quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Grécia ... e nós, por cá!

A situação na Grécia está incontrolável, economicamente, politicamente e de uma forma especial, socialmente.
Os gregos já não sabem para onde se voltar e quase já não têm país.
Claro que muitas das culpas desta situação, vem desde há muito do descalabro da forma de viver dos gregos, com falcatruas, mentiras e inconcebíveis medidas, das quais (e são tantas), só refiro a mais ridicula: ser cabeleireiro era considerada uma profissão de risco, e como tal susceptível de reforma aos 50 anos!!!!!!!!!!!
Só quem nunca esteve em Atenas se pode admirar, pois se tomas um táxi, tens que o partilhar com mais 2 ou 3 pessoas e depois todos pagam...
Mas, claro que não foi só por causa destas coisas que a Grécia está como está: o mundo económico está numa espiral perigosíssima, com a Europa e o euro no meio do furacão e quem está a ser "triturado" nessa onda é principalmente a Grécia.
Sinceramente, não encontro, a curto prazo, uma solução para ver, sequer a luzinha ao fundo do túnel; mas eu não sou nem economista nem político.
Em vez de fotos chocantes dos acontecimentos chocantes dos últimos dias em Atenas e homenageando o desgraçado povo grego, aqui deixo dois vídeos com 35 anos de intervalo, ambos focando uma das mais conhecidas músicas e danças gregas, o tema de "Zorba, o grego", que Teodorakis compôs e Anthony Quinn dançou, no filme, com Alan Bates e depois com o próprio Teodorakis, quando já tinha 85 anos.

E porque quem fala na crise grega, fala logo em Portugal, aí está a primeira medida "salvadora" de Passos Coelho: vamos todos passar um Natal mais alegre; sim, pois como diz o povo "pobrete, mas alegrete"!!!!
E a procissão ainda está no adro...

Se fosse Sócrates a tomar esta iniciativa, já estaria convocada uma greve geral...

24 comentários:

  1. Hummm...aquele primeiro teu parágrafo fez-me desenvolver uma pequena tese assim po de repente...haverá uma tendência maior para estar em crise dos povos com a mania do chico-espertismo ou com uma educação cívica/social baixa, como Portugal, por exemplo? Ou é apenas mera coincidência?

    ResponderEliminar
  2. Ima
    sim, haverá, estou certo disso; mas mesmo aí os gregos são muito piores que nós. Quase diria que nós somos amadores...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Obviamente que as culpas também são dos gregos, dos portugueses e dos irlandeses. O chico-espertismo de que fala, e bem, é uma característica de sociedades menos desenvolvidas como é o caso da Grécia e de Portugal. E causa de muito do nosso atraso. Mas, não nos iludamos, os nossos problemas actuais não residem apenas aí, são mais vastos, fazem parte de um programa de ataque às economias e estados mais fracos por parte do capital financeiro, especulativo e predador que se aproveita das debilidades destes estados e sociedades para os espoliar.
    E este medida hoje anunciada pelo PM é um péssimo início de mandato que não augura nada de bom para o que aí vem.
    Outra coisa que me espantou foi ter ouvido também hoje declarações do Sr. Presidente do BCEuropeu, afirmando que muitos dos problemas de Portugal, da Grécia e da Irlanda devem-se ao aumento excessivo dos ordenados nos três países. Ora aí estão encontrados os culpados do raio da crise: são, obviamente, os trabalhadores, essa classe de malfeitores que quer sempre ganhar mais! De fora ficam, claro, os banqueiros e os especuladores que, coitados deles, ganham tão pouco, e nunca querem ser aumentados. Esses sim são as vítimas desta crise.
    Já agora, para compensar a sem-vergonha do Sr. Claude Trichet, proponho um abaixo-assinado a pedir uma redução de 50% do seu vencimento. Penso que, sempre atento aos salários elevados, o Sr. Claude não se irá importar com isso.

