segunda-feira, 4 de abril de 2011

Boris

Tu só eras Boris de nome, pois para mim foste sempre o "meu pequenino" desde o dia em que te trouxe para cá, quase há 15 anos, até hoje, quando ganhei coragem de te levar ao médico, na tua última viagem.
E vai ser muito difícil esquecer as nossas "conversas", os nossos olhares, as nossas carícias mútuas.
Desculpa, "meu pequenino", ter tido essa coragem, mas olha que dói muito.
A tua companheira, de brincadeiras e de lambidelas, de zangas e de muita companhia, já entendeu que está só.
Os animais, em certas coisas, são bons entendedores...
Mas para a semana, vamos arranjar-te um gatinho novo, para guerreares e brincares; mas não é o Boris, esse já só existe numa imensa saudade.

82 comentários:

  1. Nunca tive que tomar essa decisão, mas deve custar imenso. Só quem nunca teve um animal doméstico é que não compreende a dor que sentiste e a saudades que sentirás. Mas o Boris viveu concerteza uma vida plena e feliz. Um beijinho grande para ti e um afago carinhoso à companheira que ficou só.

    ResponderEliminar
  2. Agora fizeste-me chorar. Até eu vou sentir falta do Boris, era um gato cheio de personalidade e eu sei o quanto gostavas dele.
    Vá, agora força. Abraço grande.

    ResponderEliminar
  3. Eva
    e tive que esperar hora e meia pela chegada da minha vez, sem conseguir olhar para gaiola, pois tinha medo de o trazer de novo para casa, se o olhasse de frente...
    Estou muito triste, muito mesmo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Félix
    tu que o conheceste, decerto lhe dás o valor que o animal tinha. E era tão lindo, meu Deus...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Ai Pinguim...
    Está a doer tanto, não é? Os gatos e a sua personalidade conseguem fazer parte da nossa vida.
    E esta música que me faz chorar...
    E estas palavras que me recordam tantos outros momentos vividos...
    E os animais que, cada vez mais ganham o meu respeito, ao invés de muito da nossa espécie e profissão...
    E...
    Abraço-te.
    E...
    Obrigado por este alimento da alma que de mim fez brotar a tal lágrima, à tanto tempo acorrentada.

    ResponderEliminar
  6. Paulo
    muito obrigado por este teu comentário, tão sentido e tão verdadeiro.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. É engraçado como ainda tenho a foto do boris em cima da mesa da tua cozinha quando jantámos todos em tua casa com a primeira vizinha do Arthur. E é bom saber que ainda viveu muitos anos.

    ResponderEliminar
  8. Ricardo
    recordo-me bem dessa foto e da forma dada com que ele convivia com as pessoas que aqui vinham; depressa as pessoas gostavam dele, pois não era nada arisco.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. um abraço, meu caro. os animais, os gatos em especial, encarnam-nos a alma, e por isso o lugar que eles deixam, quando partem, é sempre um vazio magoado. continuo a ter saudades do meu gato como se fosse ontem, e a "vê-lo" muitas vezes nos lugares da casa que quando eram dele ficavam sempre mais bonitos.
    o que custa mais quando tomamos a decisão de os adormecer, é que não passa a expectativa de os ver acordar.

    ResponderEliminar
  10. Olá amigo João.

    Com muita pena que vejo que te despedes de um amigo felino, o único gato que viveu comigo já foi a uns 6 anos, e era o demónio, quando se lembrava de brincar as 6.00 da manhã em cima da minha cama, ou de dormir no meio de uma pessoa que nem dá para se mexer. Infelizmente o gato não era meu e acabou por regressar ao dono, mas tive pena de quando a minha cadelita teve de ser operada e nunca mais a tive... ainda por cima fui eu que a levei ao veterinário para nunca mais a ver. ainda hoje tenho saudades dela apesar de ter apenas 4 meses era a coisa mais linda, nem mesmo a mãe era assim quando era pequena. Agora longe de casa e sem poder ter animais tenho saudades delas...

    um forte abraço.

