segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011

Cavaco Silva ganhou, como se esperava as eleições presidenciais de ontem e habitará Belém por mais cinco anos.
Não fugiu à regra de que todos os PR, desde o 25 de Abril, que se recandidatam, ganham. E será difícil não ganhar, pois tudo têm a seu favor, a não ser que o seu primeiro mandato tenha sido catastrófico.
Não vou analisar se ganhou por muitos, se por poucos; apenas reconheço que a margem para o candidato mais votado após ele, Manuel Alegre é bastante maior do que se esperaria.
Cavaco, usou e abusou da vitimização em que transformou as acusações de que foi alvo e desde já realço que, no seu discurso de vitória, não soube ser “ganhador”, continuando a usar os termos da campanha; ao invés, o discurso de derrota de M.Alegre foi digno e positivo.
Porque razão Alegre não obteve melhores resultados? São vários, mas o maior talvez seja a “fuga” de muitos votos socialistas, por não lhe perdoarem muitas das críticas que fez ao partido. Por outro lado conclui-se que é difícil uma aliança eleitoral entre o PS e o BE; isto porque, quer se goste ou não, o povo português não gosta, na sua grande maioria de partidos extremistas, sendo um eleitorado essencialmente de centro, que alterna a esquerda com a direita.
Pode haver alguma relação do resultado de Manuel Alegre, com o descontentamento contra o governo, mas penso que não foi muito representativo (afinal Cavaco teve menos votos do que em 2006). Os descontentes, quem os ganhou foi Fernando Nobre, que fazendo uma campanha muito apagada, capitalizou muito o descontentamento contra os partidos, de uma maneira geral – foi um ganhador, sem dúvida.
Os votos de Francisco Lopes, ficaram aquém da votação normal do PCP, o que admira um pouco, pois o eleitorado comunista é usualmente muito igual.
Defensor de Moura foi um candidato local e não teve expressão nacional.
Um caso muito curioso foi o de José Manuel Coelho, um desconhecido deputado regional madeirense que baseou a sua campanha num estilo muito original, sem qualquer ideia, mas com muita critica a Cavaco Silva e outros políticos do continente, mas também e com alguma coragem, ao todo poderoso “dono” da Madeira, Alberto João Jardim. E conseguiu um resultado não desprezível, a nível nacional, mas essencialmente, uma votação surpreendente na Madeira, onde não ficou a uma distância grande de Jardim. Isto pode querer dizer muita coisa e é mesmo para mim, a grande novidade destas eleições.
Se, por um lado, me sinto um pouco entristecido pela fraca votação no candidato em que votei – Manuel Alegre, por outro lado fico imensamente satisfeito por ver, pela primeira vez, o “edifício pessoa de AJJ” ser abalado, por um tipo a quem chamaram mesmo Tiririca; o que sucederá com um opositor sério e com ideias, que se lhe venha a opor em próximas eleições?

©Todos os direitos reservados A utlilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

48 comentários:

  1. My dear,

    Em primeiro lugar, gostei bastante desta tua análise. Gosto do registo mais formal que utilizas, por vezes, e muito bem.
    Vamos ao comentário em si: concordo com tudo o que dizes, exceptuando a parte em que afirmas, e transcrevo, «a margem para o candidato mais votado após ele, Manuel Alegre é bastante maior do que se esperaria.»
    De facto, não o foi. Manuel Alegre obteve menos votos do que em 2006, o que é claramente uma derrota pessoal e um retrocesso, significando isso um mau resultado eleitoral.
    Não obstante todos os impedimentos à sua vitória, incluindo, e como muito bem referiste, a habitual reeleição do Presidente para o seu segundo mandato, acabei por votar em Manuel Alegre.
    Há muito peso histórico nesta vitória, não querendo eu com isto retirar mérito a Cavaco Silva. Noutras circunstâncias, Alegre teria um maior êxito e até uma possível vitória eleitoral. A conjuntura PS/BE foi infeliz, entre outros factores.

