quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Roberto e o BPN

Quase simultâneamente duas notícias vieram a público e ambas têm a ver com “vendas”.
Por um lado, o Governo anuncia a venda do BPN por 40 milhões de euros e por outro o Benfica anuncia a venda do guarda redes Roberto ao Saragoça por 8 milhões e 600.000 euros.
Parece não haver qualquer razão para estar a referir num só texto estas duas operações económicas; mas vejamos melhor…
No que respeita ao Roberto, o Benfica comprou este guarda-redes ao Saragoça por 8,5 milhões de euros, por 5 épocas, o que foi considerado, desde logo, um negócio esquisito, pois dar uma quantia tão elevada por um guarda-redes, só em casos excepcionais e nem o Benfica é o Real Madrid ou o Chelsea, nem o Roberto era um jogador rotulado por aí além. Veio a verificar-se que, desde logo, nos jogos de apresentação, como no início do campeonato, em que o Benfica perde os três primeiros jogos, que Roberto não terá sido, de forma alguma, um bom negócio para o maior clube português.
Ao fim de uma época, penosa para o jogador e para o clube, e contratados três novos guarda- redes, era evidente que o Benfica teria que “despachar” Roberto, mas para quem e em que condições que não lesassem demasiado as finanças do clube – dado, não, mas era certo que ou seria emprestado ou vendido por tuta e meia. Eis senão quando, um milagre se dá: Roberto é vendido ao Saragoça, clube com dívidas assustadoras, e com um lucro de 100.000 euros!
Eu, que até sou do Benfica, rejubilei duplamente, por saber que o Roberto não voltaria a dar “frangos” no Glorioso, e pela brilhante operação financeira. Mas, na realidade, há algo aqui que parece obscuro ou está mal explicado, o que levou a CMVM a pedir explicações, e muito bem ao clube da Luz.
Por outro lado, e num plano absolutamente diferente e muito mais importante, pois afecta todos os portugueses, o Governo, e dando cumprimento a um dos requisitos do acordo com a “troika”, vendeu o BPN ao BIC, que é liderado por Mir…ra Amaral e que é um dos mais importantes investimentos do governo angolano em Portugal, por…quarenta milhões de euros!!! Grande negócio, afirmam os senhores do Governo, os Espíritos Santos e outros que tal, pois acabou-se o sorvedouro de dinheiro dos contribuintes dos últimos longos meses para sustentar um banco dirigido quase exclusivamente por aqueles senhores que todos conhecemos muito bem e que têm em comum a estranha (?) coincidência de todos serem da esfera política chegada, e até pessoal do nosso (?) senhor Silva.
E além do mais, tinha sido mais uma das obrigações a que o actual Governo dá cumprimento, pois “eles” são assim: cumpridores e se possível com cumprimento a mais e tudo…
Só que, havia mais interessados no negócio da venda do BPN, entre os quais o Montepio Geral e um grupo de investidores, que já veio anunciar ter oferecido 100 milhões de euros, em vez dos quarenta, e, ainda mais importante, garantindo a manutenção de todos os postos de trabalho. Claro que no Parlamento, os pedidos de esclarecimento de um caso tão grave são chumbados pela maioria governamental, e lá irá uma Secretária de Estado a justificar o injustificável e mais nada.
Não seria, por absurdo que eu sei que é a comparação, um caso para que a CMVM pedisse explicações ao Governo?

32 comentários:

  1. O mais engraçado, é que acabo de ouvir o economista Camilo Lourenço referir-se ao mesmo negócio, nos mesmos moldes que o fazes aqui no blog... e a idéia é comum: Devia ter-se pedido ao Benfica para vender o BPN...

    Agora, fora de brincadeiras, e com a seriedade que o assunto merece, era fundamental e quanto a mim transparente, que supostamente terminado o processo de venda do BPN se conhecessem claramente todas as propostas no mercado, para que não ficassem suspeitas, principalmente de Lobbys, que foi o que aconteceu demais durante os Governos do Sr. Silva... e que eu ainda acredito que possam não existir em tão grande número agora, mas... ainda estou na fase de dar o benefício da dúvida. Há muitos pontos com os quais concordo com o actual governo, mas outros que para mim mereciam outro tipo de tratamento, e com os quais não posso concordar, mas deixo essas introspecções para outro dia...

