quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Foi esta noite e eu estive lá...

Quando hoje cheguei a casa, cerca da meia noite, era esta foto que me aguardava no computador, enviada pelo Déjan!
Eu já me tinha comovido muito com algumas coisas que tinha visto e sentido no Estádio da Luz, esta noite, mas esta homenagem do Déjan calou-me bem fundo, e só veio confirmar o que há muito sei: ele adora este país, como eu sinto a Sérvia de uma forma muito especial.
Mas vamos por partes; eu raramente vou ao futebol, embora goste muito de ver este desporto e não perco os jogos das selecções nacionais e do meu Benfica, mas na TV. As duas últimas vezes que fui ao futebol foi precisamente com o Déjan, a ver o Benfica, no ano em que fomos campeões, contra o Braga, e em Janeiro passado, com um clube que já não recordo. Fora disso, tinha assistido a outras dois jogos na Luz, desde 2004...
E desta vez, apeteceu-me ir, apesar da instabilidade do tempo, apesar de ser mais confortável ver o jogo no sofá, apeteceu-me ir ver o jogo ao vivo; mas sozinho não. Assim convenci um dos meus amigos de infância e lá fomos.
Em boa hora!!!
Foi um dos jogos que mais prazer me deram assistir, desde sempre. Boa assistência, bom tempo e um jogo fabuloso de Portugal, quase perfeito, com a demonstração plena, cabal, de que Cristiano Ronaldo é um jogador "do outro mundo".
Vibrei, gritei, cantei e emocionei-me muito no final do jogo.
Nunca tinha assistido a um jogo, que após ter terminado, as pessoas não se iam embora. E depois aquele cantar do hino, com os jogadores no meio do relvado e com a bandeira ali, foi lindo, caramba.
Portugal, tão triste que tem andado, merecia que a selecção lhe tivesse oferecido este presente: esquecer durante umas horas a crise, os cortes salariais, os sacrifícios insuportáveis,tudo isso durante aqueles 90 minutos foi esquecido e principalmente no final do jogo, a satisfação era total.
Os bósnios foram assobiados, enxovalhados e tudo lhes chamaram, e foi mais que merecido, pela forma como nos receberam.
Obrigado, rapazes!!!

48 comentários:

  1. Eu também amo Portugal de um jeito inexplicável, João.

    Lendo-te, consegui sentir muito da alegria que foi este jogo!

    Obrigada por compartilhar.
    A imagem é linda...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. hehehe... Nesse jogo contra o Braga eu estive lá, e estive contigo e com o Déjan!

    Confesso que a selecção já não me diz nada, nem vi o jogo. Já não gosto deste país [Exceptuando a Língua Portuguesa e o Benfica, podem vender tudo o resto - aos chineses, aos alemães, aos espanhóis, tanto se me dá...]

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pat.
    já tinha sentido nas tuas postagens como gostas deste país, e claro que isso me dá uma enorme satisfação; mas isso é mais ou menos normal, tal como eu amo o Brasil, pois afinal somos dois países irmãos que compartilhamos algo de muito importante: a língua.
    Foi um jogo maravilhoso.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. André
    é verdade,encontrámos-nos no Colombo,conheceste o Déjan e fizemos o trajecto juntos até ao estádio, acompanhados pelos teus conterrâneos amigos.
    Se tivesses assistido ao jogo hoje,tinhas-te recomposto com a nossa selecção,estou certo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Não vi o jogo mas agora deixaste-me com mágoa de o não ter visto.

    Todos gostamos do nosso país e o que mais nos magoa são aqueles que dadas as suas responsabilidades actuam irresponsavelmente, empurrando-nos para situações de injustiça e de guerra psicológica.
    Defraudam esta pátria tão amada.

    ResponderEliminar
  6. E por aqui a Lusa (Portuguesa) também será campeã (na série B, mas campeã!).

    Por conta de você e do Oz (que te mandou beijo) eu também amo Portugal!

    ResponderEliminar
  7. Realmente, há sempre almas gémeas por aí...

    Não te vi por lá :(


    Um beijo, Verde, Amarelo e Vermelho.

    ResponderEliminar
  8. Amar Portugal... sim isto tb. faz parte da minha vida!!!! E sabes porque? Por admirar seu povo sincero... Sempre digo: Na Espanha com os "Olés e Olés" os "conhecidos" se esquecem de um... Quando vou a Lisboa e revejo meu amigo Pedro Homem de Mello, ele abre a porta de sua casa (e coracao) como se tivéssemos nos visto ontem... Sinceridade, Honestidade... E aqui estou quase chorando ao ouvir "Oh gente da minha terra... ". Obrigado, amigo!

