sexta-feira, 8 de julho de 2011

Uma rua, uma casa, uma canção...


Esta rua é uma das mais importantes ruas de Belgrado, chama-se Kneza Milosa, o que significa Cavaleiro Milosa, um célebre herói da História sérvia e que tem uma pequena estátua num jardim lateral dessa rua, não visível na foto.
É a rua que traz o tráfego rodoviário para o centro da cidade, que começa no cimo dela, a 5 minutos a pé.
É a rua dos grandes edifícios governamentais, que se podem ver (alguns deles) à direita da foto, nomeadamente a residência do Primeiro Ministro e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, situados em belíssimos edifícios muito bem iluminados durante a noite. E também se podem ver, mesmo à esquerda da foto, as ruínas do enorme Ministério da Defesa,completamente destruído pelos bombardeamentos da Nato e que assim permanecem como memória viva, apesar de por detrás se encontrar um moderno edifício com o actual Ministério.
É a rua das grandes embaixadas, entre as quais a americana, que ainda se vê, mal, no lado direito, ao fundo; da canadiana, da croata e outras, ficando mais umas tantas, importantes (Inglaterra, Itália, Rússia, Alemanha, Bulgária), em ruas adjacentes.
É a rua do melhor Irish Pub de Belgrado!
Mas, essencialmente é a rua onde mora o Déjan; sim, naquela casa pequenina, branca, que fica do lado esquerdo da foto, logo a seguir às ruínas do M. da Defesa. Foi dali que o Déjan assistiu à destruição de todos esses edifícios governamentais, com as bombas a caírem a 50/100 metros das suas janelas, que ele abria para não serem estilhaçadas; eram bombardeamentos cirúrgicos naquela zona,já que a casa do Déjan dista 150 metros da embaixada americana.
Mas não foram só estes os alvos dos bombardeamentos ordenados por Clinton: todas as pontes que ligam as duas margens do Sava (algumas vêm-se na foto), as grandes unidades industriais, a torre de comunicações, de que mostrei recentemente a nova, no monte Avala e muitos outros sítios que destruíram por completo a economia de uma nação, pois esses bombardeamentos não foram apenas em Belgrado, mas em toda a Sérvia; e este país tem vindo a recuperar e é um país de gente muito valorosa que muito admiro.

A música que ouvem é uma canção dalmantina, isto é da região da Dalmácia, uma região costeira hoje pertencente à Croácia e onde o Déjan nasceu, na linda cidade de Zadar.

31 comentários:

  1. Música muito bonita :)) Que interessante ver a casa do Déjan,ali pequenina no meio dos outros edifícios e também nos aproximas da realidade dele e principalmente desses eventos que ele passou. Nem consigo ter uma ideia do terror que isso deve ter sido, a insegurança permanente. Quando as nações são assim aniquiladas pela guerra, unem-se mais em torno de uma reconstrução... essa é a verdade. E normalmente, trabalham muito para reconstruir o País. Esperemos que não seja preciso cá uma guerra... :) Gostei de mais esta partilha. Ficamos a imaginar-vos ali mesmo a sair para ir ao pub, :)) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eva
    tantas vezes fizemos esse trajecto.
    Está perto de tudo o que é importante, embora Belgrado seja uma cidade enorme.
    Mas a mim não me desagradava viver do outro lado do Sava, na nova Belgrado, moderna, onde estão os grandes hotéis, os centros comerciais e onde vive cada vez mais gente; está em construção uma quinta ponte para unir as duas margens, sendo uma apenas ferroviária.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Nunca devo ter oportunidade de conhecer por isso fico com uma ideia da cidade onde vive a paixão da tua vida. Espero é que essa distância acabe o mais brevemente possível. Vou dar uma vista de olhos por aqui. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Brown
    nunca se sabe; se me sair o euromilhões, compro um apartamento grande em Nova Belgrado, passo lá umas temporadas e convido @s amig@s a passar lá umas férias.
    Já posso ser um bom cicerone.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. pinguim a falta que nos fazia esse bendito euromilhões. Aí sim viviamos, tu com a tua paixão a tempo inteiro e eu com a minha, a tempo inteiro também. Isto de viver a quilómetros de distância, por obrigação, esgota-nos o tempo e a saúde. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A música só consigo ouvir em casa, aqui no emprego não tenho som! Mas gostei bastante do post, realmente deve ser uma cidade fantástica

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Pinguim, tenho em minha posse as apostas que irão render 1 milhão, mas bem podes ficar com o resto. hehehe

    1 milhão é suficiente para vos ir visitar. Há comboio para lá?

    ResponderEliminar
  8. Post Scriptum. Concordo com a Eva, a música é muito bonita.

