domingo, 29 de abril de 2012

Acerca da blogosfera...

Já ando nisto há muito tempo, e imodestamente já ajudei, e com gosto a criar ou a tornarem-se conhecidos vários blogs.
Infelizmente também tenho assistido ao fim de muitos, alguns de grande qualidade, e bem parte deles por terem "migrado" para as redes sociais.
Mas o que me traz aqui é um desabafo; todos temos alguma motivação para termos um blog e decerto não será a quantidade de comentários que cada postagem tem. Mas um facto é que gostamos de ver os posts comentados, caso contrário, não dávamos espaço a comentários, como alguns, poucos, fazem.
Eu sigo muitos (demasiados) blogs e alguns deles, nomeadamente os colectivos e de comentários políticos, extremamente interessantes, não comento, assim como aqueles, de fotos das mais variadas, que são só para "alegrar os olhos".
O que me entristece são meia dúzia de blogs que há muito sigo e um deles em especial, que comentei sozinho durante mais de um ano, nunca se dignarem comentar uma postagem minha ou de outros blogs. Assim tomei uma atitude idêntica: passo por lá mudo e saio calado...
As pessoas deviam saber que há uma correspondência biunívoca entre seguidores de blogs e que fica mal esse extremo comodismo de gostar de ter comentários e nunca os fazer.
Claro que ninguém é obrigado a nada e eu, mesmo nos blogs habituais falho comentários em muitas postagens (nalguns, é mesmo obrigatório pois publicam cerca de 2/3 posts diários e não há pachorra....)
Não vou citar nomes, pois essas pessoas que aqui critico sabem perfeitamente quem são.
Já uma vez fiz uma pequena purga nos blogs que sigo, e estou quase a fazer outra. Afinal o que conta não é a quantidade que conta, mas a qualidade: de blogs, de postagens e de comentários.

66 comentários:

  1. Querido João,

    Também já notei - como, aliás, já referi anteriormente - uma diminuição no ritmo da blogosfera. Talvez porque perdeu-se o "factor "novidade; talvez porque as redes sociais tomaram o espaço que pertencia aos blogues...

    Da minha parte, continuo a gostar imenso da blogosfera. Permite-nos um nível de aprofundamento de reflexões e pensamentos que não é possível noutras redes sociais / sites. A interacção pode não ser instantânea, como nas redes sociais, mas sedimenta-se com o tempo, vagarosamente. É gratificante.

    Tu és das pessoas que mais enriquece a nossa blogosfera portuguesa. Sei que és um resistente e que o sejas por muitos anos! :)

    Um abraço! ^^

    ResponderEliminar
  2. os comentários são fundamentais, pois mostram que alguém leu o que vc escreveu e deu o devido reconhecimento comentando no blog, e isso nos faz escrever mais, por que se eu escrevo é pq quero ser lido.
    concordo com essa sua crítica, quando comentamos o trabalho de alguém esperamos que comentem no nosso, nem que for para dizer que não gostou de nada do que leu.

    ResponderEliminar
  3. Mark
    a blogosfera não tem qualquer comparação com as redes sociais, nem estas a substituem nunca. Servem para pequenas frases, mostrar fotos e muitas outras coisa, algumas disparatadas, mas não deixam de ter o seu lugar no mundo actual.
    A blogo é um mundo: aqui explanamos as nossas ideias, os nossos gostos, as nossas penas e o nosso viver.
    Como tu, não me consigo imaginar sem a blogosfera.
    E, "last, but not the least", é aqui que tanta Amizade nasce e se desenvolve.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Ribatejano
    tu sabes, que apesar de vez em quando, te "ir às orelhas", sou muito teu Amigo, e não estás, de forma alguma abrangido nos blogs a que me refiro...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Frederico
    não é preciso fazê-lo sempre, pois há coisas que estão fora da nossa esfera, e outras demasiado pessoais; mas de vez em quando, devemos marcar a nossa presença...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Também não compreendo esse tipo de bloggers que referes. Eu também só entendo a blogosfera como uma espaço de partilha. Por vezes e sabes disso, podemos andar mais cansados como andei há algum tempo, e não ter tempo ou disposição durante algum tempo para visitar a todos e falhar volta e meia mas continuar a visitar mesmo sem comentar,mas estar um ano inteiro e seres como dizes, o único a comentar e nem mesmo assim, haver interesse no teu blogue ou em comentar, quer dizer, num mínimo de reciprocidade, isso não compreendo de todo( será que se assustou com o aviso de conteúdo adulto? ou com a tua homossexualidade...será uma hipótese possível?)Olha, acho que fizeste bem. Mas a perda foi dessa pessoa!! Em todos os sentidos!!Sabes que também sigo muitos blogues e entre estes, há também uns (alguns com muitos seguidores, outros com poucos...)que comento sempre que posso enfim, e que nunca, mas nunca se dignaram comentar(não sei se visitar...) Estranho não achas? Eu acho... nem uma vez? :)Qualquer dia faço o mesmo... mas o problema, rsrssr é que gosto de os ler... rssrsrsr :)Beijo

    ResponderEliminar
  7. Eva
    no caso mencionado, ele é homossexual também; é puro comodismo e nada mais...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Bem, em relação à blogosfera e outras redes sociais, sabes a minha opinião. Quanto aos bloguistas, há-os de todo o tipo, como em todo lado. Mas este é um espaço de partilha, e os que esperam comentários mas não se dignam fazê-los arriscam-se a acabar... a falar sozinhos!
    Bjs e não te aborreças com isso.