    ResponderEliminar
  11. *vizita

    Eheheh, a pose dele todo descontraído. Agora é arranjar um novo amigo para a inválida que ficou sozinha :)

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    este gato estava muito doente; era um gatão incrível, agora só tinha pele e ossos.
    Estava todo o dia deitado, prostrado e o único alimento nas duas últimas semanas era soro.
    Mas, todas as noites, esperava pacientemente aqui na sala, que eu me fosse deitar, subia a custo para a cama e logo se anichava , encostado a mim, até ao fim, pois ainda esta noite dormiu comigo.
    Não sei se ele me perdoará...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Nuno
    acho que todos nós, que não somos insensíveis, temos histórias bonitas, cães e gatos; e guardamos-las na memória para sempre.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Ricardo
    toda a ente percebeu que querias dizer "visita"...
    Quanto à "Inválida" (o Déjan é que lhe pôs este nome, pois ela chama-se Teka), apesar de pouco miar (daí o nome que o Déjan lhe pôs), hoje tem miado muito - é incrível como os animais são...
    Abração.

    ResponderEliminar
  15. Foi um campeão de longevidade. Ficam os bons momentos e será por isso sempre recordado.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Pedro
    é bem verdade; são uns animais extraordinários.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Os animais que vivem connosco anos a fio, acabam por ser "pessoas" da família, a quem se ama e se quer bem.
    A sua partida, é sentida tal e qual como a partida de uma familiar querido.
    Por isso, compreendo bem o teu pesar.
    Um abraço Pinguim.

    ResponderEliminar
  18. Tenho muita pena!


    Mas acredito (e acredita) que fizeste o melhor. Às tantas mantê-lo vivo a sofrer pode ser mais egoísta que dar-lhe o descanso merecido. Já passei pela situação com a gata que era do Zé (na altura em que vim aqui para casa) e sei que não é nada fácil. Tu tens ainda o contexto que não ajuda nada...

    Abraços! e força

    ResponderEliminar
  19. Helder
    não acho que tenha sido; há gatos que vivem mais...
    E foi tudo muito repentino; até há uns meses atrás ele estava bem mas depois começou a emagrecer e fomos ao veterinário que lhe fez análises e tinha uma insuficiência renal já muito grande (mais de 2/3 dos rins já não funcionavam).
    Depois foi galopante; aliás, o veterinário disse-me que a maioria dos gatos morrem de problemas nos rins.
    Enfim, agora tudo acabou para ele.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Lear
    só têm uma vantagem sobre os seres humanos; embora não desapareçam a dor nem a saudade, podemos arranjar outro, a quem damos o nosso afecto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Um abraço de solidariedade.

    Sei bem o que é passar por isso e quanto custa tomar essa decisão :'(

    ResponderEliminar
  22. Oh, querido amigo, imagino o que sofreste. :( Deve ser uma dor tremenda...
    Como te disse uma vez, eu não posso ter animais com pêlo devido às minhas alergias (à asma, principalmente), mas tenho uma tartaruga à quinze anos e nem sei o que faria se a perdesse. Dessa forma, imagino a dor com a perda de um mamífero que, como é natural, é um animal incomparavelmente mais social.
    A vida é assim mesmo. Todos temos um "prazo de validade", injustamente, ou não, Deus saberá...

    Abraço forte e muita força. ^^

    ResponderEliminar
  23. Paulinho
    agradeço muito o teu telefonema, que calou muito fundo cá dentro de mim; os Amigos é desta forma que mostram o valor da Amizade.
    Obrigado.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  24. João
    possivelmente já terás passado por uma situação idêntica e assim saberás como me sinto; é de uma tristeza imensa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Mark
    és um ser muito sensível (mostras isso a todo o momento no teu blog) e decerto, se não tivesses esse problema alérgico, poderias constatar como o gato é um animal maravilhoso.
    Daí perceberes que estou afectado com esta situação e ainda mais por ter tido que fazer o que fiz.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Sem palavras para além daquelas que já trocámos há uns dias...
    Dói sempre...só que gosta muito de animais é que consegue interiorizar mesmo!
    Um abraço terno!

