segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Voltar...


Voltar…
Voltar de uma viagem, de uma ansiada e tão necessária viagem, que correu muito bem até chegar o momento da despedida, que em vez de se tornar rotina, se torna cada vez mais difícil…
Voltar aqui ao meu espaço, mais cedo do que esperaria, pois eu sabia que iria voltar; nem sequer disse o contrário no meu último texto; apenas pensei que demoraria mais tempo…
E voltar, porquê? As razões da paragem não se alteraram muito, apesar de um ou outro regresso, (olá Speedy), e de um prometido regresso de um “velho” senhor dos blogs, (olá Ric).
Talvez não tenha sido suficientemente explícito e assim não totalmente compreendida a razão invocada da não reciprocidade dentro da blogo; como muitos sabem, a noção que tenho de um blog é de partilha, mas de uma partilha comunicativa e não apenas confessional. Daí o desabafo de alguma falta dessa reciprocidade, para mim tão importante, porque uma postagem só termina realmente com o diálogo dos comentários; daí eu comentar os comentários…
Eu nunca me queixei da falta deles, nem nunca pedi para ser comentado quando não há razão para tal. Queixo-me sim é de quem NUNCA comenta, não o meu blog, mas qualquer blog, apesar de gostar de ser comentado, (olá Carlos).
Durante este tempo, li tudo o que foi escrito aqui na blogo, pelas pessoas que sigo, e quantas vezes me apeteceu comentar, (parabéns, Luís e Gonçalo).
Vou voltar pois a aparecer, talvez menos vezes, talvez com alguma necessária selecção dos blogs que sigo, talvez não com tanta frequência de comentários, pois há mais vida para além da blogosfera.
Uma palavra para as muitas palavras de apoio, de incitamento a continuar, que me foram deixando, aqui e nalguns dos vossos blogs.

69 comentários:

  1. parar é bom.... medimos as forças, o que devemos perceber e querer.

    Fizeste essa experiência como muitas similares na tua vida. Foi bom?!
    Amigo pinguim, não te esqueças que és o mais velho que por aqui anda, do que conheço. A tua experiência não só serve de testemunho, como de apoio. Quantos anónimos passam por cá??

    perdoa a minha pouca "comentária", mas o tempo não me favorece, e também não o favoreço.

    abc e volta de vez em quando! :)

    ResponderEliminar
  2. Bela notícia ao pequeno-almoço :)
    Bom regresso.

    ResponderEliminar
  3. No momento em que só as más notícias correm mais rápido que a velocidade da luz (ou quase), receber uma tão boa, tão maravilhosa, tão espectacular, ofusca todas as outras.

    Abraçamos e celebramos o teu regresso (duplo) e por meu lado, prometo criar mais umas "polémicas" (ou não) neste teu/nosso (porque acaba por ser de todos) espaço.

    PS: Despedidas são sempre difíceis, especialmente a tua... penso eu.

    ResponderEliminar
  4. Queria ter escrito o que o "Eu" acabou de dizer! Bom que está de volta, amigão. Mas despedidas, ah... despedidas nunca são felies. Já regressos... Beijo!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Pinguim Folgo ver-te a regressar ao activo porque o teu blog foi precisamente uma das razões que me incentivaram a criar o meu. Um abraço e vamos partilhando.

    ResponderEliminar
  6. Se7e
    tens razão, os interregnos fazem quase sempre bem.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Sad Eyes
    ...e podes contar com uma história!
    Como no "antigo" blog...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Hélder
    quando além de um contacto virtual, há uma Amizade, filha de um contacto real é mais fácil acreditar nas tuas efusivas palavras.
    Obrigado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Edu
    um abraço grande para o outro lado do Atlântico, para "aquele" amigo de sempre.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Speedy
    foi das coisas bonitas que vi nesta minha ausência: o teu regresso. Que bom!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Caríssimo, é de saudar este teu retorno, a blogo precisa de gente como tu. Encontro nesta "comunidade" as mais variadas opiniões, que gosto ou não, mas que aparecem livremente, sem qq pressão ou opressão (ok, talvez um pouco :D ).
    Vai voltando que a malta gosta.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Folgo em saber que voltaste, e esperarei ouvir mais sobre essa viagem, nem que seja às 2 da manhã ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Com ou sem actividade bloguista, seria sempre convidado, como foste :)

    Fico a aguardar.

    Abc.

    ResponderEliminar
  14. Estou do mesmo jeito que ti...

    Bom regresso amigo.

    ResponderEliminar
  15. Rui
    a partir de quinta feira, aparece quando quiseres; basta dar um toque antes...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Sad eyes
    eu vi, e agradeço, claro.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Catso
    as opiniões não têm que ser consensuais e até é de uma boa divergência de opiniões, que se chega a resultados interessantes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Glauco
    agora sou eu a dar força aí, eheheh.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Big hug!

    (de facto o Google + acaba tb, até certo ponto, por preencher um certo domínio dos blogues. Adoro os "círculos" e a segurança que conferem sem cusquices.)