    ResponderEliminar
  9. Teresa
    de forma alguma.
    Um desabafo é só um desabafo; e há tanto blog maravilhoso na minha lista que meia dúzia que não vale a pena, não incomodam ninguém...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. percebo bem o que escreves, João, e por uma razão em especial: como bem sabes, na maior parte dos meus posts, tu és a única pessoa que comenta. e eu agradeço-te muito essa atenção, de não tratares o que escrevo como vinha vindimada.

    mas tirando isto, habituei-me a ter poucos ou mesmo nenhuns comentários, e a não fazer depender a minha vontade de escrever da existência ou não, e do número, de comentários. o que não significa que não goste, e muito, de ter comentários.

    e por isso tenho sempre a preocupação de responder (mesmo que às vezes não o faça de imediato). porque muitas vezes são comentários verdadeiramente interessantes, que dão feedback ao que escrevemos e que prolongam os nossos próprios textos. mas mesmo que seja apenas uma amabilidade, então por maioria de razão temos a obrigação de responder a uma amabilidade que nos fazem com outra.

    escrever o meu blog quase diariamente, e depois de tantos anos a fazê-lo, às vezes é um exercício muito solitário. e por isso, para além de ser teu amigo, agradeço-te o facto de tantas e tantas vezes eu ter a sensação de que só te tenho a ti por companhia no innersmile.

    já te queria dizer isto há muito tempo, e olha, veio a propósito deste teu texto.

    abração

    ResponderEliminar
  11. Totalmente de acordo com as tuas palavras, infelizmente. Sim, porque as mudanças no ensino e sobretudo a minha colocação num meio inóspito reduzem os comentários que teço e quantas vezes as visitas.
    Por razões de saúde perdi a prática na escrita, vocabulário, diminui a leitura mas apesar de tudo isto não compreendo a migração dos blogues para as redes sociais (tanto que nem sequer consigo alimentar a página do meu no Google +). Sobretudo no facebook tudo é efémero. E quão fácil é partilhar o que alguém publicou. Já os blogues implicam interação, crítica, alma e sensibilidade. Como tal, embora haja lugar para ambos, a blogosfera é para mim impreterível (até para questões profissionais. Por ex., o multiply pode servir de plataforma para interagir com os alunos, o tumblr para os levar a escrever, ...)
    Mas o face não deixa de ser um lugar para cuscos. Nesta semana, o meu não apaguei porque não quero perder o contacto com os meus alunos desde 97. Na escola, por eu ter comentado uma publicação num blogue de educação onde sem saber como uma ata de pedagógico foi publicada, alguns dos cérebros iluminados femininos, incapazes de compreender o que escrevi, deram ouvidos a uma "gaja" que disse que, no meu face tinha escrito que "todas as professoras da minha escola são umas putéfias". Oportunidade de defesa não tive. Foi acusação que logo me encaixaram no órgão de gestão. Como de facto não nutro qualquer respeito por aquelas que tudo fazem para alcançar os seus objetivos, limitei-me a não negar o que acabei de escrever. Passei 2 dias a analisar o meu face e nada da tal frase por lá consta!
    Tão farto estou de escrever com entrelinhas no blogue que este acontecimento levou-me a tomar novas rédeas: acabaram-se os recursos estilísticos e as palavras ocultas. Já entendi que perseguido sou (na verdade já o sabia).
    Um abraço e a todos os leitores, cuidado com os amigos conhecidos nas redes sociais como o FB.

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    apesar de eu não comentar os teus posts todos e de teres outros comentadores menos assíduos...
    Concordo inteiramente e sou defensor acérrimo das respostas aos comentários exactamente pela razão que apontas: a eventual complementaridade com o texto, e sendo assim o seu enriquecimento pelo acréscimo de maneiras de ver e sentir um assunto.
    Sinto-me muito bem no teu canto, sabias?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Paulo
    não me queixo de ti, sabes bem disso...
    Quanto ao FB, tenho muitas reservas, mesmo muitas, pelo uso indevido que possam ter algumas afirmações lá deixadas.
    Uso-o no indispensável e para mim, como sempre afirmei, não tira a vez, de modo algum à blogo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Em primeiro lugar quero dizer que adoro visitar o teu espaço, pois enriqueço a cada post teu...