    ResponderEliminar
  2. Bom dia caro pinguim, estes dois casos são daqueles que não compreendo, dinheiros sujos, ou interesses que falaram mais alto, mas num país onde se deveria lutar por interesses melhores e mais transparentes acontece precisamente o contrário.
    Abraço doce
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  3. O mundo, definitivamente, virou tolo. Não há máis explicação. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pinguim, acho que os dois casos tem implicações para todos.
    1º Os clubes de futebol parecem gozar de um sistema económico completamente diferente das comuns empresas. Como é possível os clubes terem passivos gigantescos e continuarem a comprar jogadores a torto e a direito? Para onde vai o milhões de €? Como portista, para onde foram os mais de 350M € dos últimos 6 anos? E os impostos desses rendimentos? Os clubes devem respeitar as regras a que todos nós estamos sujeitos! Isso para não falar das inúmeras e suspeitas empresas e fundos de investimento nesse mundo da bola!
    2º O caso BPN é um escândalo. Não suporto o Mira Amaral vir falar no excelente negócio que fez. Obrigado! Até eu, se tivesse 40M, investia nesta pechincha! Isso DEVE ser explicado tim-tim por tim-tim nas instâncias devidas sob pena deste governo ficar, desde já, com esqueletos no armário.
    Para fazer uma ligação com o mundo do futebol: se o Falcão fosse comprado pela cláusula de rescisão o seu preço seria superior ao do BPN!!!
    Viva Portugal!

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao caso Roberto, não comento, pois questões de futebol passam-me ao lado.
    Quanto à venda do BPN, ganharam os sortudos do costume, o Amorim e a filha do presidente angolano.
    Ou muito me engano ou daqui a uns anos teremos um caso igual ou pior que o BPN...

    ResponderEliminar
  6. Ricardo
    podes ter a certeza que não me baseei no Camilo Lourenço (de quem geralmente até gosto) para fazer esta analogia, pois a ideia surgiu-me hoje às 8 da manhã, hora em que fiz o texto, depois de ter visto e pensado no que vi ontem na TV, quando da entrevista aos dois indivíduos representantes da sociedade de investimento que foi preterida pelo BIC.
    É um cambalacho político que a não ser explicado, é desde já a maior mancha do governo de Passos Coelho.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Sairaf
    realmente haverá muitos negócios pouco claros que nós nem sonhamos.
    Mas estes, além de pouco claros, são tão evidentes que até por isso, se tornam mais esquisitos, pois fazem-nos passar por parvos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Kaplan
    o que há, caro amigo, é muito pouca seriedade e demasiada falta de escrúpulos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Catso
    e o Hulk dava para comprar dois BPN's e ainda sobravam 20 milhões...
    Concordo contigo que o mundo do futebol é um mundo de trapalhadas, que se julga - e o é na realidade - acima de tudo e de todos.
    O caso do Roberto até quase passaria desapercebido, por ser um de muitos de que o futebol é rico.
    Só mesmo pela simultaneidade da situação com o caso do BPN me levou a falar dele.
    Já o caso do BPN não pode passar incólume pois tem a ver com todos nós, com o nosso dinheiro, com a imoralidade de um acto económico governamental gravíssimo e que põe em causa centenas de empregos.
    E o senhor Silva, calado como (lhe) convém...ora porra!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

  10. ontem, quando ouvi a lista de empresas em que o estado angolano, sempre com o nome de Isabel Santos à cabeça (claro), fiquei estupefacto...
    Isto do BPN é verdadeiramente escandaloso. E passa impune...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Meu amigo, muito sinceramente, eu já não percebo nada. Serei burra mas recusar a venda a um investidor por 100 milhões e aceitar os 40 milhões pode ter explicação plausível mas só para o explicador.
    Que desencanto, caro João!Dizem os antigos que o que não tem remédio, remediado está.Eu não queria isto para o meu País quando lutei pelo 25 de Abril!

    Beijinhos

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  12. Negócios, negócios obscuros, negócios sem hombridade! Assim se vivem os dias de agora...

    ResponderEliminar
  13. Isabel
    não querias tu, nem queria eu.
    Mas tenho que me render a evidências, deveras tristes, como esta.
    E ainda vamos assistir a muita coisa, pois a "paródia" ainda mal começou...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Justine
    negócios obscuros e trafulhices, sempre houve, infelizmente.
    O problema é que hoje em dia, são regra...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Lá está o Sr. Pinguim com as teorias da conspiração. rsrsrs

    Música muito bem escolhida.

    PS: como ultimamente só se tem falada em milhares de milhões de euros, falar só de milhões parecem migalhas.

    ResponderEliminar
  16. Hélder
    teorias da conspiração, isto????
    Antes fossem!
    Teorias da pouca vergonha, isso sim...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Dois temas de que estou farto principalmente hoje! É um mundo de interesses!

