sábado, 5 de março de 2011

Uma data...uma frase



Foi nesta data que nos disseste adeus. E embora já tenham passado 22 anos, a saudade permanece inalterada e a tua imagem continua presente.
De ti recebi muito, principalmente valores que não se quantificam, mas que são incalculáveis.
A tua verticalidade era a tua imagem de marca e a Família estava para ti, acima de tudo.
De ti, entre muitas outras coisas recordo uma frase que me disseste, uns três anos antes de partires, num momento particularmente importante da minha vida, quando, olhos nos olhos, te disse que era homossexual; embora sofrendo, eu sei, afirmaste-me: “dá-me um abraço, pois se eu, que sou o teu Pai, o teu maior Amigo, não te compreender, ninguém mais te compreenderá.”
Obrigado pela Vida, e por tudo o que me deste.

56 comentários:

  1. O amor que recebemos dos nossos pais e o que damos aos nossos filhos, é o sentimento mais puro do mundo. E marca-nos para a vida inteira. Um abraço grande, extensível a esse pai que percebeu que tinha de continuar a dar amor, independentemente das coisas que não compreendia ou não gostava.

    ResponderEliminar
  2. Teresa
    obrigado; para ele o abraço já foi enviado em pensamento.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Eu não vivo com os meus pais e já sinto falta deles.Já perdi uma pessoa que amava muito e por isso segue daqui o meu abraço :) um beijinho e mantém sempre vivas as boas memórias!

    ResponderEliminar
  4. Linda homenagem :) Não vou negar que fiquei extremamente emocionado pela atitude dele perante aquele momento importante para ti, como tu mesmo disseste ele deve ter sofrido e mesmo assim apoiou-te. É pena eu não ter podido conhecê-lo mas por este post tenho a certeza de que foi um grande homem, de certeza muito a frente do seu tempo. Mas contento-me em conhecer a ti que não deixas de ser menos que ele. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. My dear,

    As tuas palavras sensibilizaram-me. Fiquei realmente comovido com todo o carinho que sentes pelo teu pai. Deixa-me que te diga que me parece que herdaste dele esse teu olhar doce e terno. O teu pai tinha um olhar profundo e imensamente expressivo.
    Soube, antes de falecer, a tua verdade. Deu-te uma verdadeira prova do seu amor e tu dás-lhe a prova de que ele não morreu e nunca morrerá enquanto existirem pessoas, como tu, que tanto o amam.

    lots of love ^^

    ResponderEliminar
  6. Di
    a perda de entes queridos, principalmente familiares próximos é sempre extremamente penosa; também há dois anos perdi a minha irmã e tenho que me habituar à ideia de que a minha Mãe já vai a caminho dos 89...
    É a vida.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Theo
    e ainda temos que pensar que isto remonta há cerca de 25 anos, numa cidade de província, e da parte de alguém bastante conservador e de uma forte religiosidade.
    Mas os laços do sangue são realmente muito fortes.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  8. Mark
    pouca gente sentirá como eu, as características físicas e de feitio dos seus progenitores.
    Claro que todos olhamos os nossos Pais de uma forma especial, é o normal, mas eu tive uma sorte dos diabos em ter os Pais que tive.
    Imagino que devo ter sido concebido numa bela noite de S.João, visto o meu aniversário ser na última semana deste mês de Março.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Emocionaste-me, tanto nas tuas palavras, como nas palavras outrora ditas pelo teu pai.
    É bom recordar quem já partiu... sim, porque a única hipótese é recordar
    Felicidades !

    ResponderEliminar
  10. Pinguim,
    Que linda homenagem ao teu pai!
    E que pai!
    Sobretudo a mim tocou-me a parte da frase em que diz: "...o teu Maior Amigo".
    E é isso e nada mais que um pai deve ser em relação a um(a) filho(a): tão só o seu maior amigo, aquele que nada pede em troca, aquele dá Amor incondicional.
    Mesmo que por vezes, o filho não seja exactamente o que ele idealizava.

    Um grande abraço de amizade, Pinguim.

