segunda-feira, 28 de março de 2011

Um orgasmo musical

Não,não é um título bombástico e muito menos algo que faça perigar a moralidade deste blog e ponha em perigo a sua continuidade.
Presumo(?) que tod@s que me lêem saibam por experiência própria o que é um orgasmo, e conheçam a sua intensidade.
Já duvido que alguma vez tivessem experimentado a sensação de um orgasmo musical e até de terem algures ouvido esta expressão; e o exemplo que aqui deixo como "imagem", nem sequer pertence a um tipo de música daqueles que é mais susceptível de induzir tal, como um tema de Madonna ou de Ricky Martin.
É pura e simplesmente, música clássica!!! Sim, não me enganei; aquela música que tanta gente considera chata e pouco apelativa, só conhecendo, quando conhece algo, o Hino da Alegria da 9ª. de Beethoven, a Toccata e Fuga de Bach ou O Inverno de Vivaldi...
Mas a música clássica é um "mundo", como qualquer outro tipo de música. E há uma peça de Tchaikovsky, mais conhecido pelo seu Lago dos Cisnes, que é um enorme desafio para qualquer solista de um dos mais extraordinários instrumentos musicais: o violino.
Trata-se do Concerto para Violino e Orquestra, de Tchaikovsky, precisamente e nem todos os apaixonados do violino se aventuram a tocá-lo; é um concerto longo e todo ele belíssimo, mas que no seu último andamento é mesmo avassalador e conduz a um final...que parece mesmo um orgasmo musical.
Façam um esforço, quem não tem grande predilecção por este tipo de música e ouçam-no até ao fim e depois digam-me se exagerei. Quem gosta, e há muita gente que gosta , decerto se vai deleitar com este vídeo.
Uma palavra para a Ana Ramon, que me enviou um mail com um vídeo (que não é este), mas é o mesmo concerto, e me deu a ideia desta postagem; o vídeo em causa  http://www.youtube.com/watch?v=OTUfpkIq3cI, é magnífico, sendo o final de um filme que ainda não vi, mas quero ver e se chama "O Concerto". Preferi o vídeo que apresento, apenas porque é só a música, sem cenas do filme em questão.

28 comentários:

  1. fiquei encantado quando ouvi esta obra no filme O Concerto, é lindíssima. e ainda bem que puseste aqui outro clip, realmente é outra coisa ouvir apenas a música, sem as imagens e os diálogos a perturbar. tornam este concerto ainda mais arrebatador.
    abração

    ResponderEliminar
  2. Miguel
    a razão foi essencialmente essa e o intérprete, Nicolas Koeckert é fabuloso.
    Mas quem não será fabuloso a tocar este tema?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. amei o título.
    sim, pq a música é um puro e intenso orgasmo!

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Paulo
    foi instintivo; a progressão da música até à explosão final, que imagem nos deixa?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Essa coisa de usares certas palavras no título do post só para incrementar as visitas, ai, ai! :)) Esse filme já está na minha lista há uns tempos mas ainda não o vi. A música ilustra o título, bem escolhido :)Beijo

    ResponderEliminar
  6. Sérgio
    ainda bem que gostaste; obrigado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Eva
    mas afinal, acabas por concordar com o título...
    É especulativo???? Ou não????
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom. Não conhecia o violinista.

    ResponderEliminar
  9. É raro ouvir mas adoro música clássica. Também do seu lado visual, ver a orquestra toda e estar lá a sentir a música. Tenho de fazer mais por isso :).

    ResponderEliminar
  10. Luso
    infelizmente, no nosso país, a cultura musical não é ensinada.
    Tirando quem tem mesmo vontade de singrar como músico, para se aprender a gostar de música clássica, é quase uma situação de ser auto-didacta.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Olá João.
    Excelente escolha de música clássica, apesar de não ser expert tenho andado a ter aulas por um.
    Quanto ao vídeo orgasmo não tive, mas tive aquele arrepio na espinha em que ficas com todos os pelos todos em pé...

    um abraço e obrigado pelo excelente vídeo.

    ResponderEliminar
  12. Nuno
    nem eu esperava que tivesses, eheheh!
    Bastou-me o arrepio pela espinha para sentir que valeu a pena ter posto este vídeo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Então, até porque um orgasmo musical está longe de bulir com a moralidade do blogue, que tal repetir a dose?

    http://www.youtube.com/watch?v=qHFoRLusXws

    Eu sei que é diferente, mas diz lá se não sabe bem?!... :)

    ResponderEliminar
  14. Driftin
    a peça que me indicas, o Adagietto da 5ª.Sinfonia de Mahler, ouvia-a pela primeira vez, no cinema, nessas obra prima que é "Morte em Veneza"; desde então, quantas vezes não sinto necessidade de a ouvir, tal a sua beleza e...suavidade.
    Daí, não concordar que seja um "orgasmo" musical, mas talvez seja a música ideal para acompanhar um orgasmo real (para mim, já foi).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. É verdade! Acontecia o mesmo ao Carlos Paredes, quando tocava a sua guitarra...