    ResponderEliminar
  9. Luís
    haverá muita gente na tua situação; mesmo aqueles que não têm o futebol como um desporto predilecto, ontem teriam sentido, por causa do momento especial que vivemos, que algo "mexia" connosco, que havia gente que através de uma bola, nos dava a possibilidade de dizer que somos um povo de alma grande.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Edu
    que bom o que por aqui dizes. E como está o Oz? Tenho saudades dele....
    Beijo, para os dois.

    ResponderEliminar
  11. Retiro...
    eu parece-me que te vi por lá; estavas naquele sítio, rodeada de pessoas com cachecóis, a vibrar muito, não era?
    Eu bem me parecia.
    Beijo retribuído e com os mesmos tons.

    ResponderEliminar
  12. Ricardo
    como sabes procuro sempre associar uma música ao tema do post e aqui foi imediata a lembrança deste fado, que diz tanto da nossa gente, do nosso povo.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. OMG és do benfica??? ;)

    Já sei quem arreliar no grande Derby Porto- Benfica :D

    ResponderEliminar
  14. Porcupine
    sou SLB de alma e coração e não confundo o FCP com uma besta que se chama Pinto da Costa, que junto com o Jardim da Madeira são os meus únicos ódios de estimação.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. É hora de fazer duas confissões: 1ª Nunca fui ao futebol num estádio. 2ª Também eu amo profundamente Portugal.

    ResponderEliminar
  16. Kaplan
    acredito em ambas e quanto a uma, amar Portugal, só tenho que te agradecer e retribuir, particularmente em relação à tua Galiza natal.
    Quanto ao futebol, mesmo não gostando desse desporto, penso que seria interessante um dia assistir a um desafio, mas teria que ser um desafio especial, que motivasse muitas pessoas, de forma a ter uma esplêndida moldura humana e um entusiasmo contagiante, como foi o caso de ontem; acho que irias achar interessante, não como adepto da modalidade, mas como fenómeno social e humano.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Congratulations Portugal! Brilliant match and very good game from the national team. Was not so easy after Bosnian scored and got back to "life", but later quality takes over it.
    Have a good luck in draw and of course: Amo- te, chako pako! :)

    ResponderEliminar
  18. Déjan
    thanks for the picture, is great...
    And thanks for your support.
    Now is realy necessary a good luck in draw.
    VOLIMTE!!!!!
    Kisses.

    ResponderEliminar
  19. Prefiro Alvalade :) e aquele bando de sportinguistas ontem estava endiabrado :)

    Mas tb gostava de ter ido à Luz, porque foi um jogo fenomenal, numa noite perfeita, de umas das melhores equipas do Mundo na última década.

    Quando pensámos, em 2004, que tínhamos perdido a oportunidade de ser campeões com aquela geração de ouro, estávamos enganados e penso que não teremos que esperar pelo Mourinho para lá chegar.

    ResponderEliminar
  20. Sad eyes
    sou benfiquista, mas sei reconhecer o mérito das escolas de Alvalade.
    E ontem os golos vieram todos "de lá"...
    Foi um jogo para recordar para sempre.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Eu também "vi" o jogo. Coloco entre aspas porque realmente estive a estudar num café com um amigo e, volta e meia, olhava para a televisão para dar uma espreitadinha. Fiquei feliz por Portugal, claro. Algo que dê alegria a este país já de si cinzento. :/

    Abraço. ^^

    ResponderEliminar
  22. Mark
    eu tenho-os "visto" também através da comodidade da TV.
    Mas este, ao vivo...e a cores...foi muito bem escolhido!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. A Bandeira mexe comigo! O Hino mexe comigo! Estou dando, neste momento, a História de Portugal aos meus pequenos e faço tudo para passar o orgulho que sinto de ser portuguesa, de ter nascido numa Nação que tanto admiro e defendo.
    Talvez por tudo isso, sinto nojo de certos politiqueiros, de certas politiquices...
    Não me lembro quem disse, certa vez, que o "futebol é o ópio do povo"... ok ... até pode ser mas, da parte que me toca, gosto de ver uma boa partida de futebol (assim como gosto de um bom jogo de basquete...), e gosto de torcer pela Seleção Nacional! (e pelo Glorioso, claro!)