    ResponderEliminar
  27. My dear,

    Permite-me só retificar um ENORME erro ortográfico que dei no meu comentário. Onde se lê "à quinze anos" era suposto ler-se "há quinze anos".
    Enfim, não ficaria bem comigo mesmo se não o fizesse. Enfim, também erro, afinal, sou humano (é imperdoável, Mark!!!). :)

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  28. Já entendi o que comentaste no meu blog sobre o meu Zizou e o Flecky do meu irmão. sei o que sentes porque já tive outro gato antes do zizou e também teve a mesma doença do teu e o mesmo fim. Um beijinho forte

    ResponderEliminar
  29. Um post muito comovente, João. Eu gosto muito de animais e sei avaliar a dor que sentiste quando hoje tomaste o caminho do veterinário com o Boris. Acredita que sinto o coração muito apertadinho, as lágrimas querem soltar-se porque só quem tem animais conhece esta dedicação incondicional aos donos, a imensa gratidão que nos manifestam diariamente. Em Agosto passado estive à beira de fazer o mesmo com a minha cadelinha mas , felizmente, sucumbiu sem grande sofrimento. Aparentemente o coração cedeu após alguns anos de sofrimento sempre com assistência médica.
    Sinto por ti e estou contigo neste momento tão doloroso.
    Beijinhos

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  30. Meu caro amigo João

    Hoje não direi mais palavras senão para te dizer que te envio um enorme e emocionado abraço.
    Luís

    ResponderEliminar
  31. Lamento, caro Pinguim. São sempre perdas que provocam dores tremendas. Junto destas meras palavras envio a toda a minha compaixão e força.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  32. Abro os meus braços para te dar um grande abraço no aconchego do meu peito, não chega para apaziguar a dor, mas espero que ajude.
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  33. Maria Teresa
    pois, outro dia deite conta das minhas preocupações a este respeito, que infelizmente se concretizaram.
    Agora há que arranjar um companheiro para a Teka e tentar que os afectos futuros minorem, dentro do possível, a dor desta perda.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Eu já tive gatos sem ser os dois que tenho agora, e sei que normalmente vamos viver para além deles. Todos eles me deixam uma tremenda saudade, mas é mesmo assim, é o ciclo da vida, e duvido que alguma vez vá viver sem gatos.
    Muitas pessoas não gostam deles, porque aceitam a natureza dos gatos, eles vão arranhar o nosso movel favorito por mais que compramos arranhadores, eles vão dormir onde querem por mais que se compre camas. Não são caninos, são felinos.

    ResponderEliminar
  35. Mark
    não vou negar que não tenha reparado, mas sabendo que pessoa és, não o entendi com preocupação.
    Se tu soubesses quantas pessoas na blogosfera escrevem esse erro?
    Abração.

    ResponderEliminar
  36. Fernanda
    as doenças renais são responsáveis pela maior parte das mortes dos gatos machos; já nas fêmeas e nos cães, são mais os tumores.
    Enfim, ninguém é eterno...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  37. Isabel
    uma das coisas que ma afligia era encontrar o Boris morto em casa, quando chegasse; vinha sempre com medo, pois o médico me disse que podia ser qualquer dia, mas nunca iria além desta semana. E sinceramente, não teria muita coragem para fazer o que então devia ser feito.
    Os animais dão-nos muito mais a nós que nós lhes damos a eles.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  38. Luís
    obrigado, sei quão sincero é.
    Outro, muito amigo, para ti.

    ResponderEliminar
  39. Eu sei o que é mandar um amigo para a última viagem e quando somos nós a decidir. São animais que nos dão muito ao longo de anos e que nos deixam muita saudade.
    Hoje, deixo uma festinha à companheira do Boris e um abraço a si.
    Bjs

    ResponderEliminar
  40. Olá Sapo
    obrigado pela tua visita e pelas tuas amáveis palavras.
    Já passei pelo teu blog...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  41. Sairaf
    podes ter a certeza que ajuda e muito.
    Obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. I feel how much it was hard for you today...
    I miss him very much, he was even "meu pequenino".

    You did the hardest but the right and the best possible thing for him.
    Amo-te chako pako!

    ResponderEliminar
  43. Amigo Pinguim, deixo-te um forte abraço de profunda amizade e de lamento, porque sei que dor é essa...

    Em criança tive uma égua de estimação. Durante o parto, morreu ela e a cria...
    Chorei durante muitas semanas e nunca mais consegui ter outro animal de estimação.