    Em segundo lugar, também te agradeço por ter divulgado o meu espaço e teres divulgado outros espaços e assim eu ter tido a oportunidade de poder seguir outros cantos maravilhosos...

    Em relação ao meu canto, claro que eu gosto de saber a opinião das pessoas e tu foste a primeira a fazê-lo. Mas, não me incomoda se ninguém comentar...

    Sei que ultimamente tenho postado imensos posts por dia, mas é a minha forma de estar actualmente na vida...

    Se me visitares uma vez por semana, já fico feliz e contente, porque os teus comentários são sempre pertinentes...

    Obrigado pela tua amizade e carinho

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  15. Eu sei João :)

    Mas senti-me no direito de escrever as minhas falhas e sobretudo alertar os nossos amigos.

    Gde abraço.

    ResponderEliminar
  16. Culpado.
    Venho aqui? Sim, sempre! Comento? não tanto como deveria.

    Abraço joão.

    ResponderEliminar
  17. As redes sociais são demasiado públicas enquanto que no blogue a intimidade é muito maior.

    ResponderEliminar
  18. Francisco
    mesmo antes de te conhecer pessoalmente já simpatizava muito contigo, daí a minha aposta no teu blog.
    Compreendo perfeitamente a tua maior colaboração no blog, devido a uma maior disponibilidade de tempo e a veres menos gente devido a situações pessoais, profissionais e não só, pois tiveste um "aviso" e como pessoa inteligente que és, abrandaste uma determinada actividade, o que só te faz bem.
    E deixou de haver motivos mais directos como dantes, pelo que te dispersas mais em cada blog.
    Houve pois uma modificação que é mais que justificada, mas nem sempre encontro motivos para comentar, embora leia sempre com interesse e comente muitas vezes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Paulo
    fizeste bem; tudo o que sai do coração é puro e tu assim fazes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Pedro
    não me queixo de ti e tu sabes que é verdade.
    Tu também não postas muito,mas sempre vais dizendo alguma coisa no teu blog e eu sempre que posso também lá deixo a minha marca.
    Precisavas era de uma coisa: encontrar a pessoa certa, não é verdade?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Ribatejano
    essa é a grande verdade!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. João, não te apoquentes tanto: imagina assim: na vida, passam por ti muitas pessoas: conhecidos, amigos e Amigos. os primeiros, não te merecem confiança, não te dizem nada, conheces devido a circunstâncias várias, os segundos, podes ir tomar um café, almoçar, partilhar ideias, podem ser colegas de trabalho, etc, conversas sem problema, mas não aprofundas, os últimos, provavelmente cabem na tua mão, estão do teu lado nos bons e nos maus momentos, dão-te conselhos, tu a eles, estendem-te dos braços, oferecem-te os ombros, choras e dás umas boas gargalhadas. estes últimos podem não estar sempre presentes, todos os dias, mas quando estão, quando precisas, são ouro, para estimar. assim são os bloggers. claro que se começa devagar, a confiança não surge de um dia para o outro, baby steps, criar bons alicerces, regar a Amizade para não esmorecer, e depois, manter, cuidar, Amar...
    há blogues e blogues, uns dizem mais que outros. o teu diz-me muito, :)
    bjs.
    ps: está um dia soalheiro! espero que amanhã tb esteja.

    ResponderEliminar
  23. Margarida
    está bem feita a analogia e eé isso que eu faço.
    Mas eu não me fiz entender bem, neste desabafo: ele não é generalizado, muito longe disso, refere-se apenas a meia dúzia de blogs - mesmo só meia dúzia - e eu leio e sigo muito mais de uma centena.
    Daí eu não ter razão de queixa, apenas me custa ver atitudes de comodismo tipo: "se quiseres aparece, que eu gosto muito, mas eu não me mexo daqui"...
    Infelizmente deixei há pouco um comentário no meu post anterior, a dizer que possivelmente não poderei aparecer, por razões pessoais: um almoço fora de Lisboa com familiares que não vejo há muito.
    Iria contactar-te por mail.
    Mas de qualquer forma, vamos em breve marcar um encontro (caso queiras, claro) pois tenho vontade de te conhecer pessoalmente.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. ok, João, sem problema, não faltarão oportunidades.

