sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Síndrome de Tietz

Desde o princípio da semana que não me sentia bem.
Quem me conhece melhor, sabe que sou um doente cardíaco crónico, desde há muitos anos, pois sofro de uma angina de peito, ou seja tenho uma isquemia numa das quatro partes do coração, o que me provoca por vezes, e por efeito de cansaço, ansiedade ou stress, uma sensação estranha no coração, como que um aperto ou uma pressão anormal, que é rápida e que com algum descanso, a tomada de ar fresco e a ingestão de água, desaparece rapidamente, sem ter que utilizar os pequenos comprimidos que uso sempre comigo, para numa emergência, colocar debaixo da língua. Estes comprimidos têm um efeito vaso-dilatador em todo o corpo, o que provoca terríveis dores de cabeça, devido à dilatação dos vasos aí localizados (só os utilizei uma vez, em toda a vida). Esta lesão que tenho no coração está controlada por exames regulares, tendo mesmo feito há meia dúzia de anos uma angiografia: cateterismo cardíaco que não exigiu a instalação de nenhuma válvula correctora do afluxo sanguíneo e muito menos de um bypass, pois a lesão não é das mais graves.
Mas, o que me aconteceu esta semana foi algo diferente: acontecia todos os dias, em variados períodos do dia, sem qualquer indício justificativo e a localização era um pouco diversa, mais acima do que na outra situação descrita anteriormente.
Devido à manutenção do mal estar, e porque com estas coisas não se brinca, dirigi-me na quarta feira, pelas 17 horas à urgência do Hospital Amadora-Sintra; feito de imediato um eletrocardiograma, que não acusou nada de agudo, o que logo me descansou um pouco. Depois foi a terrível angústia de uma urgência hospitalar: apenas fui visto por uma médica, aliás excelente, cerca das 23 horas, e depois de analisado o caso, ela pôs a hipótese de não ser nada cardíaco, principalmente depois de me ter feito pressão num dado ponto, que me provocou dor. Seria algo diferente, mas para o diagnóstico ser seguro, teria que fazer uma despistagem, com uma análise sanguínea e lá esperei mais uma hora pelos resultados, que felizmente confirmaram estar tudo bem com o coração.
O meu mal chama-se Síndrome de Tietz ( o médico alemão que detectou esta doença), e que é uma inflamação benigna de uma ou mais cartilagens costais; é vulgarmente confundida pelos pacientes com um enfarte do miocárdio, pois os sintomas são semelhantes, mas esta síndrome não progride para causar dano a qualquer órgão (informação da Wikipédia).
E lá regressei a casa eram quase 1 da manhã, aliviado, mas com uma fome de cão!
Já estou a tomar um anti-inflamatório forte até esta crise passar por completo. Perguntada à simpática médica, a causa deste mal a resposta foi: é da idade, meu caro amigo. Da PDI, pensei eu para mim próprio...

48 comentários:

  1. Poxa, que bom que você conseguiu uma boa médica para diagnosticá-lo rapidamente! Cuide-se, amigo! Beijo.

    ResponderEliminar
  2. A PDI é mesmo muito P, mas a essa ninguém escapa. As melhoras, votadas pelo nosso lado, que aconteçam e bem e com rapidez. Abcs,

    ResponderEliminar
  3. Aquele abraço doce e quente de rápidas melhoras.
    Com carinho e muita ternura
    Boas festas
    Sairaf

    ResponderEliminar
  4. Edu
    sim, rapidamente após ter conseguido aceder à consulta; pois esperar horas a fio para lá chegar, numa sala apinhada e sem condições é exasperante.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Luís
    não sei se o lado psicológico também funciona, mas hoje, e ainda só tomei uma pílula, sinto-me melhor; mas na farmácia, informaram-me que era muito forte o anti-inflamatório.

    Um obrigado ao Gonçalo pelo seu amável contacto.

    Abraços a ambos.

    ResponderEliminar
  6. Sairaf
    fazes bem em referir o quente, pois estava lá um frio...meu Deus!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que não foi nada de grave, com essas coisas não se brinca mesmo... bjs

    ResponderEliminar
  8. Tiiietz... As coisas que nos descobrem!E que se inflamam: uma cadeira de apoio para essa tua mesinha (com indução reclinatória) seria uma boa prenda!

    As melhoras do corpinho e das condições profilácticas (com um grande abraço para suportar)!

