sexta-feira, 23 de março de 2012

Seguindo em frente...



Aniversário

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a.olhar para a vida, perdera o sentido da vida.

Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo,
O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia-província,
O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui — ai, meu Deus!, o que só hoje sei que fui...
A que distância!...
(Nem o acho... )
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!

O que eu sou hoje é como a umidade no corredor do fim da casa,
Pondo grelado nas paredes...
O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas lágrimas),
O que eu sou hoje é terem vendido a casa,
É terem morrido todos,
É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos ...
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal,
Com uma dualidade de eu para mim...
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!

Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador com muitas coisas — doces, frutas, o resto na sombra debaixo do alçado,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...

Pára, meu coração!
Não penses! Deixa o pensar na cabeça!
Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
Hoje já não faço anos.
Duro.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira! ...

O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...

Álvaro de Campos, in "Poemas"

60 comentários:

  1. Eu sempre festejarei os seus anos meu amigo! Eles ainda lhe trarão muitas felicidades. Beijos!!

    ResponderEliminar
  2. Edu
    sabes que quando se alcança o cimo do monte, a descida é sempre mais rápida que a ascensão.
    No entanto como posso pensar nos anos que tenho,se tenho a felicidade de ainda usufruir da companhia de minha Mãe?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Rafa
    inspirado estava Fernando Pessoa quando escreveu este magnífico poema.
    Álvaro de Campos era um dos heterónimos de Pessoa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. um abraço grande, João. muitos PARABÉNS. espero que passes um dia muito feliz, e tenho a certeza de que seguirás sempre em frente. e NA frente, como tem sido sempre o caso na tua vida.
    e parabéns ainda pela escolha do poema, que é um dos mais belos e poderosos do Álvaro de Campos.

    ResponderEliminar
  5. Miguel
    esse tem sido um dos meus lemas, nem sempre conseguido...
    Quanto ao poema, é magnífico e adapta-se muito bem a mim, neste dia...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. iLove
    obrigado pelos teus votos e pela tua Amizade
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. feliz aniversário! o dia do nascimento comemora-se, acompanhado ou sozinho, mas saudemo-lo (eu não sou muito de festejar o aniversário, mas agradeço, mais um ano que vivi, amei, recebi e dei).
    "às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido" - Fernando Pessoa.
    bjs.

    ResponderEliminar
  8. Gostei!!!!!!!!! Muito!!!!!!!!!! Muita, muita felicidade... SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  9. Magarida
    é exactamente isso. Os festejos já lá vão, e a partir de uma certa idade invade-nos neste dia, uma certa nostalgia e também um filme da vida até aqui...dos bons e menos bons momentos.
    E claro, há sempre a vontade de seguir em frente, de viver...
    Beijinho agradecido.

    ResponderEliminar
  10. Ricardo
    muito obrigado; também eu gosto muito deste poema.
    E hoje vou receber uma prenda musical: vou ver on line uma versão especial da ópera "Eugene Onegin" pelas 18 horas (mais uma em Viena), que não deves perder
    http://streaming.staatsoper.de/
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Este é um dia muito especial, João. Todos os dias são, mas hoje, especialmente, porque é o teu dia, é um marco. Muitos passaste, com certeza, que possibilitaram essas memórias, ternuras, felicidade, agonias, decerto, mas que te completam e te fazem único. Vive, pois, muito mais dias destes. Muitos beijos e Feliz Aniversário!

    ResponderEliminar
  12. Abraço forte de amizade.

    Tem um dia muito feliz e que seja por muitos e muitos anos. :)

    É sempre um prazer visitar este canto :)

    Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  13. Elvira
    obrigado pelo teu comentário tão bonito e pelos teus votos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Francisco
    já és um "velho" Amigo.
    Obrigado pelos teus votos e pela tua assiduidade aqui no blog.´
    É sempre um prazer ver-te por aqui.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Espero, amigo, que ainda não te sintas como o Fernando; que sintas que festejar os anos, apesar das dificuldades e distâncias, ainda valha muito a pena.
    Comemora, vive, e utiliza outros versos do mesmo autor: "...tudo vale a pena..."

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  16. Parabens a voce, chako pako!!!
    Happy birthday!
    I wish you all the best meu amor!!!
    Need your smile today!

    http://1.bp.blogspot.com/-F9H6ExaN8TM/TuZYmau0E6I/AAAAAAAAA7c/N_LLHeFheoE/s1600/niver.jpg

    Kisses from Belgrade!

    ResponderEliminar
  17. Catso
    não chego ao desespero do Fernando, mas a vida vai pregando partidas, é mesmo assim...
    Fazes bem em lembrar a frase mais emblemática de Pessoa, pois o que importa acima de tudo, é mesmo a Vida.
    Abraço amigo e agradecido.

