Want
14. Can't Be Seen (Keef)
15. Happy (Keef)
16. Paint It Black
17. 2000 Light Years From Home
18. Sympathy for the Devil
19. Street Fighting Man
20. Gimme Shelter
21. It's Only Rock'n'Roll
22. Brown Sugar
23. Jumpin'Jack Flash
24. Satisfaction (encore)

30 comentários:

  1. Sei que pode ser considerado um "crime" eu afirmar isto. Mas, na realidade nunca apreciei muito este grupo.

    O que mais odiava, é que na escola quem não tivesse a porcaria da língua que simboliza este grupo. Era considerado um "atrasado mental"

    Mas, só posso desejar os parabéns a um grupo que deixou alguns sucessos e que são lembrados após 50 anos :)

    De facto tem muito mérito

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Francisco
    aceito perfeitamente a tua opção e posso até dizer-te que nunca fui adepto dessa marca "registada" dos Stones.
    Apreciava e aprecio a sua música, isso sim.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. sempre fui fã dos stones (e dos beatles, por igual, não sou daqueles que alimentavam a rivalidade entre as duas bandas) e passei ainda a gostar mais deles depois de ler, há uns meses, a autobiografia do Keith Richards. que aliás mudou isso em mim: o meu elemento preferido da banda deixou de ser o mick jagger eheh

    também os vi ao vivo, mas anos mais tarde, em 2004, no primeiro grande concerto que houve em coimbra.

    sabes aquela história de que todos os homens deviam, para justificar a sua vida, fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro? eu acho que se devia juntar assistir ao vivo a um concerto dos stones. até porque, das quatro, foi a única que eu fiz :)

    abração

    ResponderEliminar
  4. Miguel
    fiquei fã do "arranjo"que fizeste a essa máxima das coisas que um homem devem fazer na vida, pois tal como tu foi a única das...4, que acabei por fazer.
    Ouvi dizer que o Pizarro dá um concerto em Coimbra no dia 20; fica atento.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Não sei inglês, portanto quando sinto alguma "atração" por determinado tema nesse idioma, gosto de pesquisar o porquê dessa atração. Será apenas por causa do arranjo musical ou, de fato, a letra dirá algo.
    Ora aqui está um bom exemplo:

    "...é bom estar vivo
    ... nós não podemos dizer que nunca tentamos"

    Nem mais!

    ResponderEliminar
  6. Rosa
    não estou a entender a tua questão...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. 50 anos, João. faltava mais de uma década para eu ser um projecto de gente quando se fundaram.
    uma raridade hoje, uma banda destas ainda existir, apesar de todos os percalços, com o rótulo "sex, drugs and rock and roll" bem apropriado.
    adoro, também, a "angie".
    tenho pena de nunca os ter visto ao vivo. pode ser para breve, já que estão a pensar em fazer uma tourné comemorativa dos 50 anos.
    bjs.

    ResponderEliminar
  8. Margarida
    ver o Mike Jagger em palco era um espectáculo adicional.
    Poucos músicos conseguiam ser tão electrizantes como ele, e curiosamente, dos que vi ao vivo, também só me recordo de outro dinossauro musical: Tina Turner.
    De qualquer forma, e mesmo sem a pujança física de outrora (está quase nos 70...), ainda valerá bem a pena assistir ao vivo a um concerto dos Stones...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Um passeio pela "primavera" da minha vida - eles e os Beatles acompanharam o meu crescimento ...
    Tanta canção, tanta recordação!
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Justine
    exactamente como eu...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Desculpe, acho que compliquei tudo.
    Apenas quis dizer que um dos temas que sempre gostei de ouvir é, justamente: Angie. E quando fui pesquisar sobre o que significava, vi o que, para mim, é essencial:
    "But Angie, Angie, ain't it good to be alive
    Angie, Angie, they can't say we never tried."

    ResponderEliminar
  12. Rosa
    tudo percebido e claro que concordo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Frederico
    eles estão quase à beira dos 70 anos.
    Até quando durarão mais?
    São já um caso inédito.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Nunca fui fã dos Rolling Stones. Conheço alguns dos seus êxitos mais notáveis, mas, talvez por nunca ter sentido esse apego nos familiares mais velhos, acabei por também não me identificar com as suas músicas. No entanto, já com outras bandas tenho mais ligações, nomeadamente os Queen, os Scorpions, os Pink Floyd, os Aerosmith, etc, que são bandas que os pais gostavam.

    A longevidade da banda e de Mick Jagger é notável. E o David Bowie que o diga, ahah. :pp

    abraço :3

    ResponderEliminar
  15. Mark
    ouve na altura uma enorme rivalidade entre os Beatles e os Stones, tendo a banda de Liverpool muito mais popularidade do que o conjunto de Jagger e Richards.
    Mas há quem diga que o rock puro e duro é o dos Stones.
    Um facto é que se aguentaram, ainda se mantêm activos e só têm acompanhamento, que eu saiba, do David Bowie e Roy Orbinson.
    Eu, de início não era muito fã, mas depois de ver o Mike Jagger em palco, é "outra música"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Queria agradecer a sua constante visita no meu blog.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  17. Rosa
    os blogs que visito e os comentários que deixo é porque gosto dos blogs e das postagens.
    Continuarei a passar sempre por lá com prazer.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Dos poucos que fazem parte da história da música!

    Fiquei um bocado zonzo ao ver os vídeos, penso mesmo que exalam algo...:)

    ResponderEliminar
  19. Dylan
    já lá estão e por direito próprio.
    Sobre os vídeos essa tua opinião é no sentido positivo, creio...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Goste-se ou não, os Rolling Stones são uma referência incontornável da música do sec. XX. Eu sou dos que gosta (não de tudo) e tenho pena de nunca os ter visto ao vivo, por isso percebo o que dizes. Deve ter sido um grande concerto e ver o Mick Jagger em palco deve ser só por si um espectáculo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Eles são fantásticos! e 50 anos é obra =)

    ResponderEliminar
  22. Arrakis
    não foi o melhor concerto a que já assisti, esse foi o de David Bowie; mas que o Mike é (ou melhor, era) o mais fabuloso animal de palco da música moderna, é um facto.
    Agora, perto dos 70, já não pode naturalmente ter a agilidade de outrora. Mas eu vi-os há 22 anos!!!
    (também estou velho, eu, hehehe).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Sérgio
    e já anunciam nova ronda de concertos...
    Será possível?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Eu por acaso fui sempre pouco fã dos Rolling e muito mais dos Beatles, embora forem coisas diferentes. De facto agora consegui que também a minha filha adore Beatles.
    Obrigado pelo comentário, está a ver que ado num volto/não volto que só o tempo acabará por decidir.
    Saúdos.

    ResponderEliminar
  25. Olá Kaplan
    que bom ver-te de novo por aqui...
    Sim, houve sempre uma certa rivalidade entre os Beatles e os Stones, não tanto pelo tipo de música, mas pela simultaneidade e força que os dois conjuntos mostraram na altura.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Grande banda!
    Estava para falar de "Start Me Up", [das minhas preferidas] mas já vi que está na lista abaixo.

    ;)

    ResponderEliminar
  27. Mz
    foi a primeira música que eles tocaram quando os fui ver a Alvalade...
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!