    Enfim, temos Presidente! :)

    lots of love ^^

    ResponderEliminar
  2. gostei muito da tua análise aos resultados, Pinguim. e revejo-me nela, mesmo não tendo votado Alegre. a única notícia boa de domingo à noite foi, como referes, o engulho do coelho ao alberto joão.

    era bom que a esquerda aprendesse a gerir melhor as suas candidaturas presidenciais. cavaco não tinha sido eleito a primeira vez, e o resultado de ontem mostrou que não era imbatível. assim houvesse um candidato, ou melhor uma candidatura da esquerda à altura.

    mas pronto, lá vamos ter mais 5 anos de mariani em belém.

    abração

    ResponderEliminar
  3. O Manuel Alegre teve menos votos também por causa da abstenção ter sido maior (acontece sempre nos casos de possíveis reeleições).

    Quanto ao "palhaço de serviço", os resultados obtidos não abalam o AJJ, pois ninguém na Madeira o vai levar a sério nas regionais (em breve). É sempre engraçado votar no vizinho, numas eleições em que se sabe à partida não ter qualquer hipótese. É uma espécie de sentido humorístico da população.

    Como esperava ganhou o "meu" candidato. É preferível ter um presidente razoável em vez de um "pau mandado" do governo. Pois, porque o Alegre seria sempre um pau mandado. Não tem ideias e durante a campanha não teve coragem de atacar o governo, tal como tem feito nos últimos 4 anos.

    A grande surpresa foi mesmo o Nobre. Daqui a 5 anos pode ser que chegue à presidência um verdadeiro independente. Assim haja alguém em quem o país confie verdadeiramente (espero é que não seja o Nobre).

    E pronto, está feito o comentário aos resultados. Pelo menos não vamos ter 2ª volta: além de ser mais barato, não temos que aturar nova campanha. hehehe

    Abraço camarada.

    ResponderEliminar
  4. Ora eu até estava para não comentar, mas...

    Pela primeira vez não fui votar, isto porque ando por terras distantes, mas também e não só a razão, pelo que vi quando estive de férias e que realmente a política em Portugal cada vez está pior.

    Como não se consegue fazer elevar-se a si próprio o mais simples é mandar o opositor abaixo, este género de política se era isso que faziam acho um pouco, como dizer, de crianças mimadas!

    Mas com isto não digo que apoio X ou Y ou até mesmo um P de palhaço como alguns levam a política por esses lados... as tantas palhaços e políticos ainda cabem um pouco nesse mesmo balde...

    mas pronto, pelo que vi preferi andar a passear por Mosteiro de Montserrat, ouvir missa em catalão e miúdos a encantar com cantos magníficos...

    ResponderEliminar
  5. Olha João, a verdade é que só temos aquilo que merecemos. Este é um páis de contradições, este é um país que lutou para se desenvencilhar de uma ditadura, mas que ao que parece está cheio de gente que prefere ser mandada, está cheio de gente saudosista, e o Sr. presidente é bem o espelho de alguém que se vê e que se vacha muito acima do comum mortal, e por isso capacitado para atropelos de toda a espécie. O Manuel Alegre, foi um caso de insucesso logo à nascença. O governo está extremamente desgastado e o próprio candidato, já tinha provado há cinco anos que não tinha "pedalada" para a corrida (não digo para o cargo, atenção).
    Desculpa tanta conversa, mas hoje estou assim um bocadinho`azeda eheheh.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Então há Tiriricas em Portugal também? Tomara que ele abale as estruturas por aí - da melhor maneira possível. E que o "novo" Governo tenha êxito!