    ResponderEliminar
  16. Justine
    sim, o Carlos Paredes era em certas músicas, arrebatador.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Caro Amigo João
    Trouxeste-nos hoje uma das peças musicais de que eu mais gosto. O concerto para violino de Tchaikovsky.
    Penso que o conhecerás bem como eu, mas no meu caso apesar achar todo o concerto excepcional eu prefiro o primeiro andamento, que não diria que me provoca "orgasmos" mas, acredita que me chega a "derreter" até às lágrimas.
    Ouve-o junto da pessoa certa e diz-me depois se ali não está todo o romantismo e paixão do mundo?
    A partitura é belíssima, mas, o certo é que um grande solista faz a diferença como é o caso do Nicolas Koechert que é um dos maiores violinistas da actualidade (um jovem alemão com raizes familiares no Brasil).
    Para mim ainda não consegue destronar o grande Vengorov, mas anda por lá muito perto.
    Quanto ao filme "O Concerto" merece sem dúvida ser visto, apesar de cheio de estereotipos que eu (como não sou russo, comunista, judeu ou cigano) interpretei como cedências ao humor e de um fantasismo irrealista que eu interpretei como um hino de amor pela música (penso contudo, que em Hollywood não terão sido tão complacentes e que por isso mesmo não obteve o Oscar). É sem dúvida um filme que não se pode perder, vais-te rir bastante e decerto emocionar imenso!
    Obrigado por esta magnifica postagem, que posso dizer me deu o melhor momento deste meu dia.
    Um abraço amigo.
    Luís.

    ResponderEliminar
  18. Sou um amante de música no geral e "vivo" com ela todas as horas que estou acordado, e ás vezes também quando estou a dormir...:)
    Apesar de não ser um conhecedor de música clássica, ouço de vez em quando e existem muitas peças que gosto imenso apesar de nem saber o que estou a ouvir!
    Mas a música clássica gosto mesmo é ao vivo. No passado cheguei a ir a concertos á Gulbenkian (que gostava imenso!), mas já não ponho lá os pés a alguns anos. Tenho de voltar um dia destes!
    Esta não conhecia, mas é de facto impressionante na intensidade!

    Abraço,
    Ikki

    ResponderEliminar
  19. Luís
    para já está a ser uma grata surpresa o número de comentários, pois num vídeo de música clássica e ainda por cima extenso, temia uma adesão mínima.
    Mas a música é tão sublime, e o intérprete tão brilhante, que é difícil parar de ver, antes do fim.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Ikki
    tens razão, a música ao vivo, principalmente a clássica, com uma boa orquestra e um bom solista, requer uma audição ao vivo, e de preferência com uma acústica perfeita.
    Eu gostaria muito de ter visto este concerto ao vivo e integralmente; no entanto, quando aqui estudei em Lisboa, vi fabulosos concertos, quer na Gulbenkian, quer no Coliseu, com grandes e famosas orquestras e fabulosos solistas.
    E recordo-me de um inesquecível concerto numa igreja de Veneza, onde fui por puro acaso, e ouvi a mais bela interpretação das "Quatro Estações" de Vivaldi.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Pela intensidade da obra eu também concordo, é um climax profundo. Lindo... eu adorei quando dançada no "Lago dos Cisnes".
    Sublime... Bravo!

    bjs

    ResponderEliminar
  22. Mz
    exactamente!!!
    Mas olha que esta obra não aparece no Lago dos Cisnes; essa é uma outra grande obra de Tchaikovsky.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Ultimamente e cada vez mais tenho apreciado e tido estes orgasmos com música clássica. No outro dia chovia lá fora e ouvia Bach, foi uma bela combinação. ;) No meu caso a música clássica funcionou nos meus sentidos como o vinho, estar a gostar mais com a idade.
    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Félix
    essa comparação com o progressivo gosto da música clássica com a idade é muito válida.
    E claro que as combinações são múltiplas: não considero orgástica uma obra de Bach, mas sem dúvida, combina muitíssimo bem com um dia de chuva.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Já tinha lido o post, mas na altura faltou-me o tempo para ouvir a peça com a calma e atenção que a mesma requer.
    Confesso que não sou grande conhecedora de música clássica, mas gosto. Nem sempre foi assim, pois acredito que é preciso uma certa maturidade para saber apreciar este género de música.
    Contudo, é como dizes, é preciso ser-se auto-didata para conhecer e apreciar. Tenho dado alguns passos nesse sentido desde que este género de música passou a despertar o meu interesse, mas ainda estou muito longe de ser uma expert na matéria.
    Quanto ao concerto com que nos presenteaste, numa palavra, sublime!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  26. KarenB
    o teu percurso é o mesmo de muita gente, no nosso país, onde falta, no ensino, o estímulo por este tipo de música.
    No entanto vale a pena, como pudeste comprovar com o prazer que te deu, ouvir esta magnífica peça sinfónica.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!