    ResponderEliminar
  25. Olá João.
    Novo nestas coisas já me apercebi que é muito importante ter eco do que escrevemos.
    Não frequento as redes sociais. Há quem diga que 'nem sei o que perco' e eu respondo 'também não sei o que ganho'.
    Como sabes, comecei a escrever porque tu me incentivaste.
    Já visitava blogues e demorava-me em alguns deles. O 'timing' das coisas num blogue é diferente. Não é preciso correr.
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. João, concordo plenamente contigo. Afinal de contas são precisos dois para fazer uma relação (de amizade) e se não há feedback então não vale a pena insistir. É como ficar a falar sozinho e isso não agrada de maneira nenhuma lol

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  27. Margarida
    decerto que não e se o Déjan cá vier em breve, como espero e anseio, tanto melhor.
    Ainda não está posta de parte a realização de mais um jantar de blogistas. A ver vamos...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Pedro
    fico muito satisfeito com o êxito que o teu blog está a ter e sei que sabes ser ponderado e o conduzirás a ser um blog de muito sucesso.
    Quanto às redes sociais, não perdes grande coisa....
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Arrakis
    é exactamente isso.
    Comecei a frequentar o teu blog devido ao 1º. concurso Pixel do Sad eyes e fiquei cliente.
    Só me queixo de uma coisa e não me leves a mal: é praticamente impossível acompanhar o teu ritmo de postagem, pois tu pões uma média de 7/8 posts por dia. Se todos fossem comentados e com a questão da verificação das palavras, já viste quanto tempo?
    E eu que nunca estou em dia com o Google Reader...
    Há coisas muito interessantes no teu blog, imagens por exemplo (não dos meninos, que aí temos gostos diferentes), mas de outras coisas que eu não comento, porque não tenho tempo, e que por exemplo, e aqui já concordo, podiam ser postas nas redes sociais; são imagens, sem texto, interessantes mas que ficam por aí.
    Eu uso esse sistema no Google+...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. Caro João,
    Pessoalmente, continuo a preferir a blogosfera às redes sociais. Por exemplo, o facebook é, na maioria das vezes, um espaço onde se publicam coisas sem interesse nenhum e medonhamente entediantes. Aliás, como o diz o célebre perito em informática, ácaros e cavalos de tróia, com programa no "Portugalex", que dá pelo nome de Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva: programa "O Futuro ontem". Nunca ouviste? Ouve que vale a pena, começamos o dia a dar uma belas gargalhadas!
    Mas voltando ao tema do post: continuo a preferir os blogs. O teu (por supuesto!) e mais alguns cujos temas principais me interessam: política, história, religião versus ateísmo, sexualidade, etc. Em geral comento os posts cujo assunto me interessa e sobre os quais penso ter algo a acrescentar. Mas, por exemplo, há blogs que me irritam porque os comentadores passam o tempo todo a insultarem-se mutuamente. Isto acontece sobretudo nos blogs de política. É uma pena que assim seja.
    Há um outro blog que frequento assiduamente sobre a história e as estórias da cidade da qual sou natural. É um verdadeiro serviço público que presta e que a câmara municipal deveria acarinhar. Porém, invariavelmente, o único comentador dos posts sou eu mais um outro conterrâneo. É lamentável.

    Um abraço de amizade.

    ResponderEliminar
  31. Lear
    é muito curioso, que quase desde o princípio do blog, sempre tive comentadores sem blog.
    O primeiro já não está entre nós, infelizmente, e eu já falei muito dele aqui, o Catatau, que conheci pessoalmente, embora fosse do Porto e com quem estive 3 ou 4 vezes, era fabuloso nos seus comentários, a vários blogs, com uma dinâmica incrível.
    Muito insisti com ele para ter um blog e a sua resposta era sempre a mesma: o meu blog são os blogs que sigo e comento.
    Outro houve que passado uns tempos lá arranjou um blog, muito interessante, mas ultimamente, sem o encerrar, não o actualiza desde há tempos (coisas de amores).
    um muito recente, depois duma sugestão minha, lá arranjou um blog e está a ter bastante sucesso.
    E depois existes tu e um outro amigo que era certinho, mas nunca mais soube nada dele.
    São comentadores muito especiais, que não se limitam a vir aqui e dizer que isto ou aquilo é lindo ou interessante, mas emitem opiniões e geram respostas.
    Compensam e em muito os casos de que falei no texto.
    Um obrigado sincero.

    E para terminar em beleza: para quando um blog? Eheheh...

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Olá João
    Talvez esta seja a primeira vez que comento o seu blog, apesar de dar uma espreitadelas de vez em quando.
    Mas depois deste seu ultimo post vou começar a comentar, pois de alguma reflexão cheguei á rápida conclusão que os comentários nos estimulam a escrever mais e melhor!
    Um bem haja e continuação de bons Post ;)
    .

