quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Macacadas


Recebi esta história por email, como todos recebemos tanta coisa. Achei que era da maior pertinência, partilhar convosco. Acredito que efectivamente não há falta de arroz, trigo, milho e petróleo.

Há é uma história que anda a ser mal contada e que, seguramente, vai acabar mal. Infelizmente, vai acabar mal para todos. E mais rápido do que poderemos suspeitar. Leiam e percebam, tal como eu fiz.

"Uma vez, num lugarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por 10,00 Euros cada. Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.

O homem comprou centenas de macacos a 10,00 Euros e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria 20,00 Euros por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.

Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para 25,00 Euros e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça.

O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por 50,00 Euros. Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria o seu assistente cuidando da compra dos macacos.

Na ausência do homem, o assistente disse aos aldeões: Olhem todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender-vos por 35,00 Euros e, quando o homem voltar da cidade, vocês podem vender-lhe por 50,00 Euros cada.

Os aldeões, espertos, pegaram nas suas economias e compraram todos os macacos do assistente. Eles nunca mais viram o homem ou o seu assistente, somente macacos por todos os lados ...

Agora percebemos como funcionam os mercados financeiros."

25 comentários:

  1. Já conhecia esta história mas está muito boa e ilustra na perfeição o que acontece nos mercados financeiros... beijo

    ResponderEliminar
  2. Eva
    deu-me gozo encontrar uma foto perfeita.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Safa!Mercados financeiros...uma enorme macacada que nós temos que alimentar...
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  4. Maria Teresa
    e têm um apetite devorador...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Paulo
    foi um achado...pura sorte!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Pat
    nuns sítios mais que noutros,podes estar certa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Aqui é que seria oportuna a velha máxima: Cada macaco no seu galho. Mas não é bem assim... Os verdadeiros macacos só estão bem a importunar os seus comparças...

    ResponderEliminar
  8. pinguim já tinha ouvido a história, não eram macacos mas outro animal qualquer. Resumindo: o que está a acabar com o planeta e com o ser humano é mesmo o dinheiro. Tem ganho tanto poder que as pessoas esquecem-se que quem estão a enganar é outro ser humano e que um dia acabarão enganadas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. E eu que cada vez percebo menos de economia.

    Economizar? O quê?

    ResponderEliminar
  10. Sara
    o problema nem são os macacos; são os gorilas...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Foi quase o fim da macacada. Não sei quem culpo mais, se o mercado financeiro ou os chico-espertos que tentam ganhar sem custo. A sabedoria popular já diz há muito: "quem tudo quer..."
    (isso sem desculpar esses fdp financeiros!)

    ResponderEliminar
  12. Mary
    esta história sim, já é antiga, mas é tão adaptável aos tempos de hoje...
    Hoje tivemos mais algumas boas surpresas: um imposto aos ricos que não declaram bens e têm o seu dinheirinho lá fora, para tapar os olhos ao Zé, que vai ver subir o IVA, que vê os salários congelados, que ultrapassa o estipulado pela troika no que respeita à diminuição dos funcionários públicos, que vê mais de 30000 professores não colocados, enfim, mais uma grande lição do "simpático" ministro das finanças.
    A única consolação, é que finalmente começam a perceber o sorvedouro e regabofe que tem acontecido na Madeira.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Hélder
    economizar a paciência, será?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Catso
    mas afinal, onde vamos nós parar?
    Abraço amigo.
    (Os abraços ainda são de borla).

    ResponderEliminar
  15. Hoje venho deixar um mimo.

    Venho agradecer o carinho com que comentas o meu blog e dizer da imensa admiração que tenho por ti. Gosto imenso do modo como escreves, sempre prestando atenção no texto e compartilha tua opinião que sempre parece um post, senão, o começo de um.

    O carinho é mesmo assim gratuito.
    Um beijo e obrigada amigo.

    ResponderEliminar
  16. Pat
    obrigado pelo mimo; mas eu até nem comento sempre; aliás seria impossível eu comentar todos os posts que leio, tantos são os blogs que sigo.
    E quando comento é porque gosto mesmo, não é por favor.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. tb já conhecia, mas acho que ilustra bem o capitalismo. não sei se há falta de trigo ou petróleo. em Portugal, há. e tendo em conta que muitos cereais em vez de servirem para comida, servem para combustíveis, um dia destes nem os transgénicos 'nos' salvarão da fome. mas teremos muitos macacos à nossa volta.

    ResponderEliminar
  19. Muitos, Paulo; demasiados até...
    A começar nesse macacão da Madeira; eu sabia o que fazer com ele...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. pinguim e que mais surpresas virão por aí. Para mim não são surpresas, há muito que sei do que o PSD é capaz. Nós já estamos de rastos e os ricos estão cada vez mais ricos. Poderá, a defenderem-nos assim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Mary
    é muito sintomático que as vozes críticas vindas do interior do partido (Ferreira Leite, Marcelo, Marques Mendes), só começassem a ouvir-se quando foi anunciado o imposto sobre o último escalão do IRS, porque se calaram com o aumento dos transportes, do IVA sobre a electricidade e o gás e tudo o que foi feito antes...
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!