sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Unicórnio de Porcelana

Vi este vídeo no blog " Felizes Juntos" e o impulso foi comentá-lo de imediato a dizer como tinha gostado dele; mas não havia comentários. Então liguei ao Paulo e pedi-lhe autorização para publicar aqui o vídeo, como que fosse um comentário de muita admiração.
Claro que o Paulo anuiu de imediato e ainda tive a grata surpresa de ver depois que os comentários tinham sido reactivados lá no seu blog, dele e do Zé!
Hoje, vi com satisfação que também a Smile, fazendo jus à sensibilidade que lhe reconheço, publicou o vídeo no seu blog.
Ainda bem, pois uma pequena obra de arte como esta merece ser partilhada.

26 comentários:

  1. X
    claro que é; e quem o não apreciar é porque lhe falta algo muito importante: sensibilidade!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  2. tinha visto o filme no Felizes Juntos, mas logo vou vê-lo outra vez (aqui onde estou agora não consigo ver clips do youtube, só em casa). é muito bonito e comovente.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Miguel
    é um filme que dá gozo ver mais que uma vez, sim senhor.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Lindo, emocionante que nos recorda um dos momentos maus da história. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mary
    também houve momentos bonitos numa guerra muito "feia"; este é um deles e relembrado tantos anos depois.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. É comovente e muito, muito belo!Mesmo na pior das lixeiras pode haver pingos de humanidade...

    ResponderEliminar
  7. Comovente. Vale a pena partilhar ou melhor é obrigatório partilhar, para que a história não perca.

    ResponderEliminar
  8. Justine
    é como dizes! Na vida nem tudo é absolutamente mau, assim como nada é totalmente bom.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Mz
    por isso eu pedi ao Paulo para aqui pôr o vídeo.
    E acho que fiz bem, pois quanto mais pessoas o vejam, melhor...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. O vídeo diz "tudo"...não me ocorrem palavras...
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  11. Maria Teresa
    tens toda a razão; o vídeo diz tudo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. São coisas como este vídeo que ainda me fazem acreditar na Humanidade, apesar de todos os pesares.
    Neste caso, no meio do horror nazi ainda houve quem pusesse os seus sentimentos de humanidade acima de tudo o resto. No meio de tanta degradação e ódio, ainda houve quem demonstrasse amizade e solidariedade.
    Palavra que estou emocionado!
    E é importante que não esqueçamos: há por aí muito boa gente que já esqueceu e até faz gala de afirmar que tal nunca aconteceu.
    Neste momentos, recordo-me sempre de uma frase que ouvi da boca de uma mulher, poetisa, açoriana, que dava pelo nome de Natália Correia. Dizia a Natália mais ou menos assim: "ser-se revolucionário hoje é saber preservar a memória".
    E é bom que saibamos preservar a memória desta e de outras barbáries, para que outras nunca mais voltem a acontecer.

    Pinguim, obrigado por fazeres existir este espaço de cultura, tolerância e humanidade que é o teu blog.

    Um abraço de amizade.

    ResponderEliminar
  13. É o triunfo da razão, sobre a força!
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Lear
    infelizmente, quem nunca passou por guerras ou tragédias, nunca saberá, salvo honrosas excepções o que são as coisas horríveis deste mundo; nem se interessam por isso.
    Para a maior parte das pessoas os problemas da vida resumem-se apenas em ter o seu estatuto social,ter um nível de vida que lhes permita ter acesso ao mundo de facilidade que é o dia a dia de hoje, pese embora as crises.
    O que é a crise, comparada com a tragédia de uma guerra?
    Isso não interessa...já passou ou está longe.
    Vamos é fazer uma manifestação por isto ou por aquilo.
    Será que ainda haverá nos dias de hoje, pessoas capazes de protagonizar uma história como esta.
    Desculpa, mas eu estou muito descrente na Humanidade...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Olá Zé
    é o triunfo, essencialmente, da humanidade sobre a manipulação das massas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Adorei o filme, e agora sinto-me mais confortável para te desafiar,

    basta veres a minha resposta ao teu comentário:

    Copy-Past

    Olá Pinguim,

    Aproveito para te desafiar a escreves alguns posts acerca da tua "vida" enquanto comandante na guerra do ultramar.

    Quantas histórias(realidades) terás tu para nos contar na 1ª pessoa?

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Meu caro Francisco
    eu já publiquei essas histórias no meu blog. sob o título de uma saga a que dei o nome de "A tropa cá do João".
    Os primeiros capítulos foram ainda publicados na parte do blog que foi apagada, mas que consegui recupera quase na sua totalidade.
    Para não ser maçador, eu vou mandar-te por mail as datas em que estão publicadas essas crónicas, ou melhor, os respectivos links.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. É bonito, sim senhor. O obrigado pela partilha vai para ti e para todos os que antes e depois o mostraram. E para os que o fizeram e que o inspiram, pois claro! Menos bonito é que se conta aqui http://dezanove.pt/135000.html mas, no fundo, já todos esperávamos por isso... Abc,

    ResponderEliminar
  19. Pinguim,
    Infelizmente também eu estou descrente na humanidade mas, peças como este vídeo, fazem-me ter recaídas no acreditar.
    Também eu, felizmente nunca vivi o horror de uma guerra. Mas, nem por isso posso deixar de admirar quem passou por elas, e com elas muito sofreu.
    Por isso mesmo temos de manter viva a sua memória, para que nunca mais se repitam.

    Um abraço de amizade

    ResponderEliminar
  20. Luís
    foi por sentir que devia ser partilhado que pedi ao Paulo para o reproduzir aqui.
    Quanto à Com'Out, desde que uma revista como a Zero, em Espanha, não se consegue conservar, como queremos nós aqui que resulte?
    Se tivesse fotos de gajos nus ou de sexo explícito, se calhar aguentava-se...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Lear
    bem gostaria eu que toda a gente pensasse como tu, mas ambos sabemos que há uma minoria a raciocinar assim.
    Claro que a mensagem deste vídeo, só pode ser de esperança, e vamos todos torcer para que frutifique.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. é muito bom! e ponto. como te tinha dito, não eram necessárias referências, nada. mas obras assim devem ser mesmo muito divulgadas.

    abraços!

    ResponderEliminar
  23. Paulo
    é um princípio que eu gosto de respeitar.
    Claro que o importante aqui é a divulgação, mas foi no teu blog que eu vi o vídeo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. É tão belo que não tenho palavras para descrever todas as emoções que me atravessaram ao vê-lo.
    Agora como é óbvio, vou roubar.

    Abraço

    ResponderEliminar

  25. usa e abusa...
    Eu vou vingar-me com algo que puseste recentemente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!