    ResponderEliminar
  33. Olá João!
    Talvez esta seja a primeira vez que comento o seu blog apesar de vir aqui umas espreitadelas de vez em quando.
    Depois de uma rápida reflexão sobre o seu ultimo post cheguei a conclusão que os comentários nos fazem escrever mais e melhor, isso só resulta em qualidade!
    Por isso vou apesar de não ser meu habito comentar, vou ter mais isso em conta, principalmente no seu blog visto você ser um comentador assiduo no meu blog

    ResponderEliminar
  34. Olá Ricardo
    obrigado pela tua visita, que me satisfaz muito e com toda a sinceridade.
    E porquê? Não por ser mais um comentário, mas por me dar oportunidade de falar de um aspecto que apenas aflorei no texto e que tem muito a ver com ele; trata-se de blogs de inegável qualidade e que são praticamente ignorados, o que é uma pena.
    O teu blog http://letrasdespidas.blogspot.pt/
    é um exemplo disso.
    Claro que estiveste "ausente" durante um tempo algo longo, mas as tuas postagens são muito interessantes e merecem ser lidas e comentadas por mais gente. Daqui faço um apelo a bons amigos e bons bloguistas que por aqui passem, que visitem o teu blog, pois não se arrependerão.
    E tu, claro, volta sempre que queiras. A porta está aberta.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. Ricardo
    aproveito esta repetição do comentário para referir apenas uma coisa de que me esqueci no meu comentário anterior.
    Aqui é proibido o tratamento por você, valeu?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. Desde já agradeço a calorosa recepção. Virei mais vezes com certeza, será sempre um prazer. Aproveito para agradecer também a publicidade ao meu blog. :D
    Abraço Amigo

    ResponderEliminar
  37. Olá João! ^^

    Eu vou apenas fazer eco de tudo o que já aqui foi dito! Concordo plenamente com a tua opinião e tal como o pedro, quando me iniciei nesta nova aventura a escrever o meu novo bog, cedo comecei a ler alguns dos teus posts, sempre muito bem elaborados e estruturados. Posso nem sempre comentar, até porque quando venho para comentar muitas vezes já disseram tudo o que eu vinha dizer e estar a repetir e a bater na mesma tecla também não teria piada nenhuma. Sei que tu entendes o que quero dizer. ;)

    É sempre chato quando dedicamos algum do nosso tempo livre a ler e a comentar outros blogs e essas pessoas não se dão ao trabalho de virem ler o que escrevemos ou pelo menos deixarem um simples olá. Levava-lhes apenas alguns segundos e sempre ficaríamos um pouco mais contentes, pois era sinal que as pessoas mostravam um pouco de interesse pelo que publicamos também. Quanto à questão de as pessoas migrarem para as redes sociais, não posso dar grande opinião. Conheço alguns bons blogues, como o teu e outros que por uma questão de honra não vou dar nomes, mas que tu também segues e comentas e que valem muito a pena serem lidos e relidos por vezes. quem deixa a blogosfera e a blogayesfera para migrar para as redes sociais, não sabe o que perde. Pessoalmente detesto o facebook, embora tenha lá conta por motivos do meu outro blog e poder contactar com pessoas que não usam o messenger e claro pelo meu "Ulisses" maltês. ;)

    Aproveito o momento para agradecer as tuas palavras amigas aqui e ai, e espero que um dia destes marques um almoço de bloguistas [não tenho carro, logo terei de me deslocar de comboio se for fora do Porto, daí dizer almoço ;)] pois gostaria imenso de conhecer algumas pessoas, tu incluído.

    Um abraço grande :3

    ResponderEliminar
  38. Louvamos todos a tua presença sempre assídua nos nossos blogues e nos comentários. É unânime.

    Também é verdade que nem todos comentamos sempre com a mesma regularidade, mas isso deve-se aos contornos da vida de cada um e da disponibilidade que temos em cada momento. Mas eu sempre que posso visito os blogues que sigo e comento.

    Eu também sou daqueles que gosta da blogosfera. Estive uns anos afastado e voltei. E passo mais tempo aqui do que no fb.
    Mas julgo que falta uma forma mais prática de gerir comentário (por notificação), quer nos nossos blogues, que nos que deixamos nos blogues dos outros, como acontece no fb, por exemplo.

    Vamos ver quando é que a blogger trata disso :)

