terça-feira, 8 de março de 2011

E viva o megafone

Parece que a moda veio para pegar; agora o que está a dar é o megafone.
Pega-se num megafone e aí vão os deolindos por uma reunião partidária adentro "chamar a atenção" para a "geração à rasca" e ao mesmo tempo promover a célebre manifestação do dia 12. E como, numa qualquer reunião partidária de qualquer partido, foram normalmente expulsos!
Pois que não, foram barbaramente agredidos, até invocaram o Dia da Mulher (ena valentes) e pois então foi uma atitude antidemocrática, porque não puderam ler o seu manifesto.
Não eram jovens carenciados e pouco evidenciavam ser partidários de partidos de esquerda; mais parecem aqueles betinhos que aparecem nos comícios do PSD ou do CDS.
É que esta manifestação dá para todos e dá para tudo...
Mas enfim, deixo aqui um extracto do telejornal da SIC, com declarações do novo ídolo português, Jel, o homem que vai desafiar a chanceler alemã a Dusseldorf, pois então; e também de Miguel Sousa Tavares com uma apreciação à vitória dos "cómicos" no Festival da Canção e o aproveitamento político disso para a manifestação do dia 12.
Numa coisa, pelo menos, estou de acordo com ele: não quero voltar a viver numa ditadura, pois ao contrário da grande maioria dos que estarão na manifestação, já vivi sob uma.


30 comentários:

  1. Ele tem dividas??? só se for pela coca que tomas...

    ResponderEliminar
  2. Nuno
    ele diz que tem, ele lá sabe...
    Se é pela coca ou não, olha ele que se desenrasque, afinal é a "vedeta" da geração à rasca.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Nem sei o que dizer...
    Olha, Boa noite! LOL
    BjS

    ResponderEliminar
  4. Cláudia
    às vezes não é necessário dizer nada, basta ouvir...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Ola Pinguim, só espero que a manifestação de sábado não traga dissabores a ninguém, não vou fazer parte desse evento por que estarei a trabalhar.
    O meu pai diz que se continuarmos assim, isto tem tendência a pior e que tal o pessoal arregaçar as mangas e começar a trabalhar no que há e não no que se quer. Sim as coisas não estão fáceis, mas que tal a pessoa mudar o rumo e procurar outra coisa para fazer, é só manifestações, greves e pessoas descontentes mas a vida não é uma cantiga, todos reclamam e que tal trabalharem.
    O meu desafabo esticou-se, mas vejo pessoal a não querer trabalhar com o lema ganhar muito e fazer pouco, detesto o comodismo.
    Abraço doce
    Sairaf

    ResponderEliminar
  6. às vezes tenho receio de que a idade me esteja a tornar um bocado 'bota de elástico', e a não me deixar perceber algumas coisas que se vão passando, ou a olhar para elas com muita descrença.
    seja como for, acho um bocado esta moda dos 'deolindos', acho com franqueza que são maneiras de as pessoas aquietarem as suas consciências, ficam com a sensação de que cumprem a sua obrigação, mas nunca abandonam a sua zona de conforto.
    não percebo essa necessidade de um certo heroismo de trazer por casa. tudo serve de bandeira, de megafone, mas sem se correrem riscos verdadeiros.
    por vezes penso que é o conforto da democracia e da abundância. os tempos estão muito difíceis, o mundo, quer dizer o mundo que conhecemos, o do capitalismo ocidental, onde há tudo para todos (menos para os que caem do carrocel abaixo), está num certo recuo, e por vezes parece-me que esta reacção é de quem está mal habituado, a ter tudo se esforço.

    ou então, lá está, sou eu que estou velho e preconceituoso.
    já agora, nada contra os deolinda, de quem gosto bastante.

    abração, e desculpa o testamento.