    ResponderEliminar
  7. Mark
    é absolutamente verdade que os resultados obtidos por M.Alegre foram piores que em 2006 (menos votos e menos percentagem), e que tal terá que ser imputado ao candidato, como ele próprio reconheceu. Mas, esperar-se-ia mais de uma candidatura apoiada por 2 partidos com assento na AR, e daí eu ter afirmado que é maior que o esperado o fosso entre os resultados de Cavaco (que também diminuiu a votação, mas não a percentagem).
    Achei muito bem aplicada a tua frase sobre o "peso histórico" na vitória de Cavaco.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Miguel
    foi realmente da Madeira que veio a única aragem positiva do dia eleitoral de ontem; e note-se que no concelho do Funchal, Coelho ficou em primeiro lugar (e não terá sido pelo valor de Coelho, que não deixa de ser um palhaço, pelos resultados obtidos.
    Aliás, penso que os votos nele, aqui no Continente, foram uma espécie de votos nulos, mas essencialmente anti-cavaquistas.
    Haveria com certeza um nome à esquerda, com toda a possibilidade de vencer Cavaco: bastaria o PS o ter apresentado no timing próprio, em vez de ir a reboque de um candidato independente, e que cedo teve o apoio do Bloco.
    António Vitorino teria sido um bom nome.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Helder
    alguns reparos ao teu comentário: é totalmente acertado, que a abstenção (a maior de sempre em Portugal), penalizou muito mais Alegre que Cavaco - fartei-me de ver pessoas idosas a votar e até a minha Mãe, nos seus 88 anos e com um frio danado, na Covilhã, quis ir votar. E isso significa votos em Cavaco.
    Depois, e apesar de ser o "palhaço de serviço" (concordo que foi), a votação nele pode ser vista de 2 formas: aqui, como um voto "nulo, mas útil"; na Madeira, pela amplitude da votação, algo mais que isso. Se o povo madeirense deixar de ter medo de Jardim (sim, AJJ sabe intimidar o povo votante), ele não é imbatível; e olha que palhaço por palhaço...
    Discordo totalmente que o M.Alegre, caso tivesse sido eleito, fosse uma espécie de "pau mandado" do Governo ou de quem quer que fosse; pode ter muitos defeitos, mas isso ele nunca foi, nem será!
    O F.Nobre só terá sido surpresa pela votação que obteve, mas essa votação não a ganhou, por si próprio, pois foi de uma pobreza confrangedora, a sua campanha. Sim, uma candidatura supra-partidária, mas com um "rosto" mais forte que Nobre, será algo a considerar em próximas eleições, pois daqui a 5 anos, os partidos ainda estarão mais desgastados que agora.
    Votaste Cavaco, que não era o "teu" candidato, mas assimilaste muito bem, uma das suas últimas tiradas ridículas, sobre a necessidade para o país de não haver uma segunda volta, eheheheh...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  10. Nuno
    tu estás desculpado de não teres votado; se eu estivesse em Barcelona também me estaria mais nas tintas, do que estando aqui.
    E realmente esta campanha foi baixa, não teve ideias e não valeu de nada; mas o pior, é que pela parte de Cavaco, parece não ter terminado, pelo seu discurso, na hora da vitória, um discurso deveras infeliz.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. M.do Carmo
    é verdade o que dizes. Não se diz, que, seja em circunstâncias for, o povo tem sempre razão?
    Ora cá está o que o povo quer!!!!
    E ainda há muita gente que pensa ser Cavaco um político integro, que nunca de engana, que ainda há-de nascer que seja mais honesto que ele, etc e tal, sem perceber que está na origem de todos estes anos loucos em que temos vivido.
    Que saudades (com todos os seus defeitos) de políticos a sério: Soares, Sá Carneiro ou Cunhal!
    Lá vamos ter mais 5 anos de coisas surreais, como as escutas em Belém, ou a vital comunicação ao país em tempo de férias, sobre o estatuto dos Açores.
    Haja paciência.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Edu
    sim, é um bom exemplo do vosso Tiririca...
    Mas as eleições foram para a escolha do Presidente da República e não, do Governo; estas, as legislativas, só serão em 2012, ou possivelmente antes, se houver uma crise política, como é provável que aconteça.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. P: Como é possível que um homem que esteve durante 4 anos contra a política do governo, fosse agora apoiado pelo governo?

    R: Porque seria mesmo um pau mandado do governo se ganhasse, disso não tenho qualquer dúvida.

    P: Porque não foi expulso do partido à 5 anos, após ter ido contra o partido (sim, foi contra o Soares que era o candidato do PS)?

    R: Porque assim o PS livrou-se de mais um da velha guarda. Livrou-se do Soares à 5 anos (já se tinha livrado do João Soares) e agora voltou a fazê-lo com o Alegre. Ou seja, o PS pode voltar-se para a direita sem que lhe possam apontar canhões.

