segunda-feira, 5 de março de 2012

Pai

Faz hoje 23 anos que partiste, assim de repente...
Alguns anos antes, quando numa conversa a sós, após te ter dito que era homossexual, deste-me um abraço e disseste-me que se tu não me compreendesses, por seres meu Pai e daí o meu maior Amigo,ninguém me compreenderia, fiquei a saber que além de Pai, ganhara um Amigo, o meu maior Amigo.
E depois, não me deste muito tempo para usufruir dessa Amizade.
Fizeste-me tanta falta, Pai...Fazes-me tanta falta...
Recordo-te como um Homem vertical que sempre pôs a Família à frente de tudo, e por isso, porque eu era da tua Família, não hesitaste em aceitar-me tal como sou, embora isso contrariasse os teus conceitos de vida.
Obrigado, Pai, por tudo o que me deste.

O Pai
Terra de semente inculta e bravia,
terra onde não há esteiros ou caminhos,
sob o sol minha vida se alonga e estremece.

Pai, nada podem teus olhos doces,
como nada puderam as estrelas
que me abrasam os olhos e as faces.

Escureceu-me a vista o mal de amor
e na doce fonte do meu sonho
outra fonte tremida se reflecte.

Depois... Pergunta a Deus porque me deram
o que me deram e porque depois
conheci a solidão do céu e da terra.

Olha, minha juventude foi um puro
botão que ficou por rebentar e perde
a sua doçura de seiva e de sangue.

O sol que cai e cai eternamente
cansou-se de a beijar... E o Outono.
Pai, nada podem teus olhos doces.

Escutarei de noite as tuas palavras:
... menino, meu menino...

E na noite imensa
com as feridas de ambos seguirei.

Pablo Neruda, in "Crepusculário"



©Todos os direitos reservados. A utilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

56 comentários:

  1. Fisicamente vocês são muito parecidos...
    Puxa, suas palavras foram emocionantes, me tocaram profundamente...
    Lamentavelmente todos nós partimos, aos que ficam, só restam a dor da saudade....
    Forte abraço garotão!

    ResponderEliminar
  2. Muito bonita tua postagem.
    E confesso que queria ter uma relação de forte amizade com meu pai como vc parecia ter.

    Um abração!

    ResponderEliminar
  3. Como gostava de ter uma relação assim, como a tua e de teu pai.

    Muita luz no teu coração.

    Abraço imenso.

    ResponderEliminar
  4. Ro
    é incrível; por vezes quando me olho ao espelho na casa de banho, até a mim me parece que a imagem reflectida é a do meu Pai.
    E se tivesse um filho,gostaria de lhe ter proporcionado os mesmos valores que ele me transmitiu.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Prisioneiro
    infelizmente, desperdiçámos, ambos, muitos anos de vida sem uma aproximação verdadeira; nunca houve problemas entre nós,mas também não havia abertura, até esse dia em que as coisas foram faladas, olhos nos olhos, entre nós.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Vasco
    tenho consciência de que foi uma convivência invejável, de que muito me orgulho.
    E, pese embora, possa haver alguns problemas, de início, estou convencido que os laços de sangue acabam sempre por ser mais forte que as convenções e os preconceitos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Luís
    obrigado pela vossa Amizade,tua e do Gonçalo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Rafa
    há sempre um receio, e embora eu soubesse da rectidão do meu Pai,temia que os seus princípios conservadores pudessem obstar a uma aceitação sem reservas; nesse campo foi sorte, sim.
    Mas também foi preciso coragem da minha parte, pois os tempos eram outros e não havia, apesar de tudo, a abertura que hoje existe para estas situações.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado, Miguel
    Outro para ti,também.

    ResponderEliminar
  10. Frederico
    não poderias estar mais certo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. As saudades nunca morrerão, mas também ninguém te tira a doçura das recordações do teu pai amigo e compreensivo.
    És tão parecido com ele:-))

    ResponderEliminar
  12. Justine
    muito mais parecido do que se possa notar...
    Entretanto, como são as coisas, acabam de me comunicar a morte de uma tia minha, irmã sua, portanto - no mesmo dia! Estranhas coincidências...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Pinguim, é o segundo ano que vejo esta sentida homenagem ao teu pai, melhor dizendo, o teu melhor amigo. Apesar de conservador, soube colocar acima de tudo o amor pelo seu filho na hora da aceitação. Lindo! Prova de estarmos perante um grande homem e um grande pai. Só lastimo que nem todos os filhos possam contar com um ombro amigo como esse nas horas em que mais necessitam.

    Um abraço de amizade

    ResponderEliminar
  14. Ele continua dentro de ti. Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Lear
    por muitos anos que viva, recordo, momento a momento tudo o que se passou nesse dia de há 23 anos atrás.
    Hoje vivi-o talvez mais intensamente, e por motivos negativos: a minha Mãe está doente, sei que é apenas uma gripe incómoda, mas aos 89 anos, todo o cuidado é pouco. E para terminar a notícia do falecimento de uma tia, idosa, sim, esperada, talvez, mas que aconteceu neste mesmo dia do falecimento do seu irmão.
    Foi um dia de telefonemas, de preocupações, enfim, um dia que espero termine rápido e que amanhã, seja melhor.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Arraquis
    para sempre, não tenhas a menor dúvida.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Grande Pai!

    Não importa a idade, acho que o meu pai irá fazer-me sempre falta.Espero que ainda esteja por cá muito tempo.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. nunca estamos prontos - e seria impossível estar - para a morte de alguém. Ainda para mais de um progenitor. Apenas te deixo um abraço forte Pinguim.