    ResponderEliminar
  7. Sairaf
    tem cuidado que ainda te chamam reaccionária, eheheh...
    Claro que estou a brincar, embora não se deva brincar com coisas sérias que é o que muita gente parece andar a fazer neste país.
    Gostaria, se não fosse trágico, ver um mês de governação do BE, com o Louçã como Primeiro Ministro.
    E o mesmo em relação ao PCP, com o Jerónimo de Sousa.
    Já o Passos Coelho, só quer o poleiro quando o "trabalho sujo" estiver feito, para não ser ele a "sujar as mãos"...
    Só o Portas, que é um populista, mas um político, quer se goste ou não (eu não gosto) tem alguma coerência no seu discurso.
    E, se eu fosse o Sócrates, já tinha mandado o poder às urtigas há muito tempo, e que se amanhassem...deve ser masoquista!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Miguel
    o teu "discurso" poderia ser o meu, sem nenhumas reservas.
    E não estou velho, pelo menos de cabeça; já vivi muito e já tenho da vida experiências não muito agradáveis, principalmente o de viver sem liberdade e democracia.
    Não é um bando de jovens rascas, mais do que há rasca, os tais "deolindos" que me vêm dar lições de cidadania.
    Claro que há casos muito graves e situações dramáticas, mas são gerais e eu, com uma reforma de merda, também sofro na pele a crise, como toda a gente.
    Se houvesse uma manifestação com alternativas válidas e consistentes para sair deste pântano, eu estaria lá de certeza, fosse convocada por quem fosse.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Não sei se lhe mostrarei...talvez um dia, LOL... Tenho um pouco de vergonha, entendes-me?

    ResponderEliminar
  10. Cláudia
    ter vergonha de mostrar afectos a um Pai que amamos, isso nunca!!!!
    Força!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Numa coisa eu estou de acordo, não quero novamente uma ditadura, nem quero uma anarquia.
    E olhem que sou um "bocadinho" dominadora e rebelde qb.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Mz
    talvez estejamos a caminhar para ambas...
    Pelo andar da carruagem, nunca se sabe?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. O Miguelito só tem uma coisa boa: FCP! :D

    Eu gosto de demagogia, lol. Eu gosto dos "Deolinda". Não foi o grupo que se auto-promoveu, foi a CS que resolveu fazer da sua música um hino e criar a tal "geração à rasca". Eu sou a favor do protesto, amigo. Acho que temos de tomar uma posição perante esta escumalha que nos governa. O que devemos fazer afinal? Votar? Em quem? Digam-me, SFF, qual a opção que temos à direita ou à esquerda de Sócrates. É mais do mm.
    Posso não concordar com a mediatização, mas se está a lutar (camarada) por objectivos claros, não é nenhum desejo pecaminoso: apenas oportunidade.
    "A e tal, no passado tb era difícil", e o que é que se fez? Baixou-se a cabeça e vangloriou-se uma falsa revolução num mês de Abril qq.
    Não quero ditadura. Não quero sg. Mas quero atitude, porra! Estou farto de ter pessoas todos os dias a reclamar da situação mas na "hora do vamos ver" tá quieto. Pelo menos houve quem organizasse alguma coisa, tomasse uma posição e fosse em frente. Depois temos esse marco da intelectualidade, sempre cheio de razão, com seus minutos em horário, nobre a destilar veneno.
    Chega de Marcelos, Mendes, MST's e cia lda.
    É a minha singela opinião, amigo.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  14. Catso
    gostaria muito de conversar contigo, num sítio porreiro, sem exaltações, cada um a expor os seus pontos de vista, que me parecem bastante divergentes, o que até nem é mau, pois de divergências se pode chegar a consensos.
    Sobre a canção dos HL já nada mais há a dizer; sou admirador dos Deolinda, desde que os conheço e até acho oportuna a sua canção; apenas não concordo, se calhar nem eles, em terem transformado a música num hino panfletário.
    Quanto ao MST, não é só o facto de ser portista que me faz não morrer de amor por ele, pois certas análises dele têm-me irritado solenemente; mas aqui dou-lhe razão, pois esta manifestação que começou por ser de protesto de jovens precários (e sempre os houve) transformou-se por obra e graça de não sei quem - não me venham com comparações absurdas com o acontecido no Magreb - numa manifestação que nos vai mostrar os jovens (e menos jovens) do BE quase de braço dado com os betinhos da JSD e da JC, como o mostrou a inacreditável rábula que aconteceu em Viseu, que só pode acontecer em Portugal. E desta manifestação só sairá um protesto, pois INFELIZMENTE, não há uma ideia, uma iniciativa, uma proposta por detrás desta concentração.
    Para "melhorar a situação" aparece um tal Sr Silva, com um discurso incendiário e potencialmente muito perigoso, quase a dizer que também quer ir à manifestação; para PR é um discurso muito infeliz e é mais um discurso de campanha eleitoral para PM...
    Neste momento, eu acuso o Sócrates de uma coisa que ele infelizmente não vai fazer e estou a ser muito sincero: apresentava de imediato uma moção de confiança ao Governo na AR que só poderia ter um resultado - o chumbo. E deixava ao sr. Silva e ao PPC, que não morre de amores pelo sr. Silva e vice-versa a importante tarefa de tirar Portugal do pântano em que está mergulhado, DESDE O GOVERNO DO SR. SILVA!
    Acima de tudo, Amigos, meu caro Catso.
    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  15. Ora, ai está: desde o tempo do Sr. Silva! Toda a razão.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Bem, bom ficar a saber dos últimos cromos que pouco mais fazem do que chamar a atenção dos meios de comunicação com os seus protestos idiotas!! Quanto ao Sr. Miguel tem uma atitude que me desagrada pela gigantesca falta de humildade que demonstra…
    Tenho um professor parecido, acha-se a ultima bolachinha do pacote também…
    Com isto não quero dizer que ele não tenha razão mas o argumento dele de ter vivido numa ditadura não o faz mais preocupado com a situação de Portugal que qualquer outro português que não tenha vivido nessa altura. :p