    O Sócrates tem-na toda pensada. Há que pensar no futuro e foi o que fez. Para quem diz que já não tem cartas na manga, ainda se vai admirar bastante.

    Isto dito por um parvo como eu até pode não ser levado a sério. Mas já vi o suficiente para poder fazer algumas premonições.

    ResponderEliminar
  14. Helder
    não consigo concordar contigo nessa do "pau mandado", ou então eu não sei absolutamente nada do Manuel Alegre.
    É certo que grande parte do PS não gosta de Alegre, mas presumir que apoiá-lo agora foi uma ideia peregrina do Sócrates para se desfazer dele, vai uma grande distância.
    Eu sou apoiante do PS, sempre fui e votei Alegre, não porque era o candidato do PS mas por ele próprio, como fiz em 2006, por muito que me custasse ter votado contra Mário Soares, apenas o melhor político português do pós 25 de Abril! Mas Soares já tinha tido o seu tempo. Não se trata de esquerda do PS ou não, é a realidade: apenas um PS virado ao centro ganha eleições em Portugal.
    E tu sabes isso, penso eu.
    Enfim, espero pelo ano de 2016, para ver um dos políticos mais cínicos do meu país sair de Belém.
    Já era cínico quando foi meu professor...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. O problema do Sr. Cavaco é a sua proveniência. É sem sombra de dúvida o único presidente que veio do povo. Os anteriores eram meninos bonitos da alta sociedade portuguesa.

    E é esse facto que tanto irrita outros políticos em Portugal. A política foi feita de elites durante muito tempo e verem-se invadidos pelo neto de um cavador, não caiu lá muito bem.

    Humildades e elites à parte, considero que o Sr. Cavaco não foi o presidente que eu gostava que fosse no primeiro mandato. Mas temos que ter em atenção que nenhum presidente antes teve uma conjuntura económica, social e mesmo política como este Sr. cavaco tem apanhado.

    É assim que se vêem os verdadeiros líderes.

    Além disso se bem nos lembramos, 5 candidatos presidenciais lutaram contra o Sr. Cavaco que, apesar de ter trocado os pés pelas mãos neste ou noutro assunto, levou a melhor a todos. Ganhou com clara maioria, uma vez mais.

    Muitos portugueses deixam-se levar pelas emoções e principalmente pela imprensa e acreditam piamente que o presidente tem o poder de fazer o que bem entende. É pura mentira. O presidente tem que ponderar bem as suas decisões e ser quase "bruxo" para tentar perceber o resultado de algumas das decisões tomadas.

    Querem um governo presidencialista? Eu acho que seria talvez uma boa solução, mas até lá, temos que viver com o sistema que a nossa Constituição prevê.

    Mais uma coisa boa a favor do Sr. Cavaco, é o único que alguma fez alguma coisa pelo bem dos outros, ou melhor é o único com experiência política suficiente (de entre os candidatos) para poder ocupar o cargo que possui.

    O Sr. Alegre lá por ser neto de visconde, que raio fez na vida? Deputado deste 1976, trabalhou na rádio e 5 meses na RTP, fora isso não fez mais nada na vida. (mas a reformazita milionária recebe-a à mesma)

    Caro Pinguim, não vamos em frente com esta discussão ou ainda acabamos à estalada. Eu tenho muito medo de ti neste aspecto. As tuas chapadas devem doer muito mais. hehehe Além disso não tenho médico que cuide de mim. rsrsrs

    Em 2016 vamos ter como candidatos a Belém: do PSD-CDS - o Exmo. Sr. Durão Barroso; do PS - António Vitorino; BE - o Louçã ou o Miguel Portas; PCP - um chato desconhecido qualquer; independente - espero que alguém que reúna consenso.

    Guarda estes nomes, pois alguns deverão ser de certeza.

    Abraço

    PS: xiii que isto já parece um testamento.

