quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"Matador"

Vi recentemente dois filmes de Pedro Almodóvar; melhor dizendo, vi um relativamente recente e que gostei bastante "Abrazos Rotos", em que se vê como Penélope Cruz é muito melhor no cinema espanhol do que no americano; e revi um dos primeiros filmes que vi dele, e que foi um dos que o lançou definitivamente, junto com "A Lei do Desejo".
Trata-se de "Matador", realizado em 1986, com Assumpta Serna, magnífica, Nacho Martinez, os habituais , ao tempo Eusébio Poncella e Carmen Maura e um muito jovem e lindo António Banderas.

Diego Montes (Nacho Martínez) é um toureiro precocemente aposentado que trocou os touros pelas mulheres. Depois de fazer sexo com elas, matá-las era uma forma de reviver a emoção das estocadas na arena.
María Cardenal (Assumpta Serna) é uma advogada criminalista que, secretamente, admira a arte do matador (como também são chamados os toureiros). No momento culminante do amor, ela mata seus parceiros, homenageando assim o mítico ritual da tauromaquia.
Até que um dia eles encontram-se...

A cena final é magnífica e tem uma daquelas canções que Almodóvar sabe como ninguém, fazer soar na cena certa.

Aqui deixo, não a música original mas um vídeo da fabulosa Mina, a interpretar "Esperame en el Cielo", quase comovente.

35 comentários:

  1. Os meus favoritos dele são o Ata-me e a Lei do Desejo. Mas o Ata-me tira-me mesmo do serio. E o banderas é outro que também melhor na cinematografia espanhola do que na americana

    ResponderEliminar
  2. Fernanda
    eu não falei da filmografia do Almodóvar, que vi por assim dizer toda, à excepção de "Volver".
    Os primeiros filmes são magníficos, pouco conhecidos e com um ar muito Kitch, pouco comercializados e desses o meu favorito é o "Negros Hábitos" (assombroso).
    Depois vem o "Matador" e "A Lei do Desejo", ambos com o Banderas, excelente em todos os aspectos (nunca gostei dele no cinema americano).
    Almodovar foi crescendo em interesse e importância internacional até chegar ao Óscar do melhor filme estrangeiro com o delicioso "Mulheres à beira de um ataque de nervos".
    Seguem-seos dois filmes, que para mim, são os seus melhores: "Tudo sobre a minha Mãe" e "Habla con Ella".
    Depois disso alterna o bom com o bastante bom, e ainda estou para ver o "Volver".
    As suas personagens preferidas são as femininas, embora (ou até por isso) seja homossexual. E tem tido sempre actrizes fétiches: Carmen Maura, Victória Abril, Marisa Paredes e mais recentemente Penelope Cruz.
    É um dos melhores realizadores europeus.
    Só tenho pena que nunca tivesse feito um filme com Sara Montiel...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Tenho saudades desses primeiros tempos de Almodóvar: "Matador", "Negros Hábitos", "Lei do Desejo", "Que fiz eu para merecer isto?" e outros. Apesar de ter gostado muito de alguns dos seus filmes mais recentes.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Paulo
    "Negros Hábitos" deve ser um dos filmes mais corrosivos de que me lembre; e a cena inicial, no chuveiro do "Que fiz eu para merecer isto?" fica na memória (extraordinária Carmen Maura). Aliás Almodóvar gosta de inícios fortes como a masturbação da "Lei do Desejo".
    É um cineasta muito especial que sempre resistiu e muito bem a filmar fora de Espanha, pois é esse o terreno que bem conhece, principalmente a sua adorada Madrid.
    Quem não se recorda nos anos noventa da célebre "movida" madrilena que tinha Almodóvar como um dos seus expoentes máximos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Como já disseram a cinematografia espanhola tem nomes sonantes, e quase todos os actores trabalham com outras produções, em casa fazem-no muito melhor. Imagino que seja também o ambiente propício para que isso aconteça...

    abc

    ResponderEliminar
  7. Se7e
    os espanhóis sempre se centraram muito no seu próprio país, no aspecto cultural e têm mesmo algumas características muito específicas, nesse aspecto. Repara na pronúncia de um espanhol a falar outra língua, mesmo que o faça muito adquadamente: sabe-se à distância que é um espanhol a falar...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Eu não gosto especialmente da cinematografia espanhola, todavia, gosto do Almodóvar devido à sua faceta "gay friendly". :) Vi alguns filmes dele, nomeadamente o último, "Abrazos Rotos", que gostei bastante. :) O meu favorito dele é, sem dúvida, "La mala educación".

    Quanto ao nacionalismo espanhol: de facto, os espanhóis têm essa faceta patriótica como uma marca pessoal. Serão um dos povos que mais se estima e se orgulha de ser latino. A minha irmã namorou um espanhol durante alguns anos e posso garantir que o ego deles é altíssimo. Não é um país que me seduza, nem uma língua de que goste particularmente. São, porém, os nossos eternos vizinhos. :)

    Lots of Love. ^^

    ResponderEliminar
  9. adoro almodovar!
    e amo penelope!!!

    bjs do voy

    ResponderEliminar
  10. Segundo a crítica, é um dos melhores filmes de PA.
    Infelizmente ainda não o vi. Qualquer dia compro-o na FNAC, se estiver em promoção.
    Grato pela partilha.