    ResponderEliminar
  19. Pai na verdadeira acepção da palavra.
    bjs.

    ResponderEliminar
  20. Mz
    espero bem que sim; por muito que gostemos deles em vida, só quando desaparecem, sabemos realmente o quanto os amávamos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Speedy
    sim, é verdade, mesmo que eles sejam velhinhos, mesmo que bastante doentes, não conseguimos entender a separação...
    Aqui nem foi o caso, faleceu de repente (uma semana doente) e não era velho - 68 anos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Obrigado, Francisco.
    Abraço amigo, para ti, também.

    ResponderEliminar
  23. Great text my love... huge respect to your father!
    Amo-te muito, muito, chako pako!
    Dejan

    ResponderEliminar
  24. Duarte
    chega, pois sei que é sincero...
    Abraço amigo para ti também.

    ResponderEliminar
  25. My love
    i'm so sorry you would'n have known my father as you have known my mother...
    And I love you too; so, so much, my God!
    Kisses.

    ResponderEliminar
  26. Pai é pai... ainda que tantas são as vezes em que nós temos tendência para não o querermos na nossa vida e perto de nós. Os erros que nós cometemos até tudo já ser demasiado tarde! O conselho que eu dou é que as pessoas têm de valorizar todos os momentos junto dos seus pais, pois nada é eterno.

    ResponderEliminar
  27. FireHead
    não podia estar mais de acordo contigo.
    Só quando perdemos um ente querido, achamos realmente a falta que ele nos faz.
    Já perdi o meu Pai, ainda novo, e uma irmã.
    A minha Mãe tem 89 anos e não vivo na mesma terra: nunca como hoje, procurei tanto a sua companhia, pois tenho consciência de que a vida não é eterna e quero usufruir da possibilidade de com ela conviver, sempre que possa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. São muitas as variáveis para podermos generalizar. As circunstâncias em que aconteceu foram certamente propícias.
    Mas é acima de tudo o amor.

    ResponderEliminar
  29. Sad eyes
    eu sei que não podemos generalizar, pois há sempre situações excepcionais.
    Seria bom que houvesse menos, pois algumas delas partem única e exclusivamente do medo e da falta de oportunidade de aproveitar certas ocasiões propícias, como tu referes.
    O amor acaba sempre por se sobrepor a uma eventual desilusão que até é normal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  30. Uma homenagem que nos deixa com a lágrima no olho. Quem melhor que os pais para nos compreenderem mas, nem sempre assim acontece. Foste um felizardo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Mary
    fui, sim, é verdade, mas também tive a coragem que muita gente não tem.
    Continuo a não entender como se pode optar por viver em desacordo consigo próprio, só para estar de bem com a sociedade...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Que bela homenagem, gostei das palavras que são pequenas para a grandeza desse senhor.
    Vocês são parecidos, o olhar!!
    Abraço muito apertado

    ResponderEliminar
  33. Sairaf
    graças a Deus, não é só no olhar...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Um abraço! São sempre situações complicadas e mesmo passado tanto tempo não ficam mais faceis

    ResponderEliminar
  35. Sérgio
    não esquecem jamais.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. Mais uma bonita homenagem, Pinguim. Felizmente o meu pai ainda está comigo, e apesar de por vezes entrarmos em conflito e saber das posições ultra-conservadoras e rígidas dele, é um dos meus heróis.

    ResponderEliminar
  37. Amigo Coelho
    o único conselho que te dou, é que usufruas da sua companhia o mais e melhor possível, enquanto ele viva, e que seja por muitos anos, obviamente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Meu querido João,

    Tens imensas semelhanças físicas com o teu pai, como aliás já foi referido aqui. Lembro-me, salvo erro, de que já tinhas falado dessa conversa com o teu pai, onde ele revelou uma compreensão e uma generosidade enormes.
    Os anos passam, mas a dor fica. O importante é o facto de ele continuar bem vivo no teu coração.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  39. Mark
    tens razão em abas as questões.
    E também no facto de ele continuar bem vivo no meu coração.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  40. Amanhã o dia deles, dos pais. Apesar das diferenças eu tenho a sorte de ainda ter o meu por perto. ;)
    Abração.

    ResponderEliminar
  41. Félix
    conserva-o a amima-o enquanto puderes; não sabes como isso é bom.
    Só o saberás um dia, quando o perderes...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  42. Certa vez, ouvi um pai dizer que não queria ser amigo de seu filho. A sua função era ser pai. (?)
    Nunca concordei. Meu Pai, tal como o seu, foram grandes e verdadeiros Amigos, para além de Verdadeiros Pais.
    Bonita homenagem!
    Tive a chance de aproveitar ao máximo a companhia de meu pai. (Gostaria que tivesse sido por mais anos...)

    ResponderEliminar
  43. Rosa
    que visão tão limitada de paternidade que esse pai tinha...
    Mas enfim, tivemos nós dois a sorte de ter tido Pais amigos e ambos, temos pena de já não os termos connosco.
    E amanhã, dia do Pai, com certeza os recordaremos também ambos com muita saudade.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  44. Pai é assim mesmo! Aquele que vê seus filhos como são e os abraça. Ou pelo menos assim deve ser!

    Poema de Neruda, lindíssimo!

    Pai e mãe são saudade permanente. E há quem os perca muito cedo...

    ResponderEliminar
  45. Fragmentos
    tantos comentários e só tu referes o maravilhoso poema de Neruda...
    Obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  46. Agora percebi o teu comentário ao meu post sobre o dia do pai.
    _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ResponderEliminar
  47. Dylan
    tudo tem uma explicação...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!