    ResponderEliminar
  16. Caro Pinguim,
    Pois é, lá teremos de aturar o Sr. Silva mais cinco anos. Não que seja novidade, mas... a esperança é sempre a última a morrer. O discurso de vitória, como referiste e muito bem, demonstrou à saciedade quem é aquele senhor: cínico, como tu dizes, recalcado, mesquinho, vingativo, egocentrista e sobretudo que nunca conseguirá ser o presidente de todos os portugueses, quando muito (e friso este ponto), dos 53% que votaram nele. É mesmo do piorzinho que poderíamos ter.
    Quanto à Madeira, o Sr. Alberto João está claramente em final de reinado, até fisicamente os sinais são evidentes. E por isso, o tiririca de serviço teve o resultado que teve. Os madeirenses estão, de uma maneira geral, à espera que o rei abdique e sentem-se um pouco perdidos. Curioso é que o estilo do tiririca seja exactamente o do Alberto João. Dá ideia que são um puro fruto madeirense.

    Um abraço de amizade.

    ResponderEliminar
  17. Helder
    ao contrário do que pensas as minhas estaladas são tão suaves que até há que queira ser um pouco masoquista para as levar...eheheh.
    Mas não vou dar nenhum estalo nem responder à letra, porque senão nunca mais daqui saímos.
    Só te digo uma coisa: se nestas eleições o PS tem jogado por antecipação e apresenta antes de M.Alegre se candidatar, o Jorge Sampaio, o Cavaco estava agora a ver como as taxas de juro da dívida pública estavam a aumentar e seria o primeiro PR a não ganhar uma reeleição.
    Como disse um amigo meu: o país podia estar hoje mais ALEGRE ou mais NOBRE, mas infelizmente está muito mais enCAVACAdo...
    Abração.

    ResponderEliminar
  18. Caro Lear
    não podia estar mais de acordo com os dois tópicos que levantas no teu comentário.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. O Coelho nas próximas legislativas vem parar à Assembleia da República. Aí é que vai ser rir.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Chega de tanta desinformação.

    Alegre recebe uma pensão de DEPUTADO, por ter sido reformado compulsivamente aos 70. ( como qualquer funcionário do público ou do privado, aliás a reforma aos 65, é um direito, não uma obrigação).

    A razão de ser via RDP, foi a manutenção do regime da ADSE, que tinha como quadro da RDP.

    Não, ALEGRE não ganha nenhuma reforma pela RDP.

    Consulte o site das acórdãos do Supremo Tribunal, procure por poeta, e veja o processo, ganho por ALEGRE ao correio da manhã.

    CAVACO, recebe duas reformas, uma de professor, outra do Banco de Portugal.

    Por força do Orçamento de Estado, CAVACO foi obrigado optou pelas duas reformas de 10.000€, deixando de receber o vencimento de PR!

    ALEGRE foi usado por Socrates, a recusa de voto em ALEGRE, na primeira volta, foi a recusa da política do Governo.

    Sócrates, não queria Alegre em Belém, por isso apoio-o. Sabia que CAVACO seria sempre reeleito. E Sócrates precisa dele como PR e este quer Sócrates como PM.

    CAVACO perdeu 615000. Mas a esquerda perdeu 1.500.000, desde que, em 1996, elegeu SAMPAIO com 3.000.000.

    Os 190.000 votos em branco
    Os 189.000 em COELHO
    Os 86.000 nulos
    São votos de muito protesto.

    A Direita e a Esquerda, têm muito que fazer, se não querem acabar com isto em abstenções de 80 a 90%.
    António

    ResponderEliminar
  21. Francisco
    já não digo nada; neste nosso Portugal, tudo é possível...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Caro António
    obrigado pela tua visita e pelo teu esclarecimento sobre a reforma de Manuel Alegre.
    Das reformas de Cavaco, já todos estávamos informados, e com o que recebe, bem pode "ajudar" a sua Maria, que coitada, só recebe cerca de 800 euros mensais de reforma...
    Uma coisa é certa: com políticos destes e políticas destas, não custa a acreditar que a abstenção cresça cada vez mais.
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Caro Pinguim, queria terminar a conversa mas agora sou obrigado a responder.

    Então o PS só tem velhinhos? Antigos presidentes? O Sampaio fez alguma coisa de jeito além de beneficiar o PS?

    O Sampaio foi sem sombra de dúvida o mais apagado dos presidentes que já conheci. Esteve só à espera que o PS assentasse as ideias para lhe entregar o poder de bandeja.