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo:))Sou fã incondicional do Almodovar, vi os filmes todos dele e gostei de rever o "Matador" há pouco tempo!
    Abraços

    ResponderEliminar
  12. É um dos meus filmes preferidos... bem esse e todos os outros, porque eu gosto de todos os filmes de Pedrito... :D

    ResponderEliminar
  13. Ricardo
    tens razão, é mesmo comovente!
    E não me importa que me chamem lamechas...se calhar até sou...
    Beijo.

    ResponderEliminar
  14. Mark
    dois apontamentos; primeiro, deves ver mais cinema europeu, e nomeadamente espanhol, pois infelizmente a distribuição cinematográfica em Portugal vive sob um quase total monopólio do cinema americano (Paulo Branco e a sua distribuidora lá vai remando contra a maré); se tivesses visto outros filmes espanhóis terias decerto uma opinião diferente, pois o cinema espanhol não é só Almodóvar; há filmes surpreendentes por lá e grandes cineastas.
    Quanto à questão do nacionalismo espanhol, ele para mim, até é manifestamente exagerado e por vezes caem no ridículo.
    E acho insuportável o seu enorme compexo de superioridade em relação a nós, portugueses.
    Também gostei do "Mala educacion", mas está muito longe das obras primas de Amodóvar. Viste "Tudo sobre minha Mãe"? Quer-me parecer que não, pois se te conheço minimamente, terias adorado esse filme.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Voy
    Pedrito é absolutamente maravilhoso; procura ver os seus primeiros filmes, os menos conhecidos - vais adorar.
    A Penélope, além de uma boa actiz, é linda de morrer.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  16. Maldonado
    "Matador" é imprescindível na filmografia de Almodóvar. Vais gostar muito, estou certo, quando o vires.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Justine
    se calhar estiveste a rever o "Matador" nos Telecines, como eu...
    É tão bom rever bons filmes, que me dá tanto ou mais prazer do que certos filmes recentes.
    Vou rever esta semana outro filme inesquecível para mim: "Bruscamente no Verão Passado".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. I love...
    só podes mesmo ter gostado...
    E o Banderas era tão lindo, não era?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Pedro Almodôvar é um dos actuais expoentes do cinema europeu. Pena, que em Portugal se veja quase exclusivamente cinema americano.
    Toda a obra de Almodôvar é excelente, sendo as suas principais personagens as mulheres (ele é manchego, apesar de já viver há muitos anos em Madrid, e foi criado por mulheres) e personagens masculinos pouco ortodoxos, homossexuais, etc.
    É também um activista político, repare-se na sua luta pela memória histórica contra o franquismo e a favor do juiz Baltazar Garzón.
    Outro cineasta espanhol (nascido no Chile) que também aprecio é o Alejandro Aménabar, curiosamente também homossexual, embora o seu cinema seja completamente distinto do de Almodôvar (ver os filmes Mar Adentro e Ágora).

    ResponderEliminar
  20. Lear
    obrigado pelo reforço contra o monopólio do cinema americano, e principalmente pela exibição de filmes europeus.
    Também gosto muito do Aménabar e há outros como o Fernando Trueba, por exemplo. Mas no cinema espanhol, Pedro Almodóvar é realmente o maior.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. algo que gosto do Almodôvar é que faz arte para quem quiser ver, a senhora dali do talho ou um qualquer professor académico.

    Vou seguir esta sugestão...

    (amanhã vou-te ligar ;-) )

    ResponderEliminar
  22. Ima
    tens toda a razão; Almodóvar não é nada elitista e até tem sido um veículo de cultura muito importante.
    Não te irás arrepender de ver "Matador".

    Fico à espera do telefonema.

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  23. Não desvendam o final que eu quero ver, ok?

    bjs

    ResponderEliminar
  24. MZ
    eu quero é que tu vejas o filme, mesmo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Não conheço os filmes de Almodovar, mas a Mina é uma interprete fabulosa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Brown Eyes
    eu quase não acredito que tu nunca viste um filme de Almodóvar?
    Tens que ver, com carácter de urgência, pelo menos "Tudo sobre minha mãe" e "Habla con ella". Prometes?
    Quanto à Mina, não há duas opiniões, ela é fantástica.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Já vi imensos filmes de Almodôvar, e é-me difícil escolher um preferido. Apesar do 'Fala com Ela' me dizer muito, o frenético 'Mulheres à beira de um ataque de nervos' é genial. Em Espanha faz-se muito bom cinema, que infelizmente passa pouco por cá, problema que se estende à generalidade do (igualmente bom) cinema francês e italiano.

    ResponderEliminar
  28. Um coelho
    citas dois dos melhores filmes de P.Almodóvar.
    E tens razão quanto ao muito bom cinema francês e italiano, que se faz e ao qual não temos acesso; apenas vamos vendo alguns filmes ingleses e é porque os americanos os entendem e os incluem nas suas listas de distribuição; isso só vem mostrar que os americanos têm uma falsa cultura...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Creio que já o vi. Tenho de procurá-lo.
    Gosto bastante dos filmes do P.A.

    ResponderEliminar
  30. Luís
    se não viste, realmente procura-o e vê-o.
    Revê-lo também é bom.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. de facto, a Penelope nos filmes americanos que já vi não tem graça nenhuma!
    a música é muito boa, de facto! gostei de a recordar.

    abraços

    ResponderEliminar
  32. Paulo
    agora aqui em Madrid ainda mais recordo Almodovar e os tempos da "movida"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. Um abraço daqui para Madrid, para ti e para o Dejan.
    Divirtam-se muito e tenham um óptimo Ano Novo.

    ResponderEliminar
  34. Paulo
    gracias, amigo!
    Um bom ano Novo para vocês também.
    Abraços.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!