quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial contra a Sida

Duas fotos, apenas duas fotos...


34 comentários:

  1. Maldonado
    uma imagem propositadamente arrepiante, e uma outra, que deveriam ser duas...
    Passo a explicar as opções: a imagem debaixo leva-nos a pensar na tragédia que é Sida em África; e a de cima, deveriam ser duas, pois a ausência de sexo seguro entre heterossexuais, nomeadamente com prostitutas, é tão ou mais perigoso do que a promiscuidade homossexual descuidada, mas não encontrei uma imagem de que gostasse (vídeos há muitos e bons, como os que o "Felizes Juntos" hoje mostra.)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  2. Bravo! Só com imagens assim parece a humanidade se converser do que nao se toca, nao se cheira, nao se sente, nao ve... um vírus!
    Andava com saudades das postagens do amigo - hoje passei por aqui só para te cumprimentar! E encontro este presente. Sim, pensemos num dia como hje sobre A VIDA!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Um flagelo que alastra, em grande percentagem apenas por culpa humana. Ao contrário de outras doenças, como a malária, em que há vectores de transmissão não-humanos, neste caso somos nós que propagamos a doença. E muitas vezes conscientemente, o que é ainda mais grave.

    ResponderEliminar
  4. Pinguim...apenas duas fotos mas com tantas palavras!
    HUG

    ResponderEliminar
  5. Ricardo
    é sempre um prazer registar aqui um comentário teu.
    Sim, tens razão, comemoremos a Vida.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Um coelho
    as pessoas que a transmitem deliberadamente são assassinos sem nenhuma atenuante.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. Myke
    Claro que há imagens muitas vezes mais eloquentes que as palavras.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. E o povo continua fazendo sexo sem proteção. Para isso, dois motivos: descaso - "isso nunca vai acontecer comigo" - e total falta de instrução, orientação e educação, o que é muito comum aqui no Brasil. Bem comum.

    ResponderEliminar
  9. Giovana
    se o segundo caso que apontas, é aquele que mais aflige o mundo, o primeiro é inqualificável...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Por muito duras que possam ser as imagens e vídeos, ainda vai sendo a maneira mais eficaz de chamar a atenção para este problema.
    Hoje li no público uma reportagem onde focam um caso em concreto de um heterossexual infectado com HIV, que para além de afirmar que voltava a fazer tudo igual mas "agora com preservativo", diz ainda que que achava que "isso era coisa de toxicodependentes e de homens que andam com homens".
    Ainda há muita mentalidade assim, infelizmente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Miguel
    para não falar na nova "moda" do "broackback" e que por aquilo que sei tem cada vez mais simpatizantes, com links na net e tudo.
    Enfim, o mundo está podre...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Estas duas fotos chegam para nos recordar que a morte existe, mesmo quando nos esquecemos dela. O amor e a paixão fazem-nos, muitas vezes, facilitar e essa atitude pode ser fatal. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Boas caro amigo João, realmente o jogo de imagens é muito bom, especialmente o que choca, mas nem mesmo assim as pessoas têm consciência apesar da medicina estar muito avançada.

    ontem tive uma aula com um tal de Pep Bonet,(que já ficou em 2 lugar por 2 vezes no World Press Photo), http://www.pepbonet.com/ aqui podes ver algumas fotos do trabalho dele em especial os da SIDA/HIV. Esta aula marcou-me não por mostrar imagens dolorosas, mas sim por o que contou o modo de vida destas pessoas, os hospitais, e todo o contexto em que vivem, o que passam nos seus países...

    um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Ao ver estas imagens, vêm-me à memória os inícios dos anos 80, em que apareceram os primeiros casos de SIDA nos EUA, mais concretamente na Califórnia, entre a comunidade homossexual (peço desculpa mas não gosto termo gay)!
    Na sequência disso mesmo, recordo-me de algumas manifestações fundamentalistas - a que mais retenho é a de fundamentalistas judeus em Israel e nos EUA - com faixas onde se podia ler que a SIDA era um castigo divino contra os homossexuais. Depois, foi o que se viu: afinal a doença não afectava só os homossexuais, mas também os toxicodependentes. Também para estes o castigo divino. Depois, vieram os hemofílicos e aí os fundamentalistas já tinham mais dificuldades em explicar o porquê do castigo divino. Em seguida, vieram todos os outros, homens e mulheres homo e heterossexuais e depois as crianças, mesmo as recém-nascidas. Finalmente, os fundamentalistas calaram-se, porque já não havia razão para destilarem o seu ódio, contra tudo e contra todos.
    Finalmente, todos perceberam que a SIDA não é uma doença de grupos de risco, mas de comportamentos de risco.
    Mas o que ainda nem todos perceberam é que nem a SIDA nem qualquer outra doença pode servir de argumento para estigmatizar, para discriminar, para isolar, para apartar, os seres humanos uns dos outros: nem a SIDA, nem a cor da pele, nem a orientação sexual, nem a religião. Isto ainda nem todos perceberam e por isso, os fundamentalistas de todos os tipos e graus, continuam por aí sempre prontos para o seu apartheid moral.