    ResponderEliminar
  20. Paulo
    isso é verdade, e eu aproveitei bastante o Google +, nestes dias de paragem do blog.
    Mas não é a mesma coisa...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Eu sabia que não irias deixar-nos :)
    O que eu sei acima de tudo é o enorme carinho que tens pela blogosfera e pelo acto de teres e manteres um blog.
    Necessitamos-te.
    Até já :)

    ResponderEliminar
  22. Sapo
    sabes e sabes muito bem...
    Dentro de dias o blog faz anos e seria uma vergonha estar parado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. bom regresso, meu caro, ao infeliz país dos patetas, mas também à feliz esfera dos amigos.
    posso meter uma cunha? um post muito explicadinho a contar os teus encontros lusos na feira do livro de Belgrado :)
    abração

    ResponderEliminar
  24. Miguel
    não é preciso meter cunha, pois está programado um texto sobre o assunto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Amigo João

    Fico muito feliz por a tua viagem ter corrido bem e nem imaginas a alegria que sinto por te ver de novo na blogosfera! Este teu espaço foi, é e decerto será importante para muita gente. Trazes-nos lições de vida e um exemplo de cidadania e de humanidade que são imprescindíveis na blogosfera!
    Um grande abraço.
    Luís

    ResponderEliminar
  26. :)

    Acredito que a despedida tenha sido difícil, mas tenta ver as coisas segundo esta perspectiva: pelo menos, vives momentos que muitos nunca viveram ou viverão. ^^

    Fico muito feliz por saber que estás de volta. Li os comentários acima e é o infortúnio de quem comenta depois: nunca há muito mais a acrescentar. :) Subscrevo.

    Abraço, my dear. :3

    ResponderEliminar
  27. Luís
    sempre o exemplo de um homem Bom, e acima de tudo, de um bom Amigo.
    Só por me ter proporcionado conhecer pessoas como tu, a blogosfera já valeu bem a pena.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Mark
    tenho-te lido nos últimos tempos e noto uma enorme evolução nos teus textos: mais adultos e menos superficiais.
    Acho isso muito positivo.
    Quanto às despedidas, é inevitável um sentimento de tristeza.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Estou feliz como o regresso. Muitos parabéns y os melhores desejos para a nova etapa.

    ResponderEliminar
  30. Olá Kaplan
    obrigado pelas tuas palavras e cá estamos de novo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Bem vindo! Agora a quem apetece fazer uma pausa é a mim.
    Vejo que tudo correu bem ... talvez a separação deixe de ser necessária, há certamente várias opções, espero muito que sim!
    Beijo meu!

    ResponderEliminar
  32. Quantas vezes me apeteceu fechar o blogue, João! Mas, pelos amigos, eu não o fiz e continuo a escrever, com altos e baixos, para aqueles, poucos, que mantenho.Fazes falta aos teus amigos! Tenho a certeza!

    Bem-hajas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  33. Olá Pinguim, é bom ver-te de volta. Tinha esperança que voltasses. Fico contente por podermos continuar a trocar opiniões por aqui :)
    Quanto à tua recente despedida, eu sei bem o que sentes. Dia 5 vou passar pelo mesmo, é que estes quase dois meses que passamos juntos souberam a tão pouco....
    Enfim, procuro nem pensar muito nisso. Um abraço e até breve :)

    ResponderEliminar
  34. Arre! que susto...

    Gosto em ver-te, seguir-te, saber Boas e Novas de ti, que bom voltar a ter este porto seguro..


    Aiii... um alívio.

    Beijo, em tons de abraço apertado.

    ResponderEliminar
  35. tu não deves ter esta perspectiva, mas no meu mundo blogger há certas personagens que chegaram de forma completamente inesperada e que tornaram a sua existência na minha vida uma espécie de base, um brando conforto...quando escrevo algo penso: aposto que o João vai pensar isto; já sei que o João se vai rir aqui...; óbvio que o João já me vai mandar a achega: a Gaga não faz a minha onda... com isto quero dizer que tu és A Personagem que mais me marcou neste meio, és o que está cá dentro mais fundo, e o mundo blogger (pelo menos o meu) só faz pleno sentido contigo no teu cantinho.
    Foi com um sorrisão que li o título deste post, a tua volta faz com que haja mais sentido!

    aquele abraço meu querido amigo!

    ResponderEliminar
  36. aaahhhh anseio por saber as novas de Belgrado;-) estou com um bom pressentimento...

    ResponderEliminar
  37. Maria Teresa
    o nosso futuro poderá melhorar, mas não a curto prazo; mas há a consolação de nos amarmos cada vez mais...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  38. Eu sabia que mais cedo ou mais tarde iamos voltar a ver-te/ler-te...
    A vida é curta, aproveita o tempo no que gostas de fazer, seja isso isto ou outra coisa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  39. Isabel
    tens toda a razão em ambos os argumentos; na vontade que nos dá de vez em quando de abandonarmos isto tudo, mas também da necessidade que temos do contacto com as pessoas que conhecemos através do blog.
    Enfim, vamos andando por aqui, como dizes, aos altos e baixos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  40. André
    como dizes, também eu preciso do vosso contacto; por isso voltei.
    Quanto a despedidas, nem vale a pena falar nisso...
    É demasiado triste.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Retiro...
    pronto, estou satisfeito de ver-te aliviado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Ima
    só uma palavra para definir o que senti ao ler o teu texto: vale a pena ter amigos assim!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  43. Ima
    bons pressentimentos? Olha que talvez não, a não ser que continua tudo muito bem connosco, apesar de tudo...
    Abração.