    ResponderEliminar
  9. Poetic Girl
    não é que me sirva de exemplo para me desleixar, mas geralmente os cardíacos crónicos, por serem bastante vigiados, acabam por não morrer de causas do coração.
    E há pessoas que nunca tiveram nada e dá-lhes algo repentino, e partem, sem demora.
    Calcula que nesse mesmo dia nos deixou, por uma causa cardíaca súbita o sempre recordado Carlos Pinto Coelho.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Uso mais o termo da PVC, é inexoravel e inevitavel...
    Sou cardiopata tambem, controlo arritmia crônica(prolapso da válvula mitral e tricuspide) há tempos com remédios, sei bem o mal estar que causa e os falsos alarmes de enfarto que passamos, já sou manjadíssima nas unidades de emergência da minha cidade rsrsrs

    ResponderEliminar
  11. João
    ao fim e ao cabo estamos sempre a aprender, nem que seja à custa do nosso corpo.
    Tenho agora uma boa cadeira para estar ao computador.
    As melhorias devem chegar por estes dias, já a paciência para suportar as condições profilácticas é tudo menos garantida.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  12. Olá Nilza
    então parece que estamos irmanados numa vasta (infelizmente) comunidade de cardiopatas, como bem lhe chamas.
    Não sei exactamente o significado de PVC, mas faço uma ideia...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que foi só falso alarme e ainda por cima saiste de lá com uma doença/sindrome com um nome estrangeito e tudo! não é pra todos. As maleitas cervicais são do c***, e a pdi é uma sacana e a malta por estes dias já vai apanhando tudo :\
    Beijinho e põe-te bom depressa

    ResponderEliminar
  14. Ser hipocondríaco é lixado... e não ajuda nada!

    ResponderEliminar
  15. M. do Carmo
    pois é, a PDI prega-me cada vez mais partidas; ainda me estou a livrar de uma, aparece-me logo outra...
    Valha-me Nossa Senhora dos Bicos de Papagaio e Afins!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Johnny
    sou hipocondríaco, é um facto; mas também sou racional e não sou um "enche urgências" - só se fosse masoquista...
    Desta vez até havia razão para me sentir hipocondríaco.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Estamos mesmo na idade do "com-dor", não é??? Lá temos de ir brincando com estas coisas sérias! Ontem um amigo, citando um amigo seu, dizia ser muito mau sinal a gente acordar sem nos doer nada: é porque não estamos vivos:))))
    Um beijo e as melhoras rápidas.

    ResponderEliminar
  18. Justine
    o teu amigo tem mais que razão!
    Obrigado pelas tuas palavras.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Meu caro a amigo!
    Rápidas melhoras e pensamento positivo!
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. apesar da longa e insuportável espera, tiveste sorte, sorte na médica que te apareceu, essas síndromes são sempre difíceis de detectar. Só não gosto é que te venhas queixar da idade, porque tu estás muito bem e sabes disso, por fora e especialmente por dentro lá no espírito!

    Agora desejo-te cházinho e melhoras:-)

    abraço e cuida-te!

    ResponderEliminar
  21. Confesso que não conhecia essa síndrome porque de facto doenças físicas, não tenho grande conhecimento. Como sabes a minha área é a saúde mental, de resto conheço o básico. Mais importante, ainda bem que estava tudo ok contigo e que foste mais descansado para casa. Fiquei surpreendido com a eficácia desse serviço de saúde. ;)
    Abraços.

    ResponderEliminar
  22. Bom, o que importa é que não foi grave e tiveste uma boa profissional que cuidou bem ti, todo o cuidado é pouco.
    Um abraço gramde e que tenhas dias calmos daqui em diante. ;)