    Forte Abraço
    Francisco

    ResponderEliminar
  44. Triste desfecho mas também acredito que o mais humano. Já fiz o mesmo com uma gata minha - chamada Dama porque tinha a mania de que era fina - e embora na altura me tenha custado, também sei que foi a atitude mais correcta. Ninguém, nem mesmo um animal, merece ter o seu sofrimento prolongado. às vezes, por razões egoístas de quem o prolonga. Mas a saudade e as boas memórias ficam para sempre.

    Um abraço Pinguim.

    ResponderEliminar
  45. TUSB
    tens toda a razão; um gato é um animal com uma personalidade muito vincada e só faz o que ele realmente quer fazer; são muitos independentes, mas também muito afeiçoados, e capazes de grande ternura.
    De vez em quando fazem-nos perder a cabeça mas tanto que eles nos dão.
    Como tu, não concebo a minha vida sem gatos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  46. Mz
    tem tido muitas festas, a Teka, hoje; muitas mais que nos últimos dias, pois e como é natural havia uma preocupação maior com o Boris, devido ao seu estado.
    Está muito carente e sente de uma maneira muito evidente a falta dele. Na segunda feira irá ter um novo companheiro, mais novinho.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  47. My lovely Dejanito
    you know how much I miss you today; and I know too how much you like "pequenino" and you play with him so many times, when you are here.
    When we arrived from Madrid, last January, you have seen how slim he was, but you can never imagine how it was just now;: it was painfull see that...
    I love you very much and I am anxious to be again with you, probably end of May, there, in Beograd.
    Kisses, my wonderful "chako pako".

    ResponderEliminar
  48. Francisco
    obrigado pelas tuas palavras. Mas quem tem um gato, já não pode viver sem um...ou melhor ainda, dois, para fazerem companhia um ao outro.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  49. Speedy
    humanamente é realmente a melhor coisa a fazer; o médico, já na sexta feira me pôs a questão, mas eu não quis. Hoje, tive que tomar coragem e fazer isso, por muito doloroso que tenha sido e continuará a ser.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  50. Oh Joao...que tristeza.
    Caramba, as separaçoes, seja la de que maneira forem sao demasiado violentas. Estou toda arrepiada, e so quem nunca conviveu dia a dia com um gato pode nao compreender a tua dor. Foste corajoso. Beijinho grande grande

    ResponderEliminar
  51. M. do Carmo
    hoje estou um pouco mais calmo, mas a saudade é enorme.
    Obrigado pelas tuas palavras.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  52. Já avizinhava este final... :(
    Quando me contaste por telefone, e mais triste fico por teres de passar pela espera, que é sempre o pior.

    Tive a sorte de conhecer o gato e de estar com ele mais que uma vez, então também sinto assim uma certa tristeza e como adoro de gatos ainda mais. :(

    Sei que estás muito triste mas vê o lado positivo, vais poder dar a tua atenção e grande carinho a um gato necessitado. :)

    Abraço forte.

    André.

    ResponderEliminar
  53. Tadinho, resta saber que ele agora está no céu dos Animais...

    Eles são de facto únicos!

    Um abraço e os sentidos pêsames!

    ResponderEliminar
  54. André
    dos quatro gatos que vieram, dois para aqui e dois para a tua Avó e que depois ficaram para vocês, resta um, o branco, que continua com o teu Pai.
    Sei como adoras gatos e como gostavas deste "pequenino", pelo que é natural a tua tristeza.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  55. Sérgio
    percebes agora porque razão não tenho comentado as tuas (aliás excelentes) fotos sobre felinos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  56. Amigo Pinguim,
    lamento imenso que tenha terminado assim! Imagino que deve ter custado imenso, apesar de nunca ter passado por uma situação semelhante.
    Actualmente, não tenho nenhum animal de estimação. Mas, já há muito tempo, tive um pequeno cachorro. Morreu de morte natural e chorei com as saudades e a falta que ele me fazia. Ainda hoje o recordo e talvez por isso não tenha tido outro. Portanto, imagino que a decisão que tomaste te custou uma parte do coração.