    ResponderEliminar
  4. Lear
    eu não nego que a principal causa desta crise seja exactamente esse ataque especulativo, mas não é por acaso que os países a serem financiados pelo FMI, Banco Europeu e Comissão Europeia, sejam precisamente estes.
    E a única safa, para já, dos gregos, é serem os grandes bancos alemães e franceses os seus principais credores.
    As declarações do Sr. Trichet são profundamente desenvergonhadas e só revelam uma visão perfeitamente inquinada da realidade europeia, o que é lamentável numa pessoa exercendo tal cargo.
    Quanto à medida anunciada hoje pelo Primeiro Ministro, não julgue que nos tapa os olhos com o anúncio do aumento do déficit além do que estava previsto, pois foi o próprio INE a informar que tal se deve a uma nova forma de apresentar os resultados. Era uma medida já estudada e que estava escondida, pois não constava do plano do Governo nem nunca foi ventilada pelo PSD.
    Vamos ver o que nos aguarda o futuro, mas bom não será decerto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei admirada que houvesse um povo mais chico-esperto que nós, mas pelos vistos...
    Por cá, é como dizes, a procissão ainda vai no adro... enfim...
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eva
    e a uma distância.......
    Um funcionário público que falecesse dava direito a um filho do dito ter uma pensão vitalícia de 1000 euros mensais...e a percentagem da população que não pagava impostos de qualquer espécie, era incrivelmente assustadora.
    Enfim...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Pinguim,
    Para mim isto é um tipo de operação matemática:
    chico-espertismo+corrupção+compadrio+cunhas+tráfico de influências+ sociedade civil fraca+diminuta formação cívica+democracia de baixa intensidade = sociedade e estado fracos

    Sociedades e estados fracos = presas para predador capital financeiro especulativo, vulgo mercados.

    Portanto, as culpas são da nossa organização social que nos torna fracos e dos predadores que sabendo como somos presas fáceis não resistem a dar-nos uma trincadela.

    ResponderEliminar
  8. Lear
    ou seja, uma pescadinha de rabo na boca...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. natal é em dezembro... mentira, natal agora é em junho. toma lá prendinha :) belo princípio, não há dúvida. se era para isto, não valia a pena ter cá deixado o Sócrates? sempre estávamos todos mais habituados a dizer cobras e lagartos do homem. mas a verdade é que nem o sócrates se lembrou desta. nem a troika. só mesmo este governo de putos e pitas. vai lindo, vai.

    quanto à grécia, concordo que tens razão. mas não deixa de me chocar a maneira como os patrões da europa, mr. barroso sendo um deles, estão a deixar a grécia cair numa espiral de auto-destruição sem repensarem seriamente na situação. faz-me lembrar aquele filme 'paris já está a arder'. acho que eles só se vão preocupar quando o fumo começar a entrar por debaixo da porta em berlim e em paris. até lá deixa arder, que são os pigs do sul.

    ResponderEliminar
  10. Miguel
    quanto a nós, não me surpreende nada, nem antes do governo formado, mas principalmente depois de saber quem eram os novos governantes.
    O novo ministro das Finanças é um profundo conhecedor do que os mandões da Comissão Europeia e do Banco Europeu querem e limita-se a pôr o país a executar os seus desejos: é ser mais papista que o Papa.
    Tenho pena que o ódio cego a Sócrates tenha conduzido a que pessoas com alguma cultura política tivessem votado no PSD, só para espezinhar o ex primeiro ministro.
    Agora queixem-se...

    Quanto à Grécia, "eles" (Merckl e Sarkozy), nunca vão deixar o país ficar na bancarrota, porque sabem que isso era o fim dos bancos dos respectivos países; mas vão exigir cada vez mais sacrifícios, não só ao povo, como ao próprio país, que hoje, de soberano, quase nada já tem. É uma vergonha.

    Só há uma solução para isto, e drástica, mas absolutamente improvável, e que seria a UE em bloco, denunciar todo o cerco internacional das agências e dos grandes bancos mundiais.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Sabes, fiquei muito preocupada com o que tenho visto nos últimos dias na televisão.
    Se nós andávamos a viver acima das nossas possibilidades, o povo grego andava ainda mais. Chegarem aonde chegaram, era inevitável.
    Quero acreditar que o mesmo não nos acontecerá...