    ResponderEliminar
  15. Brown Eyes
    o esquecimento é por vezes fatal e o facilitismo é imperdoável.
    No que respeita aos sentimentos electivos, todos sabemos que a paixão vem primeiro, e é cega e louca, o que faz com que por vezes levemos essa paixão para campos pouco recomendáveis; já o amor, além de mais consistente, é mais seguro, até porque prezamos mais quem amamos do que alguém por quem estamos apaixonados.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Nuno
    é terrível a indiferença com que hoje em dia, nos chamados países desenvolvidos se olha para este assunto.
    Desde que a Sida passou de doença terminal a doença crónica, muita gente "sacode os ombros", mas esquecem que as novas medicinas trazem graves problemas secundários, além da vulnerabilidade do corpo doente.
    Há que repensar o assunto, e sobretudo, tentar novas experiências científicas e o mais difícil: mudar mentalidades!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Lear
    belíssimo comentário esse que complementa um post apenas de imagens, com as palavras certas.
    Obrigado pela partilha.
    Que todos as leiam...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Como já tenho dito, é sempre um dia importante para reforçar ideias. Porque a base é algo que todos devem lembrar todos os dias do ano. Apesar de achar que já não é o flagelo e a sentença de morte de outrora também não acho que seja uma doença como outra qualquer tal como é dito às vezes na comunicação social. Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Uma imagem vale mais que mil palavras, estou arrepiada, o pior é que a sida continua a ser um flagelo da nossa sociedade.
    Tenho um post para colocar sobre o assunto que aqui retrata hoje, mas sinto ainda não ter chegado a altura certa para dissertar sobre o assunto.
    Bem haja a pessoas como o pinguim sem problemas em colocar o dedo na ferida de muitos que querem tapar o sol com a peneira.
    Abraço enormes e muito apertados.
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  20. Adoro a primeira foto... graficamente está linda e claro, uma imagem vale por mil palavras.

    Apesar de os números terem diminuído consideravelmente em Portugal, a luta ainda não foi ganha nem cá nem no resto do mundo principalmente em África.

    Nos países desenvolvidos a coisa é simples, usar o preservativo! Nos países em desenvolvimento a coisa é mais complicada... mas cabe-nos a todos definir um bom exemplo.

    ResponderEliminar
  21. Chocar será a forma mais certa de passar a mensagem.


    bj

    ResponderEliminar
  22. André
    mas há regiões do Mundo, onde não chegam ainda as medicinas combativas e pior que isso, as preventivas, que nem são "medicinas", em que é mesmo uma doença, e mais que isso, um flagelo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Sairaf
    não que ter medo ou vergonha de apontar os factos, se daí puderem advir benefícios, poucos que sejam.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Filipe
    não esquecer que em Portugal que, aqui, como no resto dos países desenvolvidos, agora a incidência é muito maior entre os heterossexuais, pois os "machões" que gostam das prostitutas exigem sexo sem preservativo e depois transmitem o vírus nas suas casas, às suas famílias.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Infelizmente, MZ, por vezes, assim acontece.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  26. E ainda há tanta ignorância, tanto preconceito!
    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Glauco
    os comentários estão nas fotos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Maria Teresa
    é sim, é mesmo muito abrangente...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Amigo, felizmente, dado o avanço da farmacologia, a SIDA é hoje considerada como um doença crónica. Existem dados de diminuição da sua incidência em África, o que será uma óptima notícia. Tem aumentado nos heterossexuais e nos indivíduos com mais de 50 anos. Daí pensar que as fotos a publicar deveriam ser as de homens mais maduros a "consultar" meninas de reputação duvidosa e de mulheres de casa em fase terminal da doença (sei que posso estar a ser grosseiro, mas irrita-me profundamente que inocentes paguem pelo "pecado" dos outros [o macho latino!]).
    Abraço e bom fds.

    ResponderEliminar
  30. Catso
    já afirmei que faz falta uma foto dessas, mas como calculas não é fácil encontrá-la.
    Não podia publicar uma foto qualquer e dizer que era um acto de prostituição efectuado sem as mais elementares regras de segurança.
    Mas que é o sector da sociedade em que a incidência da Sida está a crescsr mais, isso é um facto incontestável.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!