    ResponderEliminar
  18. Muitos Parabéns e que tenhas um (muitos) dia(s) feliz(es)!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Happy Birthday João! I look forward to share a birthday drink or dinner on my next visit.
    Your friend,
    Arthur

    ResponderEliminar
  20. Eu por acaso também já há muito que deixei de festejar os meus aniversários, se calhar porque já começo a sentir o peso do tempo a passar. No entanto, eu não tenho problemas com o tempo que passa enquanto me manter em plena posse de todas as minhas faculdades. Afinal de contas, o que importa não é somarmos anos à nossa vida, mas sim somarmos vida aos nossos anos.
    Desejo-te um feliz aniversário com tudo de bom e do melhor, sobretudo muita saúde, alegrias e amor junto de quem tu mais gostas e estimas. Que Deus te ilumine sempre o caminho sem cessar.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. My dear Déjanito
    I miss you here today with me.
    I hope realy you can be here next may...
    Congratulations, your portuguese speach is each time better and better.
    I love you.
    Kisses.

    ResponderEliminar
  22. Arrakis
    a felicidade é isso mesmo: um somatório de dias felizes. Eu tento todos os dias que isso aconteça.
    Abraço amigo e agradecido.

    ResponderEliminar
  23. Arthur
    I hope so.
    It will be in nice weather days and we can do it here in my terrace.
    Thanks for your congratulations.
    Big hugs.

    ResponderEliminar
  24. FireHead
    um agradecimento grande ao teu belo comentário.
    O que me aflige não é envelhecer, mas sim a forma que isso venha a ter; detestaria tornar-me dependente e nesse caso prefiro partir mais cedo...mas por ora, não vamos falar disso.
    Uma boa prenda seria uma vitória hoje em Olhão, hehehe...
    Abraço amigo e agradecido.

    ResponderEliminar
  25. Para mim aniversário não é algo necessariamente para ser comemorado, pq ficar mais velho é algo que não desejo.
    ps: adorei a imagem do post

    ResponderEliminar
  26. Frederico
    já me esqueci a última vez que festejei o meu aniversário.
    Também gostei muito da foto, razão pela qual a escolhi.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Parabéns João.
    Vale sempre a pena festejar a vida, o aniversário é só um pretexto!
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Muitos parabéns João. Espero que esteja a Ser um dia em grande.
    abraço!

    ResponderEliminar
  29. Olá, João!
    Antes de mais, gostei de te ouvir ao telefone. Seguidamente, quero dizer-te que estou aqui numa baralhação do caraças. É que estou a ouvir a Sagração da Primavera. Fazes anos em plena Primavera. Já viste João? E antecipaste o teu aniversário com este belo vídeo. Portanto, esta baralhação em que me movo, agrada-me muito.
    Por último, quero dizer-te que fazer anos não sei bem o que é. Normalmente, é um dia triste para mim. Por razões óbvias. Só que há sempre aquela palavra simpática, há sempre um ramo de flores ou até as prendas "desconchavadas" das minhas filhas. Oferecem-me coisas que nem te passa: uma caixinha de música, um livro com desenhos feitos por putos, um boneco qualquer engraçado que encontrem nos chineses, uma concha de caracol, uma agenda com pensamentos, sempre a propósito, um mail com lições de Yoga... Coisas que elas sabem que, para mim, valem muito.
    Ora bem. Era uma coisa dessas coisas "desconchavada" que eu gostaria de te oferecer. Não estás perto. É pena! Havia de descobrir uma coisa engraçada. Por isso, recorda o "parabéns a você" que eu te cantei de manhã. Agora, mistura-lhe uma enorme dose de amizade. Pronto, já disse tudo!
    Beijocas
    Isabel

    ResponderEliminar
  30. Muitos parabéns. Sou visitante habitual deste espaço mas um visitante silencioso. Quebro hoje esse silêncio para desejar muitas felicidades. Saúde e sorte. Saúde para ti e para quem amas. Desculpa manter o anonimato mas nem todos têm a coragem para se revelar. Gosto do que escreves e continuarei a visitar-te.
    Grande abraço.
    Pedro.