    ResponderEliminar
  18. Félix
    por coisas muito menos importantes, decididas pelo anterior governo, convocavam-se manifestações...
    Quanto ao Benfica, é o maior, hehehehe!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Também sou Benfiquista e fiquei como tu contente com a saida do Roberto e com "a pulga atrás da orelha" quanto à transferência.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Claro, Sérgio.
    É bom demais para parecer verdade, não é?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Tinha aqui deixado uma nota para um Anónimo, que me enviou um comentário, cuja publicação recusei, não só por não ter nada a ver com o texto, como pela forma grosseira em que estava redigido. Essa nota, respondia à letra ao referido individuo (presumo que seja do sexo masculino), e resolvi retirá-lo por ter chegado à conclusão que estaria a descer ao nível da pessoa em questão.

    ResponderEliminar
  23. pelos vistos o S.L.Benfica e uma instituição seria !
    Mas o mesmo não se pode dizer de certas pessoas ilustres em portugal e o bpn que só opinam na base da ma fé e calunia ,isto num pais de gente seria era , ERA lindoooooo de os ver de olhos a rasar lagrimas de sangue ,pois a justiça paga-se caro .

    AQUI:http://www.cmvm.pt/cmvm/comunicados/comunicados/pages/cmvmdeterminalevantamentodasuspens%c3%a3odanegocia%c3%a7%c3%a3odasac%c3%a7%c3%b5esdasportlisboaebenfica%e2%80%93futebol,sad.aspx


    03 de Agosto de 2011


    O Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou o levantamento da suspensão da negociação das acções da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, a partir das 12h00 por terem cessado os motivos que justificaram a suspensão.


    O Conselho Directivo

    A democracia e de todos,mas todos tem de ser democraticos...

    ResponderEliminar
  24. Karlos
    sou benfiquista e tenho muito orgulho nisso.
    Como qualquer pessoa que gosta de futebol, sou um pouco "treinador de bancada" e nesse aspecto, embora o ambiente não tivesse sido o melhor para o Roberto, ele também nunca deu confiança à equipa, no meu entender.
    Daí ter saudado a sua saída do clube, pois seria difícil, senão impossível haver uma situação em que o Roberto voltasse a reconquistar essa confiança perdida.
    Sobre o negócio da sua venda, e deixando as paixões clubistas de lado, claro que me surpreendeu, como a quase toda a gente os termos do mesmo; e daí o pedido de esclarecimento, justo que a CMVM pediu ao Benfica; o clube deu as necessárias explicações e que ao que tudo parece foram compreendidas e aceites por essa entidade; assunto encerrado e um excelente negócio para o nosso clube.
    Infelizmente não há uma CMVM para pedir esclarecimentos sobre o caso da venda do BPN, bem mais gravosa e principalmente muito mais abrangente, pois afecta todos os portugueses e não só os benfiquistas.
    Abraço benfiquista.

    ResponderEliminar
  25. Espero que a partir do caso Roberto, a CMVM também questione todos os negócios estranhos.

    Olha por exemplo, que investigue todos os carros que compraste e vendeste ao longo da tua vida:) (li num teu comentário num blogue qualquer)
    AHAHAHAHAHAHA

    ResponderEliminar
  26. Dylan
    agora puseste-me a rir...Tive 3 que foram uma grande merda, e um deles era tão mau que até me o ofereceram...
    E uso-os até ao caroço...parecem muitos, mas não te esqueças da idade que tenho: há 47 anos que tenho carta, hehehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. 47 anos [de carta]? Sempre pensei estivesses na puberdade e com as hormonas ao saltos!:)

    ResponderEliminar
  28. Dylan
    lá por ter 47 anos de carta,não quer dizer que, mesmo não estando na puberdade, não tenha as hormonas aos saltos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Carago, já pareces o "fruteiro" Pinto da Costa!:)...

    ResponderEliminar
  30. Dylan
    mau...agora é que estragaste tudo.
    Esse tipo e o outro escroque da Madeira (AJJ) são os meus ódios de estimação, sabias?
    Abração.

    ResponderEliminar
  31. Em relação ao Benfica, fiquei naturalmente contente de termos descalço aquele autêntico elefante branco do Roberto, apesar das finanças do Saragoza me terem deixado com a pulga atás da orelha.
    Em relação ao BPN, infelizmente, já poucas coisas me desiludem neste país. Acredito que as contrapartidas possam ser diferentes, mas um negócio desta envergadura e recusando uma oferta de mais do dobro da que foi aceite. acho que no mínimo são devidas explicações aos contribuites.

    ResponderEliminar
  32. Um coelho
    como benfiquista e no que respeita ao Roberto, agora que já pude aquilatar o valor do Artur Morais, consigo ver um jogo sem começar a tremer quando a bola se aproxima da nossa baliza. E ainda há aquele fenómeno chamado Mika...
    Quanto ao BPN, qualquer explicação dada aos contribuintes não limparia a péssima imagem que todo este processo trás consigo, desde o começo da bronca, com a responsabilidade total e enorme daqueles "amigos" do sr. Silva...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!