terça-feira, 26 de abril de 2011

"Victor Victoria"

Faleceu em Dezembro passado um realizador, que não tendo sido nunca um daqueles homens que deixa filmes considerados obras primas, foi no entanto o director de muitos filmes de sucesso, bem feitos e de agrado certo.
Refiro-me a Blake Edwards, a quem se ficou a dever o célebre "Pantera Cor de Rosa", cuja música, Henry Mancini imortalizou.
De entre a sua vasta filmografia, um filme, na minha opinião se salienta, uma belíssima comédia musical, com um tema muito interessante: "Victor Victoria", protagonizado pela sua mulher, a conhecida e talentosa Julie Andrews. Foi realizado em 1982 e foi um musical que foi apresentado com grande sucesso na Broadway e noutras grandes cidades.
Nesta versão cinematográfica, é pena que o actor que contracena com Julie seja um dos maiores canastrões do cinema americano, James Garner; mas, por outro lado, brilha num papel de um "maduro" gay um fabuloso actor, Robert Preston e também uma actriz de que muito gosto - Lesley Ann Warren.
Deixo aqui três vídeos musicais, um com a melhor interpretação musical no filme, de Julie Andrews, um outro, com a irreverente Lesley Ann Warren e finalmente uma deliciosa interpretação duma canção sobre o Paris gay da época, por Robert Preston.
Se ainda não viram o filme e querem passar um serão bem disposto, de que estão à espera?



18 comentários:

  1. Obrigado Pinguim! Mas não aconsigo deixar de ver mais nova de Mary Poppins ou Maria von Trapp... sempre com música no coração!
    Eu passei uma boa féria! E tus?

    Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  2. João
    que estranha linguagem...
    Aqui, Julie Andrews está longe de Mary Poppins ou de Maria Von Trapp.
    Mas está soberba.
    As minhas "férias" passei-as com minha Mãe na Covilhã e pouco saí de casa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Sempre gostei dos filmes de Blake Edwards, e o Victor/Victoria é um dos meus preferidos!

    ResponderEliminar
  4. Who can forget Breakfast at Tiffany's?? (quando era mais nova, adorava este filme..:)E as panteras cor-de-rosa todas... É como dizes, nunca fez um grande filme, mas fez muitos filmes muito agradáveis, como o Victor, Victória. Também gosto muito da Leslie Ann Warren e sempre achei que a Julie Andrews era boa actriz, pena que a associem sempre ao filmes infantis.

    ResponderEliminar
  5. Justine
    um filme que "brinca" com a identidade de género de uma forma muito interessante e que aborda a homossexualidade como algo quase natural. Robert Preston é excepcional e o par que faz com o guarda costas do canastrão James Garner é divertidissimo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Victor, Victoria é um filme fantástico, divertido, inteligente, bem composto r cheio de talentos (Warren, Preston, Andrews). Parabéns pela sua escolha! "Le Jazz hot" é um dos melhores números de Julie... e seu "passeio" na nota final por algumas oitavas é incrível! Mas nao esquecamos de Blake - tantos outros filmes... entre eles "Breakfast at Tyffany's" e até o chocante "The day of wine roses" com Jack Lemmon e Lee remick... Obrigado! Adorei a postagem (P.S. Adoro a "velha" com a peruca preta... hi hi hi...)

    ResponderEliminar
  7. Eva
    concordo que "Breakfast at Tiffany's" é possivelmente o filme mais elaborado de Blake Edwards, mas Audrey Hepburn, é por si só um diamante, naquele filme.
    Neste, ele faz brilhar os dotes vocais, inegáveis, de Julie Andrews, que ficou para sempre e infelizmente, ligada aos papéis que desempenhou no "Música no Coração" e no "Mary Poppins"; mas ela é muito mais que isso!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Ricardo
    Blake Edwards foi um realizador muito profícuo e que fez filmes de vários géneros, do musical ao drama, passando pela comédia.
    As escolhas não foram difíceis, pois "Le jazz hot" é sem dúvida a melhor interpretação de JA, o "Chicago Illinois" é a única canção da Leslie e eu gostaria de ter posto aqui a versão do "Seville" pelo Robert Preston, talvez a cena mais hilariante do filme, mas não encontrei um vídeo à altura e gosto da maneira como Preston caracteriza a Paris gay dos anos 30 do século passado, neste "Gay Paree".
    Que extraordinário actor!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Vi o "Victor, Victoria" talvez há vinte anos. Aluguei o filme num clube de vídeo e foi uma noite bem passada e divertida. Apesar de não ser grande apreciador de filmes musicais, foi uma óptima surpresa. Por exemplo, Julie Andrews que só conhecia do "Música no Coração" foi uma revelação.

    Vou rever.

    Um abraço de amizade.

    ResponderEliminar
  10. Lear
    geralmente é uma característica das pessoas, catalogar determinados actores num tipo de papel e depois é difícil levá-las a ver esse actor noutro registo.
    É o que sucede com Julie Andrews; desde sempre conectada com os musicais para crianças, não é fácil querer vê-la noutro papel.
    Aqui,embora continuando a usar a voz - inegavelmente boa - ela usa-a em canções totalmente diferente.
    E para quem não sabe, Julie Andrews chegou a protagonizar, junto a Paul Newman um policial de Hitchcock - "Cortina Rasgada".
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. sou fã do Blake Edwards, sou fã da Julie Andrews, só podia ser uma grande fã deste filme maravilhoso. obrigado por o teres trazido, e assim poder matar saudades.
    abração

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    eu revi-o agora e ainda gostei mais.
    É fabuloso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. tenho vergonha de dizer que ainda não o vi. Servirá este post para corrigir a minha falha ;)
    tenho aqui para ver o Days of Wine and Roses, do Blake. já o viste?
    [é vdd, vou-te finalmente mandar um mail a pedir-te os teus filmes queer favoritos, para ver os que ainda não tiver visto.]
    um abraço

    ResponderEliminar
  14. Olá Pedro
    se for uma falha, deixa lá, porque eu também tenho várias...
    Sim, já vi esse filme há uns anos e é um drama intenso (coisa rara em BE), e de que gostei muito; se bem me lembro era sobre o alcoolismo e era protagonizado pelo Jack Lemmon e a Lee Remick...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Tens uma "homenagem" aqui no meu espaçinho!! :) Why not come and see it now? Espero que gostes.. beijinho

    ResponderEliminar
  16. Eva
    estou atrasadíssimo na minha ronda pelo Google Reader.
    Ainda hoje lá vou, mas desde já obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Olá Pinguim, confesso que de facto este filme é uma das falhas na minha lista cinematográfica dado que nunca vi e nem conheço muito do trabalho dos actores que referiste. Mas vou adicionar à minha lista para ver desde já. Como sabes, tarde ou cedo acabo por vê-los a todos e este até me aguça o apetite. Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. André
    Acho que vais gostar bastante. Como disse, não é uma obra prima do cinema, mas é agradável de ver e está bem feito.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!