    ResponderEliminar
  24. Rosa
    gostei de tudo o que disseste, e principalmente do final, hehehe...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Foi muita emoção e a victória da nossa Selecção no Estádio da Luz deve ser a emoção máxima para quem tem também o Benfica no coração. Eu! (e nem aprecio muito futebol)

    Quanto aos Bósnios, foi merecido... até concordo! Mas...rebobinando e recordando a forma como fomos tratados lá por eles, isso agora meu amigo... não é o que infelizmente temos por cá? Veja-se a vergonha de quando o Benfica vai ao Porto (agora até tem de ir com autocarro escoltado), veja-se recentemente o caso da falha consecutiva de energia no Estádio do Braga... enfim... lastimável.

    Bjnhs

    ResponderEliminar
  26. Mz
    é verdade o que dizes, mas olha que nos outros países, a rivalidade entre os clubes também é muito grande.
    O Benfica, cá entre nós é o maior!!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Aqui para nós, Pinguim, não terá o teu companheiro uma satisfaçãozinha sérvia por ver os bósnios na "lama"?!:)

    ResponderEliminar
  28. Dylan
    sim, não vou negar, mas sobretudo a sua satisfação foi de ver Portugal ganhar, pois já o vi torcer também contra outros países.
    Agora, foi o "dois em um"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Eheheh, Pinguim, não falho.:)

    E já agora, um Kosovo e um Montenegro na "lama" também era bom, não?...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  30. Dylan
    ambos são muito diferentes.
    O Kosovo não é um país, é um bocado da Sérvia que os americanos e os alemães ajudaram a pôr num mapa e que nunca terá uma selecção de futebol; aliás não tem nada: é um amontoado de albaneses que fizeram uma limpeza étnica aos sérvios. É a mesma coisa que o Minho declarar a independência e Portugal se ver coagido a não reagir, pelas grandes potências; algumas, pois a Espanha, a Grécia e a Rússia nunca reconheceram este estado fantoche.
    Já quanto ao Montenegro, há excelentes relações com a Sérvia e são países irmãos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Pinguim, já vi a Madeira a declarar independência e não te vi tão preocupado!

    Ahahahahahah!

    ResponderEliminar
  32. Dylan
    eu adorava ver a Madeira independente; era a forma de não contribuir para sustentar os madeirenses.
    Mas já não aceitaria a independência do Minho, pois foi aí, em Guimarães, que nasceu Portugal.
    Tal qual foi no território que hoje se chama país(?) que é o Kosovo, que nasceu a Sérvia.
    Achas que algum sérvio irá aceitar isto?
    Nenhum e nunca!!!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. Maluco! A mim não me apanhavas tu em tais andanças, ou melhor, agora assim de repente lembrei-me que devem haver imensos gajos bons no futebol! Hummm. lol

    ResponderEliminar
  34. Félix
    para ti, só espectadores, presumo,hehehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. O amor tem muitas formas de expressão! Um abraço para vós :)

    ResponderEliminar
  36. Luís
    e eis aqui uma, e forte.
    Abraço amigo para ambos.

    ResponderEliminar
  37. (Como sei que sempre respondes aos comentários, voltei para ver a tua resposta ao meu e ainda aprendi mais um pouco ao ler os comentários seguintes. Valeu!)