    Abraço pinguim.

    PSQuando te encontrar de novo vou-te levar uns filmes de animação, vão te conquistar estou certo :p

    ResponderEliminar
  17. Olá Carina
    é preciso dizerem-se as verdades!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. E eu estou de acordo. Ando á rasca mas acho estes cromos Falâncios uns parvos, ando à rasca mas acho esta manifestação uma fantochada pegada. Gostava de ir muito sinceramente para tirar fotografias e filmar algumas entrevistas em que perguntaria aos manifestantes porque ali estavam e as suas soluções caso achassem haver algum problema, era bonito era.

    ResponderEliminar
  19. André
    tens razão, o MST não é flor que se cheire, mas aqui tem bastante razão.
    Ele usa a ditadura, porque a sofreu, principalmente pela via dos eus pais, Sophia de Melo Breyner Andresen e Francisco Sousa Tavares.
    E numa coisa ele tem razão: a geração de hoje, com todos os problemas que possa ter, e tem-nos, há um que não tem e que é de um valor incalculável - não tem falta de liberdade!!!

    Sabes que filmes de animação eu gosto: dos velhos do Disney: Pato Donald, Gato Silvestre. Mister Maggo, Tom e Jerry e os grandes contos - Branca de Neve, Peter Pan, A Gata Borralheira; e o sublime "Fantasia"!!!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Félix
    e eu, não ando à rasca? Com uma reforma de merda que cada vez dá para menos...
    Acho que tirando os escandalosos banqueiros e directores gerais das grandes companhias, anda tudo à rasca.
    Até parece que os jovens têm o monopólio das desgraças dos portugueses. Mas não é assim; tomara eu que me tivessem tirado 10% do salário - era sinal de que ganhava pelo menos 1500 euros mensais!
    Devias tirar fotos sensacionais; um puto todo "bem" da Lapa, a desfilar com um jovem intelectual do BE ao lado, eheheheh...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Eu nunca gostei do Miguel de Sousa Tavares, para mim não passa de um fantoche que disfarçadamente aproveitou-se da fama da mãe para escrever livros desprovidos de interesse, e que decidiu que era inteligente o suficiente para dar opiniões sobre tudo e todos, ainda não um Marcelo, mas está quase lá haha

    ResponderEliminar
  22. TUSB
    o MST parece uma personagem sinistra: um homem que nunca ri, que parece sempre mal disposto e que é arrogante.
    Tudo isso e o facto depor vezes debicar autênticas calinadas sobre assuntos diversos, faz com que não seja uma pessoa que eu aprecie.
    Como escritor, não tenho opinião pois nunca li nada dele.
    Agora, nestas afirmações dele sobre este caso, concordo com a maior parte do que ele diz: acontece...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. A liberdade é um conceito tão subjectivo... E mesmo que não tenha esse problema tem outros igualmente graves e preocupantes por isso usar esse argumento como forma de desvalorizar os problemas das gerações mais novas não tem qualquer valor...