    ResponderEliminar
  39. Rikardo
    eu de vez em quando reúno dois ou três blogs e faço um texto mesmo a solicitar a urgência de que os mesmos sejam visitados. Se este apelo não resultar, vai ser mesmo isso que farei, podes estar certo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  40. Hórus
    tu pertences à nova leva de blogs, que felizmente vão aparecendo para colmatar a tal migração de que falas.
    Outro dia dei-me ao trabalho de ir ao começo do meu blog e é incrível, mas são raríssimos os blogs da altura que ainda existem. Vai havendo sempre uma renovação, mas tenho uma enorme satisfação de ter como amigos muitos dos bloguistas dessa altura e posteriores e que hoje já não estão na blogo.
    Estou farto de afirmar e não me canso, de que o objectivo principal da blogosfera é a partilha. Mas há uma outra realidade que não estando subjacente vai acontecendo normalmente e que é o estabelecimento de laços de amizade: as pessoas vão-se conhecendo pelo que expressam e por vezes, não poucas no meu caso, da amizade virtual passa-se à amizade real.
    Claro que a organização desde há 5 anos de um jantar anual de blogs tem ajudado e muito a conhecer realmente as pessoas e se este ano ainda não decidi se o faço ou não, é que não é fácil organizar um evento desses, com desistências à última da hora e outras chatices. O ano passado jurei que tinha sido o último, mas a ver vamos. Talvez aproveitando a vinda do Déjan cá, pois embora já muita gente o conheça pessoalmente também há muita gente que o não conhece.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Sad eyes
    eu sei que a disponibilidade não é a mesma para todos e por isso refiro que comentar não é uma obrigação, mas sim um gosto que devemos fazer quando temos tempo.
    Sobre a situação de que falas, não sei exactamente a que te referes, pois eu recebo um mail sempre que tenho um comentário no meu blog e até aparecem assinalados como spam aqueles que o são.
    Tenho que te dar os parabéns pelo enorme êxito da tua segunda iniciativa, que penso ter superado todas as expectativas: 31 participações!!!! Muito bom.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  42. Caro João,
    Obrigado pelo teu comentário que me deixou muito lisonjeado. No entanto, para se ter um blog é necessário tempo e sobretudo auto-disciplina para que se possa manter uma certa constância nas postagens. No meu caso, acho que isso não iria acontecer. Assim, vou continuando a visitar os blogs alheios com o maior prazer, como faço com o teu. Quase sempre à noite depois do trabalho, e que bom é trabalhar; é que nos tempos que correm nem todos têm esse direito (consagrado na Constituição da República Portuguesa). Essa pequena parte da noite que dedico aos blogs é um tempo de pleno prazer sem o qual já não consigo passar.

    Um abraço com amizade.

    ResponderEliminar
  43. Lear
    percebo-te inteiramente e espero continuar a ler-te por aqui, o que também é sempre um prazer para mim.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  44. Quando comecei na blogosfera, há mais de 6 anos, as poucas pessoas tinham um blog escreviam porque isso lhes dava prazer. Todos visitávamos o espaço de todos, havia boas trocas de ideias e criavam-se ali ligações interessantes entre as pessoas.

    Mas depois tudo mudou. Os media começaram a dar muita importância a estes espaços, o lucro começou a ser a palavra de ordem e a qualidade piorou a passos vistos. E no meio disto tudo, o que me desilude é que os blogs mais visitados e do qual todos falam não valem um cu.

    Mas lá está, vivemos num país livre e cada um saberá porque gosta de certos sítios...

    ResponderEliminar
  45. White_Fox
    penso que te estás a referir aos blogs das "eminências pardas", quer pessoais, quer colectivos e que são corrente de transmissão de ideologias quer de esquerda, quer de direita.
    E que quando há eleições chegam a ser convidados para encontros de blogs com os candidatos, tudo muito "pompa e circunstância".
    Não me refiro a esses, refiro-me aos nossos, que somos "anónimos" na blogo, mas também sabemos o que queremos e principalmente o que não queremos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  46. É João, eu também percebo isso. Mas comentares um ano um blog que nunca te comentou? É muito triste!
    Eu não gosto das redes sociais, fechei todas praticamente ou abandonei... os blogs são minha paixão!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  47. Pat
    contínuo a ler o seu blog que até é interessante e verifico que não tem um único comentário; porquê? As pessoas cansaram-se, como eu...
    Eu tenho perfil no FB e Google+, mas ao FB é raro ir; gosto do Google+, é mais pequeno e partilho lá pequenas coisas que não dá para postar.
    Mas o blog é tudo para mim.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  48. Sobre esta cena da blogosfera, meu querido João, muito teria que te contar, também. Não tenho nenhum blog e, de momento, a única rede social em que me poderás encontrar é no Google. Lá, tento dar à minha página um formato como gosto e como sou. Gosto muito de dar uma vistas de olhos pela página inicial e de participar quando o assunto puxa por mim e quando sei. Há ali boas participações que me dão para aferir conhecimentos e alargar os que tenho. Também há aquela parte em que gosto de me divertir. E vem tudo isto a propósito do feedback que não se tem. Ali, sei que posso contar contigo e com mais alguém. São sempre os mesmos que me comentam. Não tem problema. Eu sei que a maioria das pessoas não gosta de ler e eu escrevo muito. Continua tudo bem até aqui. Agora, tu andares, um ano inteiro, a comentar sozinho num certo blog, é obra. É evidente que eu faria exactamente o mesmo. As pessoas esquecem-se que só a correspondência biunívoca dá frutos. É assim em todos os aspetos da vida, a começar pelas artes. A obra só fica completa, e tu sabes isso, quando há alguém que a contemple, que ouça ou que a leia. Detesto situações que me “obriguem” a falar para o boneco. E há muito boa gente assim. Acho que, sempre que há um emissor, deve haver um receptor. Isto até os animais sabem fazer. Não é raro ouvir um galo que começa a cantar e outro que lhe responde. E o mesmo em relação aos burros. Ainda que um zurre e outro baixe as orelhas, logo que possa, zurra também.
    Abraços
    Isabel