    Nossa, consegui tratar-te por TU, à primeira!!!! Grande vitória! LOL

    ResponderEliminar
  38. Rosa
    já escrevi muita coisa sobre a Sérvia em posts passados, pois a desinformação sobre aquele país, aqui em Portugal é muito grande.
    Agora que finalmente me tratas por tu, haja Deus, livra-te de recuar...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Deve ter sido fascinante. Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  40. Sérgio
    foi fascinante, realmente.
    E o fim de semana está a correr bem com a eliminação do Porto em Coimbra.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  43. Dylan
    eu não quero entrar em polémica contigo.
    Sobre a eventual selecção de futebol do Kosovo, se eu disse o que disse, e mantenho, é que não há por assim dizer jogadores kosovares, não há campeonato, há albaneses, e esses jogam pela Albânia.
    Quanto à limpeza étnica, não é o facto de muitas atrocidades cometidas pelas pessoas que nomeias, e que eu não refuto,que me impede de dizer que o mesmo sucedeu aos sérvios no território agora chamado de Kosovo.
    Aliás, durante a guerra dos Balcãs, os maus foram muitos e de todas as facções: sérvios, croatas e muçulmanos bósnios. Mas a propaganda alemã, na altura distorcia completamente as notícias, e só os sérvios eram os maus da fita; na altura ainda não haviam os canais de notícias que há hoje e a Alemanha sempre protegeu a Croácia; ora Tudjman foi tão assassino como Milosevic...
    Se conhecesses melhor os factos reais, talvez pensasses doutra forma.
    Só para terminar, foram os sérvios que derrubaram o próprio Milosevic, pois prestou um péssimo serviço ao país e têm sido os sérvios a entregar os criminosos de guerra ao Tribunal de Haia para serem julgados.
    E os bombardeamentos ordenados por Clinton à Nato para destruir completamente a economia sérvia, só para a Sérvia não entrar militarmente no Kosovo, que era "e é" parte integrante do território sérvio?
    Enfim, não é por eu ter um namorado sérvio que falo assim, mas porque tenho ido lá muitas vezes, falado com muita gente e percebido muitas coisas que foram e são silenciadas.
    Alguma vez ouviste falar em campos de concentração para sérvios, localizados na Croácia?
    Talvez não, pois aqui só se falou no cerco a Serajevo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  44. Dylan
    por estupidez minha, ao eliminar um comentário meu de resposta ao teu último comentário, enganei-me e eliminei esse teu comentário, facto de que te peço mil perdões, acredita.
    No entanto, porque recebo sempre um mail com os comentários que me enviam, tenho comigo o texto desse teu comentário, que aqui transcrevo:

    "" O Kosovo nunca terá uma selecção de futebol"

    "é um amontoado de albaneses que fizeram uma limpeza étnica aos sérvios."

    Pinguim,
    Jamais poderei concordar com estas tuas afirmações. A genética futebolística também está presente no Kosovo. Nasceu lá um jogador extraordinário que se chama Xherdan Shaqiri. Ninguém sabe se outros aparecerão. Naturalizou-se suíço, compreende-se.

    Quanto à limpeza étnica, sabes muito bem o sangue que corre nas mãos de meio-sérvios como Milosevic, Karadzic e Mladic, que tiveram de sentar-se no Tribunal de Haia. Tudo boa gente, portanto...Não me parece que seja desinformação.

    Caso queiras, reescreve o comentário (o texto é exactamente esse) e eu apago este comentário.
    Caso não queiras, fica assim.
    Renovo as desculpas e claro que esta nossa divergência, pelo menos da minha parte não belisca em nada a boa imagem que tenho de ti.
    Abraço forte.

    ResponderEliminar
  45. Pinguim,

    Calma, homem!:) Apenas estamos a trocar ideias e, modéstia à parte, a enriquecer este blogue.
    Apenas acho que não existem inocentes nestas guerras. Por isso, acho deslocada a tua frase de que o "Kosovo é um amontoado de albaneses que fizeram uma limpeza étnica aos sérvios".

    Dou de barato de que o Kosovo tem pouca razão de existir mas sabes muito bem que a NATO só interveio depois da agressão armada sérvia contra as justas aspirações de independência de Eslovenos, Croatas, Montenegrinos, Bósnios e Macedónios.

    Abraço e está tudo bem.:)

    ResponderEliminar
  46. Dylan
    dou-te toda a razão no que dizes sobre o enriquecimento do blog; sempre fui defensor de que os comentários não servem só para mostrar que há "x" comentários, mas ara isso mesmo, dialogar.
    Tudo bem.
    Abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  47. eu e o Cristiano não nos damos muito bem, creio que ele só joga bem quando quer e quando lhe intere$$a. Mas, é como dizes, durante umas oras este jogo trouxe alguma alegria, e afastou o raio das más notícias dos telejornais da manchete habitual.

    Mas não comento mais, porque comentar mais levar-me-ia ao meu FCP e...ainda estou em estado de recalcamento depois do fim-de-semana...
    Agradeço que te remetas ao silêncio quanto a esta última parte :-P a dor já é suficientemente dolorosa. :-P

    ResponderEliminar
  48. Ai Ima...
    o CR tem dias, mas na terça feira foi tão fabuloso que até lhe desculpo a mãe que tem, carago...
    Não, não resisto, o Pinto da Costa está com o "período" com certeza...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!