    Eu sei que gostas do Sócrates e do PS, mas temos que ver as coisas como elas realmente aconteceram. Tínhamos uma maioria mais estável do que temos agora e mesmo assim perante uma crise política que só existia na cabeça da imprensa o homem dissolveu o parlamento. Se isto foi ser bom presidente, "vou ali e já venho".

    O PS em 2006 antecipou-se e apresentou o Soares... vimos o resultado.

    Pronto, agora sei que vais responder. ;D

    ResponderEliminar
  24. Helder
    por acaso, não vou...
    Fico à espera de novos acontecimentos políticos; e por falar nisso vai dar-me um gozo do caneco ver o "teu presidente" (meu, não!), obrigado a promulgar a lei sobre a identidade do género!
    Abração.

    ResponderEliminar
  25. Constituição Portuguesa

    Artigo 120.º - Definição

    O presidente da república representa a república portuguesa, garante a independência nacional, a unidade do estado e o regular funcionamento das instituições democráticas (...)

    Artigo 121.º - Eleição do Presidente da República

    1. O presidente da república é eleito por sufrágio universal, directo e secreto dos cidadãos portugueses eleitores recenseados no território nacional, bem como os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro (...)

    Artigo 126.º - Sistema eleitoral

    1. Será eleito presidente da república o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco.

    Ou seja, independentemente da pessoa em que cada cidadão expressa a sua vontade para ser o PR, o PR é aquele que sair vencedor das eleições. Logo é o presidente de TODOS os portugueses.

    E chega de conversa, pois neste caso quem tem a razão sou EU.

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Helder
    podia dizer muita coisa sobre essa gaita da Constituição, mas calo-me porque isto já está a ser "conversa de chacha". Se quiseres conversar sobre isto, temos o telefone ou o chat do FB.
    E se te dá uma grande felicidade consideres-te um ganhador, pronto...fica feliz: ganhaste!!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. PINGUIM,
    Se me deres licença, gostaria de responder ao Eu, a propósito das origens plebeias de Cavaco Silva.
    O que Eu diz, revela-se do mais puro maniqueísmo: de um lado os bons (neste caso os governantes vindos do povo) e do outro os maus (os vindos das elites).
    Caro Eu, as coisas são mais complexas do que você as pinta. Aliás, essa singeleza de pensamento está muito de acordo com o que o seu candidato Cavaco pensa; lembremo-nos da célebre frase "nunca me engano e raramente tenho dúvidas".
    Tem havido, por esse mundo fora, excelentes líderes políticos de origem popular tal como tem havido autênticos facínoras. Também tem havido excelentes líderes provenientes das elites tal como tem havido tiranos.
    No nosso caso português, basta lembrarmo-nos das origens de Oliveira Salazar, que provinha do povo, para se deduzir que a origem social nada tem a ver com a personalidade, a ideologia e a actuação do indivíduo enquanto líder político ou governante.
    Curiosamente, também Salazar como Cavaco gostava muito de se referir às suas origens modestas e populares.
    Portanto, Eu, tem de encontrar no seu candidato outras características que não a origem social para justificar as suas qualidades como político e presidente da república. Político que ele diz não ser. Mais outra curiosidade: também Salazar dizia não ser político e abominar os ditos.

    ResponderEliminar
  28. É verdade que fui votar às 16h, não votei nem no cavaco, nem no alegre.

    Dei o meu voto ao rato Mickey ;)

    Abraço

    P.S- Fiz voto nulo, porque não acredito nos votos em branco...

    ResponderEliminar
  29. Caro Lear
    o meu "diálogo" com o Hélder acabou, neste campo, pois entre Amigos, não convém ir muito além, em divergências políticas ou religiosas.
    E eu sou um Amigo do Hélder, acima de tudo.
    Mas, este espaço é um espaço aberto, dentro dos limites da sã discordância de pontos de vista, tratados com educação e respeito.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  30. Francisco
    mas para o caso, o efeito foi o mesmo, pois o votos nulos e brancos, não contaram para ninguém; foram apenas votos de protesto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Os factos falam por si e aqui estamos com o mesmo PR.
    Li não só o seu texto como também os comentários que aqui deixam os seus amigos, adorei quando o

    EU disse...
    "Nosso Presidente!"

    e o Pinguim responde:
    "...nosso uma porra!"