    ResponderEliminar
  11. Cláudia
    há algo mais que podemos fazer: tentar merecê-las!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Lear
    muitos de nós habituamos-nos a ver o nosso Pai, não digo como um inimigo, mas alguém que não nos permite ter uma Amizade como temos com um estranho.
    É um erro, pois temos bem perto de nós alguém que dará sempre o seu melhor para o nosso bem.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Até me arrepiei Pinguim. Tinhas um grande homem como Pai. Abraço forte

    ResponderEliminar
  14. Sim, Speedy, tinha.
    E claro que tenho um imenso orgulho nisso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Um abraço forte para ti amigo. ;) Linda dedicatória.

    ResponderEliminar
  16. um abraço grande João, para te fazer companhia na tua lembrança.
    comovi-me quando encontrei no rosto do teu pai, linhas do teu rosto, sobretudo do rosto do jovem capitão no Niassa.

    ResponderEliminar
  17. Félix
    tu já conhecias a frase pois já te a tinha contado.
    Obrigado pelas tuas palavras.
    abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Miguel
    tens toda a razão; tenho uma foto tirada durante a minha estadia em Moçambique e que publiquei aqui no blog, em que as semelhanças são bastantes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

  19. obrigado pela visita e pela tua gentileza.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Ficam sempre connosco meu querido amigo...SEMPRE!
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  21. Maria Teresa
    Para SEMPRE, estou completamente de acordo.
    Beijinho,

    ResponderEliminar
  22. Para além de ser um senhor com um ar distinto, tinha uma mente muito avançada para a sua época.
    Fez o que foi correcto. Eu faria o mesmo.
    Venha daí aquele abraço também.
    Bj

    ResponderEliminar
  23. Cream
    acima de tudo, um extraordinário sentido de Família!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Palavras de um grande Senhor, também quero um pai assim :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Não troques o teu por nenhum, Francisco.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Deixaste-me de lágrimas nos olhos. Que grande pai!
    O meu,também foi exemplar e por eles , pai e mãe, rezo todos os dias.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    P.s. Não sabia que António Botto era o autor do Avé de Fátima. Mais um muito obrigada por isso.

    ResponderEliminar
  27. Isabel
    os nossos Pais, que tudo fizeram por nós, merecem-nos tudo, mesmo quando só resta a saudade.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  28. ... e como teu Pai tinha razão...

    A tua homenagem comoveu-me profundamente! Nunca é demais relembrarmos os nossos pais! Aqueles que dariam a vida por nós, se fosse necessário.

    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  29. Fragmentos
    sim, tinha toda a razão; por vezes esquecemos esse facto.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Não sei o que é mais impressionante, se as palavras dele, se o facto de as ter proferido há 25 anos numa cidadela do interior. Há por aí muitas pessoas estupidas e ignorantes. Mas ainda bem que vão aparecendo algumas mentes iluminadas. À memória do teu pai!

    ResponderEliminar
  31. Um coelho
    talvez por me ter acontecido a mim, por saber que lá no seu fundo a tristeza era grande, eu seja um grande adepto de nos assumirmos perante as pessoas que nos são queridas e refiro-me aos Pais e irmãos e àquela meia dúzia de amigos que todos temos, mais próximos.
    Claro que não é decidir um dia e fazê-lo; mas sim ir preparando a situação e não desperdiçar algumas oportunidades que por vezes surgem.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Um gesto - talvez mais do que as palavras - que é bem capaz de ter sido o suporte do tempo que se seguiu. Do que ainda está para vir!...

    Uma espécie de âncora que permite enfrentar as dificuldades e as incertezas, não é?

    ResponderEliminar
  33. Imagino a admiração que deves ter pelo teu pai e que não é de modo algum desmedida. É preciso ter muita força e amor para se dizer aquilo que ele te disse! E há tanto tempo atrás ainda seria mais difícil. Um abraço.

    ResponderEliminar
  34. Não levei o teu comentário a mal. Mas leio muito outros blogs além do meu. Só que são muito, muito poucos aqueles onde deixo comentários porque sigo quase 115 blogs e é dificil ler e comentar todos. Por isso, houve uma altura que decidi que embora lesse quase todos os blogs, só comentaria se achasse mesmo mesmo necessário. E se por vezes me escapam alguns posts não é por mal, é que diariamente, actualizações em quase 115 blogs é quase impossivel de acompanhar. Algumas vezes escolho os que leio através dos titulos e as linhas iniciais do post que aparecem na actualização, se achar que devo continuar a ler abro o post, senao passo ao proximo porque gosto de ler os blogs que sigo, mas como disse, é dificil acompanhar 115 blogs e ainda comentar. Mas obrigado pela tua sinceridade.
    Abraço