    ResponderEliminar
  31. Teresa
    é mesmo isso.
    E a Vida é o dia a dia, e não o dia do aniversário.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  32. João
    foi um dia igualzinho aos outros com uma indicação de algo que já sabia: é muito bom ter Amig@s!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. Olá Isabel
    também gostei de ouvir a tua voz, hoje de manhã.
    Eu sou mesmo um rebento da Primavera e portanto seria quase anormal não gostar da "Sagração". É linda!
    Do vídeo que pus na postagem anterior, a segunda parte é um espectáculo...
    Quanto ao dia de aniversário, como referi aí atrás, é um dia banal, em que talvez olhemos com nostalgia para o nosso passado, para as pessoas que "viveram" connosco, ao longo dos anos e principalmente o importante que é ter AMIG@S!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Caro Pedro
    não te chamo "anónimo" porque usas um nome, mesmo que não seja o verdadeiro.
    Obrigado por seguires este blog e gostares dele.
    Presumo que não tenhas nenhum blog, e é pena, pois seria uma forma de te "libertares" um pouco.
    Se quiseres falar um pouco, podes sempre usar o meu e-mail que está aqui no blog, no meu perfil.
    E serás sempre bem acolhido aqui, no blog.
    Obrigado pelos parabéns.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. E só para deixar mais um abraço João. Já agora, e como não pude deixar de reparar, o que é chako pako? :D

    ResponderEliminar
  36. Speedy
    obrigado pela tua lembrança.
    Fazes bem em perguntar pois é comum essas palavras entre mim e o Déjan.
    Ele é um brincalhão e passa o tempo a inventar formas de me tratar, puramente saídas da sua imaginação.
    A primeira, logo no início foi ele ter-me chamado "chako pako"; eu gostei e de vez em quando também eu o trato assim; não tem tradução mas significa algo muito carinhoso entre nós.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. João,
    Os meus parabéns e muitas felicidades, peço desculpa por serem atrasados. Parafraseando o que disse um amigo anteriormente, o mais importante não é dar anos à vida mas pelo contrário dar vida aos anos. E penso que no teu caso é isso mesmo que acontece. Tens uma mente jovem e aberta e isso é o melhor do mundo. É sempre com enorme prazer que visito este teu espaço de cultura e o que é mais, de partilha, sobretudo partilha de emoções.

    Nota: tocou-me imenso a mensagem do anónimo Pedro. Um abraço para ele.

    Para ti, João um abraço com muita amizade.
    Lear

    ResponderEliminar
  38. Olá Lear
    tal como o Pedro, tu és um seguidor habitual deste blog que é essencialmente um local de partilhas, pelo que me é sempre grato registar mais uma presença, como esse silencioso Pedro.
    As pessoas que não têm blog são mais difíceis de delinear, pois através do que se escreve e da forma de escrever, vai-se fazendo uma "foto" da pessoa em causa, e isso para mim é importante, não no aspecto físico, mas na definição da pessoa.
    De ti, tenho uma ideia já algo construída, através dos teus comentários, que são sempre muito interessantes. Do Pedro, como é lógico, só tive agora um primeiro "flash".
    Curiosamente, um dos melhores amigos que conheci através do blog, e que já faleceu, infelizmente, não tinha blog.
    Mas os seus comentários aqui e em outros blogs eram de tal importância, que o convidei a vir a um jantar de blogs, ele veio (era do Porto) e tornou-se, ao vivo, uma referência muito importante para muitos de nós. Era o Catatau e a sua doença e morte foram muitíssimo acompanhadas aqui na blogosfera.
    Quanto ao aniversário foi um dia perfeitamente normal, apenas com duas "anormalidades" - saber que tenho muita gente Amiga, e virem-me à lembrança muitas coisas de toda a minha vida, coisa que acontece, mesmo que se não queira...
    Bom fim de semana e um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  39. Meu caro amigo João.
    Ontem não pude vir aqui deixar-te o meu abraço mas faço-o hoje num post onde escolheste uma foto de originalidade incrível, com um título que demonstra determinação e maturidade e um poema belíssimo de uma sensibilidade transbordante no conteúdo e na forma.
    Meu amigo, por um lado nada acontece por acaso, por outro o transpor de mais um aniversário é apenas o atravessar uma passagem simbólica em direcção ao futuro. O post que colocaste hoje resume muito do que tu és como ser humano: Determinado, maduro e sensível, sabendo bem o que fazes na vida e como o fazes! Um homem bom e de coragem como tu está sempre de parabéns. Não uma vez em cada ano, mas sim todos os dias!
    Um grande abraço com muita amizade.
    Luís

    ResponderEliminar
  40. Luís
    tenho algum receio que as minhas palavras possam ser mal interpretadas, mas devo dizer que fizeste uma análise (no que respeita à postagem), perfeitamente correcta: a foto, o título e o poema foram cirúrgicamente escolhidos, pois representam exactamente o momento que vivo, o momento presente.
    De resto, cedi um pouco em relação à música que não está ao nível do resto.
    Este poema é algo que eu teria "encomendado" a Pessoa para escrever sobre esta data: está ali tudo, o meu passado, o meu presente e até o meu futuro...
    Obrigado pelas tuas palavras, que me foram particularmente sentidas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Festejar os anos é bom! Acho que mesmo depois dos 40 não vou deixar de o fazer ;)

