quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Reliquia portenas

O tango está para a Argentina, como o fado está para Portugal; revela através da música, a alma de um povo.
E sendo o tango uma melodia dançável, geralmente é dançado por um par misto (homem e mulher); mas nem sempre e vem de longe a imagem de dois homens dançando o tango, sem que isso revele necessariamente algo a ver com homossexualidade. Pese embora, por natureza própria, seja considerado o tango uma dança sensual, e o é, na realidade.
Neste vídeo, ele é magistralmente dançado por dois irmãos.

26 comentários:

  1. Por acaso tenho ouvido um disco de Astor Piazzolla (num concerto em NY) que é maravilhoso! Do tango só não gosto da parte do "nascer na Argentina"...

    ResponderEliminar
  2. Catso
    há várias referências célebres em relação ao tango. A mais antiga será talvez Carlos Merdel, o mais conhecido cantor de tangos de sempre.
    Astor Piazzolla é, sem dúvida outra referência incontornável; e já num outro estilo, mas muito boa o "Gotan Project".
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Pois realmente assim nasceu o tango, dançado entre dois homens num tom de desafio, com passos extremamente rápidos e complexos em que um é dos homens é desafiado a acompanhar os passos outro, eles nem sempre dançam sincronizados como percebe-se mais no início do video, coisa que é comum na dança entre homens e mulheres :D Muito interessante falares sobre esse assunto. Abraços

    ResponderEliminar
  4. Theo
    boa ajuda explicativa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. E era aí que todos deviam chegar..
    Não li o teu post, porque estou com pressa, volto mais logo!**

    ResponderEliminar
  6. Segundo o livro «Historias, Excesos y Tribulaciones de la Mal Llamada Música Gay» (Andrés López Martínez, editorial Milénio, Lleida, 2010), a que já me referi no meu blogue, "...debido a la inmigración, la población masculina de Buenos Aires vivía sin la compañía de esposas, novias o amantes, lo que en algunos casos devino a que los lunfardos no tuviesen demasiados prejuicios a la hora de compartir su existencia con otros hombres, lo que se contextualizó con la aparición del tango..." (na página 48). Por outras palavras, o tango foi criado por homens e dançado entre homens, antes de evoluir para o que é hoje! :) Abraço,

    ResponderEliminar
  7. Lyn
    estou certo que gostarás do vídeo.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Luís
    abençoada imigração...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Eu voto pelo tango original, tal e qual como foi "concebido".:-)
    É bonito ver um homem e uma mulher dançar o tango, mas dois homens...eh pá...é outro encanto.
    Abraço.

    [A propósito do tema e se me permites, partilho o link de um espectáculo de tango que vi e que conta a história do tango num espectáculo de música e dança.Dá uma vista de olhos neste link: http://youtu.be/A-jxuIJoZ_Y]

    ResponderEliminar
  11. Miguel
    por alguma razão escolhi este casal e não outro, misto, para testemunhar quanto gosto do tango.
    Já conhecia a essência desse magnífico espectáculo que referes e que, estupidamente, perdi...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. curiosamente ando com vontade de ir aprender a dançar tango...o meu sonho é ir a uma Milonga e engatar umas babes com uma rosa na boca;-)

    ResponderEliminar
  13. Ima
    andas a virar o bico ao prego????
    Eheheh...
    É realmente muito bom o par, mesmo sem rosa na boca (era sinal de incesto...)
    abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Olá, Pinguim, venha participar no meu blog de um despretensioso teste de conhecimentos cinematográficos. Começo com NICHOLAS RAY (Juventude Transviada). O vencedor leva DVDs clássicos.
    Abração,

    O Falcão Maltês

    ResponderEliminar
  15. António
    com certeza que irei ver amanhã o teu blog e se for algo em que possa colaborar, fá-lo-hei com todo o prazer.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Minha mãe adorava ouvir e dançar o tango. Mas esse par... minha nossa!... eles têm, literalmente, a música nos pés! Espetacular!

    (Obrigada pela visita e pelas palavras.)

    ResponderEliminar
  17. Rosa
    independentemente do sexo dos dançarinos, o tango, quando bem dançado, é um espectáculo.
    É o caso.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Que inveja! Quem me dera dançar assim - é que eles são PERFEITOS!!!!

    ResponderEliminar
  19. Justine
    quase demasiado perfeitos, apetece descobrir um erro qualquer para acreditar que são humanos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. É impossível não ficar com os olhos presos nos movimentos coordenados e sincronizados entre os dois bailarinos. Um verdadeiro espetáculo. E depois, apesar de neste caso serem irmãos, parece-me que todo o trango transpira um erotismo discreto mas viciante, que entre dois homens é uma coisa linda. Só é pena que por aqui nós não saibamos dançar tango (se fosse bailinhos da aldeia o P orientava-se...)

    ResponderEliminar
  21. Um coelho
    o tango é, na minha opinião, a dança mais erótica que existe, seja ele dançado por quem quer que seja; se os dançarinos não lhe souberem dar esse tom erótico, deixa de ser tango.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Fiquei encantada!

    Como professora e bailarina, é a primeira vez que vejo esta parceria fora da escola que ministro aulas. Tenho dois colegas que dançam juntos... a única na minha cidade e talvez aqui no estado... ou quem sabe neste país.

    Vou postar um pequeno trecho no meu blog em vídeo.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Olá Pat
    obrigado pela tua visita.
    Ficarei atento a essa postagem.
    Beijito.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!