    ResponderEliminar
  35. Driftin
    completamente; nesse momento senti-me liberto de um imenso peso e comecei a viver sem medos, a minha vida.
    Nunca fui de "andar com rótulos" e gosto muito da minha condição masculina; mas, sem nunca o fazer de propósito, tenho marcado por várias vezes a minha posição de homossexual.
    E se não sou militante de nenhuma organização LGBT, penso que é dando o exemplo de como um homossexual é um ser absolutamente "normal", e fora de guetos, perfeitamente integrado na sociedade que me rodeia que acabo por dar um contributo válido à causa GLBT.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. Elijah
    obrigado por seres compreensivo; como te disse eu não gosto de ferir ninguém e sou tudo menos mal intencionado; se alguém percebe o mau momento por que passas, sou eu e tenho procurado fazer com que encares a vida de uma maneira que não te traga tantas desilusões.
    Gostaria muito de te ver realmente enamorado e correspondido, acredita.
    Quanto aos comentários, eu não os estou a pedir; apenas referi este post porque se relaciona e muito com o teu último.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. André
    é verdade e quero que saibas que se tenho uma grande admiração por ti, parte dela foi adquirida quando contaste no teu blog a tua situação em relação à tua Família.
    Espero que tudo esteja agora bastante mais calmo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Apesar de seguir o blog a algum tempo é a primeira vez que comento.
    Muito bonita a homenagem!
    O seu pai só poderia ser um grande Homem. Oxalá a sociedade pudesse estar povoada de pessoas como ele.

    Um abraço,
    Ikki

    ResponderEliminar
  39. Ikki
    obrigado pela tua visita; só te peço que me trates por tu, como toda a gente, valeu?
    E sim, o meu Pai era uma pessoa muito digna e enche-me de orgulho ser seu filho.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  40. Amigo Pinguim
    lindo o teu pai, linda a atitude e as suas palavras.
    Beijinho e abracito forte
    Candida

    ResponderEliminar
  41. Cândida
    obrigado pelo teu amável comentário; és uma Amiga do coração.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Lindo. Uma vénia de admiração sincera, ao pai e filho.
    (foda-se, deixaste-me em lágrimas no meio do escritório; não se faz!)

    ResponderEliminar
  43. Olá Pedro
    eu, ao contrário de muita gente, qualquer "coisita" põe-me de lágrima no olho...
    Vai da natureza das pessoas e da sua sensibilidade, essa palavra tão mal usada.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  44. és muito parecido com ele:-)
    e melhor, herdaste-lhe o coração, visivelmente!
    um grande abraço amigo:-)

    ResponderEliminar
  45. Ima
    és um amigo do coração.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  46. Vim deixar um abraço e dizer que me emocionou.
    Grande homem, grande coração!

    Um beijo também.

    ResponderEliminar
  47. Mz
    não é por ser meu Pai, mas até era!
    Obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  48. Desde já quero-te agradecer por todos os comentários que fizes-te nas minahs postagens, acredita que me ajudam imenso, e espero que nao deixes de o comentár ;).
    Em segundo lugar este teu post comoveu-me. principalmente a frase que o teu pai disse. Eu sou Bisessexual, descobri a relativamente pouco tempo, e ainda to numa fase de " aceitação" só os meus amigos mais próximos e que sabem, e n me jlgaram. Sei que os meus pais tbem n me vão jlgar mas simplesmente n tenho coragem para lhes contar...
    O teu pai ou eu muito me engano ou deve de ter sido um GRAAANDE GRAAANDE HOMEM.
    Mais uma vez, obrigada por todos os comentários que me escreves-te. ;)

    ResponderEliminar
  49. Olá Su
    não tens nada que me agradecer os comentários; eu sigo muitos posts e vou comentando aqui ou ali coisas de que tenho opinião ou que me chamaram mais a atenção.
    Afinal são os comentários que ajudam a formar um blog nua coisa diferente de um diário...
    É muito importante a fase que estás a viver, pois a aceitação por nós mesmos da maneira como somos é fundamental para a nossa felicidade; só depois de bem assimilado por nós é que começamos, de uma forma natural e oportuna a comunicar isso aos outros.
    E tens razão, o meu Pai era um Homem extraordinário.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!