    E parabéns :D

    ResponderEliminar
  42. White_Fox
    são coisas muito subjectivas.
    Eu fiz uma festa muito grande quando fiz 50 anos, pois é meio século e merece um festejo.
    Depois, não porque me sinta velho, mas porque os tempos estão difíceis, são comemorações muito intimas,apenas.
    Mas acho muito bem que penses assim.
    Obrigado pelos parabéns.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  43. Mesmo assim, os meus parabéns e votos de vida longa com muita saúde!

    Abraço

    (a propósito de Álvaro de Campos, vale a pena ir ver a exposição na Gulbenkian sobre Fernando Pessoa)

    ResponderEliminar
  44. Justine
    obrigado pelos teus votos.
    Já estou avisado; espero não fazer como de outras vezes - adiar, adiar, e de pois...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Festejavam??
    Nada disso!
    É sempre momento de festejar (mesmo quando aparece o 5 ...)
    Desculpe o atraso mas muitos parabéns e é claro que tem muitos motivos para comemorar mais um aniversário. Tenho certeza que sim. E vamos em frente, sempre!

    ResponderEliminar
  46. Fez aninhos?
    Eu também... um dia depois de si :)

    Deixo-lhe um grande abraço e desejo-lhe saúde, serenidade, carinho... que mais se pode desejar?

    VIVER!

    Bjnhs

    ResponderEliminar
  47. Ai Rosa, Rosa
    quando será que vem o tratamento por tu?
    Qualquer dia zango-me, hehehe...
    O problema é que o 5 já passou há uns anos...
    Beijinho agradecido.

    ResponderEliminar
  48. Ai, Mz, Mz
    quando será que vem o tratamento por tu?
    Qualquer dia zango-me, hehehe...
    Com que então aniversário a 24 de Março e não se diz nada...
    Como posso adivinhar? Nem há um perfil no FB, que para mim, só serve para me alertar dos aniversários...
    Os meus parabéns atrasados e não te pergunto se queres trocar, quanto ao número de anos, porque não se fazem propostas indecentes a Senhoras...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  49. pinguim desculpa mas de quinta até terça feira estou complemente ausente. raramente venho aqui nesses dias. Parabéns, tudo e bom para ti.Se fizesses anos uns diazitos antes éramos do mesmo signo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  50. Mary
    e que importância isso tem???
    Eu sou Carneiro e mesmo muito, apesar de ter aparecido logo no início do signo. Mas tenho ascendente Peixes, pelo que ainda é maior a proximidade.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  51. Dois posts seguidos, com poemas do génio? Começo a estranhar-te! Finalmente rendeste-te ao maior? Parabéns atrasados (que já te dei com menos atraso que este, mas apeteceu-me dar-tos novamente). Forte Abraço.

    ResponderEliminar
  52. André
    obrigado (mais uma vez) pelos parabéns.
    Eu nunca deixei de gostar do(s) Pessoa(S); nunca gostei foi de o endeusar, como se não houvesse outros poetas cá no burgo.
    Mas é fundamental, claro, na poesia portuguesa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  53. Este poema é de grande beleza. Transporta-nos.
    Não sei se foi o seu aniversário.
    Ainda que esse dia viva assim de recordações tão marcantes, não o apagues dos teus dias e aceita que tudo na vida muda.
    Hoje o importante é que ainda recordas os teus anos - aniversário.
    Aceita um abraço com amizade e um desejo também sincero:
    - Sê feliz. Vive a vida com alegria

    ResponderEliminar
  54. Luís
    sim, foi o meu aniversário e este longo e belo poema, adequa-se bastante bem à actualidade desse dia e às recordações que ele traz consigo.
    Claro que tudo muda na Vida e quem sou eu para discordar desse facto tão evidente?
    É na aceitação dessa mudança que vou vivendo, o melhor possível, dia a dia.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  55. Com o atraso que já nem me envergonhar consegue, venho aqui apresentar os meus votos que, mais do que tenhas tido um boa dia de aniversário, que mais uma primavera seja sinal de acumulação de sabedoria, iniciativa e humildade que te tem marcado. Dois Abraços.

    ResponderEliminar
  56. Caros Coelhos
    nem tens nada que te envergonhar.
    O pior é que em vez de Primaveras são Outonos, hehehe...
    Abraços agradecidos.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!