    A medida de Passos Coelho que referes nem é das que mais me choca, se a mesma for acompanhada de outras tantas em que não terão de ser sempre os mesmos a pagar (o que para ser sincera não me parece que vá acontecer...). Mas creio que é preferível reduzir o subsídio de Natal do que tornar o Estado numa espécie de banco alimentar contra a fome, como já alguém alguém lhe chamou, a propósito de uma outra medida que este nosso novo primeiro ministro parece querer implementar...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Karen
    apenas lamento que em campanha eleitoral tal não tivesse sido apresentado e principalmente porque não vejo nas medidas apresentadas ou enunciadas, nenhuma delas para penalizar as grandes fortunas ou as grandes empresas.
    E não as haverá, pois este governo, como os anteriores, está apoiado em compromissos eleitorais de diversa ordem que não o permitem; e dou-te dois exemplos: o apoio de Belmiro de Azevedo vem de um ódio visceral deste para com Sócrates, que lhe inviabilizou, e bem, a OPA sobre a PT; mas terá contrapartidas, podes estar certa.
    Por outro lado, a RTP não é nacionalizada (e dá um prejuízo imenso), porque o Balsemão, um dos barões do PSD não o permite, por causa da concorrência para com a SIC.
    E muitos mais exemplos haverá...
    Quem se lixa é sempre o povo. Aí não mudámos nada e penso que até piorámos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. As reformas aos 50 anos já era do meu conhecimento. E esta semana, assustei-me com os acontecimentos que pareciam estar à beira de uma guerra civil.


    Quanto a nós por cá...
    Que dizer? Temos os onze magníficos que parecem os donos da verdade, incólumes e imaculados e uma política de pescadinha de rabo na boca.
    O jotinha já começou a morder a língua.

    ResponderEliminar
  14. Mz
    pois parece haver alguma acalmia agora na Grécia e ainda bem.
    Quanto a nós, só espero o pior para nós portugueses, infelizmente.
    Bem prega Frei Tomaz...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Não querendo ser mau mas nunca vi a expressão "Ver-se Grego" ter tanto sentido como nos dias de hoje. Se bem que Portugal não está muitos "Passos" atrás.

    Concordo plenamente e "adoro" quando a oposição toma precisamente as medidas que criticava há umas semaninhas atrás. É triste ser-se assim sem sem honra nem valores...

    ResponderEliminar
  16. André
    mas olha que "quem com ferro mata, com ferro morre"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. E eu a fazez contas à vida, coisa que nunca tinha feio antes verdade seja dita. Ontem o final do dia e hoje foram dominados por contas de cabeça, chegou a hora de contar tostões. Agora mais que nunca apetece-me dar o fora, existe mais uma razão.

    ResponderEliminar
  18. Felix
    tivesse eu menos uns anitos, e quem sabe não estaria a pensar como tu...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Aquele tema do filme Zorba, o grego é uma dfas minhas paixões desde que me conheço. É uma dança das mais bonitas que existem no velho continente.

    Por cá as danças são outras. Políticas à parte, dancemos todos ao mesmo ritmo, embora nem sempre seja aquele com quen nos identificamos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Hélder
    é sim senhor,era rapazito quando vi o filme e tornou-se mesmo moda dançar o "Zorba" nas festas, tendo o disco vendido milhares e milhares de cópias.
    Quanto às nossas danças, é mais o vira: ora agora viras tu...ora agora viro eu, ora agora viras tu mais eu!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Zorba, o grego, Anthony Quinn, lindo filme! Só tu para nos recordares o passado com tanto carinho. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Brown
    lindo sim, mas também terrível com aquela cena da Irene Papas (enorme actriz) a ser apedrejada pela populaça...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Adoro os filmes do Anthony Quinn, e alguns da Irene Papas também. Certamente conheces o Guns of Navarone? Grande filme. Grande Anthony Quinn, verdadeiramente versátil. E grande música esta.

    ResponderEliminar
  24. Coelho
    Anthony Quinn foi um grande actor, e talvez tenha tido no Zorba, o papel da sua vida; é curioso que, não sendo grego, a sua fisionomia enquadrou-se muito bem na personagem.
    Irene Papas, por seu lado é a personificação da mulher grega, com aquele lado trágico, que ela traz sempre consigo.
    Claro que me lembro dos Canhões de Navarone, mas talvez não saibas de uma história curiosa. Na altura da exibição do filme em Portugal, chamavam-se "canhões de Navarone" às filhas do PR, Américo Tomaz, uma delas particularmente feia, de seu nome Natália...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!