    ResponderEliminar
  49. Isabel
    é completamente diferente o que se diz num blog e numa rede social.
    Aqui na blogo, eu sou eu mesmo, explano as ideias, mostro as coisas com fotos e vídeos em profusão e "converso", através dos comentários com os meus seguidores.
    Quanto às redes sociais, elas nunca poderão substituir os blogs, nem essa é a sua função.
    Tenho perfil no FB que raro utilizo e no Google+ de que gosto mais, pois é mais restrito.
    Aqui eu ponho muita coisa, mas de uma forma muito mais superficial, ao de leve: uma coisa que vi aqui e ali, gostei e transcrevo, uma frase, uma foto, e sinceramente não espero e não tenho feed back.
    Tu procedes de maneira diferente e se reparares és a única que escreve grandes textos, que as pessoas não estão habituadas a encontrar ali e isso é um facto que leva a que não tenhas grandes comentários; as redes sociais não são para isso.
    Repara, eu gasto imenso tempo com a blogosfera, sigo imensos blogs, comento muito e tenho o meu, claro que me ocupa muito tempo. Se eu fosse a gastar um tempo parecido no Google+ estava tramado...
    Não, eu vou ao Google+, sim e com satisfação, mas sempre numa visão geral e não aprofundada: As outra pessoas fazem o mesmo...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  50. Muito interessante, João. Eu que estava a meter tudo no mesmo saco. Claro que há diferenças, ainda que não tenha pensado nisso quando escrevi o meu comentário. De qualquer das maneiras, adianto-te que sou assim mesmo. Quando tinha hi5, era a mesma coisa. Facebook, nem pensar. Fui parar ao Google como quem não quer a coisa e usei o mesmo sistema. Já percebi que as pessoas deixam flashes e partem para outra. A reacção é imediata. É um bocado como quem vai a uma estação de serviço: serve-se e toca a andar. Eu sou mais do género de ficar, cá fora, a comer o gelado e a olhar para todo o lado. Apetece-me ir para os escorregas e digo mal do pessoal por não regar as buganvílias. Divirto-me até com os ratitos nas encostas. No Google é assim também. Deixo lá alguma coisa quando me apetece, e, de resto, comento os outros. Não me preocupo que não me comentem. Mas, tens razão. Um blog é o nosso espaço, por excelência.
    Abraço longo
    Isabel
    P.S. Volto. Tens aqui matéria muito interessante.

    ResponderEliminar
  51. Isabel
    compreendeste perfeitamente o que eu quis dizer e era esse o objectivo.
    A tua imagem da "estação de serviço" é perfeita, quanto às redes sociais...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  52. João
    Já li este post ontem, mas não pude comentar, por isso volto cá agora.
    Estou parcialmente de acordo consigo. Na verdade, a blogosfera já não é o que era em termos de reciprocidade e até alguma cumplicidade que se estabelecia entre os diversos autores. Conheci alguns leitores dos primeiros tempos do meu blog e, com alguns, continuo a encontrar-me, mas já não nos comentamos, a não ser esporadicamente.
    As redes sociais vieram em certa medida estragar o ambiente reinante na blogosfera, mas também a proliferação de blogs colectivos e, principalmente, o facto de um conjunto desses blogs ter nascido para fazer política.
    Não foi por acaso que PPC fez inúmeros jantares e almoços com bloggers ( a maioria deles jornalistas do DN) e depois de vencer as eleições contratou um significativo número deles para gabinetes ministeriais.
    Penso que isso matou em grande parte a genuinidade existente na blogosfera. As redes sociais ( de que não gosto...) fizeram o resto.
    Ano passado cheguei a ter uma média de 650 leitores diários e, actualmente, há dias em que não chego aos 400. Como dizia o outro, "é a vida!"
    Por mim continuarei a seguir o princípio da reciprocidade. Comento nos blogs que me comentam e, só muito esporadicamente, em alguns que não o fazem, mas cujos posts me "obrigam" às vezes a comentar.
    De qualquer modo, uma coisa é certa. O tempo é cada vez mais curto e, por vezes, é difícil visitar todos os blogs que desejo, quanto mais comentar em todos eles!
    Peço desculpa pelo longo comentário.
    Abraço