    ResponderEliminar
  24. André
    claro que tem.
    Mas não relativizes a falta de liberdade; possivelmente consideras a falta de liberdade subjectiva, porque nunca a sentiste.
    A falta de liberdade é um problema objectivo, sem dúvida alguma (para os que mandam não será, mas esse não é o teu caso).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. O que o MST diz não se escreve, antes demais...
    Existe um certo empolamento por parte dos Media em relação à geração À Rasca.
    As dificuldades que ela vive, também já viveu a geração anterior, denominada de Rasca ou X.
    A hiper-qualificação das novas gerações é uma consequência --salutar, a meu ver-- da democratização do ensino superior, uma das grandes conquistas de Abril.
    Infelizmente o desenvolvimento económico do país não acompanhou essa tendência, porquanto as empresas não se adaptaram à realidade do mercado internacional.
    A maioria dos empresários não tem visão estratégica, não apostando na inovação nem na formação. Muitos deles ainda pensam como fazendeiros do Ultramar...
    O mal não está nos cursos, pois, se assim fosse, só se formavam meia de dúzia de três ou quatro pessoas por ano, para que não houvesse excesso de diplomados, mas no desfasamento entre as universidades e o mercado de trabalho.
    Por exemplo, um bioquímico ou um físico só conseguem trabalhar na sua área no estrangeiro, onde as empresas apostam na inovação, aqui só tem duas alternativas: o ensino ou o desemprego. E assim por diante...
    Continuamos pequenos em tudo, inclusive na forma como encaramos a utilidade do diploma...

    ResponderEliminar
  26. Amigo Zé
    quanto ao MST estamos conversados...
    E folgo muito em ter aqui uma explicação lógica e coerente sobre o crescimento em flecha do desemprego juvenil, principalmente dos jovens com formação.
    Obrigado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. O MST deveria fazer uma pesquisa séria antes de comentar o que não sabe... mas é o que dá quando se recebe para comentar a granel.

    Para ficarem a saber mais acerca do que se trata o protesto aqui fica:

    http://geracaoenrascada.wordpress.com/

    Eu vou! Vou por mim, pelas gerações que lutaram no passado e pelas gerações que, no futuro, me poderiam perguntar porque é que não fui e não lutei.

    ResponderEliminar
  28. Maurício
    cada um toma as opções que acha deve tomar...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. O MST está muito diferente de quando era director da excelente (quanto a mim) revista GRANDE REPORTAGEM. Está mais autoritário e conservador. Mas, não deixa de fazer análises correctas e, neste caso, parece-me isso mesmo.
    Estas manifestações representam um mal-estar efectivo, mas não deixam de ser manipuladas por forças partidárias, pela comunicação social e talvez mesmo por forças ainda mais ocultas.
    E quando entram pela mais pura demagogia e populismo como quando dizem que querem terminar com os políticos, aí então sim é que fico completamente arrepiado. Não nos podemos esquecer que a última vez que em Portugal se fez uma campanha acérrima contra os políticos, sucederam-se cerca de 50 anos de ditadura, pois apareceu um paizinho que em tudo pensava e tudo resolvia, e que não era político. Durante todo aquele tempo, foi dono do país. Na altura, com o défice do orçamento excessivamente alto, (como hoje) o paizinho rapidamente terminou com o défice, não teve problema: cortou a fundo nas despesas e aumentou os imposto o quanto pôde. Quanto a protestos nem vê-los, a repressão do paizinho não deixava.
    Portanto, quando falam em acabar com os políticos pensem bem no que dizem. Mais vale maus políticos e má democracia, que qualquer ditadura.
    E não me parece que os Deolinda e os Luta (é assim que se chamam?) sejam precários e estejam à rasca, antes pelo contrário. Com tudo isto vendem mais discos. É que, no meio da tanta crise, ainda há quem lucre à custa dela, e de todos nós!

    ResponderEliminar
  30. Lear
    perante aquilo que vi da manifestação, toda a gente que lá estava tinha razões para estar presentes, como eu tinha, pois também me queixo e não é pouco; todavia esta era uma manifestação de DESCONTENTAMENTO e sendo assim até me admira que tivesse tão pouca gente, pois pouca gente não está descontente com a nossa situação.
    Mas, e agora?
    Para mim, as consequências dos acontecimentos dos últimos dias, principalmente do discurso do PR, e dos próximos só podem levar a uma crise política; quem a precipitará? Para mim, quem tem mais razões para o fazer é o próprio Sócrates, através de uma moção de confiança, pois não tem, neste momento, condições para governar.
    E então que vá para lá o PPC e quero ver quais as reacções dos outros partidos, do Cavaco e principalmente do povo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!