    Um abraço,
    Ikki

    ResponderEliminar
  57. Ikki
    o André (Lude)disse-me algo que me animou: vou dar um lar a um gatinho que até agora ninguém quis, e isso não diminui a tristeza nem a saudade, mas ameniza as coisas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  58. :( o adeus é difícil. lamento imenso.

    abc

    ResponderEliminar
  59. Olá Filipe
    obrigado pelo teu apoio.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  60. Oh, pobre Boris!
    Fico com pena. Mas nestes casos há que ter coragem para tomar a decisão acertada.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  61. Paulo
    será que foi a acertada? Ainda me assaltam dúvidas, ainda tenho remorsos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  62. Remorsos é que não, Pinguim.
    Acho que fizeste o que tinha de ser feito. Já passei por uma situação semelhante e é horrível ver os animais em sofrimento e sem o vislumbre de outro desfecho.

    ResponderEliminar
  63. Agora entendo o teu comentário.
    E bem sei o que queres dizer!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  64. Olá Pinguim!
    Também eu perdi uma amiga há mais de 10 anos atrás. Desapareceu, nunca a encontrei. Talvez por isso até hoje ainda não tenha conseguido fazer o seu luto como deveria. São tantas as vezes que me lembro dela, das coisas que fazia, da sua dedicação e meiguice. Só queria tê-la de volta.
    Por isso, conheço bem a tua dor. Por isso, estou solidária contigo. Por isso, não podia deixar de (finalmente ganhar coragem para) te dar uma palavra e o meu apoio, apesar de não nos conhecer-mos.
    Um grande abraço e força.

    ResponderEliminar
  65. Paulo
    mas já me recriminaram por não ter dado carinho ao gato, quando ele miava, enquanto esperava a minha vez, lá no veterinário, e eu não o olhava; é que se o olhasse, tinha pegado na gaiola dele e tinha-me vindo embora para casa outra vez...
    Abração.

    ResponderEliminar
  66. Angelo
    sim, esse caso do cão, no Japão, tocou-me muito.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  67. Olá KarenB
    obrigado pela tua visita.
    Perder um animal nessas circunstâncias deve ser muito doloroso, pois imaginam-se os mais variados cenários e alguns deles não muito agradáveis; tal nunca me sucedeu...
    Beijinho agradecido.

    ResponderEliminar
  68. Adeus Boris, 7
    não te conheci mas o teu dono vai sentir a tua falta de certeza... =(

    Os meus pêsames,
    e um abraço!

    ResponderEliminar
  69. Cp
    senti, sinto e sentirei...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  70. É triste a perda, mas vais recorda-lo com um sorriso... Os nossos animais são verdadeiramente os nossos companheiros de vida *

    ResponderEliminar
  71. Di
    talvez, daqui a uns tempos; por ora com uma imensa tristeza.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  72. João, lamento a partida do teu pequenino.
    É incrível o quanto nos afeiçoamos a um animal e que as "conversas" e a companhia que nos fazem custem tanto a esquecer quando se tem que dizer adeus.
    Um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
  73. Miguel
    havia um "entendimento" total entre mim e o gato.
    Entendia perfeitamente os seus diferentes miados e os seus olhares; foram muitos anos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  74. Já também senti esta dor...é terrível.

    Força amigo, abração.

    ResponderEliminar
  75. Glauko
    sim, já muitos a sentiram, e é terrível.
    A afeição pelos animais e destes por nós é enorme.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  76. Um abraço muito grande de alguém que também tem muitas saudades de alguns amigos inesquecíveis!!

    ResponderEliminar
  77. Dantins
    quem tem animais, infelizmente tem que estar preparado para estas coisas; mas na altura própria é sempre muito difícil.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  78. Guarda todas as alegrias que ele te dão que de certeza te encherão o coração!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  79. X
    foram imensas e jamais serão esquecidas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  80. Um animal é um verdadeiro amigo, esquecemos as barreiras biológicas e ali passa a estar uma autêntica pessoa, com quem desabafamos e falamos sobre o nosso dia a dia, que nos ouve e que compreende o nosso estado de espirito. Por isso, calculo que não é fácil ultrapassar a perda de um amigo assim. Um abraço forte, de uma forma ou de outra, o Boris continuará sempre contigo.

    ResponderEliminar
  81. Caro Coelho
    embora já fisicamente substituído por uma gatinha nova, a Camila, ele, o Boris, nunca será substituído, no meu coração. É impossível!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!