    ResponderEliminar
  23. Myke
    as melhoras são evidentes; o pensamento será mais positivo dia 28 deste mês.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Ima
    eu não me queixo da idade; ela é que se queixa de mim, de vez em quando...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Amigo João, felizmente nada de pior e com os medicamentos, sopas e descanso e uns carinhos e cafonés do teu "Pai Natal", tudo regressará ao normal.
    As tuas melhoras.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  26. André
    os profissionais de saúde no nosso país são excelentes.
    Há muitos anos tive um acidente grave, na marginal Cascais-Lisboa; fui transportado para o Hospital de S.José com uma fractura exposta do fémur (o osso estava à vista); a urgência deste hospital é de longe a mais incrível de todo o país. Pela manhã, a minha Mãe, encontrou-me por lá num corredor, numa maca, clara. Fui transferido para o Hospital Particular, na altura, o melhor de Lisboa; e o ortopedista que depois me veio a operar disse que o trabalho que me haviam feito na urgência de S.José tinha sido excepcional!
    O problema aqui é barafunda da burocracia, da falta de instalações, da incivilidade das pessoas que recorrem às urgências por uma gripe e alguma falta de humanidade nos serviços administrativos.
    Aos médicos e enfermeiros nada temos que dizer.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Félix
    eu tenho sorte com as médicas; já o meu médico de família é uma médica, que trata muito bem de mim; bem até de mais, pois obriga-me a fazer análises e exames não sei quantas vezes ao ano.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Miguel
    se soubesses a falta que ele me fez, quando lá estive aquelas horas a penar?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. PDI? O que é isso? :)
    Rápidas melhores e mantém o update clínico! Abraço grande!

    ResponderEliminar
  30. Blog Liker
    deves estar a gozar comigo...
    Vá lá, eu digo-te: Paciência Desligada Infinitamente!!!!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. Só agora passei por aqui, não sabia nada disto...
    Penso que já estás bem!
    Abracinho meu.

    ResponderEliminar
  32. Maria Teresa
    mais um susto que a vida nos vai pregando.
    Enquanto for só susto, está tudo bem.
    Eu agora já estou bem.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  33. Não deve ter ganho para o susto, ora bolas! :O
    Felizmente não era nada de mais grave! As melhoras, muito repouso e fica proibido de mais sustos desses ok? ^_^

    ResponderEliminar
  34. Nada a acrescentar... só um abraço e que melhores rápido

    ResponderEliminar
  35. Olá Cp
    era tão bom que assim fosse, não era...
    Mas deste, estou recuperado.
    Por favor, trata-me por tu, combinado?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. Speedy
    isto já está "oleado" por mais uns tempos, eheheh...
    Obrigado e um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Pinguim,
    Desejo as tuas prontas melhoras. Da mesma PDI também eu me queixo por vezes. Mas um sorriso e uma boa gargalhada fazem verdadeiros milagres.
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. estive dois ou três dias fora, e só agora li este teu post. felizmente as coisas estão encaminhadas e espero e desejo que estejas melhor. um abração.

    ResponderEliminar
  39. Lear
    e verdade e essa é a melhor terapia e que eu procuro seguir.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  40. Olá Miguel
    como se costuma dizer, estou pronto para outra, "lagarto, lagarto", que eu até sou do Benfica...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. Ainda bem que não foi nada de grave, amigo. De facto, com o coração não se brinca. Fizeste muito bem em ir às urgências hospitalares. :)

    Lots of Love. ^^

    Desculpa perguntar, mas o que é a PDI?

    ResponderEliminar
  42. Mark
    obrigado pelas tuas palavras.
    Só a ti eu daria a definição da sigla PDI, pois sei que não estás a gozar, não sabes mesmo.
    É talvez das siglas mais conhecidas por toda a gente e de todas as idades e condições sociais e significa "Puta Da Idade", de forma a poder integrar-se numa conversa normal sem baixar demasiado o nível da mesma.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  43. Querido amigo,
    a idade é só o desgaste dos orgãos, porque a vontade de viver e a lucidez do pensamento é bem visivel aqui neste espaço.
    Espero que recupere depressa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Mz
    eu sei disso, minha querida; mas o facto é que esse desgaste dos orgãos não deixa de ir acontecendo...
    Estou bem agora, felizmente.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Os nossos mais sinceros votos de melhoras. Não abuses dos anti-inflamatórios agora, podes vir a precisar deles quando estiveres em Madrid e te esqueceres desse alemão...

    ResponderEliminar
  46. Dois coelhos
    já deixei de tomar o remédio, até porque não se pode abusar.
    Já em Madrid, acho que se deve abusar de muita coisa!!!
    Obrigado pelo vosso cuidado.
    Abraços.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  47. saber de mais este "percalço" não me passou ao lado, acredita. pdi, ou seja lá o que for, não havia necessidade, não é verdade? que estejas mais do recuperado!

    ResponderEliminar
  48. Paulo
    desta estou; aguardemos para ver se as próximas maleitas vêm mais espaçadas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!