    ResponderEliminar
  9. Brown
    nem imaginas como isso iria modificar, para melhor, claro, o meu relacionamento com o Déjan...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Sérgio
    não é uma cidade bela como Lisboa ou Amsterdão ou Praga. Mas é uma cidade plena de vida e cheia de contrastes onde vivem mais de dois milhões de pessoas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Hélder
    eu quando convidar é com tudo pago, incluindo transportes...
    A música é deliciosa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito de ficar a conhecer um pouco mais de Belgrado através desta foto e da tua discrição. Relativamente aos bombardeamentos não deve ter sido uma experiência nada agradável para o Déjan mesmo quando se sabe que os alvos não somos nós, alguma coisa pode sempre correr mal. Ainda bem que assim não fui. Acho também importante que as ruínas se mantenham tal como foram deixadas para que nunca se esqueçam os erros do passado.
    um abraço.

    ResponderEliminar
  13. André
    sobre as ruínas, isso é verdade, mas é um bocado demasiado, visto o edifício ser muitíssimo grande, o qual ocupa mais que um quarteirão e que desfeia algo uma rua tão bonita.
    Segundo diz o Déjan, era de todos os edifícios governamentais ali existentes, o mais belo e monumental...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Os crimes que ficarão para sempre impunes! E que continuam a cometer-se, por esse mundo fora!
    Abraço, Pinguim!

    ResponderEliminar
  15. Justine
    e depois tiraram-lhes o Kosovo!!!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Pinguim,
    Fiquei enternecida com este post...
    A foto é muito bonita e a música é lindíssima. Para mim, mais uma daquelas que ouvimos vezes e vezes sem conta...
    Para além de irmos sempre aprendendo mais umas coisinhas contigo sobre a Sérvia (o que é sempre muito útil), somos todos testemunhas desse grande e verdadeiro amor que vives.
    Fico verdadeiramente feliz por ti e muito agradecida por partilhares connosco a tua vivência.
    E não penses que o empenho que colocas em cada post, como é o caso deste (a escolha da foto, da música, as ligações de cada uma com a realidade) passa despercebido, porque não passa.
    Obrigada por mais um bocadinho muito agradável que passei a vir visitar-te.

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  17. Karen
    tantas vezes já estive em Belgrado, tão bons momentos já vivi naquela cidade, que, mesmo sem me aperceber, me fui apaixonando por ela.
    É mesmo a cidade, fora de Portugal que melhor conheço e onde melhor me sinto; até já sei os números dos autocarros para os sítios para onde quero ir, vê tu.
    E depois tem lá o Déjan, que embora tivesse nascido e vivido até aos 16 anos em Zadar, com os pais, desde então, vive esta cidade intensamente.
    Espero voltar mais vezes, e porque não, comprar ali uma casa para mim? É um sonho que poderá ser a chave da nossa vivência em comum, um dia...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. António
    e que tal um dia vir a conhecer???
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Entretanto já ouvi a música e gostei =)

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Sérgio
    sinceramente só me admiraria o contrário.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Everything you wrote here is correct. This town and this street are full of contrasts and could tell us many stories and happenings, but is about great missing.

    http://www.orkutscraps.orkutscraps.in/v4/images/imissyou/orkut-scraps-4.gif

    Amo-te chako pako!

    ResponderEliminar
  22. Déjanito
    I miss you too, each time more and more.
    Volimte chako pako!
    Kisses.

    ResponderEliminar
  23. enternecedor.
    desejo-vos a melhor das sortes, em belgrado ou seja onde for.

    pessoalmente, tenho vindo a desenvolver recentemente um interesse enorme em conhecer esta fantástica parte do mundo.

    ResponderEliminar
  24. PIRII
    obrigado pelas tuas palavras.
    Uma visita à região balcânica vale bem a pena.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. e imagino que para ti já sejam sempre um regresso a casa.

    ResponderEliminar
  26. Sad eyes
    e imaginas tu muito bem...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Hi, my dear,

    A vossa história da amor é tão bonita que me deixa sempre bastante enternecido. Imagino-vos e ao vosso amor sob uma cidade com uma luz tão mágica. :)
    A foto que colocaste é bastante elucidativa. :)

    Abraço. ^^

    ResponderEliminar
  28. Mark
    mas olha que nem sempre as coisas são fáceis; é mesmo preciso gostarmos muito um do outro para superar esta terrível distância...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Não obstante que a foto possivelmente terá uns 'retoques', a cidade parece ser muito bonita (o que condiz com outros posts que já fizeste relativamente a Belgrado). É o tipo de cidade que me costuma surpreender.

    Em relação ao Dejan, viver uma situação dessas deve ser um autêntico pesadelo. Ainda bem que os servos puseram imediatamente mãos à obra. Não apagar a memória, mas não deixar que ela nos impeça de avançar.

    ResponderEliminar
  30. Coelho
    é uma rua importantíssima,mas também no negativo, pois é ali que há as manifestações anti governamentais e é raro o dia em que não haja algum corte de trânsito devido à visita de altas personalidades à casa do PM.
    Quanto às vivências do Déjan durante a guerra foram terríveis, principalmente quando vivia em Zadar (Croácia), pois a família era sérvia. Houve situações muito dramáticas mesmo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!