    ResponderEliminar
  44. TUSB
    estava escrito no destino...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  45. Que bom que voltou!!
    Fico feliz em saber que sua viagem foi tudo bem, estava ansiosa para saber. A despedida é sempre assim, e estou em fase de passar por isso muitas vezes, João. ;(

    Estou contente de verdade por teres voltado.
    Receba meu melhor abraço.

    ResponderEliminar
  46. Pa
    então serás uma mais a viver o "terrível" amor à distância?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  47. Fico muito contente por teres regressado duplamente: da tua viagem, e saber que correu tudo bem por lá; e ao teu blogue e saber que vais continuar por cá.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  48. Sem muita razao para nada nesta vida, a tristeza me arrebata, mas fiquei menos triste ao saber aqui que voltou. Abraco meu amigo.

    ResponderEliminar
  49. Fico feliz pela "pausa" ter sido pequenina e tenhas decidido voltar para nós. Espero que tenha corrido tudo pelo melhor lá por Belgrado, apesar de já saber o que te deve custar a separação, mais uma...

    Um grande beijo e um abraço, que fico mesmo muito feliz por não teres desistido.

    ResponderEliminar
  50. As despedidas são sempre difíceis... agora por cá; folgo em o ter de novo aqui e muito mais cedo!!! Gosto de partilhas e para além disso, o "Pinguim" foi um dos meus primeiros seguidores por isso, existe um carinho muito especial. Iria sentir uma falta enorme.

    ResponderEliminar
  51. pinguim tudo entendido e estou feliz por teres regressado. Concordo plenamente com o que disseste até a parte em que referes que há vida para além da blogsfera. É essa vida que me impede de estar mais presente. Vamos aguardar pela próxima viagem, essa sim tem toda a importância. Perde-se muito tempo a comentar os comentários mas acho importante. Beijinhos

    ResponderEliminar
  52. Leonardo
    obrigado pelas tuas palavras e pelo teu interesse pelo blog.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  53. Paulo
    não consigo comentar o teu blog, pois só é para convidados, mas li o teu post no Google Reader e vejo, com tristeza o mau momento porque estás passando.
    Daqui te mando um abraço de apoio.

    ResponderEliminar

  54. sim, correu tudo bem, menos o adeus, que é cada vez mais difícil.
    Houve algo inesperado lá em Belgrado, que contarei aqui no blog amanhã.
    Espero que a tua peça esteja a ser um êxito e reitero os parabéns pelo teu aniversário.
    Abreijo amigo.

    ResponderEliminar
  55. Olá Mz

    é tão reconfortante ler as tuas palavras...
    É por estas coisas que não posso largar o blog.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  56. Mary
    ainda bem que estás em sintonia comigo acerca dos comentários.
    É bom voltar e encontrar aqui pessoas como tu.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  57. :) eu tenho um feeling que não ias demorar muito... Na verdade estes cantinhos virtuais fazem-nos bem, não é? Wellcome back!!

    ResponderEliminar
  58. iLove...
    pois é, esta coisa dos blogs está cá entranhada bem dentro...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  59. Obrigado, Pinguim, pelos parabéns (ao aniversário do gayfield, presumimos), que aproveitamos para repercutir em direcção à tua mãe que bem os merece na sua idade tão linda! Tudo de bom para ti, para vós e também para o teu blogue.
    Abraços,

    ResponderEliminar
  60. Luís e Gonçalo
    claro que me referia ao aniversário do blog, e que falhei por estar de "quarentena"...
    E obrigado pelos vossos votos, em relação a mim, à minha Mãe e ao blog.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  61. PIRII
    parece que estou mais apegado à blogosfera do que pensava...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  62. E vai daí também tenho agora que colocar as leituras em dia!
    Seja bem-vindo! ;)

    ResponderEliminar
  63. Felix
    acho bem, mas que é feito do teu blog? Não me refiro ao ada fotografia, que esse reactivaste-o há pouco, mas sim ao "Meaningless..."
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  64. no meio da crise, isto é que são boas notícias!

    Muito rapidamente: vi esta frase ilustrada e achei que a citação tinha a vossa cara, Pinguim e Déjan!
    http://frasesilustradas.wordpress.com/2010/04/22/amar-e/

    Abraços!

    ResponderEliminar
  65. Paulo
    está perfeito,sim senhor.
    Já pus no Google+ e no Facebook.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  66. Pinguim,
    Sê bem regressado à blogosfera.

    ResponderEliminar
  67. Lear
    é bom continuar a ver-te por aqui...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  68. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!