    Eu nem vou escrever o que me vai na alma...

    bjs

    ResponderEliminar
  32. Mz
    estas coisas da política, por vezes, faz-nos "saltar a tampa", mas depois fica tudo bem, menos o Cavaco em Belém.
    Fiz verso, em homenagem ao Manuel Alegre.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  33. Lear, não tenho qualquer dúvida que os bons ou maus líderes vêm das mais variadas origens.

    Mas a verdade é que as grandes brigas do passado entre o Sr. Soares e o Sr. Cavaco (por exemplo) tem muito a ver com as origens. O Sr. Soares vem da mais fina flor do país. De lembrar que o próprio pai era um menino bonito do Estado Novo (corrijam-me se estou demasiado enganado). O Sr. Cavaco era um puto que veio do Algarve e que se impôs em Lisboa.

    É mais fácil termos o Soares e o Barroso juntos a beber café, que o Soares com o Cavaco (tirei os senhores para escrever menos).

    Agora não me venham é comparar o Cavaco com o Alegre. Não há comparação possível entre quem governou o país e quem nunca governou (se calhar nem a própria casa).

    Pinguim, não me sinto nada ofendico com o Lear, bem pelo contrário. Aliás mesmo que me sentisse ofendido responderia com a mesma cordialidade com que o faço no momento. Pois ofensa não se paga com ofensa.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  34. Hélder
    eu não disse que estarias ofendido com o que disse o Lear; apenas são opiniões diferentes e esclarecidas com o respeito mútuo de ambos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. Eu,
    Eu não quis ofender ninguém e peço desculpa se se sentiu ofendido, pois não era essa a minha intenção. O que eu pretendia, tão só e apenas, era rebater a sua opinião, enquadrado no tão salutar (quanto a mim) debate de ideias.
    Julgo que me entendeu.

    ResponderEliminar
  36. Lear e Hélder
    divergências de opinião à parte, um forte abraço a ambos e obrigado por terem usado este espaço para expressar as vossas ideias.

    ResponderEliminar
  37. Peço desculpa aos dois pois li mal o comentário do pinguim. Como disse não me sinto nada ofendido.

    Pinguim desculpa lá mas quando me empolgo com uma boa conversa quase ninguém me pára. prometo que este é o último comentário à postagem.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  38. Gostei:p
    <mas sou a favor de Cavaco Silva

    ResponderEliminar
  39. Hélder
    e foram todos muito felizes...
    Abração.

    ResponderEliminar
  40. Cláudia
    em democracia, cada um defende quem pensa seja melhor, e mais nada...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  41. Será que mais ninguém percebeu que o nosso "hospedeiro" já deu a conversa por terminada? É que já não tem paciência para mais respostas. Daaaaaaaahhhhhhhhh

    hehehe

    ResponderEliminar
  42. Helder
    parece que tu é que não percebeste.
    Não publicarei aqui mais nenhum comentário, sobre esta "polémica", desculpa!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  43. Olá Pinguim, exerci o meu direito de voto triste com as hipóteses, mas sempre cumpri o meu direito cívico.
    Gostei muito deste teu post!!! :D

    ResponderEliminar
  44. Arrogância
    tirando alguns "extremistas" seguidores dos diversos partidos, acho que foi com esse sentimento de tristeza que todos nós exercemos o nosso direito, e dever (embora muitos - demasiados, tivessem esquecido esse dever).
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  45. O problema dos portugueses é a falta de poder de análise. Não conseguem distanciarem-se do fanatismo e analisarem o que vêm e ouvem sem qualquer tipo de ideia pré-concebida. Os que lhes acontece a eles é o mesmo que acontece aos pais que não vêm os defeitos nos filhos mas conseguem ver os mesmos nos filhos dos outros. Já não vamos falar do medo da mudança que reina em Portugal. Preferem o conhecido nem que ele seja péssimo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  46. Mary
    aqui funcionou essencialmente isso mesmo, o medo da mudança
    Somos conformistas, por natureza, e depois, queixamos-nos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!