    ResponderEliminar
  53. Olá Carlos
    começo por fazer um pedido; eu aqui na blogo trato toda a gente por tu e sinto-me imensamente mal se o mesmo tratamento não usam comigo. Daí peço que me trates por tu, combinado?
    Quanto ao conteúdo do comentário, eu leio alguns blogs colectivos bastante conhecidos e conotados com a esquerda, embora saiba que há tantos ou mais, da direita. Mas nunca comento, são blogs de informação e gosto bastante deles.
    Só comento blogs pessoais e claro que nem sempre, nem todos, pois são muitos os que sigo. Por vezes lá me aparece um blog novo, interessante e não digo que não...
    Mais raro é ser eu a iniciar contacto, que foi o teu caso, mas isso só se acho o blog realmente interessante e vejo isso nos blogs amigos, pelos comentários deixados.
    As redes sociais têm realmente "combatido" a blogo, mas não a vencem, pois são coisas diferentes.
    Muitas vezes, o mal é que as pessoas desleixam os blogs porque gastam o seu tempo todo nas redes sociais...
    Enfim, cá vamos andando e vamos ver onde vai para esta triste sina da situação em que nos encontramos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  54. Eu matei o meu facebook e tive de andar a anti-depressivos!(não só mas também...)
    E este desabafo sai aqui porque é o teu Grande Blog! (e creio que já me vais conhecendo)

    P.S. - Ontem andei a revisitar-nos em Jantares - mas é melhor nem trazer o tema...

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  55. João
    eu sou muito teu Amigo e já te conheço há muito; sim, já te vou conhecendo, mas é impossível conhecer-te por inteiro, tal a forma multi facetada como te apresentas.
    O tema Jantares está em estudo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  56. Está combinado, João!
    Abraço e bom fds

    ResponderEliminar
  57. Carlos
    óptimo; fico bem satisfeito.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  58. Há cerca de uma semana tornaste-te meu seguidor e no meu canto já me deixaste alguns comentários. Como andava ocupado em avaliações, limitei-me a aceitá-los e só agora pude passar por aqui.
    A falta de tempo que por vezes tenho em passar pela blogosfera leva-me a não tornar seguidor de todos os que me seguem porque sei que caso contrário não passaria de uma figurinha na lista de seguidores e isso não me sabe a grande a coisa. Apesar de tudo, sei que muitas vezes assumo à mesma esse papel mas tal deve-se ao facto de nem sempre saber o que hei-de ou como hei-de comentar e acho que um comentário deve sempre ter alguma substância.
    Mas para além disto tudo (ou talvez até relacionado), não acho que a reciprocidade entre os utilizadores da blogosfera tenha de ser obrigatória. Isso contribuiria para que uma pessoa comentasse a actividade de outra só porque sim e não acho que isso seja bom. Eu gosto de pensar nos blogues que sigo como amigos e por isso faço uma selecção do que sigo e ainda assim acho que mais vale um comentário ocasional do que comentários frequentes.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  59. K
    eu não estou nada em desacordo com o que dizes, antes pelo contrário.
    Condeno sim quem NUNCA diz nada a ninguém, mas gosta de ter comentários.
    E para já, um obrigado pela tua visita.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  60. Aqui na blogosfera és um verdadeiro sénior, e é um prazer não só quando leio cada post teu, de temas tão variados mas sempre interessantes, mas também quando contribuis com a tua opinião ou experiência em cada post nosso, ultimamente sobretudo sobre viagens.

    ResponderEliminar
  61. Amigo Coelho
    isso deve-se à experiência da idade e sobretudo à disponibilidade de tempo, nada mais.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  62. Já te tinha dado a minha opinião sobre este assunto, já aqui o tinhas abordado e como sabes estou de acordo com tudo o que disseste. Eu que ora ando sem tempo ora estou doente, maldito PDI,deixo de publicar para poder visitar as pessoas que gosto de ler. É super cómodo escrever e esperar comentários mas não está de acordo comigo. Tarde mas sabes que venho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  63. Mary
    hehehe, desta vez foram nove!!!!
    Se toda a gente fosse como tu...
    E vá lá que eu publico um post de dois em dois dias, em média, mas sigo blogs que chegam a postar 7 por dia!!!!!!!!!!!!
    É impossível comentar tudo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  64. ando há uns meses em situação de crise existencial a meio gás, não ando bem, mas tb não ando mal...vou andando...e esse meio gás não me traz a alegria e energia suficientes para escrever e ler e escrever...
    ultimamente tenho até evitado escrever lá no meu pk sinto-me mal por receber comentários e não poder retribuir a atenção e carinho.
    O blog anda meio perdido, assim como eu...a vida anda tão rápida que nos tira o fôlego.
    Mas, quem sabe em breve não haja um novo bebé blogger, desta vez com cabeça, tronco e membros... aliás, duas cabeças...ehehehe

    um grande, grande, grande abraço!
    Ima

    ResponderEliminar
  65. Ima
    ah, recuperaste a tempo, pois cabeça tem o teu blog...agora um blog com duas cabeças seria uma experiência bem interessante...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!